• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Teoria da existencia humana

Bom, eu estava pensando antes de criar esse topico:
se esse clube visa o cetismo, nao teria porque coloca-lo, já que a maioria ia falar dos Macacos.
Mas alguem sugeriu em outro topico, fazer um clube da religiao e o Deriel disse: aqui tambem tem lugar pra religiao.

Vamos ao que interessa:

As religioes tem varias teorias sobre como o homem surgiu, e sem duvida, Adao e Eva é a mais famosa delas.
Já alguns cientististas afirmam que o homem vem da linhagem dos macacos que evoluiu.
Ainda existem outras teorias, tanto religiosas como cientificas.
Bem, em qual teoria vc acredita e porque?
 
Não pode se dizer q uma historia religiosa é uma "Teoria" né?
Mitos e lendas para a criação dos homem existe milhares!

Praticamente cada povo antigo tinha sua hsitoria para o surgimento dos homens!
Acho q ninguem aqui vai dizer q acredita nessa e naquela...

Acho q nem os padres acreditam em Adão e Eva, eles mesmo dizem q a Biblia são metaforas...

Acho q nao entendi direito o proposito do topico...
 
Pra mim o tópico é para cada um citar a teoria em que acredita, seja ela religiosa ou científica, e dizer o porquê....


Eu acredito na teoria da evolução mesmo, porquê para mim é a que apresenta mais evidências para se provar real.
 
É como o Gandalf disse..

Bem, Digo S..
Se é como vc disse, pq milhoes de pessoas no mundo inteiro ainda teimam em dizer que o homem surgiu de Deus e a mulher de uma costela???
 
Bem ,
qt ao surgimento do homem eu ainda nao tenho uma opinião formada... a teoria da evolução até agora me pareceu a mais viável...

Quanto a mitos e lendas religiosas eu encaro como metaforas ou simbolismos... nada de concreto...
Não pode se dizer q uma historia religiosa é uma "Teoria" né?
Depende do ponto de vista. Se alguem acredita fielmente na historia de Adão e Eva esta passa a ser a sua teoria. Ou não?
 
Anoriel disse:
Depende do ponto de vista. Se alguem acredita fielmente na historia de Adão e Eva esta passa a ser a sua teoria. Ou não?
Não sei!
Eu sempre achei q para ser uam teoria teria q ter um embasamento cientifico, posso estar errado!
Hipoteses é q vc pode fazer sem precisar de base nenhuma, acho q é isso... não sei! :mrgreen:

Calrice disse:
Se é como vc disse, pq milhoes de pessoas no mundo inteiro ainda teimam em dizer que o homem surgiu de Deus e a mulher de uma costela???
Não sei, eu não conheço ninguem q acredite de verdade nisso!
E se acredita, derepente nunca frequentou uma escola!
Precisamos de mais evidencias! :mrgreen:
 
Depende do ponto de vista. Se alguem acredita fielmente na historia de Adão e Eva esta passa a ser a sua teoria. Ou não?

Eu creio que sim, Anoriell
Apesar de "Adao e Eva" nao ter maiores argumentos do que Deus e as unicas coisas apresentadas em debates serem perguntas adversas a teoria cientifica, ainda assim continua sendo uma teoria.

Eu acabei de pensar numa coisa.. essas pessoas acreditam em Adao e Eva porque nao tem provas que mostrem o contrario. Existem indicios e hipoteses no meio cientifico, mas nada provado concretamente.
Agora, os ceticos dizem que só acreditariam em tal teoria (A&E) se fosse provado que Deus existe.

Mas entao, o que leva a grande maioria de vcs acreditar nos macacos? todo mundo ja veio dizer "ah pq é o quem tem mais provas" mas ninguem apresentou provas. Nao é so pq o macaco evoluiu e é parecido com o homem. Senao eu poderia dizer que passarinhos e aguias sao a mesma coisa.. jacares e sapos.
 
Eu acredito na da evolução dos primatas.
Mas eu tbm acredito que tudo isso não surgiu do nda, não. Eu acho que tem um criador de tudo isso aki!!
 
Clarice, não é q o homem tenha evoluido dos macacos!
A teroria diz q eles viaram de um ancestral comum, q já nao existe mais!
E esse ancestral comum, veio de um outro comum a todos os mamiferos, q veio de um comum a todos os animais, q veio de um comum a todos os seres vivos, q veio de um primeiro organismo q criou vida apartir da união de algumas molecolas!
Esse é um resumo doq s eria a teoria!
E ela foi formada apos anos a anos de estudo da estrutura dos seres vivos, sua composição quimica, fisica e biologica, estudando a evolução das especies, o crecimento embrionario, a atmosfera Terreste, foceis, e milhoes de coisas!

As "Teorias" q explicam religiosamente vem geralmente de um livro antigo ou de ditos populares q ninguem sabe de onde começou ou veio e q acaba se alterando com o tempo! Tranto q hoje existe varias religiões diferentes, e muitas delas as vezes baseada em um mesmo Deus, mas deviado a desavensas, acabaram se tornando religiões diferentes e as suas historias para a criação do homem alteradas! Se as prorias religiões baseadas nos mesmo mitos acabaram alterando eles, como saber qual o verdadeiro? pq deveriamosa creditar neles? pq alguem acha q é assim?
Credo cada um tem o seu, mas para se discutir, são necessarios argumentos!
 
Teorias religiosas se baseiam na fé.

E acabam sempre chegando em algum beco sem saída, aonde surge um Ser onipotente, onipresente, que simplesmente diz: "Que assim seja". Se você tem a fé cega simplesmente acredita que as coisas acontecem por que Deus quis... Mas nesse clube somos céticos! :mrgreen:
 
Clarice Starling disse:
Mas entao, o que leva a grande maioria de vcs acreditar nos macacos? todo mundo ja veio dizer "ah pq é o quem tem mais provas" mas ninguem apresentou provas. Nao é so pq o macaco evoluiu e é parecido com o homem. Senao eu poderia dizer que passarinhos e aguias sao a mesma coisa.. jacares e sapos.
Bom, o Digus foi mais rápido e já explicou tudo.
Só gostaria de complementar dizendo que não é questão de não apresentar provas, porque elas existem sim. Você foi atrás delas antes de postar? :wink:
Senão, deixa eu te explicar... antes de termos essa tecnologia toda, essa evolução era principalmente baseada nos fósseis, mas hoje em dia, com o sequenciamento do nosso código genético, o DNA, e a comparação entre algumas proteínas que nós temos, e que estão presentes nos primatas também, tudo aponta que somos descendentes de uma espécie de macaco sim.

Ah, e passarinhos e águias não são a mesma coisa, mas provêm de um ancestral comum, assim como nós e as minhocas (linda comparação). :wink:
 
É como o Digus disse: tem q ter um embasamento científico. A de Darwin tem. Há observações e evidências a favor dele. Provas? Q tal o DNA?
Adão e Eva são da caetgoria: "lendas e mitos de criação". Embasamento zero! É como dizer q o Silmarillion conta a origem real da Terra -> ele é apenas mais uma lenda de criação! (foi feito para ser assim)

Darwin e Adão não pertencem ao mesmo balaio!
 
Engethor disse:
É como dizer q o Silmarillion conta a origem real da Terra -> ele é apenas mais uma lenda de criação! (foi feito para ser assim)
Eu pensei exatamente isso! :mrgreen:
So não citei pra nao vir nenhum engraçadinho dizer q as lendas do Silmarillion sao de verdade mesmo! :roll:

Acho q esse topico ficaria mais interessante e agente discutisse teorias pro motivo da existencia humana! Claro q nao teria embasamento cientifico, mas daria pra ter embasamento religioso de pq os serer humanos existe! Achoq é amis interessante q ficar citando lendas! :wink:
 
Mas nesse clube somos céticos!
Não eu não sou cética! :obiggraz: Mas to aki pra ver o que os céticos pensam.
Acho q esse topico ficaria mais interessante e agente discutisse teorias pro motivo da existencia humana! Claro q nao teria embasamento cientifico, mas daria pra ter embasamento religioso de pq os serer humanos existe! Achoq é amis interessante q ficar citando lendas
CARACA!!!! É EXATAMENTE ISSO Q EU ME PERGUNTO!!!!
Independente de qualquer crença ... qualquer teoria... eu me pergunto.. POR QUE DIABOS???
Q q a gente tá fazendo aki? Por que fomos criados e com que finalidade? Ou supondo que tenhamos vindo de mutações de ancestrais comuns a o que quer que seja, por que agimos desta forma? Por que pensamos? Por que? :o?: :o?: :o?:

Vixe... isso deu um nó na minha cabeça ...
Eu não tenho nenhuma teoria ... alguem tem?
:o?:
 
Bom, o Digus foi mais rápido e já explicou tudo.
Só gostaria de complementar dizendo que não é questão de não apresentar provas, porque elas existem sim. Você foi atrás delas antes de postar?

Eu ja sabia o que o Digus falou antes dele falar, só pra animar o topico. E veja so.. quantos comentarios consegui :P


Sei la Anoriell, as vezes eu penso que estamos aqui pq a natureza quis e pra completar o ciclo natural das coisas.
Mas ai é eu penso: po, isso nao tem logica.
Ai entram as palavras da Clarice Lispector:
"É uma infamia nascer para morrer sem saber quando nem onde."
 
Povo ... não confundam hipótese com teoria, tampouco dêem o status de teoria para quaisquer crença religiosa, não é um termo que se aplica. Eu me sinto a vontade conversando sobre religião, alias, teologia. As pessoas têm o direito de procurarem explicações místicas para a existência humana, mas não podem dar o crédito cientifico a essas soluções.

Apenas porque não sabemos algo, isso não da crédito a qualquer hipótese criada por nós necessariamente.

Por outro lado, não podemos nos fiar cegamente na ciência, porque ela não nos respondera a verdade, a verdade nós criamos. Para sermos exatos, quando almejamos a verdade, apenas alcançamos o verossímil.
 
faramir disse:
Por outro lado, não podemos nos fiar cegamente na ciência, porque ela não nos respondera a verdade, a verdade nós criamos. Para sermos exatos, quando almejamos a verdade, apenas alcançamos o verossímil.
Falow bonito cara! :mrgreen:

Exatamente isso!
E esse negocio de não chamar qq coisa de teoria é exatamente oq t ava tentando explicar, teoria é uam coisa, hipoteses são outras, mas eu nao sei direito as classificações pra elas não!

Tb acho q nao devemos nos limitar apensa a explicações cientificas, mas tb nao podemos tomar nossas crensar como verdades absolutar, se nao nao adianta existir esse forum para discussões!

Fica bem complicado discutir certos assuntos num forum para Ceticos! :mrgreen:
 
pq pensamos?? bem pensamos pq demos uma cagada monumental, eh uma coisa probabilistica nada mais.... sem nenhum grande proposito.....

eu acredito na teoria da evoluçao..... pq ??? bem pq ela tem embasamento cientifico.

eu acredito q adao e eva foi uma forma vaga de se explicar coisas q ainda nao entendiamos e q o fato de eva sair da costela de adao foi feito assim para as mulheres entenderem a sua posiçao como criaturas inferiores... (eu eu nao achu isso opk nao interpretem mal essa post..... eu achu mulher um bixu MUITO foda pq pensem comigo, eu me considero um cara com bom gosto... se eu vou passar a vida inteira atrar de mulher essa parada tem q ser MUITO foda nao eh??)

abraços Dwarf
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo