• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Teoria de Tudo

Eu concordo é com a teoria do princípio antrópico, que diz:

"Vemos o mundo da maneira que o vemos porque existimos"

Ou seja, não fosse o nosso cérebro e a razão que utilizamos a partir dele, o Universo nada mais é do que algo bruto e sem graça, entendem? A cor do Sol pra nos é "amarela" ou "branca" pq nossos olhos assim identificam as suas freqüências de onda... Portanto, nada tem necessariamente um significado.. nós é que damos isso ao Universo, deixando-o "legal e colorido"... :mrgreen:
Por isso, a teoria do tudo nada mais seria que uma interpretação nossa e apenas NOSSA sobre o que nossos sentidos captam do mundo bruto à nossa volta...

Bem, é isso que eu acho...
 
"Vemos o mundo da maneira que o vemos porque existimos"
Eu achava que além disso que vc explicou, o princípio antrópico era mais ou menos assim: um planeta como o nosso existe pq existe vida inteligente nele e não o contrário. Isso também é princípio antrópico ou eu entendi errado?
 
Eu achava que além disso que vc explicou, o princípio antrópico era mais ou menos assim: um planeta como o nosso existe pq existe vida inteligente nele e não o contrário. Isso também é princípio antrópico ou eu entendi errado?

É o contrário do que vc falou. A vida inteligente existe pq há um planeta como o nosso onde ela possa se desenvolver e não o contrário.

O princípio antrópico pode ser parafraseado como 'nós vemos o Universo do jeito que ele é porque existimos'. Há duas versões deste princípio: a fraca afirma que o Universo possui determinadas regiões do espaço onde haveria as condições necessárias para a vida, onde seres racionais como nós não se surpreenderia com tais circunstâncias; a forte declara que existem vários universos com várias histórias possíveis e que em muitos desses universos nós nem sequer existiríamos.
 
"Vemos o mundo da maneira que o vemos porque existimos"

Eu adiciono uma curiosidade.

Numa floresta, cai uma árvore. É um barulho imenso, porém, só sabemos que houve o barulho porque lá havia alguém que escutou. Se não houvesse ninguém para ouvir, nenhum tímpano atingido pela frequência das ondas, então a queda da árvore faria barulho?
 
Na minha opinião é perfeitamente possivel que nós um dia encontremos tal teoria de tuda, mas o interessante não é a teoria em si, e sim o que ela cria. Embora as vezes resumir coisas complexas e que não conhecemos totalmente em leis matemáticasou formulas quimicas (como por exemplo numa possivel molécula no seu cérebro que te faria amar) possa parecer frio ou tentar tornas as coisas simples demais, elas nos ajudariam a entender melhor o universo que nos cerca e a nos mesmos. Eu sei que isto não esta sendo discutido aqui, mas será que as pessoas vão se sentir mais ou menos confortáveis com esses conhecimentos?
O saber de como um planta é feita, como fotossintetiza seu alimento, etc.. me faz deixar apreciar a natureza? É claro que não.
Uma teoria de tudo poderia levar à oque? Poderes ilimitados, uma resposta para a pergunta o que ou quem é Deus?
A teoria de tudo poderia nos levar a respostas que prescisamos pra nunca mais se perguntar de nada, se preucupar com as coisas, mas acho que seria importante valoriza-la ao máximo.
Não se trataria só de uma lei que uniria as quatro forças, mas também o porquê da existencia. Se for encontrado algo em uns 50 anos talvez demoraria mais um pouco por causa de novas e inimaginaveis questões que ela nos traria. Mas o ser humano é algo tão complexo que com certeza a encontria um dia ( apesar de algumas besteiras que ele faz...) :mrgreen:
 
Acho que uma teoria de tudo é falha em si pois parte da idéia explicar de modo "simples" um conjunto infinito de variáveis e possibilidades. As relações no universo não são simples e nem facilmente explicaveis, o que nós humanos fazemos é simplificar o mundo a nossa volta a ponto de podermos entende-lo. Quando um físico diz que a aceleração da gravidade vale 9.8 m/s2 na Terra, ele ignora o fato de que a gravidade varia com a distância, que a massa influi na atraçao, que o objeto também atraí a Terra etc. Como somos muito imperfeitos para entender o mundo como ele é simplificamos e fingimos não ver estes pequenos erros. Mas se tratando de FATO e RALIDADE, nenhum erro é admissível. Acho que simplificar TUDO numa só concepção seria um erro grande demais para figirmos que ele não está lá.
 
concordo com o web.lord, essa teoria é muito simples para a complexidade de tudo, acho que existem até mesmo várias coisas que não podem ser explicadas, fisica e filosoficamente, que seria onde esta teoria está...

acho que nós humanos não entendemos praticamente nada do que nos cerca, somente supomos e fazemos nossas novas gerações acreditarem que isso é isso e pronto, assim seriam as escolas...
 
[completando a minha ultima msg]
Essa idéia de "uma árvore que caí no meio da mata faz barulho?" é uma piada, não uma discução científica. A influência do observedor no objeto de observação faz com que a ciência precise tentar ao máximo se tornar imparcial em seus expêrimentos (na medida do possível). Se uma árvore caí no meio da selva ela perturbou o ar da região e causou vibrações que podem ser chamadas de energia sonora. Logo, se tivesse alguem lá, a pessoa ouviria o barulho. o barulho está lá, mas ninguém ouve.
Imaginar que se um humano não pode perceber algo aquilo não existe é, no mínimo, uma auto-estima exagerada. O universo existe e o sol emite radições luminosas com ou sem alguém para ve-las amarelas.
 
Discordo, CHGSantos.BR, acho que qualquer coisa pode ser explicada mas muitas destas explicações estão fora do alcançe humano. Talvez esta seja a essência de Deus: ter todas as explicações e respostas.


CHGSantos.BR wrote:
acho que existem até mesmo várias coisas que não podem ser explicadas, fisica e filosoficamente


PS: vc sempre fica fora das discussões filosoficas, tipo aquele dia que eu e o Madsen ficamos discutindo física quântica e vc saiu da sala no meio da discussão.
 
essa teoria é muito simples para a complexidade de tudo, acho que existem até mesmo várias coisas que não podem ser explicadas,
Ela não precisa ser simples, e eu acho que seria é muito complicada. Mas é verdade, podem existir coisas sem explicações.

Eu sei que isto não esta sendo discutido aqui, mas será que as pessoas vão se sentir mais ou menos confortáveis com esses conhecimentos?
Na verdade essa é uma boa idéia que pode ser discutida aqui. :wink:

Uma teoria de tudo poderia levar à oque? Poderes ilimitados, uma resposta para a pergunta o que ou quem é Deus?
Eu acho que seria um modelo, um porque de tudo. Mas poderes ilimitados eu acho que seria demais até pq essa teoria teria limitações para nós que somos simples humanos.
Talvez o conhecimento de tudo faça nós apreciarmos mais ainda tudo, como vc disse.

Não se trataria só de uma lei que uniria as quatro forças, mas também o porquê da existencia.
Talvez essa se torne a próxima busca e talvez a mais difícil.
 
[completando a minha ultima msg]
Essa idéia de "uma árvore que caí no meio da mata faz barulho?" é uma piada, não uma discução científica. A influência do observedor no objeto de observação faz com que a ciência precise tentar ao máximo se tornar imparcial em seus expêrimentos (na medida do possível). Se uma árvore caí no meio da selva ela perturbou o ar da região e causou vibrações que podem ser chamadas de energia sonora. Logo, se tivesse alguem lá, a pessoa ouviria o barulho. o barulho está lá, mas ninguém ouve.
Imaginar que se um humano não pode perceber algo aquilo não existe é, no mínimo, uma auto-estima exagerada. O universo existe e o sol emite radições luminosas com ou sem alguém para ve-las amarelas.

Não concordo. Você mesmo chama as radiações amarelas e as ondas sonoras de "radiações do amarelo" e "ondas sonoras" pq assim demos nomes a essas coisas, entende? E tudo bem, elas realmente estão lá, são fato, mas sem a percepção humana, sem os nossos 5 sentidos, seria somente uma variação de onda ou uma propagação de onda numa matéria... nada mais q isso. Apenas modificações físicas causadas por outras modificações físicas...
 
acho que qualquer coisa pode ser explicada mas muitas destas explicações estão fora do alcançe humano
algumas fora do alcance de qualquer ser que conhecemos, ou seja, fora do nosso alcance..... acho que algumas coisas podem não ter explicações mesmo, mesmo para os superiores a nós, se estes existirem...

bom, eu por exemplo não entendo pra quê estudamos matemática irreal, algumas coisas em que letras são números, acho que muita coisa é suposição sem muito sentido...
 
CHGSantos.BR disse:
acho que qualquer coisa pode ser explicada mas muitas destas explicações estão fora do alcançe humano
algumas fora do alcance de qualquer ser que conhecemos, ou seja, fora do nosso alcance..... acho que algumas coisas podem não ter explicações mesmo, mesmo para os superiores a nós, se estes existirem...

bom, eu por exemplo não entendo pra quê estudamos matemática irreal, algumas coisas em que letras são números, acho que muita coisa é suposição sem muito sentido...

Estudamos estas coisas porque são uteis na resolução de problemas e porque permitem que sejam construidads coisas como esse computador que você está usando. Por exemplo essas coisas de raiz de numeros negativos tem usos na eletrônica e letras que são números servem para mta coisa... tanto que ja se usavam equções algébricas no egito antigo... como não é util??
 
renandurst wrote:

Não concordo. Você mesmo chama as radiações amarelas e as ondas sonoras de "radiações do amarelo" e "ondas sonoras" pq assim demos nomes a essas coisas, entende? E tudo bem, elas realmente estão lá, são fato, mas sem a percepção humana, sem os nossos 5 sentidos, seria somente uma variação de onda ou uma propagação de onda numa matéria... nada mais q isso. Apenas modificações físicas causadas por outras modificações físicas...

Chame de "radiação amarelas", onda eletromagnética ou não chame de nada. Elas ainda estão lá. Esta é a questão. O fato de nós sabermos ou não da existência de algo não significa que tal coisa não exista. Precisamos trancender os limites patéticos do entendimento humano para tentar compreender o universo de uma forma mais pura (Apesar da falta de lógica da frase).
 
CHGSantos wrote

Citação:

acho que qualquer coisa pode ser explicada mas muitas destas explicações estão fora do alcançe humano


algumas fora do alcance de qualquer ser que conhecemos, ou seja, fora do nosso alcance..... acho que algumas coisas podem não ter explicações mesmo, mesmo para os superiores a nós, se estes existirem...

bom, eu por exemplo não entendo pra quê estudamos matemática irreal, algumas coisas em que letras são números, acho que muita coisa é suposição sem muito sentido...

Sério? há um limite máximo para compreensão? há coisas tão complexas que não podem se compreendidas por NADA nem NINGUÉM? Eu acho que não. A matemática é abstrata mas não significa que não possa ser compreendida, o unvierso e concreto e pode ser compreendido.

E se algo pode ser compreendido, por que não seria, seja por nós ou por Deus?
 
Ei vao com calma.... a teoria do tudo "existe" sim ela tenta unificar todas as interaçoes de todas as forças q conhecemos e se alem disso nos soubermos a posiçao inicial de tudo vamos poder prever tudo q vai acontecer ad infinitum so q hojem em dia ela ainda termia em um monte de infinitos cortando infinitos..... e nao dá nenhum resuldado rasoalvel.... mas isso eh questao de tempo.... mas ela esta certa e provavelmente algum dia bem no futuro nso vamos conseguir prever muita coisa com facilidade......


boa sorte pros cientistas......


Abraços DWarf
 
Sério? há um limite máximo para compreensão? há coisas tão complexas que não podem se compreendidas por NADA nem NINGUÉM? Eu acho que não. A matemática é abstrata mas não significa que não possa ser compreendida, o unvierso e concreto e pode ser compreendido.

E se algo pode ser compreendido, por que não seria, seja por nós ou por Deus?
mas será que existem essas entidades?? será que existem mais seres no universo?? continua tudo sendo muito vago...
acho que não existe limite máximo para compreensão, mas acho que não existem seres suficientemente "inteligentes", por assim dizer, atualmente, que possam interpretar tudo, ou pelo menos uma boa parte de tudo.
Estudamos estas coisas porque são uteis na resolução de problemas e porque permitem que sejam construidads coisas como esse computador que você está usando. Por exemplo essas coisas de raiz de numeros negativos tem usos na eletrônica e letras que são números servem para mta coisa... tanto que ja se usavam equções algébricas no egito antigo... como não é util??
eu digo isso somente pelo motivo de desconhecer esse tipo de coisa, só digo pois para mim parece muito inútil, acho que não deveria ter citado... deveria ter procurado me informar sobre isso antes de comentar...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo