• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tenet (Idem, 2020)

Com todo o hype desse filme e a expectativa de uma história legal de wibbly-wobbly timey-wimey, eu já estava ficando chateado só com a manchete de que o filme foi (compreensivelmente) adiado por causa do coronga.

A boa notícia é que ele só foi adiado em duas semanas (mirror), para 31 de Julho. A notícia é que nada isso importa para nós -- dado o esforço a nível nacional que estamos fazendo para manter a peste circulando, nem em sonho será seguro para os cinemas abrirem em pouco mais de mês e meio (e mesmo que abram na loucura, eu que não vou me arriscar a ir).
 
Com todo o hype desse filme e a expectativa de uma história legal de wibbly-wobbly timey-wimey, eu já estava ficando chateado só com a manchete de que o filme foi (compreensivelmente) adiado por causa do coronga.

A boa notícia é que ele só foi adiado em duas semanas (mirror), para 31 de Julho. A notícia é que nada isso importa para nós -- dado o esforço a nível nacional que estamos fazendo para manter a peste circulando, nem em sonho será seguro para os cinemas abrirem em pouco mais de mês e meio (e mesmo que abram na loucura, eu que não vou me arriscar a ir).

O pior é que os filmes do Nolan fazem diferença se vistos no cinema, alias ele os faz pensando especificamente nessa experiencia.
 
Última edição:
Pois é, estreiou e todas as criticas estão bem positivas.


Vontade de ver la no alto, mesmo com os protocolos dos cinemas ainda estou receoso, ainda mais agora com essa segunda onda da europa.
 
Assisti ontem (mas não no cinema) e:
Não gostei muito. E, acredito, se fosse assistir em um cinema pouco mudaria: talvez o impacto das explosões e de algumas cenas de ação aqui ou acolá, apesar de acompanhadas da trilha sonora mais enfadonha e clichê de um blockbuster - o Hans Zimmer, pelo menos, era mais imaginativo kk.

Mas essas coisas de "experiência" a parte, a trilha sonora talvez seja até o menor problema do filme: até tem algumas boas atuações (do Pattinson e do Washington, principalmente) e é bem fotografado, mas para aí. A edição de "Tenet" poucas vezes é lógica, os cortes são totalmente aleatórios. Os diálogos não tem aquela pegada meio tosca de alguns outros filmes do Nolan, como "Dark Knight", não obstante serem, mais do que nunca, excessivamente expositivos. Basicamente todos os passos do filme, tal como seus intricamentos, são adiantados, detalhadamente, pelo roteiro escrito.

A premissa do roteiro (i.e., o elemento que o Nolan gosta de colocar pra guiar o filme) pouco funciona: na verdade, a própria estrutura do longa não é tão difícil de acompanhar, visto que o próprio diretor explica isso toda hora, mas enfim, toda essa jogada de "reverter o tempo" e tals, é pouquíssimo explorada. Quando é, não foge muito do que o Nolan já tinha executado em "Inception" ou "Interstellar". E, quando sai dessa pegada, o filme foca num núcleo que, caricato e clichê, acaba atrapalhando o filme todo, pois é inconsistente no desenvolvimento. Em "Tenet" há pouca complexidade: o filme, mais do que qualquer outro do diretor, abraça inúmeros clichês (a Guerra Fria, o "acabar com o mundo", o casamento ruindo, etc.), mas não acaba elaborando nenhum e o filme se perde nessa indefinição, dando a impressão de que os mecanismos narrativos não são nem lapidados e, muito menos, coesos.

Também nota-se que o Nolan, assim como o Charlie Kaufman, não consegue escrever personagens femininos que saiam do espectro de coadjuvante dos personagens principais: assim como em "I'm thinking of ending things", em "Tenet" a personagem feminina pretensamente mais forte não passa de uma escada pro protagonista realizar seus anseios.
 
Gostei do duplo spoiler. :rofl:

Eu estou com vontade de conferir este filme, mas não me arrisco a pegar um cinema ainda. Vou esperar lançarem em algum lugar para conferir.
 
Não vou colocar a tag de spoiler porque realmente não tem nenhum spoiler, mas se você é daqueles que não gosta de ler nada sobre o filme antes de assisti-lo, não leia o que escrevi abaixo.

Assisti hoje à tarde no cinema. Acredito que assistir em uma sala de cinema potencializa muito a experiência do filme.

O filme é o mais Nolan possível. É tão Nolan que mesmo se o espectador começar assistir sem saber nada sobre o filme, inclusive sem saber quem é o diretor, logo ele perceberá a assinatura do Nolan. Todos as características dos filmes dele estão lá: uma cena inicial aparentemente estranha, diálogos expositivos à medida em que a trama vai se desenrolando, cenas intercaladas próximo ao clímax, o arco final cheio de tensão e com contagem de tempo etc.

Em relação à trama em si, a minha percepção foi diametralmente contrária a do @Nírasolmo: eu achei o filme bem complexo, mesmo com as explicações didáticas ao longo do filme. Precisarei assistir mais umas duas ou três vezes para entender melhor o que se passou, especialmente no arco final.

Em geral, eu gosto dos filmes do Nolan. Interestelar é um filmaço; um dos grandes filmes da década. Mas neste aqui o Nolan foi pretensioso demais e almejou uma complexidade que até alcançou, mas não cativou. Se o enredo fosse mais simples seria um filme muito melhor.

Por enquanto é o filme menos virtuoso do Nolan dentre todos que já assisti. Não que seja ruim, mas infelizmente não correspondeu às (minhas) expectativas.
 
Última edição:
Segundo essa matéria (mirror) que saiu uns dias atrás no CinemaBlend, o filme estará disponível para streaming a partir do dia 15 desse mês na Amazon, Apple, Youtube e Vudu (é pra jacu? Nem sabia desse serviço).

Os aluguéis estão na faixa dos US $20,00 mas sei lá se estarão legalmente disponíveis no Brasil ou por quanto, e nenhuma certeza quanto aos outros demais também. Faz meses que tem aquelas cópias piratas de câmera no cinema circulando por aí (Eru do céu, quem tem coragem de assistir a filme do Nolan numa coisa dessas?!) e parece que no fim de semana vazaram umas cópias em boa qualidade... vai que isso incentiva a distribuidora a revender em outras plataformas também.

E eu que só queria assistir no cinema ... maldito vírus.
 
E eu que só queria assistir no cinema ... maldito vírus.

Bom, finamente assisti. Não no cinema e acho que é a única vez que eu fico feliz de não fazer isso num filme do Nolan porque, apesar da premissa e mecânica do roteiro estarem bem explicadas, seria bem fácil perder detalhes interessantes.

Pra começo da história:


Talvez eu coloco algum outro comentário aqui depois que conseguir avaliar a coisa direito.


Edit: aproveitando para editar o título do tópico porque ele saiu esse ano mesmo.
 
Última edição:
Assisti o filme e achei legal, mas não é uma obra prima do Nolan, como um Interestelar ou a trilogia Batman.

De qualquer maneira, fico na espera do que o diretor vai querer abordar no proximo filme, parece que as alternativas estão se estinguindo para temas que ele ainda não abordou.

Gostaria muito de ver a visão dele sobre um filme mais pé no chão, como ele fez na trilogia Batman, isso com certeza traria um ar renovado para os filmes dele.
 
Eu achava que isso já era tão óbvio que nem merecia ser mencionado. :think:
Seja como for, quem já viu o filme deve ter percebido como as demais palavras do quadrado também aparecem, como nomes de pessoas, lugares, coisas...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo