1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Tempestade solar chega à Terra hoje (08/03) e pode afetar equipamentos

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Fúria da cidade, 8 Mar 2012.

  1. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Uma forte tempestade geomagnética originária do Sol deve chegar nesta quinta-feira (8) à Terra. O fenômeno pode afetar redes elétricas, transportes aéreos e aparelhos de GPS e de comunicações, segundo especialistas norte-americanos. A tempestade - uma gigantesca nuvem de partículas expelidas pelo Sol a cerca de 7,2 milhões de km/h - foi provocada por duas erupções solares, de acordo com os cientistas.

    Essa é provavelmente a mais violenta tempestade solar em quase seis anos, superando uma semelhante no final de janeiro, segundo Joseph Kunches, um meteorologista espacial que trabalha na Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    (NOAA). A perturbação solar, segundo Kunches, tem três estágios, dos quais dois já estão afetando a Terra.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Imagem fornecida pela Nasa mostra ‘labareda’ solar já em direção à Terra. (Foto: Nasa / AP Photo)


    Primeiro, duas labaredas solares, movendo-se quase à velocidade da luz, chegaram à Terra, na noite de terça-feira (6). Elas podem afetar transmissões de rádio.

    Em seguida, a radiação solar atingiu, na quarta-feira (7), o campo magnético terrestre, com possível impacto sobre o tráfego aéreo, especialmente perto dos polos. Satélites e astronautas em caminhadas espaciais também estão sujeitos aos efeitos dessa fase, que pode durar vários dias.

    Finalmente, a nuvem de plasma emitida pela ejeção de massa coronal - que é basicamente um pedaço grande da atmosfera solar - deve chegar na manhã
    e quinta à Terra.

    Essa fase pode afetar o funcionamento de redes elétricas, satélites, GPSs de alta precisão usados em operações petrolíferas e agrícolas, segundo os cientistas.

    O GPS comum, como o dos carros, não deve ser afetado, segundo Doug Biesiecker, da NOAA. Kunches disse que o componente geomagnético da tempestade pode se antecipar um pouco por ocorrer logo depois de uma tempestade anterior, que saiu do Sol no domingo (4) e está atualmente castigando a magnetosfera terrestre. “Quando você já teve uma tempestade de ejeção de massa coronal, às vezes a próxima tempestade de ejeção de massa coronal é mais rápida em chegar aqui”, disse Kunches.

    As tempestades podem produzir auroras polares. No Hemisfério Norte, o fenômeno poderia ser visto até em latitudes médias, como em Nova York. Cientistas dizem que o Sol está numa fase de atividade ascendente no seu ciclo de 11 anos, e o pico está previsto para 2012.


    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Vamos ver qual é o estrago que isso vai deixar.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. Turgon

    Turgon 孫 悟空

    Para pessoas que não trabalham com isso, acredito que não irá mudar praticamente nada, isso se mudar algo.
     
  3. General Artigas

    General Artigas Não tá morto quem peleia

    Juro que vejo um cara em uma "toga" segurando uma lança (a tal labareda). Adoro pareidolia... :roll:
     
    • LOL LOL x 2
  4. Vela- o Rousoku

    Vela- o Rousoku Sirius Black

    É o sol brilhando mais forte para o Dia Internacional da Mulher :g:
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  5. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Se vivêssemos todos como há 100 anos atrás com certeza não afetaria nada.

    Mas a cada década que passa o numero de satélites, torres de transmissão e toda parafernalha eletrônica comunicação se torna cada vez maior no mundo inteiro, então sempre existe a chance disso afetar algo em maior ou menor intensidade em algum lugar.
     
  6. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Se os celulares ficassem um tempo sem funcionar não seria tão ruim.
     
    • LOL LOL x 1
  7. Ivo Basay®

    Ivo Basay® Banned

    Ainda bem que desta vez não houve nenhum prejuizo grande.. pelo menos é o que saiu nos noticiários.
     
  8. Oakenshield

    Oakenshield Usuário

    Não soube de nenhum dano, apenas auroras pelo planeta. Alguém soube?
     

Compartilhar