1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Teoria Thranduil e Thingol

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Turin Olorin, 27 Out 2016.

?

A minha teoria esta certa

1. Sim é claro

2. Não Thranduil so é o fã numero 1 do Thingol

O resultado é visível apenas após você votar.
  1. Turin Olorin

Turin Olorin Usuário

Não sei se alguem ja teve essa idea mas e se Thranduil não ser nada mais nada menos que Thingol que voltou temos infinitas provas disso vamos lá:

1-Ambos são orgulhosos.

2-Ambos são loiros

3-Ambos tem uma queda por armas e pedras preciosas

4-Thingol foi morto por anões e Thranduil odeia anões

5-Ambos não gostam muito dos Noldor

6-Ambos tem palacios subterranios

7-No filme Thranduil disse que enfrentou serpentes do norte Serpentes=Dragões sem asas Norte= Angband

8-Ninguem sabe quem e a mãe do Legolas e se ela for Melian pois Legolas disse que não havia tumulo nem corpo(no filme)

9-Ambos os nomes começam com th

10-Ambos são Sindar

2. Meneldur

Meneldur We are infinite.

Thranduil não é Thingol que voltou - elfos podem reencarnar, mas voltam com o mesmo corpo e nome, e já "nascem" adultos. E não retornam à Terra-média (a exceção sendo Glorfindel).

No entanto, esses fatos não são mera coincidência. Quando Tolkien escreveu o Hobbit, não pretendia que ele fizesse parte do legendarium. No entanto, ele inseriu elementos "parodizados" do Silmarillion. A Floresta das Trevas, por exemplo, correspondia a Taur-nu-fuin.

Se não me engano, o John Rateliff, no The History of the Hobbit ou o Douglas Anderson no The Annotated Hobbit comentam algo sobre esse paralelo entre Thingol e Thranduil, posso dar uma olhada depois.

• Gostei! Gostei! x 1
  3. Neoghoster Akira

Neoghoster Akira Brandebuque

Atendo-se ao Silmarillion, foram pessoas diferentes, de tempos diferentes.

O que você percebeu é o que Tolkien as vezes podia trabalhar um personagem repetindo o "eco" de uma "grande história do passado" ou de outros personagens que seriam reencenados total ou parcialmente com elementos menos poderosos, entre outras razões devido a marcha do mundo na direção da deterioração.

Por exemplo, Arwen que foi a esposa de Aragorn caminhava na "sombra" de Lúthien da Primeira Era e este seria um exemplo.

Mas vale se precaver antes que para análise confiável dos reis élficos o filme "O Hobbit" é pouco fiel porque o material do PJ, mesmo em SdA (que é um filme melhor que OH) se afasta dos livros tanto em características físicas quanto históricas.

• Gostei! Gostei! x 1
  4. Elessar Hyarmen

Elessar Hyarmen Senhor de Bri

Lendo o livro do Hobbit, pessoalmente não consegui ver ganância. orgulho extremo, ou uma total rejeição e desrespeito, por exemplo, aos anões. Muito pelos contário, acho que Thranduil (na leitura do Hobbit - há muito tempo atrás), mostrou ser um rei justo sem aquela "soberba" que vimos no filme.

No filme, na minha opinião PJ desconstruiu a figura de Thranduil, embora os reis élficos fosse loucos por jóias.

5. Meneldur

Meneldur We are infinite.

Fui pesquisar nos meus livros algo a respeito disso. O John D. Rateliff tem um longo ensaio (oito páginas!) sobre a relação entre Thingol e Thranduil no seu livro Mr. Baggins. O ensaio se chama The King of Wood and Stone e, infelizmente, não tenho como transcrevê-lo todo aqui, mas traduzi mais ou menos alguns parágrafos interessantes.

Em seguida, Rateliff apresenta duas evidências a favor e duas contra a identificação. A favor da identificação temos a menção de Tolkien aos Três Povos de Elfos, levando os elfos do Hobbit para dentro da sua mitologia; e o rancor que o Rei-élfico mostra com os anões. Como evidência contra, temos a falta de uma Rainha (onde estaria Melian?), e o elefante branco na sala: Thingol morreu no fim do Silmarillion.

A conclusão do ensaio é o seguinte:
    Fica claro que Tolkien, no fim das contas, realmente pensava em Thranduil como um personagem diferente. No entanto, seu status dentro do Hobbit ainda é ligeiramente contraditório. É mais uma das coisas do Hobbit que não se adequam totalmente ao legendarium como um todo.

• Ótimo Ótimo x 1

Compartilhar