• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Teoria sobre as Colinas Tumulares, e as Criaturas tumulares:

Bem caríssimos, obrigado pelo complemento.

Estou com o livro em posse, e aí vai trecho da conversa dos hobbits com o Bombadil, na sua casa na Floresta Velha:

"Ouviram então sobre os Grandes Túmulos..."; depois, continua: "Havia fortalezas nas alturas. Reis de pequenos reinados lutaram entre si, e o sol jovem brilhava como fogo no metal vermelho de suas espadas novas e gananciosas. Houve vitória e derrota; torres caíram, fortalezas foram queimadas, e as chamas subiram pelo céu. Empilhou-se ouro nos ataúdes dos reis e rainhas mortos; e a terra os cobriu, e as portas de pedra se fecharam; e o capim cresceu e cobriu tudo. Por um tempo, as ovelhas circularam, comendo o capim, mas logo as colinas estavam denovo desertas. Um [sic] sombra veio de lugares distantes e escuros, e os ossos se mexeram dentro dos túmulos. Criaturas Tumulares andavam pelas cavidades com um tilintar de anéis em dedos frios e correntes de ouro ao vento."

Realmente, fica claro que as criaturas não são homens em si. Ficam nos locais onde os homens foram enterrados. Coisa do Angmar, com certeza.

Essas colinas são túmulos antiquíssimos, remontam lá aos atani/edain da primeira era, por isto que no livro tem vários tesouros e espadas. Mas os homens de Arnor, em muito, foram enterrados ali.

Se o Frodo não acordasse acho que o espírito dele ia se esvair e ser tomado por uma criatura tumular. O Pippin e o Merry, quando acordam, falam em sonhos onde estão lutando contra os homens de Carn Dum e ali morrem. Acho que ele ia ficar neste tormento eterno. Lutando contra Angmar e morrendo, sempre e para sempre. Algo do tipo.

Meu último relato, outra citação, agora dos apêndices:

"Conta-se que os túmulos de Tyrn Gorthad, como eram antigamente chamadas as Colinas dos Túmulos, são muito antigos e muitos foram construídos nos dias do mundo antigo da Primeira Era pelos antepassados dos edain, antes que atravessassem as Montanhas Azuis chegando à região de Beleriand, da qual apenas sobrevive Lindon atualmente. Portanto essas colinas foram reverenciadas pelo dúnedain após seu retorno, e ali muitos de seus senhores e reis foram enterrados. [Dizem alguns que o túmulo no qual o Portador do Anel foi aprisionado fora o túmulo do último príncipe de Cardolan, que pereceu na guerra de 1409.]"

Sem mais, por ora.


Valeu !
 
Muito bem evocada a questão de serem anteriores ao Reino de Arnor, isso confere um certo "mistério" a questão, e um trato mais interessante.
E, de fato, a chegada das criaturas tumulares foi de certa forma obra do Rei Bruxo de Angmar.
 
Ah tah agora sim, teve um topico discutindo e no meio dele acho que foi eu que discordei com um post que na minha opnião não justificava o nome Rei-Bruxo, apenas por ele meter medo nos outros, agora com essa leitura de que o rei-bruxo controla espiritos malignos ja facilita a justificativa, afinal o rei-bruxo é um fantasma e com artes ensinadas por saurom controla os espiritos penados que depois de morrerem ainda vagavam sobre a terra.

Um [sic] sombra veio de lugares distantes e escuros, e os ossos se mexeram dentro dos túmulos. Criaturas Tumulares andavam pelas cavidades com um tilintar de anéis em dedos frios e correntes de ouro ao vento."

esse trecho é muito interessante, será que poderia mos dizer que essa sombra que chegou seria os espectros e o rei-bruxo?, afinal fala-se até de anéis.
 
Bem caríssimos, obrigado pelo complemento.

Estou com o livro em posse, e aí vai trecho da conversa dos hobbits com o Bombadil, na sua casa na Floresta Velha:

"Ouviram então sobre os Grandes Túmulos..."; depois, continua: "Havia fortalezas nas alturas. Reis de pequenos reinados lutaram entre si, e o sol jovem brilhava como fogo no metal vermelho de suas espadas novas e gananciosas. Houve vitória e derrota; torres caíram, fortalezas foram queimadas, e as chamas subiram pelo céu. Empilhou-se ouro nos ataúdes dos reis e rainhas mortos; e a terra os cobriu, e as portas de pedra se fecharam; e o capim cresceu e cobriu tudo. Por um tempo, as ovelhas circularam, comendo o capim, mas logo as colinas estavam denovo desertas. Um [sic] sombra veio de lugares distantes e escuros, e os ossos se mexeram dentro dos túmulos. Criaturas Tumulares andavam pelas cavidades com um tilintar de anéis em dedos frios e correntes de ouro ao vento."

Realmente, fica claro que as criaturas não são homens em si. Ficam nos locais onde os homens foram enterrados. Coisa do Angmar, com certeza.

Essas colinas são túmulos antiquíssimos, remontam lá aos atani/edain da primeira era, por isto que no livro tem vários tesouros e espadas. Mas os homens de Arnor, em muito, foram enterrados ali.

Se o Frodo não acordasse acho que o espírito dele ia se esvair e ser tomado por uma criatura tumular. O Pippin e o Merry, quando acordam, falam em sonhos onde estão lutando contra os homens de Carn Dum e ali morrem. Acho que ele ia ficar neste tormento eterno. Lutando contra Angmar e morrendo, sempre e para sempre. Algo do tipo.

Meu último relato, outra citação, agora dos apêndices:

"Conta-se que os túmulos de Tyrn Gorthad, como eram antigamente chamadas as Colinas dos Túmulos, são muito antigos e muitos foram construídos nos dias do mundo antigo da Primeira Era pelos antepassados dos edain, antes que atravessassem as Montanhas Azuis chegando à região de Beleriand, da qual apenas sobrevive Lindon atualmente. Portanto essas colinas foram reverenciadas pelo dúnedain após seu retorno, e ali muitos de seus senhores e reis foram enterrados. [Dizem alguns que o túmulo no qual o Portador do Anel foi aprisionado fora o túmulo do último príncipe de Cardolan, que pereceu na guerra de 1409.]"

Sem mais, por ora.


Valeu !
Como disseram. "Contra fatos não há argumentos.:yep:
 
Já havia colocado essa questão.
As criaturas não eram os espíritos dos enterrados (no caso númenorianos), mas sim criaturas a mando do Rei Bruxo. E creio que eles não controlavam os espíritos dos númenorianos, que creio não estarem presentes, eles apenas "assombravam" os túmulos.

Abraços.

Obs: havia um post colocando essa questão, ou ele sumiu, ou estou ficando louco...
de qualquer forma é válida a afirmação. =]
 
Última edição:
O Rei Bruxo também possuia poderes necromantes, acredito eu. Ele manda espíritos malignos para amaldiçoar o lugar outrora sagrado. Acho que as criaturas eram os corpos das pessoas enterradas lá, animadas por estes espíritos enviados por Angmar. Como foi bem posto antes, estas colinas eram veneradas pelos dúnedain de Arnor, por ser um túmulo antigo de antepassados remotos. Muitos reis e rainhas eram lá enterrados, o que torna ainda mais hediondo o feito do Rei dos Bruxo, ao profanra este lugar.
 
Como assim, Erick?

Bem, falamos aqui das criaturas tumulares o que elas eram e tudo o mais.

Nosso principal contato com elas se dá na sociedade do anel quando Frodo desfalece ao ser abordado por uma e acorda deitado em um túmulo.

os hobbits vestiamd e fato roupas sacrificias, não?

Será que este fato naõ representa algo maior e se sim o que? Um sacrficio vão ou tinha algum motivo maior?
 
Bem, eu diria que eles estavam sendo preparados para ser enterrados, não sacrificados, estavam vestindo vestes tumulares digamos.
Penso nas Criaturas Tumulares como autômatos, ou seja, os corpos ali depositados, amaldiçoados pelo Rei dos Bruxos para atormentar a região e qualquer um que na colina pusesse os pés!!
 
Artigo sobre as Criaturas Tumulares no Livro do Thain. disse:
Espíritos Malignos habitando as Colinas dos Túmulos em Eriador. Originalmente, os túmulos pertenciam aos Dúnedain e seus ancestrais, mas os túmulos foram abandonados quando os Dúnedain foram atacados per a Grande Praga de 1636. O Rei-Bruxo enviou espíritos malignos de Angmar e Rhudaur para ocupar os túmulos. As Colinas dos Túmulos tornaram-se um lugar de medo e até os Hobbits ouviram sobre sua sinistra reputação.

Frodo e seus companheiros entraram nas Colinas dos Túmulos em 28 de Setembro (R.C.), 3018 (R.G.), depois de deixarem a casa de Tom Bombadil. Tom advertiu os Hobbits para passar através do lado oeste. Eles esperavam atravessar a Grande Estrada quando a noite caísse, mas eles caíram no sono em uma colina, e a neblina fez com que ficassem desorientados.

Frodo percebeu que tinha se separado dos seus companheiros e tentou achá-los, mas ouviu uma voz chamando e foi confrontado por uma alta figura negra na neblina. Ele perdeu a consciência e acordou para encontrar-se dentro de túmulo. O Túmulo pode ser a tumba do último príncipe de Cardolan, que foi morto na batalha contra as forças de Angmar em 1409, mas ele tornou-se o lar de uma Criatura Tumular.

Frodo viu Merry, Pippin e Sam deitados no chão com uma espada sobre seus pescoços. Eles foram vestidos em robes brancos e adornados em ouro e jóias. Uma luz verde veio do túmulo e Frodo ouviu a voz cantando.

Frio haja nas mãos, no coração e na espinha,
e frio seja o sono sobre a pedra daninha:
que nunca despertem de seu pétreo leito,
nunca, até a Lua morta, até o Sol desfeito.
Ao soprar negro dos ventos os astros vão morrer.
E eles sobre o ouro ainda irão Jazer,
até que o lorde escuro sua mão soerga
sobre o mar morto e sobre a terra negra.

A Sociedade do Anel: "Neblina sobre as Colinas dos Túmulos", p. 152

Uma mão apareceu, procurando a espada no pescoço dos Hobbits. Frodo sentiu uma tentação de colocar o Anel, mas resistiu e usou a espada para cortar a mão nos pulsos [EMO]. Ele então chamou por Bombadil, que chegou e libertou os Hobbits.
Ele cantou uma canção, que baniu a Criatura. Tom deus aos Hobbits as espadas que estavam no túmulo, que foram usadas para lutar com o Rei-Bruxo anos atrás. Ele também procurou por ouro e tesouros e espalhou per a grama, para que nenhuma Criatura retornasse.

É pensado que o Rei-Bruxo visitou as Criaturas, enquanto os Nazgûl procuravam por Frodo e que fora ele quem mandou as Criaturas capturarem aqueles que por ali passassem.

Espero que ajude...
 
Hahahaha! Doidos.
Mas, de certo, os corpos eram de príncipes (como no caso) ou de habitantes de Cardolan e Rhudaur, e como bem colocado, eles não eram os espíritos dos mortos, mas sim espíritos que se apossavam dos túmulos. Não sei se seriam como zumbis, mas a hipótese é válida.
 
Zumbis, não poderiam ser espectros como o rei-bruxo, controlados pelo mesmo, afinal os espectros do anel viviam nos dois mundos e apossibilidade do rei-bruxo controlar isso acho eu que era bem alta.
 
Sim, poderiam, cabe lembrar se eles teriam forma física, ou algo do tipo.
Se não me engano, nas Aventuras de Tom Bombadil, podemos constatar que eles possuíam, talvez, forma. Mas fica somente no talvez, uma vez que Tom Bombadil pode (supostamente) enxergar Frodo usando o Um Anel.
 
Creio que o fato de estender o braço para agarrar a espada e cortar os pescoços dos hobbits já é um indicador que possuíam formas. Eram seres materiais, e evidentemente espirituais. O Rei-Bruxo os controlava, mas não per o poder, mas per a liderança que ele possuía.
 
per+a = pela
per+o = pelo

não se usa a forma per separada, só em radicais latinos como 'per capita'.

quanto ao assunto, o Rei bruxo devia ter certo poder sobre essas criaturas, afinal era o Bruxo de Angmar, certo?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo