• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Telescópios da Nasa fotografam nebulosa quadrada; veja

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Ninguém sabe realmente dizer como uma nebulosa toma a forma de um quadrado, mas esse é justamente o caso da MWC 922.

Uma das hipóteses diz que uma estrela, ou um conjunto de estrelas, que está no centro do sistema estelar expele cones de gases durante a fase final de desenvolvimento, originando esse peculiar feitio.

Com base em evidências científicas, os pesquisadores especulam que a MWC 922 pode se transformar, um dia, em uma supernova.

A foto, divulgada na quarta-feira passada pela Nasa (agência espacial americana), foi feita pelos telescópios espaciais Hale, na Califórnia, e Keck-2, no Havaí.

11082547.jpeg

Nebulosa quadrada MWC 922 seria formada por gases expelidos de estrela ou conjunto de estrelas centra​

Fonte
 
Carai!!! oO

Sera q n~]ao é um efeito de ilusão otica? OO
Na verdade é. A imprensa é que mistifica demais as coisas.

Se você reparar, a estrela central está lançando os seus dois cones padrões, comuns de se ver em outras nebulosas.

Ambos os lados são circulares, com a forma de uma ampulheta. Mas vistos de lado, por terem o mesmo tamanho, parecem quadrados.

Olhe a imagem abaixo: uma ampulheta vista de lado também é quadrada (retangular no caso dessa, mas dá na mesma).

Ampulheta.jpg
 
Na verdade é. A imprensa é que mistifica demais as coisas.

Não é a "imprensa que mistifica". Essa nebulosa é realmente incomum.

Aqui tem um texto que explica melhor sobre ela: http://www.space.com/3681-perfect-symmetry-revealed-red-cosmic-square.html

Ressalto o seguinte trecho:

Almost perfect

What is particularly astonishing about the Red Square, the researchers say, is the degree of symmetry seen in lines, or "rungs," that bisect its surface. The rungs appear as shadows, and their makeup is uncertain.

"The high degree of regularity in this case may point to the intriguing possibility that these bands are shadows cast by periodic ripples or waves on the surface of an inner disk close to the star at the heart of the system," Lloyd said.

The Red Square ranks among the most symmetrical objects ever observed by scientists. "If you fold things across the principle diagonal axis, you get an almost perfect reflection symmetry," said study leader Peter Tuthill from the University of Sydney in Australia. "This makes the Red Square nebula the most symmetrical object of comparable complexity ever imaged."
 
Pra mim ela tem o mesmo formato desta abaixo, porém foi fotografada em outro ângulo, mais lateral. E é mais simétrica.

Você está supondo que a Red Square seja uma ampulheta vista de lado. Não há nada que comprove isso. Ela pode ser um cubo.

E entre o que você acha, e entre o que os astrônomos dizem, adivinha com que opinião eu fico? :mrgreen:
 
Você está supondo que a Red Square seja uma ampulheta vista de lado. Não há nada que comprove isso. Ela pode ser um cubo.

E entre o que você acha, e entre o que os astrônomos dizem, adivinha com que opinião eu fico? :mrgreen:
Espero que ela seja Nibirus e que caia na sua cabeça!

Por isso que eu prefiro o astrólogos! :bamf:
 
Na verdade é. A imprensa é que mistifica demais as coisas.

Se você reparar, a estrela central está lançando os seus dois cones padrões, comuns de se ver em outras nebulosas.

Ambos os lados são circulares, com a forma de uma ampulheta. Mas vistos de lado, por terem o mesmo tamanho, parecem quadrados.

Olhe a imagem abaixo: uma ampulheta vista de lado também é quadrada (retangular no caso dessa, mas dá na mesma).

Ampulheta.jpg


Nome técnico disso: Projeção Ortogonal

Saudades das minhas aulas de desenho técnico no SENAI.
 
Um dado espantoso no texto é que, segundo os cientistas, para que as nuvens de gases tivessem assumido tal forma, era preciso uma zona de calmaria gigantesca; sem a presença de explosões estelares ou de buracos negros ou de outros objetos supermassivos para causar alguma distorção na simetria perfeita da nebulosa.

O Universo sempre supreendendo com descobertas que desafiam qualquer lógica :clap:
por isso eu adoro Astronomia!
 
O Universo sempre supreendendo com descobertas que desafiam qualquer lógica :clap:
por isso eu adoro Astronomia!

Verdade. Existe mágica demais no Universo. As vezes, me pego pensando na mecânica quântica ou na relatividade de Einstein e me sinto mergulhado num conto de fadas. Quem sabe, em breve, não estaremos viajando ao "futuro" ou percorrendo grandes distâncias astrônomicas por teleporte?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo