1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Tem orc no samba, digo, na ecologia de populações!

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Administração Valinor, 25 Jun 2008.

1. Administração Valinor

Administração Valinor Administrador Colaborador

<p>
    Se algu&eacute;m tinha alguma d&uacute;vida de que Tolkien est&aacute; entranhado em todas as &aacute;reas da cultura moderna e que est&aacute; tudo dominado, a disserta&ccedil;&atilde;o de mestrado que acabo de ver deixa todas as d&uacute;vidas por terra. Qual a esp&eacute;cie usada por um bi&oacute;logo para modelar a din&acirc;mica ecol&oacute;gica de popula&ccedil;&otilde;es? Os orcs, &eacute; claro.
    </p>
    <p>
    Quem nos alertou sobre essa simp&aacute;tica maluquice foi nosso velho amigo Pandatur. O Panda nos enviou um cap&iacute;tulo da disserta&ccedil;&atilde;o de mestrado de Marcus Vin&iacute;cius Carneiro Vital, defendida na Universidade Federal de Goi&aacute;s. Carneiro Vital hoje &eacute; doutorando na Universidade Federal de Vi&ccedil;osa (MG) e, pelo visto, tamb&eacute;m &eacute; grande f&atilde; de Tolkien.
    </p>
    <p>
    O trabalho do bi&oacute;logo basicamente discute qual a melhor maneira de estimar a distribui&ccedil;&atilde;o da popula&ccedil;&atilde;o de uma esp&eacute;cie em um dado ambiente. Existem v&aacute;rios modelos de computador que fazem isso, alguns mais confi&aacute;veis, outros menos. E, numa das demonstra&ccedil;&otilde;es e discuss&otilde;es desses modelos, Carneiro Vital usa um habitat para l&aacute; de especial: a terra de Mordor e as montanhas que a cercam.
    </p>
    <p>
    O exemplo no trabalho de mestrado &eacute; fict&iacute;cio, s&oacute; para avaliar a validade dos modelos. Mas o mais divertido &eacute; o detalhe fornecido sobre as &quot;fontes&quot; da informa&ccedil;&atilde;o:
    </p>
    <p>
    &quot;Note que a modelagem foi realizada apenas na regi&atilde;o ao norte de Barad-d&ucirc;r (a Torre Escura), dada a inexist&ecirc;ncia de dados clim&aacute;ticos detalhados da regi&atilde;o de Mordor. As informa&ccedil;&otilde;es sobre as localidades de ocorr&ecirc;ncia dos Orcs foram retiradas do trabalho de Bolseiro et al. (60, Quarta Era).&quot;
    </p>
    <p>
    Bolseiro et al. = &quot;Bolseiro e colegas&quot;, no caso Bilbo, Frodo e Sam. Sen-sa-cio-nal.
    </p>
    <p>
    &nbsp;
    </p>
    </ br>
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

2. Shantideva

Shantideva Adoro elfos ruivos!

:lol: :clap: ...muito legal isso. Ele nem citou Tolkien, foi direto na fonte primária.

3. Lord Khamûl

Lord Khamûl Usuário

Muito Bom

Mais uma prova da transdiciplinariedade que se encaixa no mundo tolkieniano.

E ainda existem os ortodoxos que dizem que não podemos comparar o mundo de Tolkien com nada.......

4. Danee

Danee Demônio angelical

Muito bom mesmo. Mas será que a banca conhecia a origem do ambiente? :lol:

5. Ka Bral o Negro

Ka Bral o Negro Tchokwe Pós-Moderno

:rofl::rofl::rofl:

:clap:

6. Duilin

Duilin Eruhín Alcarohtar

Uiaaaaa!
    Muito bom :clap:
    O pesoal da banca deve estar se perguntando quem é o tal autor "Bolseiro" da qual nunca ouviram falar rssss

Esse povo que estuda Viçosa é meio estranho ahuahuahauhauhaua :lol:

7. wsnjr

wsnjr Sir Auron

Quem sabe? :mrgreen: Não seria muita surpresa se o apresentador da tese não fosse o único fã de Tolkien por ali.

8. Dhanun

Dhanun Eu sempre fui um

Que legal!
    Virei fã do cara! uahuahuahauhauh

9. Lórien Leaf

Lórien Leaf Usuário

Realmente muito interessante está dissertação, parabéns!

10. Vinícius Harlock

Vinícius Harlock Vinícius "O Bizarro" Macêdo

Bizarro! Esse cara merece é um doutorado! Será que ele não é/foi um usuário daqui do fórum?

Tolkien sempre se preocupou em manter os seus mapas bem detalhados. O detalhismo com que Tolkien constrói a Terra-Média torna-o incomparável a outros escritores de fantasia. Tolkien levou nada menos do que 12 anos só para completar o SdA. O meu chará Vinícius aí merece no mínimo três dez: um pela criatividade, outro pelo trabalho, e mais um por ser nerd. :joinha:

11. Thui

Thui Bezerrinhos do mundo, uni-vos!

Muito bom!
    Independente da banca saber ou não do que (de quem) ele falava, achei ótimo ver a seriedade com a qual o assunto foi inserido no trabalho :mrgreen:

12. Duilin

Duilin Eruhín Alcarohtar

Vc leu esses livros de marketing pessoal? rsss

13. Vinícius Harlock

:lol:

Eu reli o artigo e vi que ele já possui doutorado, então parabéns ao Doutor, mas o 'Bolseiro et al. (60, Quarta Era)" foi mesmo muito engraçado. :mrgreen:

14. zannah

zannah The Red

Meus sinceros parabéns! :bamf:

15. Fringway

Fringway Andarilho do Norte (187)

Parabéns mesmo.

E o cara foi ousado hein? Muito do pessoal de banca avaliadora implica por pequenas bobagens como essa. Mas aposto que tinha algum fan de Tolkien na banca que ganhou a simpatia do cara:clap:

E o mais legal que ele utilizou isso de forma natural.

Parabéns de novo:cerva:

16. Mohanah

Mohanah Usuário

Lindo, lindo, lindo...

A fonte da informação foi tudo.

Será que algum dia terei minha dissertação noticiada aqui no Valinor também? huahuahuahuahua

17. Vinícius Harlock

Pois é, mais a criatividade e ousadio também contam pontos quando são bem coerentes. Um amigo meu, por exemplo, estudante de direito, fez um trabalho baseado no livro "Os Simpsons e a Filosofia" acabou tirando boas notas e foi até elogiado.

18. Fringway

Fringway Andarilho do Norte (187)

Puts, já li esse livro.
    É bem legal, eu tava gostando, mas na hora que eu cheguei no Heidegger (que eu não conhecia nada), eu desisti:razz:

19. Finwë Fëfalas

Finwë Fëfalas Nas Echoriath...

Dinâmica de Populações, é uma coisa muito complexa de se explicar.

Mais é muito foda! no caso dos Botânicos em geral que focam a Ecologia de Populações tem que quebrar a cara mesmo.

Experiencia própria, porém não estou como Biólogo.

20. Berforan

Berforan Usuário

Parabéns!
    "Bolseiro et al." defendendo o mestrado valeu, muito bom!

Compartilhar