1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Terra-média e o Hobbit na Patagônia? Quem Sabe?

Tópico em 'O Senhor dos Anéis - os Filmes' iniciado por Lord Khamûl, 19 Out 2007.

1. Lord Khamûl

Lord Khamûl Usuário

Peter Jackson soube explorar muito bem as belezas naturais da Nova Zelândia para produzir o Senhor dos Anéis, isso é um fato.
    Bom, ainda não está definido que Jackson irá dirigir o Hoobit, mas se isso ocorrer será muito bom. Não sei se desta vez o filme será filmado novamente na Nova Zelândia; no meu ponto de vista um belo país.
    Agora, existem outras regiões no mundo que apresentam as mesmas condições e talvez (não sei) até melhores para sediar o Hobbit. Por exemplo, a Patagônia, que se localiza na porção meridional da Argentina, bem como nas porções leste onde engloba as cordilheiras dos Andes, na fronteira com o Chile serviria muito bem para os cenários do filme. A Patagônia com seus lindíssimos e exuberantes quadros naturais, podemos citar as altas montanhas, algumas são vulcões que estão na ativa (poderia ser o mount of doom), gêiseres, planaltos, palnícies, regiões desérticas com características próprias, vegetação com transição para a floresta de coníferas, o deserto do atacama no Chile (mais ao norte na fronteira com a Bolívia) dão plena aptidão para o Hobbit. O próprio pico Aconcágua com seus praticamente 7000 m poderia ser o monte Erebor e etc.
    Na verdade, quando pegamos o mapa mundi, poderemos ver que tanto a Nova Zelândia como a Patagônia estão entre os mesmos paralelos (entre os 40º graus e 47º graus de latitude sul). Isso propicia características físicas (naturais) bem semelhantes, embora se tenham diferenças por estarem em locais diferentes do globo sob ações climáticas diferentes.

Isso tudo que estou falando é apenas uma suposição, porque Peter Jackson sendo confirmado para o filme poderá continuar na Nova Zelândia, ou nos Eua, ou em outras regiões do globo. Isso envolve muitos interesses, financeiros, pessoais e etc. Por exemplo, aqui na América do Sul, a língua inglesa não é oficial; tal situação seria um fator de risco para a produção. Não sei se a New Line teria que importar vários figurantes para participar da produção.

Essa explanação minha, contém um conteúdo geográfico, até porque como geógrafo e professor não poderia de deixar de falar. Que o Hobbit ficaria um show de bola sendo filmado na América do Sul, com certeza ficaria, Peter Jackson não iria perder nada com isso.

Quem sabe a Valinor possa enviar uma solicitação para que os representantes da New Line faça uma visita a região da Patagônia. Quem sebe eles gostem do local...Quem sabe poderíamos ter o hobbit sendo produzido perto de nós. Com certeza a Patagônia é uma potencial forte e verdadeira para ser aTerra Média.

Pessoal, deixem suas opiniões aqui no fórum sobre esse meu relato.
    Obrigado e um abraço!!!

Belfalas_77

2. Décimo

Décimo The Swanson Code

Re: Terra Média e o Hobbit na Patagônia? Quem Sabe?

Se o Hobbit for filmado, será certamente na Nova Zelândia. É claro que muitos outros locais poderiam servir para isso, o que não falta neste planeta são paisagens belas. Mas a Nova Zelândia é de longe o mais indicado, e passo a explicar o porquê da minha opinião:

1 - Continuidade. Para uma transição adequada entre O Hobbit e O Senhor dos Anéis, convém que os cenários sejam os mesmos, bem como a paisagem, que deve ser aquela com que estamos familiarizados. A paisagem sul americana é, apesar de tudo, muitíssimo diferente.

2 - Área. A Nova Zelândia é um arquipélado relativamente pequeno, todos os cenários a a curtas distâncias entre si, o que torna o processo de filmagem mais fácil. A zona que você refere, a Patagónia, é dezenas de vezes maior, seria um custo enorme ficar movendo as coisas de um lado para o outro do continente.

3 - Geografia local (e sua relação com a obra). Na acção de O Hobbit, há três tipos de paisagem principais: temos as planícies relvadas e montes baixos do Condado, os picos das montanhas Nebulosas e os arvoredos densos da Floresta Nebulosa. A Patagónia é mais conhecida pelos seus desertos, talvez (posso estar enganado, é o que me parece pelo que leio) a característica predominante do local, sendo que no filme não haveria necessidade de filmar num sítio assim. Também não aparece o Monde da Condenação, logo não há necessidade de vulcões. As coníferas não são bem o tipo de árvore que é descrito na Floresta Nebulosa dos livros. E não me parece que haja uma zona semelhante ao Condado como o da Nova Zelândia. Outra coisa - referiu que talvez se pudesse usar o Aconcágua para representar Erebor. Acho isso inadequado, não só pelas dificuldades que o processo envolveria (estamos a falar de um pico com 7 quilómetros...) mas pelo facto de o Aconcágua fazer parte de uma cordilheira, enquanto que Erebor é, como sabemos, uma montanha isolada. Ao fim e ao cabo, a única paisagem que não seria nada difícil transpor para o grande ecrã seria as Montanhas Nebulosas, graças aos Andes - embora, volto a dizer, seja difícil filmar nessa cordilheira, bem mais do que nas montanhas relativamente baixas e mais seguras da Nova Zelândia.

4 - Língua. Como você próprio referiu, na Nova Zelândia fala-se inglês, na Patagónia espanhol, e como o filme é em língua inglesa, é mais fácil arranjar figurantes que entendam o que se diz, acordar com as entidades locais uma série de coisas para a filmagem, etc.

Todos gostaríamos de ver um filme baseado na obra de Tolkien filmado perto do local onde vivemos, mas acho que por agora do o pessoal da Oceânia verá esse desejo satisfeito. Eu já estou receoso em relação ao filme, agora se não for filmado na Nova Zelândia, por favor, não o façam.

Última edição: 19 Out 2007
  3. Wilwarin Vanya

Wilwarin Vanya Usuário

Creio que o 10º membro esteja certo quanto à seus comentários...
    Seria muito trabalho em cima da localização e deslocamento e, conseqüentemente, demoraria muito mais as filmagens...

São belíssimas as paisagens Neo-zelandesas... seria perfeito, realmente, se houvesse como realizar este trabalho aqui por perto, mas acho que este projeto fica apenas no sonho...

:cerva:

4. Menegroth

Menegroth Bocó-de-Mola

Olha.. até acho que possam existir outros lugares bacanas mas pra não encher meu saco eu faria tudo na Nova-Z novamente.

5. Myllah_Éowyn

Myllah_Éowyn Usuário

Existem vários lugares onde o Hobbit poderia ser filmado... mas eu ainda acho a Nova Zelândia o local ideal... mesmo q o PJ n assuma a direção, o local é lá, sem dúvida...

6. Belfalas

Belfalas Ele é legal

A Nova Zelandia é o lugar perfeito para as partes onde se passam O Hobbit e O Senhor dos Aneis, contem praias, florestas, planicies, montanhas, tudo ao modo Tolkien, é perfeita.

7. Eu gostaria que o filme pudesse ser feito aqui perto. Quem sabe eu poderia trabalhar no filme. :lol:
    Mas sei que isso e impossível. Sei que existem outros lugares que poderiam servir de cenário (não falando do Hobbit, mas de SdA, conheço um lugar perfeito se um dia alguém resolver filmar as colinas dos túmulos). No entando a Nova Zelândia é perfeita porque lá existem todos os tipos de cenário.

Compartilhar