• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Terra: redonda ou plana?

Rauko

Usuário
bom, eu sei, a maioria sabe que a terra antes era plana e tornou-se esférica após a queda de Númenor e a transformação da mesma graças ao poder de Eru. Mas o que me criou uma dúvida é que hoje estava dando uma olhada nos mapas da Valinor e lá encontrei mapas da primeira e segunda era de arda (antes da queda de Númenor) com aparência visivelmente esférica. logo me veio centenas de hipoteses, talvez a terra não fosse esférica nem plana, talvez fosse como uma laranja cortada ao meio compreendem? :mrgreen:
 
Durante a 1º e 2º Era do Sol de Arda a terra era sim plana.
No entanto Tolkien descreve os "círculos do mundo" que são áreas além de Arda. Esses criculos eram esféricos.
 
Rauko disse:
bom, eu sei, a maioria sabe que a terra antes era plana e tornou-se esférica após a queda de Númenor e a transformação da mesma graças ao poder de Eru. Mas o que me criou uma dúvida é que hoje estava dando uma olhada nos mapas da Valinor e lá encontrei mapas da primeira e segunda era de arda (antes da queda de Númenor) com aparência visivelmente esférica. logo me veio centenas de hipoteses, talvez a terra não fosse esférica nem plana, talvez fosse como uma laranja cortada ao meio compreendem? :mrgreen:
de onde são os mapas? aq do valinor?
 
Bom,a terra era plana antes de numenor sim.....quase que com certeza....
E quanto aos mapas,acho quesão redondos por puro erro,você pode ver que os mapas de tolkien no livro não são assim....
 
Se os mapas estão redondos, é porque mostram Arda vista "de cima".

Este mapa deixa isso bem claro, veja. Enquanto neste, a terra é visivelmente redonda, já que é um mapa da terceira era.
 
Mas perai eu li ontem o Silmarillion e olha o que eu achei:

Entretanto quando eles entraram no vazio, Iluvatar lhes disse:- Comtemplem sua música!- E lhes mostrou uma visão, dando-lhes uma imagem onde antes havia aoenas o som. E eles viram um novo Mundo tornar-se visível aos seus olhos; e ele formava um globo no meio do Vazio, e se mantinha ali, mas não pertencia ao Vazio...O Silmarillion pág 06 versão da MF
 
Mithrandir o branco disse:
Mas perai eu li ontem o Silmarillion e olha o que eu achei:

Entretanto quando eles entraram no vazio, Iluvatar lhes disse:- Comtemplem sua música!- E lhes mostrou uma visão, dando-lhes uma imagem onde antes havia aoenas o som. E eles viram um novo Mundo tornar-se visível aos seus olhos; e ele formava um globo no meio do Vazio, e se mantinha ali, mas não pertencia ao Vazio...O Silmarillion pág 06 versão da MF

Eu estava pensando exatamente nisso, não tenho absoluta certeza, mas quando estava lendo o começo do Silma, tem algum lugar que está escrito que Erú colocou o "Fogo" no centro da Arda. Ou estou completamente enganada?
 
Eu estava pensando exatamente nisso, não tenho absoluta certeza, mas quando estava lendo o começo do Silma, tem algum lugar que está escrito que Erú colocou o "Fogo" no centro da Arda. Ou estou completamente enganada?
isso mesmo, a chama imperecivel fica DENTRO de Arda no seu CENTRO.
 
As terras de Arda são planas sim. Mas as esferas do mundo, não. Como se fosse a atmosfera, eu imagino (mas isso eh a minha imaginação). Dá pra ter bem esse idéia no primeiro mapa do Atlas.
 
Entretanto quando eles entraram no vazio, Iluvatar lhes disse:- Comtemplem sua música!- E lhes mostrou uma visão, dando-lhes uma imagem onde antes havia aoenas o som. E eles viram um novo Mundo tornar-se visível aos seus olhos; e ele formava um globo no meio do Vazio, e se mantinha ali, mas não pertencia ao Vazio...O Silmarillion pág 06 versão da MF
Os Ainur viram o mundo pós moldado. Tanto que eles se surpreenderam quando desceram para Arda e viram o mundo vazio.

Eu estava pensando exatamente nisso, não tenho absoluta certeza, mas quando estava lendo o começo do Silma, tem algum lugar que está escrito que Erú colocou o "Fogo" no centro da Arda. Ou estou completamente enganada?
Arda era plana mas não era como um massa de pizza. Ela tinha (como eu falo isso :? ) profundidade também. Um tijolo é plano mas tem centro, pois Arda segue o mesmo princípio...
 
Os Ainur viram Eä, não somente Arda; lembrem-se, eles viram a visão no meio do Vazio; o que está no meio do Vazio é Eä; a Existência, o Universo.
 
Proview disse:
Eu estava pensando exatamente nisso, não tenho absoluta certeza, mas quando estava lendo o começo do Silma, tem algum lugar que está escrito que Erú colocou o "Fogo" no centro da Arda. Ou estou completamente enganada?
Arda era plana mas não era como um massa de pizza. Ela tinha (como eu falo isso :? ) profundidade também. Um tijolo é plano mas tem centro, pois Arda segue o mesmo princípio...

Unh... pensando desse jeito, até que dá pra entender.... mas se você for imaginar, parece um tanto quanto bizarro.... :eek:
Sinceramente, a primeira imagem que me veio a cabeça quando estava lendo o Silma, quando falou que Erú colocou a chama Imperecível no "centro" da Arda (ou Ëa, não me lembro exatamente) foi de um globo.... :roll:
 
Fëaruin Alcarintur disse:
Os Ainur viram Eä, não somente Arda; lembrem-se, eles viram a visão no meio do Vazio; o que está no meio do Vazio é Eä; a Existência, o Universo.
Só que eu acho muito estranho chamar o Universo de Mundo e Novo Mundo em todas as citações :|
 
Arda não era um oaralelepípedo. É mais como algo redondo que foi feito uma fenda e aberto. Ou algo redondo que foi cortado ao meio, sei lá.
 
Eu imagino a forma de uma laranja cortada ao meio, ou seja, plana em cima e redonda em baixo.
E tipo, qq figura pode ter um centro, tanto plana quanto espacial. Por exemplo, o furinho do CD é o centro dele hehee
 
Isso quer dizer que se alguém fosse andando sempre pra frente(navegando,que seja)uma hora ia cair?Cair no nada?
Uau!
:roll:
 
Hobbit d novo seu censo de humor mas d boa é algo a c pensar, Porem c Morgoth Ungoliant e outros possuem passagens q os leva para fora dos circulos de arda da pra ver q é facil ir para o espaço! heheh!
Seguinte depois q eu li esse negocio de Circulos de Arda eu sempre imaginei-a como uma mixirica imagina o gomo perfietamente redondo da mixirica sem as divisorias de cada gomo. BLZ ai ela meio q nalturalmente c abre, digamos q a dividimos exatamente no meio blz, coloke esses pedaços assim ( ) na curva disso avia uma terra plana agora e so deitar tudo o mapa q tme linkado q gero toda a confusao no fundo é plano, e o Imadofus mostro nele e o diferencio de outro mapa ja apos a queda de Numenor! (bem diferente)
Eu intendo assim....!
Ja sobre a chama acho q seja uma coisa similar ao nucleo da terra, porem noa era redondo era uma chama o poder q gera a vida de Arda ja q Eru disse q um dia os Elfos iriam nascer e depois seus sucessores e ate mesmo Eru q deu o poder (vida) para os anoes nascer ele era quem fazia isso nao os Valar e nesse caso acho q com a chama imperecivel ele deu vida a Arda!

Seguinte ouvi comenta ai q Arda quando c torno um Globo foi na terceira era?
Isso me confundio e minha pergunta chega a ser estupida mas...
Quando mesmo foi a queda de numenor!?(To com o RdR na minha frente mas nem vo pegar ! ? so c ninguem responde ainda hj :)
 
Alguns esclarecimentos aqui (informações elementares estão em itálico; o resto é material avançado).

Onde o Ainulindalë tem escrito Mundo ele quer dizer Eä e não Arda. Isto está bem documentado pelo Christopher Tolkien no volume 10 da HoME series.

Arda plana é como a metade de um globo (grosseiramente). Eu ainda não dei uma boa olhada nos mapas do Atlas (que adquiri recentemente) mas no volume 4 da HoME series há desenhos do Tolkien que mostram bem isso. Os textos do HoME 10 a respeito têm é claro que ser levados em conta, mas não há nada ali que contradiga a afirmação de que o planeta em si é de fato como a metade de um globo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo