• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Teoria diz que C.S. Lewis era 'igual' de Tolkien

Realmente, não tem como comparar. Estilo literário, essas coisas... Isso é papo de crítico xarope, mas são estilos distintos, para públicos distintos.

Lewis acrescenta criaturas e situações que são muito mais "fantasia", algo mais gostoso, despreocupado e envolvente, quase infantil. Tolkien já aborda um lado mais realista e histórico, o lado duro da Guerra e fatores políticos. O Hobbit e O Silmarillion têm essas mesmas dualidades - um mais infantil, outro muito mais maduro - embora escritos pelo mesmo autor. São destinados a públicos diferentes. :think:

Penso ser mais ou menos assim: Lewis é um autor para se ler para os filhos à noite, e Tolkien é uma leitura mais madura, para ser apresentada a eles quando tiverem mais envolvimento com a leitura, com o estilo.
 
Mas a TV não tem culpa!!!
A culpa é toda da TV (sei que você falava daquela da minha sala:mrgreen:). Um documentário que se propõe a enaltecer um escritor a partir da comparação que faz com um outro, na verdade está a denegri-lo.

Eu gosto bastante das obras de C. S. Lewis, não gostei foi da declaração do produtor. Na minha opinião não há necessidade nenhuma de comparações entre Lewis e qualquer outro escritor, a obra dele se basta.
 
Eu também não gosto desse tipo de comparação. Como se a obra de Lewis só tivesse valor depois que se chegou a conclusão que ele é tão talentoso quanto Tolkien. Como se ele precisasse desse tipo de comparação para que um leitor chegasse a essa conclusão por si mesmo.
 
Não me agrada esta maneira de comparar as coisas. Considero a escrita uma Arte, e a arte não deve ser comparada desta maneira. Ora, um artista não cria algo para ganhar fama e reconhecimento, a meu ver. Ele cria porque tem vontade de transmitir sua obra a alguém. Lewis ser tão reconhecido como Tolkien não tornará sua obra mais respeitável. E também, ser pouco reconhecido não tornará sua obra mais simples. O reconhecimento, a meu ver, nunca foi o objetivo desses dois grandes gênios. Sim, Lewis foi muito sofisticado, e muito criativo, e isso basta. Não adianta comparar. Eu diria que é inútil fazer isso. Não cabe a ninguém avaliar qual obra é mais sofisticada, ou mais simples. Cabe ao público, dar uma chance à pessoa que escreveu o livro, e fazer a sua própria avaliação, e gostar. Ou não.
 
:rofl:

O produtor do documentário está forçando uma barra enorme com essa declaração, impressionante o que as pessoas são capazes de fazer em nome da promoção e da divulgação (do documentário neste caso, não de C. S. Lewis, que fique claro). Vem cheio de "sentidos ocultos", "xadrez tridimensional" e etc. E conseguiu o que queria, assim que puder vou assistir ao documentário, mas com um monte de pedras na mão.

Mas a TV não tem culpa!!!

:rofl: :rofl: :rofl:

A culpa é toda da TV, uma vez que ela se propôs a passar um documentário baseado num livro claramente sensacionalista. O pior é que as pessoas acreditam no que passa na TV. Tá certo que vai ser na Inglaterra mas, se fosse no Brasil, tenho certeza que ia ter um monte daqueles carinhas que vendem miçangas, incenso e o caramba com uma brochurinha de "Crônicas de Nárnia" debaixo do braço falando: "Só.... Mor viagem... Sentidos ocultos... Xadrez tridimensional..."

Fala sério, tanto Tolkien quanto Lewis eram quase fanáticos religiosos. E já é fato sabido que a única intenção de Lewis ao escrever as Crônicas era catequizar as criancinhas.

Agora, seguindo a linha de raciocínio das comparações, ontem eu tava ouvindo Pink Floyd, que é igualzinho Sepultura. Não acha igual? Ora essa, os dois têm guitarra. Logo são iguais!

Faça-me o favor né!

----------------
Now playing: Virgo - Street of Babylon
via FoxyTunes
 
Agora, seguindo a linha de raciocínio das comparações, ontem eu tava ouvindo Pink Floyd, que é igualzinho Sepultura. Não acha igual? Ora essa, os dois têm guitarra. Logo são iguais!

Faça-me o favor né!

Se os textos não dialogam entre si não tem sentido em fazer a análise comparada, você pode comparar Os Lusíadas com a Ilíada perfeitamente, e esse tipo de coisa enaltece obra, nunca denigre.

Esse é o problema desse documentário. Ela visa estabelecer uma competição entre os dois (mesmo sabendo que Tolkien é melhor que Lewis), isso não é análise comparada (que, sim, é um dos métodos de análise). Se ele estivesse relacionando os textos entre si (e apenas os textos, desconsiderando que eram amigos ou o escambau), aí sim seria uma análise literária séria.

Fora isso é puro sensacionalismo.
 
Hahaha!!! Eu acho que esse reverendo Michael Ward foi uma criança frustrada, que na sua infancia queria ter ganho um livro do Tolkien mas ao invés disso ganhou as Crônicas de Narnia.....rsrs ( não desmerecendo as crônicas, pois eu já lí, e gostei delas)
 
Eu também não gosto desse tipo de comparação. Como se a obra de Lewis só tivesse valor depois que se chegou a conclusão que ele é tão talentoso quanto Tolkien. Como se ele precisasse desse tipo de comparação para que um leitor chegasse a essa conclusão por si mesmo.
:abraco: Perfeito isso que você disse!
 
Tolkien não é superior a Lewis, na minha opinião, estão em um memso nível de qualidade.
As Crônicas de Nárnia é uma série voltada para o público infantil, ao contrário das obras de Tolkien, o que faz muitos pensarem que as obras do Professor são superiores às do Lewis.
Nárnia não é a única obra de C.S. Lewis, este já escreveu muitos outros livros, nos quais ele mostra uma face mais adulta.
A maioria(se não todos)dos livros de Lewis envolvem uma temática cristã, presente também em Nárnia, apesar de que nesta obra, está em uma forma simbológica, pelo motivo de o público alvo da obra ser o infantil.
Os personagens da série são realmente uma bagunça, são instáveis, mas esse é um fator que ajuda o leitor a fascinar-se pelo mundo de Nárnia, pois os personagens podem trair uns aos outros, etc, deixando o leitor ''preso'' na obra.
C.S. Lewis é genial, e tão genial quanto Tolkien e além disso, são meus dois escritores favoritos.:D
 
Concordo com o amigo acima que ds que eles agem como se CSL so tivesse valor se comparado ao Professor. Que viagem!!! Mó viagem!!!
Naum li as sete cronicas, parei em Prince Caspian, mas as diferenças saum gritantes. Lewis fazia historias para entreter criancas e ensinar a elas a verdade biblica em que ele acreditava!!! Diferente do Professor....... As obras dele saum mais complexass.
Bjaao
 
É tudo muito relativo . Em uma comunidade de Lewis, se saise um tópico dizendo "Teoria diz que Tolkien era 'igual' de C.S. Lewis!" ou qualquer coisa parecida, o resultado seria igual ao desse tópico: A maioria ia dizer que símpatiza por Tolkien mesmo não o fazendo, e no final ia sse dizer para não esculaxar o Tolkien, e que cada da autor tem seu valor.
 
É tudo muito relativo . Em uma comunidade de Lewis, se saise um tópico dizendo "Teoria diz que Tolkien era 'igual' de C.S. Lewis!" ou qualquer coisa parecida, o resultado seria igual ao desse tópico: A maioria ia dizer que símpatiza por Tolkien mesmo não o fazendo, e no final ia sse dizer para não esculaxar o Tolkien, e que cada da autor tem seu valor.


Com certeza, mas é errado esculaxar um escritor apenas pelo fato de não ser o estilo que você gosta. Se algum escritor não te agrada busque outro, existem tantos. Agora falar que um é infinitamente melhor que outro como o Nómin disse, ao meu ver, é um pensamento muito pequeno.
 
Não acho que seja justo comparar um autor a outro. As intenções, influências, inspirações e características, por mais parecidas que possam ser, nunca serão iguais. Trata-se de duas pessoas diferentes, com história, formação, cultura e visão de mundo também diferentes. Ao comparar a qualidade de um autor tendo como base outro, acaba-se por limitar as reflexões e avaliações sobre a criatividade qualidade de suas obras.
 
Comparações... já disse em outro tópico sobre Tolkien e Lewis (não me lembro qual exatamente) que desaprovo qualquer tipo de comparação entre eles, mas sei que isso é inevitável. Acho que até eu já comenti esse pequeno deslize, rs.

Sou apaixonada tanto pela obra de Tolkien quanto pela obra do Lewis. Mas, reforçando o que muitos aqui disseram antes de mim, são obras muitooooo diferentes. Já disseé volto a dizer que Nárnia foi escrito para crianças e, como tal, foi escrito, a meu ver, da maneira certa e absoluta como deveria, com Papai Noel, animais falantes andando nas patas traseiras e carregando bandejas nas dianteiras, a Bruxa Má, etc etc etc. Agora, Tolkien escreveu sua obra voltada para outro público (com exceção de O Hobbit, eu diria). E Adão e Eva estão presentes porque foi o desejo de Lewis e o objetivo primordial dele ao escrever está claro em todos os sete livros, e não era só fazer a obra fantástica melhor de todas. Já Tolkien deixa claro que não fez nenhuma alegoria.

Lendo o artigo, concordei plenamente no que o autor diz sobre a comparação não "fazer bem" para a reputação das obras de qualquer dos escritores. Mas também concordo com o que foi falado acima, de que esse "rebuliço" todo vai ajudar a aumentar a fama tanto de Nárnia quanto da obra do Tolkien.

Fiquei com vontade de ver o documentário e, também, de ler o livro do reverendo citado no artigo.
 
Sinceramente, não acredito que esse tipo de comparação faça bem a qualquer um dos escritores. Cada obra literária é única e precisa ser apreciada dentro de seu próprio contexto. De qualquer maneira, nunca é demais lembrar a influência mútua de Tolkien e Lewis -- seja no nível artístico, seja na grande amizade que unia os dois.

Tambem nao acho que comparações vá ajudar àlguem, principalemente os leitores... Pra mim, é a mesma coisa entre comparar Tolkien e Rowling.
Mas a minha opinião de certa forma nao vale, pois para mim Rowling é brilhante, Lewis um mito, mas somente Tolkien é um mestre (em materia de criaçao e outras diversas) !!!
 
Não acho que seja justo comparar um autor a outro. As intenções, influências, inspirações e características, por mais parecidas que possam ser, nunca serão iguais. Trata-se de duas pessoas diferentes, com história, formação, cultura e visão de mundo também diferentes.

Dã. Por isso que é feita a comparação, por eles serem diferentes. Se são iguais, a coisa não tem como ser comparada. :roll:

Ao comparar a qualidade de um autor tendo como base outro, acaba-se por limitar as reflexões e avaliações sobre a criatividade qualidade de suas obras.

Não, ao comparar você faz um texto conversar com o outro e isso só enriquece a obra. Se a obra não dialoga com texto nenhum, ela é fraca.

Tolkien dialoga (quase que reproduz) com o Anel de Nibelungo, por exemplo. Se alguém achar pontos em comum entre as obras (e apenas entre as obras, não vale usar o autor pra isso), a comparação é válida e só tem a acrescentar a partir daí.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo