1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Terra: redonda ou plana?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Rauko, 11 Jul 2004.

1. Rauko

Rauko Usuário

bom, eu sei, a maioria sabe que a terra antes era plana e tornou-se esférica após a queda de Númenor e a transformação da mesma graças ao poder de Eru. Mas o que me criou uma dúvida é que hoje estava dando uma olhada nos mapas da Valinor e lá encontrei mapas da primeira e segunda era de arda (antes da queda de Númenor) com aparência visivelmente esférica. logo me veio centenas de hipoteses, talvez a terra não fosse esférica nem plana, talvez fosse como uma laranja cortada ao meio compreendem? :mrgreen:

2. Proview

Proview Go

Durante a 1º e 2º Era do Sol de Arda a terra era sim plana.
    No entanto Tolkien descreve os "círculos do mundo" que são áreas além de Arda. Esses criculos eram esféricos.

3. Felagund

Felagund Usuário

de onde são os mapas? aq do valinor?

4. Metz

Metz ...

5. Bagrong

Bagrong RaG

Bom,a terra era plana antes de numenor sim.....quase que com certeza....
    E quanto aos mapas,acho quesão redondos por puro erro,você pode ver que os mapas de tolkien no livro não são assim....

6. Etyel

Etyel Usuário

O Proview está certo. Isso está no Atlas da Terra-média.

7. Imadofus

Imadofus Banana Hammock!

8. Metz

Metz ...

Mas perai eu li ontem o Silmarillion e olha o que eu achei:

Entretanto quando eles entraram no vazio, Iluvatar lhes disse:- Comtemplem sua música!- E lhes mostrou uma visão, dando-lhes uma imagem onde antes havia aoenas o som. E eles viram um novo Mundo tornar-se visível aos seus olhos; e ele formava um globo no meio do Vazio, e se mantinha ali, mas não pertencia ao Vazio...O Silmarillion pág 06 versão da MF

9. Eu estava pensando exatamente nisso, não tenho absoluta certeza, mas quando estava lendo o começo do Silma, tem algum lugar que está escrito que Erú colocou o "Fogo" no centro da Arda. Ou estou completamente enganada?

10. Metz

Metz ...

isso mesmo, a chama imperecivel fica DENTRO de Arda no seu CENTRO.

11. Etyel

Etyel Usuário

As terras de Arda são planas sim. Mas as esferas do mundo, não. Como se fosse a atmosfera, eu imagino (mas isso eh a minha imaginação). Dá pra ter bem esse idéia no primeiro mapa do Atlas.

12. Proview

Proview Go

Os Ainur viram o mundo pós moldado. Tanto que eles se surpreenderam quando desceram para Arda e viram o mundo vazio.

Arda era plana mas não era como um massa de pizza. Ela tinha (como eu falo isso :? ) profundidade também. Um tijolo é plano mas tem centro, pois Arda segue o mesmo princípio...

13. Fëaruin Alcarintur ¥

Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

Os Ainur viram Eä, não somente Arda; lembrem-se, eles viram a visão no meio do Vazio; o que está no meio do Vazio é Eä; a Existência, o Universo.

14. Unh... pensando desse jeito, até que dá pra entender.... mas se você for imaginar, parece um tanto quanto bizarro.... :eek:
    Sinceramente, a primeira imagem que me veio a cabeça quando estava lendo o Silma, quando falou que Erú colocou a chama Imperecível no "centro" da Arda (ou Ëa, não me lembro exatamente) foi de um globo.... :roll:

15. Metz

Metz ...

Só que eu acho muito estranho chamar o Universo de Mundo e Novo Mundo em todas as citações :|

16. Imadofus

Imadofus Banana Hammock!

Arda não era um oaralelepípedo. É mais como algo redondo que foi feito uma fenda e aberto. Ou algo redondo que foi cortado ao meio, sei lá.

17. Etyel

Etyel Usuário

Eu imagino a forma de uma laranja cortada ao meio, ou seja, plana em cima e redonda em baixo.
    E tipo, qq figura pode ter um centro, tanto plana quanto espacial. Por exemplo, o furinho do CD é o centro dele hehee

18. Bagrong

Bagrong RaG

Isso quer dizer que se alguém fosse andando sempre pra frente(navegando,que seja)uma hora ia cair?Cair no nada?
    Uau!
    :roll:

19. Hobbit d novo seu censo de humor mas d boa é algo a c pensar, Porem c Morgoth Ungoliant e outros possuem passagens q os leva para fora dos circulos de arda da pra ver q é facil ir para o espaço! heheh!
    Seguinte depois q eu li esse negocio de Circulos de Arda eu sempre imaginei-a como uma mixirica imagina o gomo perfietamente redondo da mixirica sem as divisorias de cada gomo. BLZ ai ela meio q nalturalmente c abre, digamos q a dividimos exatamente no meio blz, coloke esses pedaços assim ( ) na curva disso avia uma terra plana agora e so deitar tudo o mapa q tme linkado q gero toda a confusao no fundo é plano, e o Imadofus mostro nele e o diferencio de outro mapa ja apos a queda de Numenor! (bem diferente)
    Eu intendo assim....!
    Ja sobre a chama acho q seja uma coisa similar ao nucleo da terra, porem noa era redondo era uma chama o poder q gera a vida de Arda ja q Eru disse q um dia os Elfos iriam nascer e depois seus sucessores e ate mesmo Eru q deu o poder (vida) para os anoes nascer ele era quem fazia isso nao os Valar e nesse caso acho q com a chama imperecivel ele deu vida a Arda!

Seguinte ouvi comenta ai q Arda quando c torno um Globo foi na terceira era?
    Isso me confundio e minha pergunta chega a ser estupida mas...
    Quando mesmo foi a queda de numenor!?(To com o RdR na minha frente mas nem vo pegar ! ? so c ninguem responde ainda hj :)

20. Swanhild

Swanhild Usuário

Alguns esclarecimentos aqui (informações elementares estão em itálico; o resto é material avançado).

Onde o Ainulindalë tem escrito Mundo ele quer dizer Eä e não Arda. Isto está bem documentado pelo Christopher Tolkien no volume 10 da HoME series.

Arda plana é como a metade de um globo (grosseiramente). Eu ainda não dei uma boa olhada nos mapas do Atlas (que adquiri recentemente) mas no volume 4 da HoME series há desenhos do Tolkien que mostram bem isso. Os textos do HoME 10 a respeito têm é claro que ser levados em conta, mas não há nada ali que contradiga a afirmação de que o planeta em si é de fato como a metade de um globo.

Compartilhar