1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Terra-média = Europa?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Tek, 26 Jul 2007.

1. Tek

Tek Girls tend not to like me

Tolkien criou a Terra-média com a geografia baseada na Europa? Se sim, Valinor é a América?
    Quanto absurdo estou dizendo:no:

2. Nina Gilraen

Nina Gilraen Usuário

Pelo que eu sei, Tolkien criou a Terra Média e tudo o mais baseado na mitologia nórdica, ou seja, a mitologia do norte da Europa. Se você procurar em algum lugar um pouco sobre esses mitos, vai ver que existem vários "continentes", entre eles um "continente" para os deuses e um para os mortais (que por acaso o nome, Midgard, significa Terra do Meio, ou Terra Média).
    É isso o que eu sei a respeito...
    Espero que tenha ajudado. :roll:
    Bjins

3. Tuor

Tuor Usuário

Eu creio que Tolkien fez isso sim, criou a Tarra-Média baseada na Europa. Eu até vi uma montagem mostrando o avanço dos anos sobre a Terra-Média até se formar a Europa, só não me lembro onde. Aquela ponta oste de Gondor se trasformaria na "bota" que é a Itália e tals. Bem, eu sempre acreditei nisso, e depois que vi a montagem, reforço ainda mais essa idéia. Sobre Aman ser a América, eu não sei, mas suponho que sim, mas mais pela lógica do que por alguma teoria.

4. LatinoAmericano

LatinoAmericano Aqui jaz Alcarecco

Pela geografia e algumas idéias apresentadas tem tudo para ser meio que uma representação da Europa, mas isso não quer dizer que Tolkien tenha feito pensando em fazer a TM igual a Europa, podem existir semelhanças, mas nenhum tipo de cópia, na minha opinião.

5. Shantideva

Shantideva Adoro elfos ruivos!

Acho que não, já que Aman foi retirada dos círculos do mundo na 2a era. Aqui na valinor, na seção de
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , vc vai encontrar alguns mapas que podem ajudar.

6. Neithan

Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

Tolkien criou Arda, querendo criar uma nova mitologia, na qual Arda, é a Terra, em tempos muito antigos.
    Levando em consideração isso, eu creio que sim, Europa po ser considerada Eriador, Anduim e Gondor; Harad, seria a Africa e tudo mais...geograficamente falando.
    A América não seria Valinor, pois, ao fim da Segunda era, ela foi "tirada" do Mundo, e somente os Eldar (e depois os portadores) tinham permissão de seguir o caminho plano, para os homens da terceira e quarta e quinta...etc, "todos os caminhos são curvos".Se eles saíssem de Lindon, (ou Inglaterra, sei lá), chegariam ao leste...(ao trombariam com a Amércia).
    É viagem, mas nem tanto.

7. kytarkiton-eru

kytarkiton-eru Usuário

Não creio que a Europa seja a TM, mas sim que Tolkien se inspirou no conhecimento e mapas da Europa Medieval para criá-la.
    e outra coisa, na mitologia gaulesa (acho que é esta) existe um continente chamado Brasil onde sempre é ensolarado e verde... daí podemos ter uma idéia sobre a fertilidade de Valinor. Tolkien tinha profundo conhecimento sobre mitologia, e usou este conhecimento para criar seus mitos.

8. Tek

Tek Girls tend not to like me

Nhaa!!:disgusti: Hehehe, brincadeira.

Quer dizer que, se alguém sem permissão pegasse um barco e tentasse ir Valinor, nunca chegaria lá, por ela estar em "outro plano"?

9. Yasmin Lothuilë

Yasmin Lothuilë Born to be wild

Creio eu que sim.
    Ahhh, mas e a América seria o quê?

( se confundindo :osigh: )

10. Hamfast

Hamfast Melodia e distorção

Eu já havia me feito essa comparação antes, de fato vejo alguma semelhança entre o mapa da terra média e o da europa, pode ser viajem minha mas eu os acho parecidos.

11. Andralls

Andralls Usuário

Acho que ele se baseou na europa pra criar a Terra Média sim, já que O Condando ele diz que se baseou num vilarejo proximo a sua casa!

=)

12. Neithan

Olhem
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , é um mapa da Terra-Média, "evoluindo" para a Europa..achei no tópico "segredos da Terra Média", isso que eu estou tentando dizer, na idéia de TOlkien, a TM se torna o velho continente.

13. Acho que ele imaginou como seria a Europa em épocas muito remotas, baseado na geografia que conhecia e criou a geografia da TM. Assim fica coerente a idéia que aquelas histórias se passaram em épocas anteriores a história humana que conhecemos. Inclusive no SdA quando ele faz uma introdução sobre os Hobbits, diz que hoje eles vivem num local que dá a entender que seria a Inglaterra. No entanto, não são vistos porque suas habilidades para se esconderem foram aperfeiçoadas.

14. Neithan

Exato, essa era a ideia de Tolkien: Criar uma mitologia para a Inglaterra....ele deixa claro que Arda é a Terra, e que os Hobbits ainda existem, e um dia, à muito tempo atrás, existiam Reinos de Anões gloriosos, que criavam jóias inimagináveis; Que os imortais caminhavam sobre essa terra; E que existiram homens que enfrentavam dragões; que roubavam pedras sagradas da coroa do Senhor do Escuro por amor e por honra; que derrubavam centenas de monstros com uma espada; que tinham poder sobre os mortos...

PS: Os homens seriam, respectivamente: Túrin, Berem, Húrin e Aragorn.
    PSS: Viajei grandão!

15. Tuor

Tuor Usuário

Ju.Baggins, pois é, eu vi uma montagem, mas foi por acaso, e na época não me importei. Achá-la novamente, nem sei como.

16. Vikingaälva

Vikingaälva Samson came to my bed

Vi muitos posts comentando que a TM devia parecer-se com a Europa, ou que Tolkien baseou-se na mitologia Nórdica para criar a "geografia" de suas histórias. Mas vou dizer o que eu acho:
    É verdade, Tolkien inspirou-se em lendas Nórdicas, em especial n'O Anel dos Nibelungos, como antes relatado, mas essa influência deve-se apenas aos personagens (como elfos, anões, magos) e talvez na criação da Terra Média (como antes dito, ela foi inspirada na Midgard dos nórdicos) e de Valinor (o Valhalla, o castelo dos deuses, na versão de Richard Wagner), mas para um escritor como o Tolkien, não acho que "tenha graça" em inspirar-se em coisas já escritas. Pode ser sim que ele quisesse escrever uma mitologia para a Inglaterra, mas acho isso muito pouco provável, já que e Inglaterra e o resto do UK já tem sua própria mitologia; ele escrevia para os filhos e para si mesmo. Penso que determinados da Terra Média tenham sido inspirados nas próprias idéias de Tolkien, e não na Mitologia Nórdica.

Muito interessante o tópico.

17. Neithan

Mas Tolkien queria sim criar uma nova mitologia para a Inglaterra.

18. melian.arwen

melian.arwen Larissa

A geografia é parecida sim, mas dizer que Valinor é a america acho que não, eu imagino VAlinor como fora da terra...sera que eu imagino muito errado?

19. Neithan

Até a segunda era, Valinor saiu dos círculos do mundo.

20. Tuor

Tuor Usuário

Neithan, foi exatamente essa a que eu vi, só que esta está congelada. A que eu via fazia movimentos, como um vídeo. Mas é isso o que eu vi: a ponta de Gondor se tornando a Itália, as Montanhas Brancas se tornando as Montanhas ao norte da Itália; Eriador se transformando na Península Ibérica...bem legal! Pena que eu não liguei pra aquela que eu tinha visto. Ela em movimentos desde a Terra-Média como conhecemos até a Europa...

Compartilhar