• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Terra-média: Mito, Lenda ou Conto?

Achei meio confuso o texto (Meio pq eu num to com paciencia de ler ^^) Mas ateh onde eu li eu gostei bastante! Bem legal!
 
Hm, é uma questão interessante. De fato, também acredito que "tales" seja uma denominação inadequada para as obras de Tolkien.

Vocês continuarão traduzindo as continuações? :wink:
 
(li todo texto)

Pra mim as histórias criadas por Tolkien são uma mistura de mito, conto e lenda. É interessante ver que eles associaram com os irmãos Grimm as histórias e possiveis (ditos) contos de Tolkien.

Não há nenhum outro autor que criou um mundo tão fantastico quanto a Arda de Tolkien, podem ter outros autores que criaram mundos, como o de Oz, mas igual ao conteudo de Tolkien, isso não tem duvida. Indo por essa idéia as histórias de Tolkien acabam sendo um mito, de tão impressionante que são as histórias...

Ta certo que o conteudo é um tanto esquisito, mas a questão que se quer chegar é o que são as histórias de Tolkien: mitos, lendas ou contos ?

:roll: :wink:
 
Por mais que admire o trabalho do Professor e seu esmero no criar seu próprio mundo, ainda assim considero "apenas" como um conto! Mas não diminuindo seu valor cultural!
Como disse o autro do texto: "Contos são, ao contrário, os possuidores de legados culturais e apresentam uma herança derivada do mito e não deve ser erroneamente descartados como “infantilidades”."
 
Thais Tûk disse:
Hm, é uma questão interessante. De fato, também acredito que "tales" seja uma denominação inadequada para as obras de Tolkien.

Concordo. Acho que esse "conjunto de contos" que Tolkien escreveu está mais para mito. :think:
 
Vocês continuarão traduzindo as continuações?

Como a contribuição partiu de mim, farei o possível para continuar mandando textos para serem publicados pela Valinor, do Douglas Rapier, que é alguém que respeito muito, diga-se de passagem. São textos de ótima qualidade.

Fico contente que tenham gostado do texto. :)

Cuio mae! :D
 
Hoje de manhã, na escola, tive o prazer de assistir uma peça de teatro sobre mitologias e coisas históricas, nela os atores contaram sobre o que é mito e conto dentro do enredo da mitologia (e ate falaram de Aquiles, de Tróia :D ). Portanto vou repassar o que eles explicaram no texto:

Conto é uma breve história com personagens limitados e com tempo tambem determinado, e sem envolver muitos detalhes.
Lenda é uma história contada pelo povo que pode ter bases em fundamentos reais.
E Mitologia (mitos) são conjuntos de vários mitos e histórias de um povo que conta sua cultura histórica, social e tal...

Dentro dessa explicação o que será que se encaicha mais com SdA e as obras tolkienianas ?

Mito, é a minha resposta, pois o SdA envolve inumeras histórias que no final de tudo criam uma mitologia. Portanto, Tolkien criou uma mitologia (dentro de seu Caldeirão de Histórias)!

É a resposta mais coerente e que mais se parece, concordam ? :mrgreen:
 
A minha dúvida é: para ser mitologia, um conjunto de crenças não deveria ter sido formado por uma cultura ou sociedade inteira? :think:
 
Thais Tûk disse:
A minha dúvida é: para ser mitologia, um conjunto de crenças não deveria ter sido formado por uma cultura ou sociedade inteira? :think:

mitologia no que eu quis dizer, e vc questionou, quer dizer um conjunto de histórias culturais de uma região e/ou sociedade inteira.

Mitologia É um conjunto de vários mitos, que por sua vez conta uma parte da história de seu povo, que juntadas formam uma história com paralelos, como no SdA que envolve inumeras histórias... tanto quanto as outras histórias de Tolkien tambem...

:wink:
 
Ois,

Mas eu perguntei isso baseado no que você escreveu:

Mito, é a minha resposta, pois o SdA envolve inumeras histórias que no final de tudo criam uma mitologia. Portanto, Tolkien criou uma mitologia (dentro de seu Caldeirão de Histórias)!


Que mitologia é um conjunto de mitos, isso nem precisa discutir. O que eu quis dizer é: uma única pessoa pode formar uma mitologia, ou para tal seria necessário todo um desenvolvimento cultural de uma sociedade etc?
 
Thais Tûk disse:
O que eu quis dizer é: uma única pessoa pode formar uma mitologia, ou para tal seria necessário todo um desenvolvimento cultural de uma sociedade etc?

Sim, uma unica pessoa pode formar uma mitologia, porem ela tem de ser mais do que normal, ser um autor por exemplo :roll:. E um autor (a) detalhista, sim, pois não é para qualquer um criar uma história profunda, como por ex: SdA.
As histórias de Tolkien são detalhistas e com paralelos como nenhuma outra, o que levam a nós dizermos qui é uma mitologia (imaginária e fantastica).
E para criar uma mitologia é preciso de sociedades com cultura (por acaso um povo não tem cultura :gotinha: ... :mrgreen: ) e tal, como Tolkien (mais uma vez) fez em sua obra.

fecha com sua questão, ou eu não entendi ? :mrgreen:

:wink:
 
Thais Tûk disse:
Sim, uma unica pessoa pode formar uma mitologia, porem ela tem de ser mais do que normal, ser um autor por exemplo

Isso é uma opinião sua ou um conceito geral? :mrgreen:

eu não sei se já disseram isso em algum lugar, mas quando eu respondi, quis dizer na minha opinião, mesmo assim dá pra entender...
:roll:
 
"Lá e de Volta Outra Vez"
Um conto dos Hobbits, por Bilbo Bolseiro

&

"O Senhor dos Anéis"
por Frodo Bolseiro

Tolkien se propõe em dizer que O Hobbit é um conto ? hum, só se for a história em si, mas O Hobbit e Sda e demais é mitologia... Hum... estranho... :roll:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo