• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Termo (Wordle)

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Saiba o que é Termo, o “jogo dos quadradinhos” que tomou conta das redes sociais


termo-jogo-wordle-versao-portugues.jpg


Usuários das redes sociais puderam perceber nas últimas semanas o surgimento de um jogo misterioso que colocou quadradinhos coloridos pela timeline. A fonte de dúvida e curiosidade é o Termo, jogo que coloca seus jogadores para descobrir palavras.

Versão em português do Wordle, o Termo funciona de forma similar ao original. Diariamente o site https://term.ooo/ recebe uma palavra que deve ser decifrada pelos jogadores. Sem receber dica de qual pode ser o termo, o jogador conta apenas com dicas indicadas pelas cores das letras colocadas em cada tentativa.

WhatsApp-Image-2022-01-10-at-13.03.52-597x1200.jpeg


Tela do Termo em branco

A cor preta indica que a letra marcada não faz parte da palavra. Já a cor verde indica que a letra faz parte da palavra e já está na posição correta. Por fim, a cor laranja revela que a letra escolhida faz parte da palavra, mas está na posição errada.

Após seis tentativas o jogo chega ao fim e revela qual era a palavra ao jogador, que precisa esperar a chegada de uma nova palavra para brincar novamente. As novas charadas chegam ao site às 0h (no horário de Brasilia). Os jogadores podem compartilhar os próprios scores nas redes sociais em publicações que mostram seu desempenho com as cores dos quadradinhos.

É claro que a internet não perdoa e já transformou o Termo em meme, como é o caso deste abaixo que compara as publicações nas redes com a forma de se comunicar com os alienígenas no filme A Chegada (2016):

 
Acertando tem que esperar 24hs por uma nova palavra. É claro que gostaria que esse tempo fosse menor, mas talvez porque o banco de palavras deles seja muito pequeno. Poderia ter uma versão com mais letras pra permitir uma quantidade maior de palavras.
 
E ainda tem o fato que o desenvolvedor do jogo foi generoso em avisar quais letras estão certas, pois se não fizesse isso seria queimar fácil as tentativas.
 
Eles devem estar com um sério problema de precisar de alguém que alimente o banco de dados de palavras ou então abre o jogo para palavras de 6 ou 7 letras, que dá uma combinação exponencialmente muito maior.
 
Pelo menos 1000 palavras de 5 letras, daria pra colocar quase 3 palavras por dia ao longo de um ano sem repetir, mas é só se esforçar que dá pra achar mais.
 
Estava brincando um pouco com o Wordle original e depois me apareceu a ideia de trapacear com estilo: usando código, mas sem usar um dicionário (assim evita-se falsos negativos com palavras que não estão nele).

Usando programação em lógica por restrições com a python-constraint (tava com preguiça de instalar o prolog que usei para coisas assim quase 15 anos atrás) e as regrinhas de exclusão típicas do inglês, na grande maioria das situações eu acabei com menos de 14 palavras na terceira tentativa. E só tacar o olho na lista que já dá para saber qual é :D


Tá, desculpa a nerdice. Nem parece que estou postando isso num fórum literário.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo