• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Terapias alternativas

:P Opa!!! Achei que não fosse haver nenhuma discussão da minha área nesse ´clube e achei esse tópico.

:roll: Lendo os posts percebi que alguns conceitos estão sendo confundidos, como homeopatia e fitoterapia. Então, vou dividir meu post em dois. Por favor Deriel, não considere um flood, é só para esse post não ficar gigante e ninguém ter preguiça de ler. No primeiro colocarei alguns conceitos, no segundo colocarei meus conhecimentos técnicos sobre esse assunto.

Vamos aos conceitos:

Alopatia Método de tratamento que usa medicamentos com efeitos contrários aos da doença.

Homeopatia é a terapêutica que pretende tratar das doenças através de medicamentos que causem efeito semelhante ao da doença no organismo.

Fitoterapia é a terapêutica que trata das doenças através de princípios ativos das plantas.

Placebo é uma substância inofensiva que substitui um medicamento, seu efeito é conhecido como efeito placebo e é o resultado da ação de uma substância ou procedimento que agem somente por sugestão, pois não possuem nenhum efeito comprovado.

AcupunturaTerapia milenar chinesa que busca curar doenças, estimulando os pontos de energia do organismo com agulhas.

Charlatanismo é o 171 da medicina. É inculcar (aconselhar, recomendar, indicar) ou anunciar cura por meio infalível.

Curandeirismo é o exercício por ignorantes dos conhecimentos técnicos da medicina. Prescrevendo, ministrando ou aplicando qualquer substância; usando gestos, palavras ou quaiquer outros meios; ou fazendo diagnósticos (por ex. vidente)

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Outra coisa, muita gente está falando que os remédios alopáticos não curam, etc, etc, etc.

Saibam que médico nenhum tem a obrigação de curar seus pacientes. Os médicos têm a obrigação sim de tratar seus pacientes. Perceberam a diferença?

Muitas vezes a cura surgirá como um resultado do tratamento, outras vezes não. Há doenças como a Hipertensão Arterial Sistêmica que simplesmente não têm cura. no entanto essas doenças são tratáveis e se o paciente continuar tomando seus medicamentos irá manter sua pressão arterial sob controle e evitará assim os danos a órgãos vitais causados pelo aumento da pressão arterial.

Assim, nem todo medicamento alopático tem como objetivo a cura. Muitas vezes o objetivo é o controle da doença com consequente melhora na qualidade de vida do paciente.
 
A homeopatia tem como princípio que "o semelhantte cura o semelhante" e esse é um conceito correto, em alguns casos, e que é aplicado inclusive na área de imunizações. Mas outro conceito da homeopatia é que quanto menor a dose do medicamento, maior será o seu efeito. Dessa forma os homeopatas acreditam que quanto mais diluído for um medicamento, mais potente ele será.

A preparação do medicamento homeopático pode ser resumida da seguinte forma: 1 -Uma mólecula do remédio para 99 moléculas de uma solução de água destilada e álccol; 2- Agitação desse frasco 100 vezes para transmitir a energia do remédio para todas as moléculas da solução; 3 -Nova diluição, onde se terá para cada molécula da primeira diluição 99 moléculas de uma solução "fresquinha" de água destilada e álcool. Então, pode-se dizer que o remédio tem 2 CH (centesimais hahnemanianas, que são unidades de diluição). 4 - Nova agitação; 5 - Tudo outra vez. Na realidade, os remédios homeopáticos têm sempre acima de 6 CH. Ou seja, são diluídos seis vezes naquela proporção de um para 99 e, depois de cada diluição, também são sacudidos 100 vezes. Acima de 12 CH, o remédio é pura água do ponto de vista químico. A teoria é de que a água cura porque tem memória.

Bom, a homeopatia surgiu há mais de 200 anos atrás e quando surgiu tinha o seu valor. Naquela época os medicamento alopáticos eram preparados de forma empírica e muitas vezes faziam mais mal do que bem. Então nessa época, a homeopatia tinha o seu valor porque como seus medicamentos não possuíam princípio ativo nenhum, não podiam fazer mal. E além de tudo esses "medicamentos" possuiam o efeito placebo.

O problema é que hoje em dia a homeopatia faz mal sim. Muitas pessoas deixam de usar os medicamentos adequados para a sua doença e ficam literalmente perdendo tempo fazendo uso de "bolinha doces". um bom exemplo disso acontece com crianças com faringoamigdalite estreptocócica (causada pelo estreptococo beta-hemolítico do grupo A) que por uma demora no tratamento podem vir a desenvolver febre reumática (FR). A FR é uma doença inflamatória sistêmica aguda que compromete o coração, as articulações, o tecido subcutâneo, a pele e o sistema nervoso central. A FR é uma doença auto-imune que ocorre porque os estreptococos mimetizam a forma de alguns tecidos do corpo, dessa forma os anti-corpos produzidos pelo paciente irão atacar o próprio tecido do paciente e não os estreptococos. Se a criança tivesse feito de início o tratamento adequado com antibióticos iria erradicar os estreptococos e dessa maneira não haveria tempo do organismo dela produzir esses anti-corpos. Dessa forma a homeopatia foi extremamente prejudicial a essa criança.

A fitoterapia funciona. mas não nas concentrações existentes em um chá. Na fitoterapia usam-se concentrações elevadas de princípios ativos de plantas para a obtenção do remédio. Muitos medicamentos alopáticos são produzidos dessa forma. Ela não está livre de efeitos colaterais e não deve ser utilizada sem prescrição médica.

Li em um dos posts, não lembro qual, uma referência à massoterapia. Bom, a massagem é uma das formas de fisioterapia existente e muitos ortopedistas receitam sim para problemas de coluna anti-inflamatórios e massoterapia. Um não substitui o outro.

100+

----------------------------------------------------------------------------------------------------------
PS: Eu tenho um artigo muito bom sobre homeopatia que meu professor distribuiu e que saiu na SI há alguns anos atrás. Quem estiver interessado pode me mandar uma MP que eu envio por e-mail.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo