• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tem orc no samba, digo, na ecologia de populações!

Administração Valinor

Administrador
Colaborador
<p>
Se algu&eacute;m tinha alguma d&uacute;vida de que Tolkien est&aacute; entranhado em todas as &aacute;reas da cultura moderna e que est&aacute; tudo dominado, a disserta&ccedil;&atilde;o de mestrado que acabo de ver deixa todas as d&uacute;vidas por terra. Qual a esp&eacute;cie usada por um bi&oacute;logo para modelar a din&acirc;mica ecol&oacute;gica de popula&ccedil;&otilde;es? Os orcs, &eacute; claro.
</p>
<p>
Quem nos alertou sobre essa simp&aacute;tica maluquice foi nosso velho amigo Pandatur. O Panda nos enviou um cap&iacute;tulo da disserta&ccedil;&atilde;o de mestrado de Marcus Vin&iacute;cius Carneiro Vital, defendida na Universidade Federal de Goi&aacute;s. Carneiro Vital hoje &eacute; doutorando na Universidade Federal de Vi&ccedil;osa (MG) e, pelo visto, tamb&eacute;m &eacute; grande f&atilde; de Tolkien.
</p>
<p>
O trabalho do bi&oacute;logo basicamente discute qual a melhor maneira de estimar a distribui&ccedil;&atilde;o da popula&ccedil;&atilde;o de uma esp&eacute;cie em um dado ambiente. Existem v&aacute;rios modelos de computador que fazem isso, alguns mais confi&aacute;veis, outros menos. E, numa das demonstra&ccedil;&otilde;es e discuss&otilde;es desses modelos, Carneiro Vital usa um habitat para l&aacute; de especial: a terra de Mordor e as montanhas que a cercam.
</p>
<p>
O exemplo no trabalho de mestrado &eacute; fict&iacute;cio, s&oacute; para avaliar a validade dos modelos. Mas o mais divertido &eacute; o detalhe fornecido sobre as &quot;fontes&quot; da informa&ccedil;&atilde;o:
</p>
<p>
&quot;Note que a modelagem foi realizada apenas na regi&atilde;o ao norte de Barad-d&ucirc;r (a Torre Escura), dada a inexist&ecirc;ncia de dados clim&aacute;ticos detalhados da regi&atilde;o de Mordor. As informa&ccedil;&otilde;es sobre as localidades de ocorr&ecirc;ncia dos Orcs foram retiradas do trabalho de Bolseiro et al. (60, Quarta Era).&quot;
</p>
<p>
Bolseiro et al. = &quot;Bolseiro e colegas&quot;, no caso Bilbo, Frodo e Sam. Sen-sa-cio-nal.
</p>
<p>
&nbsp;
</p>
</ br> Leia Mais...
 
Muito Bom

Mais uma prova da transdiciplinariedade que se encaixa no mundo tolkieniano.

E ainda existem os ortodoxos que dizem que não podemos comparar o mundo de Tolkien com nada.......
 
Uiaaaaa!
Muito bom :clap:
O pesoal da banca deve estar se perguntando quem é o tal autor "Bolseiro" da qual nunca ouviram falar rssss



Esse povo que estuda Viçosa é meio estranho ahuahuahauhauhaua :lol:
 
Bizarro! Esse cara merece é um doutorado! Será que ele não é/foi um usuário daqui do fórum?

Tolkien sempre se preocupou em manter os seus mapas bem detalhados. O detalhismo com que Tolkien constrói a Terra-Média torna-o incomparável a outros escritores de fantasia. Tolkien levou nada menos do que 12 anos só para completar o SdA. O meu chará Vinícius aí merece no mínimo três dez: um pela criatividade, outro pelo trabalho, e mais um por ser nerd. :joinha:
 
Parabéns mesmo.

E o cara foi ousado hein? Muito do pessoal de banca avaliadora implica por pequenas bobagens como essa. Mas aposto que tinha algum fan de Tolkien na banca que ganhou a simpatia do cara:clap:

E o mais legal que ele utilizou isso de forma natural.

Parabéns de novo:cerva:
 
Lindo, lindo, lindo...

A fonte da informação foi tudo.

Será que algum dia terei minha dissertação noticiada aqui no Valinor também? huahuahuahuahua
 
Parabéns mesmo.

E o cara foi ousado hein? Muito do pessoal de banca avaliadora implica por pequenas bobagens como essa. Mas aposto que tinha algum fan de Tolkien na banca que ganhou a simpatia do cara:clap:

E o mais legal que ele utilizou isso de forma natural.

Parabéns de novo:cerva:

Pois é, mais a criatividade e ousadio também contam pontos quando são bem coerentes. Um amigo meu, por exemplo, estudante de direito, fez um trabalho baseado no livro "Os Simpsons e a Filosofia" acabou tirando boas notas e foi até elogiado.
 
Puts, já li esse livro.
É bem legal, eu tava gostando, mas na hora que eu cheguei no Heidegger (que eu não conhecia nada), eu desisti:razz:
 
Dinâmica de Populações, é uma coisa muito complexa de se explicar.

Mais é muito foda! no caso dos Botânicos em geral que focam a Ecologia de Populações tem que quebrar a cara mesmo.

Experiencia própria, porém não estou como Biólogo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo