• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Teoria Pasta de Jojen

Will Reed

Usuário
Olá pessoal, sou novo no fórum e gostaria de saber, alguém mais ouviu falar da teoria da Pasta de Jojen nas Cronicas de Gelo e Fogo? Se for real qual o destino de Meera Reed?
 
Também não sei se entendi, mas acho que é aquela teoria de que a pasta vermelha dada ao Bran na árvore é feita do sangue do Jojen, que teria sido morto.
Essa teoria tem como base a ideia de que o Corvo de três olhos é do mau, e que só quer o corpo do Bran.
 
Essa teoria tem como base a ideia de que o Corvo de três olhos é do mau, e que só quer o corpo do Bran.
8O Então acho que não conhecia a teoria inteira. Talvez o histórico dual do Brynden Rivers/Corvo de Sangue, mais a aparente "avidez suspeita" em relação ao Bran e a decrepitude de seu corpo sustentem a ideia. Ainda nem li essa teoria, mas por que ele escolheria justo um corpo quebrado? Tudo bem que o Bran é um troca-peles poderoso, mas se for só pelo corpo fica capenga.
 
Última edição:
Então, eu suspeito que ele não queria exatamente Bran, mas sim qualquer filho Stark. É só um palpite, mas a loba grávida pode ter sido enviar por Rivers. Não só isso, mas sendo River um vidente verde, ele poderia saber dos conflitos que culminariam na morte de Stark, tb enviando o veado e criando a tal mensagem que vemos no começo da história: a loba e o veado mortos.

Suspeito que Rivers enviou a loba grávida e o veado com dois propósitos: estimular o lado warg dos Stark com os filhotes de lobo e alertar Ned dos perigos que acompanhariam a chegada de Robert. Pq alertar Ned? Esse é o ponto q explica pq River não queria Bran, mas qualquer Stark. Se Ned ficasse em Winterfell, Rivers teria mais chances de encontrar um corpo saudável, caso todos os Starks desenvolvessem suas habilidades warg. Rivers poderia saber que os eventos decorrentes da saída de Ned diminuiriam consideravelmente a chance encontrar um Stark warg.

Mesmo depois de Ned ter partido, Rickon e Bran tem um mesmo sonho, possivelmente enviado por Rivers, reforçando a possibilidade dele querer apenas um Stark warg. No final das contas, só sobrou Bran, já que Rickon ficou fora do seu alcance.
 
A Tormenta de Espadas:

- Então me ensina você - Bran (...) - É um vidente verde.
- Não - disse Jojen -, sou só um garoto com sonhos. Os videntes verdes eram mais do que isso. Eram também wargs, assim como você, e os maiores de todos podiam usar a pele de qualquer animal que voasse, nadasse ou caminhasse, e eram também capazes de olhar através dos olhos dos represeiros, e de ver a verdade que está por trás do mundo.
A Dança dos Dragões:

— Só um homem em mil nasce troca-peles — disse Lorde Brynden um dia, depois de Bran aprender a voar — e só um troca-peles em mil pode ser um vidente verde.
— Julgava que os videntes verdes eram os feiticeiros dos filhos da flo-resta — disse Bran. — Dos cantores, digo.
— Em certo sentido. Aqueles que você chama filhos da floresta têm olhos dourados como o sol, mas muito de vez em quando, nasce um entre eles com olhos vermelhos como sangue, ou verdes como o musgo numa árvore no coração da floresta. É através desses sinais que os deuses assinalam aqueles que escolheram para receber a dádiva. Os escolhidos não são robustos, e os seus rápidos anos sobre a terra são curtos, pois todas as canções têm de ter o seu equilíbrio. Mas uma vez dentro da madeira, perduram realmente por muito tempo. Mil olhos, cem peles, uma sabedoria profunda como as raízes de árvores antigas. Videntes verdes.
 
Por essas passagens do Haran, inclusive, é q eu penso q jojen só estava sendo manipulado por Rivers. Por isso, ele poderia até mesmo ser dispensável depois de levar bran até ele.
 
Então, eu suspeito que ele não queria exatamente Bran, mas sim qualquer filho Stark. É só um palpite, mas a loba grávida pode ter sido enviar por Rivers. Não só isso, mas sendo River um vidente verde, ele poderia saber dos conflitos que culminariam na morte de Stark, tb enviando o veado e criando a tal mensagem que vemos no começo da história: a loba e o veado mortos.

Suspeito que Rivers enviou a loba grávida e o veado com dois propósitos: estimular o lado warg dos Stark com os filhotes de lobo e alertar Ned dos perigos que acompanhariam a chegada de Robert. Pq alertar Ned? Esse é o ponto q explica pq River não queria Bran, mas qualquer Stark. Se Ned ficasse em Winterfell, Rivers teria mais chances de encontrar um corpo saudável, caso todos os Starks desenvolvessem suas habilidades warg. Rivers poderia saber que os eventos decorrentes da saída de Ned diminuiriam consideravelmente a chance encontrar um Stark warg.

Mesmo depois de Ned ter partido, Rickon e Bran tem um mesmo sonho, possivelmente enviado por Rivers, reforçando a possibilidade dele querer apenas um Stark warg. No final das contas, só sobrou Bran, já que Rickon ficou fora do seu alcance.

A parte sobre o envio dos filhotes e o aviso para o Ned foi muito boa :)
Li sobre a teoria e achei muito provável tudo isso. Faz sentido o Brynden querer o corpo do Bran por causa de suas qualidades raras e específicas (troca-peles/vidente verde), já que, segundo o Varamyr, a capacidade de troca-peles morre com o corpo; resta saber pra que. No texto, o drunkiewookie sugere que o Brynden quer vingança (?), e o momento seria imediatamente propício com o surgimento dos dragões - que ele não vai poder controlar se morrer. Mas por que as crianças da floresta o estariam ajudando? Talvez porque os dragões (e toda a magia a eles atrelada) sejam uma ameaça? Nesse caso, contra o que/quem? Porque até aqui, a despeito da devastação do Fogo e Sangue Targaryen, Dany e seus dragões são vistos como uma arma pró-reino, contra os Outros ("do bem").

Tentando responder à pergunta do Will Reed, acho que, nesse contexto todo, a Meera talvez esteja lá para ajudar o Bran (e o Hodor) quando ele perceber as intenções do Brynden; ou talvez para direcioná-lo a perceber isso, algo assim.
 
Tem a questão do número e sexo dos filhotes de lobo coincidirem exatamente com os filhos Starks. Brynden teria determinado isso de alguma forma? Acredito que não... Nesse sentido prefiro acreditar até segunda ordem que tudo envolvendo o episódio foi sim uma coincidência poética do destino, talvez um destino que acompanhe todos wargs no decorrer dos séculos. O que não impede que Brynden possa ter detectado esse destino e tentado manipulá-lo para seus propósitos.
 
Tem a questão do número e sexo dos filhotes de lobo coincidirem exatamente com os filhos Starks. Brynden teria determinado isso de alguma forma? Acredito que não...
Eu já acho que o fato do número de filhotes coincidir com o número de Starks corrobora a teoria de que foi algo manipulado :think:
 
É um bom ponto sim. Verdade seja dita, é necessária muita suspensão de descrença para acreditar que o poder de brynden é tão grande que ele conseguiria saber quantos filhotes uma loba grávida tinha ao warga-la. Se isso fosse possível, e parece meio exagerado, ele poderia escolher uma loba idela para enviar sua mensagem.

Por outro lado, eu acho sim que o poder de brynden é muito grande e não sabemos ainda até onde pode ir esse poder.

Um argumento contra a teoria de que brynden queria qualquer stark é q ele disse estar observanfo bran há mt tempo, desde o seu nascimento. Isso pode ser verdade e bran realmente é especial e talvez brynden tenha bons objetivos (vs. os White Walkers, afinal ele mostrou para bran o q há além da muralha e disse q é por isso q bran deveria viver. Ou então ele só falou sobre estar observando bran para seduzi-lo e deixa-lo interessado, o q talvez signifique q seus objetivos não sejam tão nobres assim.
 
Sem falar que a ideia de que qualquer um dos starks pudessem tornar-se videntes verdes (que aparentemente é o caminho que Bran deve trilhar) parece difícil de conciliar com "só um troca-peles em mil pode ser um vidente verde".
 
Acho que pode ser uma combinação das duas coisas; coincidência poética (lembrando que o Ghost parece inclusive ter sido um ponto fora da curva) e manipulação de um vidente verde poderoso.

Sem falar que a ideia de que qualquer um dos starks pudessem tornar-se videntes verdes (que aparentemente é o caminho que Bran deve trilhar) parece difícil de conciliar com "só um troca-peles em mil pode ser um vidente verde".

Isso eu não acho estranho. O Brynden fala pro Bran que é o sangue que faz dele um vidente verde, o que vale pra todos os seus irmãos. Sobre ele dizer que observou Bran desde o nascimento, não fica claro que ele vigiava somente o Bran; ele poderia estar observando todos, esperando que o sangue se manifestasse - ou não. Mesmo tendo muito poder (eu tb acho que ele tem), talvez não fosse possível saber, sem sombra de dúvida, desde o início, que seria Bran, dentre os irmãos, que trilharia esse destino.
 
  • Curtir
Reactions: Bel
Errr... Se um em mil pode vir a ser um vidente, nada mais lógico do q apostar em vários ao invés de só um.

Até pq, ali alguns starks eram wargs, de modo q talvez um deles fosse vidente verde.
 
Última edição por um moderador:
Última edição:
Isso pode ser verdade sim, heberus, e nesse caso o número exato dos filhotes seria uma coincidência assim como a loba e o veado. É claro que é uma possibilidade.
 
Isso eu não acho estranho. O Brynden fala pro Bran que é o sangue que faz dele um vidente verde, o que vale pra todos os seus irmãos. Sobre ele dizer que observou Bran desde o nascimento, não fica claro que ele vigiava somente o Bran; ele poderia estar observando todos, esperando que o sangue se manifestasse - ou não. Mesmo tendo muito poder (eu tb acho que ele tem), talvez não fosse possível saber, sem sombra de dúvida, desde o início, que seria Bran, dentre os irmãos, que trilharia esse destino.
Errr... Se um em mil pode vir a ser um vidente, nada mais lógico do q apostar em vários ao invés de só um.

Até pq, ali alguns starks eram wargs, de modo q talvez um deles fosse vidente verde.

Mas será que essa fala do sangue deve ser tão literal assim? O sangue é um dos fatores apenas... Lembre-se do Varamyr, frustado por não ter tido um filho warg. Nesse sentido Brynden diz, no trecho que citei, que "muito de vez em quando" um dos Filhos nasce com olhos diferentes (vermelhos ou verdes), o que indica que serão videntes verdes. É um evento biológico, mas parece ser um tanto quanto aleatório e raro, que tem lugar entre os Filhos-wargs. Mesmo entre os próprios Filhos era uma "dádiva", e não algo a ser desenvolvido a partir apenas de sangue apropriado, ou um dom de uma linhagem particular.

Se um em mil wargs pode vir a ser um vidente, apostar em dez starks parece tão desanimador e ineficiente quanto apostar em um. Temos o point of view de quase todos Starks, ao que sabemos Bran foi o único (dentre os Starks) a sonhar com o corvo de três olhos, sonho que estava lá desde o começo da história. Então soa mais coerente para mim que Brynden, de alguma forma, era capaz de detectar esse potencial biológico de tornar-se vidente verde, ao invés de sair procurando a esmo entre wargs.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo