• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Térmodinamica - Para o bom design.

Uglúk o Uruk-Hai

... o maioral.
Acho q muitos ja ouviram falar na teoria da termodinamica, não?

E a teoria q explica fenomenos de ápice e dacadencia ate a entropia.
Exemplo: Imperio Romano, Big Brother Brasil.. etc etc.

E eu resolvi fazer uma explicação com esse fator, por q dentro de um outro tópico a discuçao ia verter para esse lado. Então eu resolvi redirecionar pra cá. E ai comentemos.

Primeiro, vou tentar explicar como ocorre a termodinamica na criaçao do produto.

Criasce um produto, e esse produto sobe para o gráfico da termodinamica de mercado. Q seria essa:

Inovaçao -----
|
|
|
|
|
Tendência-----
|
|
|
|
|
Entropia ------


Vamos pegar o Big Brother, logo q ele foi criado, ele subiu ao topo como Inovaçao, e pouco tempo depois desceu para o Tendência. E possivelmente hj esta na entropia. Certo? Tem produtos e sobem ate o tendencia e se matem la, mas a maioria sobe ate o Inovaçao e desce ao tendencia e os q tem sorte de continuar por la se mantem no mercado por um bom tempo, exemplo e o fenomeno da marca Coca Cola, melhor exemplo não tem.

Mas a uma coisa q pode ocorrer q tb pode se ter um efeito de queda direto pra entropia, seria o Super Inovador, masi q isso, o Ultra Inovador o Ousado de mais. E é tao inovador e ousado e o mercado não consegue absorver, e acaba caindo direto para entropia.

Então oq acontece com um bom design? Veja bem o gráfico para o bom design:

Inovador
|
|
| ----> Bom Design
|
|
Tendência
|
|
|
|
|
Entropia

Observem bem, o bom design temq sempre estar entre o inovador e a tendencia. E isso e essencial para o sucesso da marca, ou campanha.

Pq se vc num atende a tendencia do mercado, é fato vc não vende! E tb se vc simplesmente segue a tendencia do mercado, vc so e mais um tosco q faz isso, por isso vc precisa ter um diferencial para dar a personalidade ao trabalho, e ai entra a pitada de inovaçao.

Espero q vc tenham entendido, e tb espero q possa gerar um boa discuçao, pq isso e de fator importantissimo para a formaçao do designer.

Eu acho q alguma coclusão alguem tira...hehehe
 
concordo com o orc quando ele diz q o negocio eh seguir a tendencia, mas não exatamente como todo mundo está fazendo.

o conceito do projeto precisa balancear inovação com o q eh seguro, aquilo q as pessoas já estão acostumadas a ver.

acho, agora eh eu falando (então pode ser bobagem, e das grandes), q mais importante q seguir a tendencia atual eh tentar adivinhar pra onde a coisa toda ta caminhando e se adiantar. Se pensarmos q a moda em geral eh ciclica, não eh tão complicado prever o q vai virar tendencia logo.

tem tb o fator do marketing, o design por si soh dificilmente (não disse q eh impossivel, mas q eh dificil) vai chamar 100% da atenção do publico. Uma boa campanha de marketing , publicidade, etc eh fundamental.


edit: outra coisa. não adianta nada seguir a tendencia soh pq eh tendencia. se, por exemplo, ta na moda usar circulos pra tudo q eh canto, não eh legal vc encher o seu projeto de circulos sem saber em q esses circulos vão ajudar a passar akilo q vc quer. Usar certos clichês q estão na moda sem um bom motivo resulta num projeto ... digamos... bobo.

edit2: meu nick com esse monte de pontinhos na frente eh um bom exemplo disso q eu falei. eh bobo, né? :P
 
:::::::::Oromë84 disse:
edit: outra coisa. não adianta nada seguir a tendencia soh pq eh tendencia. se, por exemplo, ta na moda usar circulos pra tudo q eh canto, não eh legal vc encher o seu projeto de circulos sem saber em q esses circulos vão ajudar a passar akilo q vc quer. Usar certos clichês q estão na moda sem um bom motivo resulta num projeto ... digamos... bobo.

edit2: meu nick com esse monte de pontinhos na frente eh um bom exemplo disso q eu falei. eh bobo, né? :P

Se todo mundo começa usar muitos círculos nas suas criações, somente por que é uma tendência; logo, ser simplista, vai ser uma boa forma de chamar a atenção. Portanto se todo mundo usar pontinhos que nem o seu nick, o meu vai fazer suscesso! :mrgreen:
 
Pode até ser uma boa forma. Mas tem que ter qualidade e critério, apesar de chamar mais atenção por estar em destaque.
 
não entendi p.orra nenhuma do q vc quis dizer haldar.

pq nunca q usar um cliche soh por estar na moda vai chamar a atenção pro seu trabalho. se vc usar soh por usar, seu trabalho vai ser apenas mais um no meio de tantos outros.

as vezes eh necessário usar alguns cliches pra conseguir atingir um determinado publico alvo q se indentificam com aqueles elementos graficos Mas o negocio eh saber pq vc ta usando aquele clichê, e não usar soh pq ta na moda.

dentro dakele esquema postado pelo orc fedorento poderiamos dizer q um design cheio de clichês e modismos ficaria perto demais da entropia logo de cara.
 
Explicaçao essa, pq o David Carson saiu do mercado e ta fazendo outro tipo de trabalho.

Tudo ficou igual a ele em q se trata de diagramaçao, milhares de revistas coma mesma cara, TRIP, TPM, MTV... vixe... ai virou tendencia, e ele passou a vez.

Ele ta fazendo outras coisas no Design agora.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo