• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tempestade em Caradhras - metáfora ou algo mais?

Bem, é uma pergutna boba:

No filme (SDA) é Saruman quem provoca a "tempestade de gelo" no monte Candaharas (hauahua q eu obviamente não sei escrever o correto :lol: )
Mas no livro não era nada disso.
A pergunta é o seguinte. Qual a naturesa dos "demonios de gelo" do alto da montanha??? Que tipo de criatura era o rei deles, mencionado no livro??

Esses "demônios" me parecem mais uma metáfora para as intempéries do lugar.

O real causador das dificuldades da Comitiva é o próprio Caradhras (pelo seu tamanho), auxiliado pelos ventos fortes, o frio e a altitude.

Os demônios só aparecem no Hobbit. No SdA aparecem vozes no meio do vento, que a gente não sabe direito de onde vêm. E a seguinte fala do Aragorn indica que as vozes devem ser mesmo do Caradhras (ou são uma metáfora para ele):

"There are many evil and unfriendly things in the world that have little love for those who go on two legs (...)."

Quando eu assisti o primeiro filme dava pulos de uns 30 cm na poltrona de pura raiva quando mostraram o Saruman provocando a tempestade.

Em primeiro lugar, o maia de Manwë ali era o Gandalf e não ele. E depois, uma das coisas mais legais do capítulo é que a Montanha é um personagem! O cruel Caradhras derrota a Comitiva!

Isso é genial! Hemmingway fez isso com o mar em The old man and the Sea e todo mundo achou o máximo... Por que PJ não reconheceu o mesmo artifício quando foi usado por Tolkien?

Simples: pq assim, Saruman aumentaria seu papel de "vilão" na história.

Mas a única coisa boa dessa mudança é que fizeram Saruman invocar a avalanche em quenya! :mrgreen:

eu tbm sempre achei que era o caradhras mesmo, mas dps q vi o filme fiquei pensando se tinha interpretado errado ou nao prestadao atencao no livro, mas dps li de novo e tinha maids scertteza que era o "caradhras" mesmo que fazia akilo tudo

Eu concordo com o Tilion no sentido de serem apenas metáforas às condições precárias do local. Talvez as vozes as quais Aragorn se refere seja apenas a "voz" do vento. Tá certo, no Hobbit, tem-se a menção dos gigantes das montanhas, que atiravam pedras e provocavam avalanches. Talvez seja isso também, uma espécie de gigante. Ou melhor, os misteriosos trolls das neves (citado na parte que trata do rei Helm Mão-de-Martelo.

draugmor, eu concordo c a teoria da metafora! muitas pessoas defendem essa teoria, e, enfim, é a que parece mais lógica, uma vez que os gigantes, ou demônios não são citados por tolkien em nenhum outro lugar.

Concordo com o Tilion e o Fëaruin... a mim fica explicito que é uma metáfora...

Mas qdo li o hobbit, e como foi a primeira coisa de tolkien que eu li eu imaginei mesmo gigantes atirando pedras, e confesso que até hoje não tenho certeza do que acredito...

Talvez fosse só um mito, decorrente de causas naturais de avalanches, como é bem comum que ocorra no mundo real. O meio natural criando fábulas maravilhosas...

Mas qdo li o hobbit, e como foi a primeira coisa de tolkien que eu li eu imaginei mesmo gigantes atirando pedras
eu tb! eu levei mó sustão, até pq, onde eles iam morar? haja profundeza das montanhas pra tanto gigante! :mrgreen: continuo c a da metafora

realmente É uma metáfora, da mesma maneira que o tolkien fala: o vento traz noticias ou essas arvores contam histórias (nao, nao os ents...pq eles contam histórias sim)
Mas é uma maneira interesante e grasping de se explicar o que ocorreu, agora se fossem gigantes realmente ai sim seria totalmente diferente pq realmente pode ser...mais pq nao custa nada...

agora sim é muito legal o Caradhras vencê-los... é uma maneira de mostrar a força da mãe natureza que não escolhe o alvo (pq se pudesse acho que ela nao ia escolher a comitiva...) simplesmente age aos que atentam seus caminhos... é como navegar em aguas turvas e perigosas.. por mais que um autor possa fazer do mar um personagem: é maré, ou tempestade, ou correntes maritimas ou ventos fortes que causam isso....

novamente: eu viajando... :lol:

Há quem creia que não é só uma metáfora não.

Seria alguma manifestação da natureza como seria o Tom Bombadil. Mas é pura divagação baseada em alguma coisa de Tolkien. O Professor andou citando Duendes e seres assemelhados em escritos bem antigos. Explicar as coisas desconhecidas com esse tipo de criaturas é uma resposta fácil.

Tem quem diga que algum maia rebelde habita a montanha... Divagar é fácil e legal, principalmente quando se tem certeza de que a resposta nunca vai existir.

Bom duvido que Trolls causassem tempestades. Mesmo sendo das neves.
Agora, essa história do maiar rebelde é interessante...provalvemente seria um Maiar corrompido por Morgoth, que teria se isolado depois da queda do próprio...
Divagar é realmente muito legal :mrgreen:

Bom duvido que Trolls causassem tempestades. Mesmo sendo das neves.
Agora, essa história do maiar rebelde é interessante...provalvemente seria um Maiar corrompido por Morgoth, que teria se isolado depois da queda do próprio...
Divagar é realmente muito legal :mrgreen:

Creio que a teoria de Nemesis esteja correta. Fica difícil ser apenas uma metáfora... Algo como uma maia corrompido emcanxa muito bem no conceito apresentado, tanto do Caradhras quant (talvez) dos gigantes d'O Hobbit.

E divagar r0x! :twisted:

Não se encaixa em nada, essa teoria de "Maia causador de tempestade".

Dos Maiar corrompidos por Morgoth, 7 eram balrogs e o outro era Sauron (há a possibilidade de alguns dos primeiros grandes orcs terem sido Maiar tb, mas nada é provado).

Dos balrogs, sobrou um, que foi se esconder em Moria. Sauron passou muito tempo escondido também, até reunir forças suficientes para declarar-se abertamente contra elfos e homens.

Fora esses, mais nenhum Maia é citado que tenha ido para o lado de Morgoth.

Divagar pode ser interessante, mas desde que seja baseado nos fatos existentes, para que possa ter alguma lógica com a obra... senão, vira viagem pura, e isso não leva a lugar nenhum.

Desculpe Tilion, mas sou obrigado a discordar de você. Muitas coisas em Tolkien não passma de especulação. Nem mesmo o número de Balrogs é certo, pois o próprio Tolkien escreveu duas histórias.
Além disso, podia ser um Maia corrompido sem muita importância, do mesmo nível (ou até um pouco mais forte) de um grande capitão orc de Angband.
Afinal, Tolkien nuca disse o nome de todos os elfos dos exércitos de Beleriand, e mesmo deixando meio que claro sobre os capitães orcs, nunca disse quem eram, nem quantos. E quem garante que Morgoth não poderia ter corrompido outro Maia :wink:
E mesmo não sendo um maia, pode ser um espírito...sei lá.
Isso é divagar... :mrgreen:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back