1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Terra pára de atrasar e intriga cientistas

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Deriel, 2 Jan 2004.

  1. Deriel

    Deriel Administrador

    [
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ]

    Pelo quinto ano consecutivo, o planeta Terra completa o ano no instante exato, deixando cientistas intrigados. Especialistas concordam que o movimento da Terra em torno do Sol vem diminuindo em velocidade ao longo dos milênios. Para manter a hora oficial batendo com a posição do planeta no espaço, desde 1972 os cientistas vêm acrescentando um “segundo bissexto” ao último dia de cada ano.

    Por 28 anos, o procedimento se manteve. Mas, em 1999, descobriu-se que a Terra tinha parado de atrasar. No Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, em Boulder, Colorado (EUA), o porta-voz Fred McGehan disse que não há uma explicação fechada para o fato de o planeta ter voltado, de repente, a cumprir o horário.

    Possíveis explicações envolvem as marés, mudanças climáticas ou no núcleo da Terra, disse ele.

    O “segundo bissexto” foi uma conseqüência inesperada da invenção, em 1955, do relógio atômico, que usa a radiação de um átomo de césio para medir o tempo e é extremamente preciso. A diferença de um segundo a cada ano pode ter um efeito tremendo sobre satélites de comunicação, tráfego aéreo e computadores.


    :think:
     
  2. Yuge

    Yuge Usuário

    É realmente intrigante, e não consigo imaginar o porque.
    Até aonde eu sei de física, o ano teoricamente só depende da distãncia da qual a Terra está do Sol e da constante. Claro, a Lei de Kepler pode não estar 100% correta.

    Aparentemente os anos não eram constantes até então, portanto a orbita também não era. Talvez o que estava causando essa interferencia tenha parado de afetar a Terra e esta retornou à orbita normal. Novamente, so estou afirmando isso com base do que sei de fisica do 1º ano... :roll:
    Qualquer que seja a explicação, acho improvável que seja devido marés, mudanças climáticas ou no núcleo da Terra pois estas são forças internas, e teoricamente não afetariam o movimento do planeta...

    Desculpem-me se cometi algum erro. :D
     
  3. Hellblazer

    Hellblazer Usuário

    entao eh por isso que os veroes no rio de janeior estao cada vez mais longos... :mrgreen: :mrgreen:
     
  4. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Ao contrário do horário, a única coisa que na minha opinião seria preocupante e intrigante é se o eixo imginário de rotação da Terra aumentasse de ângulo a cada ano. Aí teríamos verões e invernos cada vez mais rigorosos.
     

Compartilhar