• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Termina o processo de Saul Zaentz contra a New Line Cinema

Pandatur

Usuário
Há um ano, o produtor veterano Saul Zaentz, 84 anos, abriu um processo contra a New Line Cinema, por royalties não pagos nos filmes de "O Senhor dos Anéis". (Veja aqui a notícia publicada na época)

Agora, Zaentz e o estúdio chegaram enfim a um acordo. Os valores não foram divulgados, mas Saul pedia US$ 20 milhões.

Trecho retirado do site Omelete:

[font=verdana,arial]
Para entender o caso, é necessário voltar ao final dos anos 70, quando Zaentz adquiriu os direitos de adaptação da obra de J.R.R. Tolkien. Por mais de vinte anos, ele manteve a propriedade, até uma tentativa de negócio com a Miramax, em meados dos 90. O filme não saiu (no seu lugar Zaentz produziu o vencedor do Oscar O Paciente Inglês, outro fruto de batalha nos tribunais), mas o interesse da New Line logo apareceu.

Curiosamente, o nome de Zaentz não aparece nos créditos da trilogia de Peter Jackson, somente os dos ex-irmãos Miramax, Bob e Harvey Weinstein. Ainda assim, o produtor fechou um contrato no qual receberia dividendos por ter cedido os direitos. Ganhou 168 milhões sem mover um dedo - e processou o estúdio em 2004 por uma falha nos cálculos de meros 20 milhões, pois deveria ter recebido um valor sobre os lucros brutos de A Sociedade do Anel mas a New Line cedeu baseada na renda líquida.

Zaentz é bem esperto, sem dúvida, mas o fato é que a New Line já se habituou a passar a perna em seus colaboradores. A Newsweek comentou em dezembro de 2003 que o elenco da trilogia envolveu-se numa disputa com o estúdio quando os bônus referentes ao segundo filme foram pagos. Embora As Duas Torres tivesse obtido uma renda superior a A Sociedade do Anel, a bonificação era menor e chegava a menos atores. Sacanagem. Até o diretor foi tungado - e este é o atual problema na lista da New Line. Jackson e sua esposa e parceira, Fran Walsh, entraram com um processo em março alegando que não receberam repasses devidos das vendas de home video.

[/font]
 
Última edição:
Re: Termina o processo de Sau Zaentz contra a New Line Cinema

Contanto que os livros do Tolkien continuem vendendo bem, e que O Hobbit seja adaptado num futuro não muito distante, eu estou feliz.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo