• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tecnologia na Terra-Média

Gui.

Usuário
Olá. Faz algum tempo,eu notei uma pulga atrás da minha orelha em relação á cronologia e tecnologia da terra média.
Bem,a segunda e terceira era somam juntas mais ou menos 4 mil anos.


No nosso mundo real, as lanças, machados e espadas sempre foram usados desde o começo da idade do bronze. Em meados do século XIV , a armadura completa de placas ( Plate armor:
) começou a substituir as cotas de malha por serem mais resistentes ás flechas, e foram usadas em batalhas como Crécy ( 1346 ) e Poitiers (1356 ) e foram usadas até por volta do fim do séc XVI. Na guerra dos trinta anos, a pólvora começou a ser utilizada em massa, embora espada ainda fosse usada. Em meados do séc XIX, a espada caiu em desuso. 150 anos depois, metralhadoras, aviões e computadores já existiam.


Bem,chega de enrolação e vamos direto ao assunto. Nesses 4 mil anos da 2º e 3º era, não poderiam os povos da terra média desenvolver essas tecnologias? Ou as constantes guerra que destroçavam a terra-média impediram isso?
Bem,é claro que Tolkien jamais colocaria essas coisas em uma obra com ambientação medieval, mas mesmo assim, que havia tempo, havia. O ser humano existe há muito mais tempo que 2010 anos, sim, mas nesses dois milênios ele conseguiu muito mais que os povos da TM em 4 mil anos. O que acham disso?

Caralho, que tópico idiota.
 
Última edição:
Acredito que o universo criado por Tolkien é diferente do nosso, onde a tecnologia q nós temos hoje não é tão necessária. Lá há armas, armaduras e outras coisas que não temos nem mesmo hoje, por exemplo:

- Mitril - O Colete de Mitril do Frodo talvez seja melhor até do que um colete à prova de balas
- Palantir - os numenorianos conseguiam ver o que seus inimigos faziam e conversar entre si, sem necessidade de internet, msn, telefone e afins... embora fosse uma ferramenta perigosa nas mãos erradas.

Entre muitas outras 'peripécias' dos elfos, que com certeza há usuários da Valinor que conhecem melhor do que eu.
Além disso, não estavam tão longe dessa tecnologia, afinal Saruman usou a pólvora.

Outra coisa tenho a impressão é que o tempo na Terra-Média passa de forma diferente.

Se eu tiver dito alguma bobagem, por favor me corrijam.
 
Se o tópico for idiota,(como eu achei -.- ) não comente plz . :oops:

Idiota nada, já tinha pensado nisso muitas vesez, principalmente depois de ler o Último Anel de Kiril Yeskov.

Bem, eu acho que Tolkien era um pouco anti-progesso cientifico e industrial. Não sei se se lembram da industria de Saruman, da metalurgia, das suas forjas e talz. Mas neste ponto, de terem passado tantos anos e o avanço tecnológico na Terra-Média ser quase nulo, acho que isso nem sequer passou pela cabeça de Tolkien. Existem outros exemplos em que mesmo num espaço de tempo maior (como em "A Song of Ice and Fire", que ainda não está editado aí, em que há um espaço de 10 mil anos entre a chegado dos primeiros homens a Westeros e o tempo em que se passa a história) o avanço é quase nulo.

Tolkien criou um mundo mitológico e, geralmente, em mundos mitológicos não há lugar para ciência e tecnologia.
 
Acredito que o universo criado por Tolkien é diferente do nosso, onde a tecnologia q nós temos hoje não é tão necessária. Lá há armas, armaduras e outras coisas que não temos nem mesmo hoje, por exemplo:

- Mitril - O Colete de Mitril do Frodo talvez seja melhor até do que um colete à prova de balas
- Palantir - os numenorianos conseguiam ver o que seus inimigos faziam e conversar entre si, sem necessidade de internet, msn, telefone e afins... embora fosse uma ferramenta perigosa nas mãos erradas.

Entre muitas outras 'peripécias' dos elfos, que com certeza há usuários da Valinor que conhecem melhor do que eu.
Além disso, não estavam tão longe dessa tecnologia, afinal Saruman usou a pólvora.
Talvez a tecnologia não fosse tão necessaria na Terra Média mas acredito que há mais possibilidade de que ela não se desenvolveu pelas inúmeras guerras que os povos livres enfrentavam como o gui falou.


Outra coisa tenho a impressão é que o tempo na Terra-Média passa de forma diferente..
O tempo na Terra-Média não deve ser diferente do que o tempo no mundo de hoje pois o mundo de hoje nada mais é do que Arda eras depois das histórias, se não me engano estamos na setima ou oitava era :yep:
 
A tecnologia se desenvolve com as guerras, é só pensar nos objetos que temos em casa: computador, forno microondas, panelas com teflon, alimentos em conserva, etc... tudo isso foi inventado em períodos de guerra para uso na guerra.
A Terra-Média pode ter suas necessidades superadas pela magia e a noção de tempo é diferente, pois elfos, anões, hobbits e etc vivem muito mais do que um humano do nosso mundo.
 
Bom, acho que não havia o desenvolvimento de tais tecnologias porque não havia necessidade de desenvolvê-las. É como dizem: "a necessidade faz o ladrão", e vemos isso quando Saruman 'inventa' a pólvora para quebrar as muralhas do Abismo de Helm. E isso acontece no nosso mundo também, como o arthurreis exemplificou muito bem. Se após a derrota de Sauron houve um tempo de paz, não existe razão aparente para desenvolverem tecnologia de guerra.

Além do mais, a maioria dos avanços tecnológicos surgem de avanços nos estudos físicos e químicos, ciências estas que parecem não ser muito estudadas na Terra-média, ou pelo menos não da forma são de uns séculos pra cá em nosso mundo.

Ótimo tópico, Gui! =]
 
Acho que esta falta de 'tecnologia' pode ser fruto de muitos motivos, mas um deles com certeza é a 'aversão' do professor a este progresso que a tudo destrói desenfreadamente, sem respeitar a natureza e sua frágil beleza, sem respeitar nem mesmo as relações humanas.
Não podemos esquecer as forjas de Saruman e o ódio despertado nos ents por verem 'irmãos', 'amigos' sendo mortos em prol de uma causa nefasta. Acredito que nunca haveria espaço para tecnologia (nesse sentido da palavra) assim como não haveriam fábricas na Terra Média:

"Porque afinal de contas é possível que um homem racional, após reflexão (bem desconexa da história de fadas ou do romance), chegue à condenação, pelo menos implícita no simples silêncio da literatura "escapista" de coisas progressistas como fábricas, ou das metralhadoras e bombas que parecem ser seus produtos mais naturais e inevitáveis, ousemos dizer 'inexoráveis'."

"Faz parte da enfermidade essencial desses dias - produzindo o desejo de escapar, não de fato da vida, mas sim de nosso tempo presente e da miséria que nós mesmo fizemos -estarmos agudamente conscientes tanto da feiúra de nossas obras quanto de seu mal."

"Existem outras coisas mais repugnantes e terríveis das quais fugir do que o barulho, o fedor, a crueldade e a extravagância do motor de combustão interna. Existem fome, sede, pobreza, dor, pesar, injustiça, morte."

Acho que essa frase do Professor ilustra de forma muito simplificada a questão: (independente do termo 'histórias de fadas'- que alguns podem discordar)

(...)as histórias de fadas tem coisas mais permanentes e fundamentais sobre o que falar.

Todas as citações são do livro Sobre Histórias de Fadas, J.R.R. Tolkien
 
Houve avanço sim como não? Saruman e a pólvora, navios com capacidade de transportar inúmeros guerreiros, os faróis de Gondor (rústico mas funciona), Mithril é um metal mais valioso do que o ouro e utilizado em roupas de guerra pela sua enorme resistência, até mesmo as táticas de guerra eram muito melhores do que algumas guerras medievais já citadas.
 
O tempo na Terra-Média não deve ser diferente do que o tempo no mundo de hoje pois o mundo de hoje nada mais é do que Arda eras depois das histórias, se não me engano estamos na setima ou oitava era :yep:

Sobre o tempo, eu quis dizer o que o arthurreis disse: a noção de tempo é diferente... até os homens vivem o triplo de nós... o descendentes de númenorianos, é verdade... mas afinal boa parte da história é contada do ponto de vista deles.
 
Se não me engano, os numenoreanos começaram a utilizar a pólvora, mas como a ilha foi destruída, muita tecnologia foi perdida, as coisas que restaram foram levadas pelos fiéis pra TM.

