• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tempestade em Caradhras - metáfora ou algo mais?

O número de balrogs é certo sim: Tolkien disse que eram 7, em um texto bem tardio.

Quanto ao resto, é especulação, mas sem nada que fundamente isso. Vc está apenas achando que é assim pq lhe agrada. ;)

Os maiar corrompidos por Morgoth tiveram papéis importantes e foram descritos por Tolkien. O que um deles ia estar fazendo no alto de uma montanha? Qual o propósito? Vai me dizer que ele ficou esperando lá por 6 mil anos até que a Comitiva chegasse, para poder mostrar sua "força" através de uma tempestade? :lol:
Se ele fosse um maia de Morgoth, teria se escondido da fúria dos exércitos do Oeste, como fizeram o Balrog e Sauron, e não ficaria saltitando por picos nevados. :D

E a última parte do seu post resume tudo: "E mesmo não sendo um maia, pode ser um espírito...sei lá."

"Viajar" é bem fácil. :wink:
 
Tilion, Melkor seduziu mais do que oito maiar para o seu lado. Houve guerra entre Melkor e os Valar antes da chegada dos elfos, e não foi guerra apenas entre os balrogs, Sauron, Melkor e todos os outros valar a maiar.

"Pois, dos maiar, muitos foram atraídos muitos foram atraídos por seu esplendor e, seus dias de majestade, permanecedno fiéis a ele em seu mergulho nas trevas. E outros ele corrompeu mais tarde, atraindo-os para si com mentiras e presentes e presentes traiçoeiros. Horrendos entre esses espíritos eram os valaraukar(...)"

Eu penso que que havia um expercito de espíritos servindo Melkor. Os balrogs talvez fossem os mais fortes, por serem de uma classificação específica e terem sobrevivido mesmo contra os valar.
 
Sim, eu sei, e creio que esses outros deviam ser principalmente os tais "super-capitães-orcs-overpower". ;)

Acontece que não dá pra engolir um Maia dando uma de cabrito montês em Caradhras. ;)
 
Pois é, aí eu concordo, hehehehe

Eu não sei no que acreditar, na verdade. Maiar é difícil. Mas a idéia de que seria uma "encarnação da natureza", que nem o Tom, mesmo difícil, é legal. O mais "racional" seria pensar na metáfora e pronto, mas o "lado fantasia" da leitura é legal demais pra ignorar assim. :D
 
Se fossem maiar, eu acho q seria algo como "Balrogs de Gelo", tvz com asas (mas os d fogo não tinham asas! :mrgreen: ) e q tivessem sido corrompidos de maiar de Manwë.
 
A única solução possível e aceitável é ser uma metáfora. Quanto ao número de maiar corrompidos, existiam 7 balrogs, Sauron e outros. Eu sempre pensei que o primeiro dragão terrestre era descendente de um maiar tb....sei lá? :| :wink: :?
 
Num sei, num tem um texto (apesar de ser antigo, e a ideia pode ter sido descartada), naquela LONGA discussão sobre as asas do Balrog, em que se diz que "mil balrogs voaram sobre não sei aonde"??

Desconhecia até agora essa coisa de 7 balrogs. É de uma carta do Tolkien??


Bem, voltando ao topico, realmente acho q , se os "demonios do candaharas" não forem metaforas, tb não devem ser maiar.
Mas acho que tambem não se pode descartar a parte "fantazia" da obra.

Meio off topic: Os dragões de fogo cuspiam fogo ( :roll: ), e os de gelo?? Cuspiam gelo (ou melhor, um allito gelao??)
 
Olwë disse:
Hemmingway fez isso com o mar em The old man and the Sea e todo mundo achou o máximo... Por que PJ não reconheceu o mesmo artifício quando foi usado por Tolkien?

Porque o foco de Hemmingway era essa relação entre o homem e a natureza.

O foco do SdA é a jornada da Comitiva e os perigos e dilemas que enfrentam pelo caminho. :wink:

Simplesmente ficou mais dinâmico e prático fazer o Saruman convocar a tempestade, que de ruim nada teve.
 
Swanhild disse:
Os demônios só aparecem no Hobbit. No SdA aparecem vozes no meio do vento, que a gente não sabe direito de onde vêm. E a seguinte fala do Aragorn indica que as vozes devem ser mesmo do Caradhras (ou são uma metáfora para ele):

"There are many evil and unfriendly things in the world that have little love for those who go on two legs (...)."

Tipu assim mas no Hobbit gandalf dexa bem claro q os gigantes são gigantes mesmo tanto q ele diz q vai pedir para um gigante mais ou menos confiável para fechar akela entrada da caverna onde os anões e o hobbit foram surpreendidos.... será q tbm naum há os gigantes d gelo, tipu sejam mais do q a metáfora?
 
Na página 95 do Hobbit estah escrito assim:
"-Preciso ver se encontro um gigante mais ou menos confiável para bloqueá-la de novo [a passagem aonda haviam sido atacados por orcs]- disse Gandalf - ou logo não haverá como atravessar as montanhas." (segundo parágrafo)
 
Mas tem um ponto interessante que tb deve ser considerado:

Gimli - O braço dele realmente cresceu, se ele pode trazer a neve do Norte para nos atrapalhar aqui, a trezentas léguas de distância.
Gandalf - O braço dele cresceu.

Sobre Sauron poder governar tempestades em montanhas.

Acho que a idéia de Saruman estar de alguma forma intensificando a neve e as avalanches deve ser considerada. Apesar de Tolkien não deixar nada claro, os crebain das Terras-Pardas e de Fangorn provavelmente eram espiões do Mago e não de Sauron. Então Saruman sabia exatamente aonde a Sociedade estava naquele momento em particular. Então ele pode muito bem ter usado seu poder para intensificar o inverno como notaram Aragorn e Gandalf.
Porque eu acho que o Caradhras tá mais pra metáfora do que pra uma montanha que pensa e sente.
 
Dos Maiar corrompidos por Morgoth, 7 eram balrogs e o outro era Sauron (há a possibilidade de alguns dos primeiros grandes orcs terem sido Maiar tb, mas nada é provado).


Errado. Os primeiros orcs foram elfos capturados por Melkor e que pela sua "arte" em Angband se tornaram criaturas desfiguradas e que odiavam até o próprio criador.


Outra coisa gente, Melkor no seu tempo de explendor realmente abduziu outros maiar, como o próprio Osse durante um tempo, na grande guerra entre os valar no começo do mundo. Mas quanto a Caradhras, acho que era só uma metáfora mesmo. Não havia demônio alí, apenas um obstáculo natural difícilmente transponível.
 
Eru disse:
Errado. Os primeiros orcs foram elfos capturados por Melkor e que pela sua "arte" em Angband se tornaram criaturas desfiguradas e que odiavam até o próprio criador.

Ele se referia aos grandes capitães dos Orcs, que poderiam ter sido Maiar que assumiram formas órquicas para ter o comando dos exércitos dos deformados. :wink:
 
Será? Acho que assumir uma forma orquica seria uma limitação pra criaturas presumivelmente tão poderosas. Pra que ser um orc se você pode ser um balrog? :D

Acho que de repente os capitães dos orcs eram aqueles que tinham sido criados a partir dos mais fortes entre os elfos que cairam nas garras de Melkor.
 
Eru disse:
Errado. Os primeiros orcs foram elfos capturados por Melkor e que pela sua "arte" em Angband se tornaram criaturas desfiguradas e que odiavam até o próprio criador.

Errado está você. ;)

Leia o texto Orcs!!! e veja o que o próprio Tolkien disse.
 
Eru, vale lembrar também que nem todos os Maiar eram semelhantes em poder e, como posso dizer, "área de especialização". Por exemplo, os balrogs eram Maiar do Fogo; Sauron era um Maia de Aulë. Esses capitães orcs poderiam ser uma espécie de Maia cujo poder maior se concentra nas armas e táticas de combate (como Eönwë). E com certeza eram mais fracos que Sauron ou os Balrogs.

A gente também sabe que os orcs não serviam Melkor de bom grado. Eles o serviam pelo medo, mas o odiavam. Era mais fácil então (para Melkor), se eles fossem comandados por alguém "semelhante", entre aspas pois seria um Maia em forma de orc. :wink:
 
eu quando li o livro, realmente achei q Caradhras era quem fez a tempestade. Mas eu não me importei no filme, com Saruman em Quenia, invocando a tempestade heheh
 
para min foi o Caradhras que fez a tempestade, e a comitiva apenas especula que talvez fosse Sauron (eu num acho, pois depois de Valfenda, sauron perdeu o rastro da comitiva). Mas quem jogou akelas pedras lá de cima foram gigantes mesmo (Talvez parentes daqueles gigantes que atiraram pedra em bilbo no "O Hobbit"). Acho qui naum tem nada que afirme o contrario, sei lá. :wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo