1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Termos cronológicos adotados...

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por FreeBird, 21 Set 2003.

1. FreeBird

FreeBird Usuário

cá 'stou novamente:

quais os termos usados para estabelecer a cronologia dos fatos narrados nas obras de Tolkien?

Por exemplo, se quiser me referir que Túrin viveu em tal ano, como me refiro (tipo dois mil e poucos antes de alguma coisa ou fato...assim como vivemos em 2003 d.C)

2. Riff

Riff Usuário

400 da Primeira Era
    1700 da Segunda Era
    3019 da Terceira Era

e por aí vai

3. FreeBird

FreeBird Usuário

peralá, mas como vou saber a qual era a data se refere (lampadas, arvores do sol)?

4. ora, se for era das arvores vai sair assim:
    564 da era das arvores, ou como ja disseram ai
    "ano tal " da primeira era...e assim por diante

5. Riff

Riff Usuário

E nas eras das lampadas não se contava o tempo :mrgreen:
    E nas eras das arvores se usava anos das arvores, q era mais ou menos 9 anos do sol, só na primeira era começou a contagem como conhecemos :wink:

6. Prime Nazgûl

Prime Nazgûl Usuário

A Primeira Era vai da queda das Arvores até a Guerra da Ira, qdo Morgoth foi expulso do Mundo.
    A Segunda Era vai da Guerra da Ira até a Batalha da Ultima Alinça, qdo Sauron foi derrotado.
    A Terceira Era vai da Batalha da U.A. Até a Destruição do Anel, no final do SdA.
    A Quarta Era vai da Destruição do Anel até... sei la qdo. :mrgreen:

7. FreeBird

FreeBird Usuário

:wall: :doh:

8. Eönwë

Eönwë Usuário

O marco final da Terceira Era (e, portanto, início da Quarta) não é a destruição do Anel, e sim a partida de Elrond e Galadriel da Terra-média. :mrgreen:

9. Maglor

Maglor Lacho calad! Drego morn!

10. Finrod-Felagund

Finrod-Felagund Usuário

e dos portadores dos aneis...

11. Eönwë

Eönwë Usuário

Sim, mas o que determinou o início da Quarta Era foi a partida de Elrond e Galadriel, e não a dos Portadores. Simbolizou o fim do domínio dos elfos e o início do domínio dos homens.

"... E, sustentada no alto, acima das névoas do mundo, passou para o Antigo Oeste e chegou o fim para os eldar de prosa e verso."

12. hAlf

hAlf Usuário

não. pelo que eu me lembre, o que sombolizou o fim da 3 era foi o desaparecimento, assim digamos, de todos os anéis de poder da terra média (os 3 últimos estavam com gandalf, elrond e galadriel, certo?).

Compartilhar