Acredito que teríamos uma Terceira Era muito mais evoluída belicamente se os numenoreanos não tivessem caído em desgraça.
 
Sobre o tempo, eu quis dizer o que o arthurreis disse: a noção de tempo é diferente... até os homens vivem o triplo de nós... o descendentes de númenorianos, é verdade... mas afinal boa parte da história é contada do ponto de vista deles.

Não só a noção de tempo como o próprio tempo. Os primeiros atani e os homens do sul, norte e leste tinham uma longevidade quase igual a nossa, talvez inferior. E não creio tanto que seja pela aversão do Professor à tecnologia, não só isso pelo menos, mas tem muito do fato de o tempo ser necessário em Arda mas não essencial, o próprio Tolkien afirma 'seria muito difícil conciliar a geografia e a história da Terra-média com o que hoje chamamos de Europa'. Isso está em uma das cartas, se não me engano.

O que isso mostra? Desleixo? Não, penso apenas que o tempo não era algo tão importante, era algo passável, natural. Vejo equilíbrio aí como o ponto-chave da coisa. O desequilíbrio, normalmente o Mal em Tolkien, tende a se aproveitar de forma desonrosa dos recursos do tempo e do espaço.
 
Houve avanço sim como não? Saruman e a pólvora, navios com capacidade de transportar inúmeros guerreiros, os faróis de Gondor (rústico mas funciona), Mithril é um metal mais valioso do que o ouro e utilizado em roupas de guerra pela sua enorme resistência, até mesmo as táticas de guerra eram muito melhores do que algumas guerras medievais já citadas.


Pólvora
Mithril
Táticas
Palantír
Faróis...


...Tudo isso (claro que muito mais, só para citar os já postados) são obras das nescessidades de quem os criou ( digo, a raça que o criou). Ora, se em dada época tais seres não tivessem a nescessidade de algo que lhes facilitasse a vida de um modo geral, teriam eles criado tal instrumento de uso?


Vemos referências desse tipo de raciocínio em dadas épocas de nossa própria história; a lembrar dos homens pré-históricos: à inicío nomades, e tendo desenvolvido a agricultura, passaram e ser sedentários (claro, não imediato;nada na história é imediato) e desenvolveram instrumentos (mesmo rústicos) de corte, e nessa mesma época (desculpem-me, mas não tenho material para apoiar-me, quanto a data), faziam, também, 'culto' aos mortos!


O que quero dizer é que a determinada raça desenvolve algo para seu uso na medida que esteja 'precisando'.


Ótimo para ilustrar o que quero dizer é o ínicio do filme 2001: Uma Odisséia no Espaço.
 
Muito legal os comentário de todos.

O arthurreis citou, mas aqui reitero:
Há o uso da magia também, o poder dos anéis. Tudo isso já facilitava a vida dos povos (que tinham domínio sobre estes campos) de alguma forma.

Fora que a mentalidade do livro é outra (ainda bem).
 
Imagino que a tecnologia(como conhecemos) não evoluiu como agora por causa da influencia elfica no mundo principalmente. Os elfos tinham tecnologia, e muitos amavam a tecnologia(só ver os Noldor), porem até mesmo esses não aceitavam a destruição da natureza, tratavam a natureza com respeito e criavam coisas que não maltratasse eles mesmos nem a natureza.

Acho que é essa a diferença, os homens foram muito influenciados pela cultura elfica para chegar a inventar tecnologias muito avançadas, sendo que quando perderam totalmente esses principios(em Numenór, na epoca de sua Queda) a tecnologia avançou bastante.
 
Mas apesar da aversão do professor a tecnologia e do uso da magia muitas vezes substituir a tecnologia, o ser humano não está a apenas 2 mil anos neste mundo...

faz pelo menos uns 5 mil anos que a civilização egípcia, entre outras, já constituía uma forma organizada e desenvolvida de sociedade...

Muitas das descobertas científicas daquela época foram perdidas durante guerras e colonizações que normalmente destroem a cultura do povo, e assim grande parte de seu conhecimento...

Isso se considerarmos que estas foram as primeiras civilizações, o que eu duvido...

Mas não tivemos, em nosso mundo, nenhuma catástrofe capaz de mudar até mesmo a forma do mundo, além de engolir ilhas inteiras e parte de continentes...

Quem sabe se os atlantis não existiram, quanta tecnologia não se perdeu com eles...

O periodo sem catástrofes da Terra Média é menor que o da nossa Terra...

Não sei se Tolkien pensou em tudo isso...
Mas eu o fiz....
xD
 
A meu ver, Tolkien criou a Terra-média justamente como ele gostaria que o mundo ainda fosse: Medieval, sem inovações a cada cinco minutos, exatamente como qualquer obra de fantasia medieval. Mas ninguém sabe se realmente aconteceu uma "estagnação tecnológica" já que não temos maiores informações sobre os hábitos dos Homens da Primeira Era. Poderiam muito bem ser rústicos, talvez nem tanto depois pelo contato com os elfos, e temos a Segunda Era, em que a Terra-média ficou "abandonada" e provavelmente os homens que restaram não se desenvolveram como sociedade, então não poderiam ter evoluído tecnologicamente. E os Númenorianos, bem, muito da cultura deles se perdeu no desastre que todos conhecemos. Agora, a Terceira Era é de se pensar. Três mil anos sem, aparentemente, nenhum desenvolvimento tecnológico marcante. Sou inclinado a pensar que Tolkien quis deixar o mundo "medieval" porque não gostava muito de tecnologia. É isso.
 
Sobre o tempo, eu quis dizer o que o arthurreis disse: a noção de tempo é diferente... até os homens vivem o triplo de nós... o descendentes de númenorianos, é verdade... mas afinal boa parte da história é contada do ponto de vista deles.
Entendi, acho que pensando desse modo você tem razão
 
Acredito que não deviamos pensar em tecnologia ou avanços tecnológicos na forma como a enchergamos, com o uso da ciência e da lógica humana para nos desenvolver.

Pensem o seguinte, se no nosso mundo existisse a magia e ela fosse amplamente utilizada, como seria nossos avanços tecnológicos?? não teriamos luz elétrica por exemplo, a magia irria suprir essa falta de luz. O que eu quero dizer é que a magia substituiria a ciência deixando-a em segundo plano.

Sauron por exemplo, cria os Uruk Hai, uma nova raça orc mais forte e adaptáveis a luz do dia. Os Olog-hai também, trolls que não viravam pedra com a luz do sol. São avanços genéticos com o uso de magia na criação de soldados melhores.

Acredito que o uso da magia não permitiu que a ciência tivesse avanço assim como o excesso de guerras na terra média que ajudou a regredir o nível tecnologico dos povos e muitos avanços foram perdidos.
 
Estive pensando. Se considerarmos a magia na Terra-média, acontece algo como em Harry Potter: Tecnologia nem tão desenvolvida por influência de outros fatores que tornam a vida mais confortável. Em Harry Potter, não vemos metrôs bruxos, pra quê, se eles podem aparatar, ou usar pó de flu? Não há necessidade de desenvolver tecnologias mais avançadas de observação para os Dúnedain, se estes já tinham os Palantíri, e não havia necessidade de desenvolver meios de transporte avançados em Rohan, se eles eram cavaleiros naturais, por exemplo.
 
Acredito que não deviamos pensar em tecnologia ou avanços tecnológicos na forma como a enchergamos, com o uso da ciência e da lógica humana para nos desenvolver.

Pensem o seguinte, se no nosso mundo existisse a magia e ela fosse amplamente utilizada, como seria nossos avanços tecnológicos?? não teriamos luz elétrica por exemplo, a magia irria suprir essa falta de luz. O que eu quero dizer é que a magia substituiria a ciência deixando-a em segundo plano.

Sauron por exemplo, cria os Uruk Hai, uma nova raça orc mais forte e adaptáveis a luz do dia. Os Olog-hai também, trolls que não viravam pedra com a luz do sol. São avanços genéticos com o uso de magia na criação de soldados melhores.

Acredito que o uso da magia não permitiu que a ciência tivesse avanço assim como o excesso de guerras na terra média que ajudou a regredir o nível tecnologico dos povos e muitos avanços foram perdidos.


Então, tu quer dizer que eles (digo, povos da Terra-Média) em tendo a magia para 'suprir' o que lhes faltava (refiro-me ao que a tecnologia poderia ajudar, se fosse desenvolvida), não nessecitavam de desnvolvimento tecnológico, assim como o conheçemos?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo