• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"Técnico do século", Rinus Michels morre aos 77 anos

"Técnico do século", Rinus Michels morre aos 77 anos
Das agências internacionais
Em Amsterdã (Holanda)

Escolhido em 1999 pela Fifa como o "técnico do século", Rinus Michels, holandês que criou o conceito de "Futebol Total" e chamado de "O General", morreu nesta quinta-feira aos 77 anos. Michels comandou a seleção holandesa que foi vice-campeã da Copa de 1974 e maravilhou o mundo com um estilo de jogo inovador, logo apelidado de "carrossel".


Arquiteto do "Futebol Total" e melhor do século pela Fifa, Michels morre aos 77
De acordo com a KNVB (Associação de Futebol da Holanda), o ex-treinador havia sido internado recentemente para a realização de uma cirurgia no coração. No entanto, a causa da morte não foi divulgada.

"Ele foi um dos maiores técnicos da história", disse o porta-voz da entidade, Frank Huizinga. "Ele foi o homem, que ao lado de Johan Cruyff, fez o futebol holandês se tornar grande", comentou o secretário de saúde e esporte da Holanda, Clemence Ross-van Dorp.

Marinus Hendrikus Jacobus Michels nasceu no dia 9 de fevereiro de 1928, em Amsterdã, nas proximidades do estádio Olímpico que, no mesmo ano, recebeu as Olimpíadas.

BIOGRAFIA


Rinus Muchels

Nascimento: 09/02/1928
Local: Amsterdã (HOL)

Como jogador
1946-58: Ajax, atacante, 269 jogos, 121 gols. Campeão holandês em 47 e 57

Holanda: cinco jogos

Como técnico
1965-71: Ajax, campeão holandês em 66, 67, 68 e 70, campeão Copa da Holanda em 67, 70 e 71, vice da Liga dos Campeões em 69 e campeão em 71

1971-75: Barcelona, campeão espanhol em 74

1974 (março/julho): Holanda, vice-campeão mundial

1975-76: Ajax, diretor técnico

1976-78: Barcelona, campeão da Copa da Espanha em 78

1978-80: Los Angeles Aztecs

1980-83: Colônia, campeão da Copa da Alemanha em 83

1984-86: diretor técnico da KNVB

1986-88: Holanda, campeão da Eurocopa em 88

1988-89: Bayer Leverkusen

1990-92: Holanda, semi da Eurocopa em 92

1999: escolhido pel Fifa como "Técnico do século"
Ele iniciou sua carreira no futebol dentro dos gramados. Sua primeira partida com a camisa do Ajax aconteceu a 9 de junho de 1946, aos 18 anos. A equipe venceu o ADO por 8 a 3, com cinco gols de Michels.

No total, ele disputou 269 jogos como atacante do Ajax nas décadas de 40 e 50 e anotou 121 gols. Além disso, defendeu a seleção holandesa em cinco oportunidades.

Depois de se aposentar da bola, ele entrou para o exército no cargo de instrutor de esportes. A passagem representou o início de sua carreira como técnico.

Sua primeira experiência como treinador aconteceu em 1965, à frente do Ajax. Em 1971, levou o time, que tinha em campo Johann Cruyff, à conquista da Liga dos Campeões da Europa pela primeira vez em sua história, derrotando os gregos do Panathinaikos na final, no mítico estádio de Wembley, na Inglaterra.

O título fez com que o treinador fosse contratado pelo Barcelona. Na Espanha, comandou a equipe na conquista do Campeonato Nacional de 1974.

No mesmo ano, Michels dirigiu a seleção da Holanda na Copa do Mundo. A equipe, que ficou conhecida mundialmente como "Laranja Mecânica" e se tornou exemplo do "Futebol Total", no qual os atletas não mantinham posições fixas e atacavam e defendiam em bloco, chegou ao vice-campeonato, perdendo a decisão por 2 a 1 para a Alemanha, em Munique.

Michels ainda passou pelo Los Angeles Aztecs, dos Estados Unidos, entre 1978 e 1980, Colônia, da Alemanha, de 1980 e 1983, e Bayer Leverkusen, também da Alemanha, em 1989.

Um ano antes, Michels voltou a comandar a seleção holandesa. Com Ruud Gullit, Marco van Basten e Frank Rijkaard em campo, o time conquistou o título da Eurocopa em 1988.

Entre 1990 e 1992 retornou pela terceira vez à seleção holandesa, chegando à semi da Eurocopa-92, perdendo nos pênaltis para a Dinamarca, que viria a ser campeã.

........................................................................................................
Dia triste...
A "Laranja Mecânica" era sensacional, uma pena não ter ganho uma Copa... :disgusti:
 
Engraçado, é que essa tática do Carroussel já era usada por um time brasileiro... mas era um time de pouca expressão(talvez o Juventus de SP) e obviamente nunca foi dado crédito a isso.

Engraçado é ver entrevistas do Zagallo já fanfarrão em 1974 dizendo que só faltam 3(sim, ele já tinha essa mania) e que o brasil expremer essa laranja mecanica e fazer uma laranjada.
 
Engraçado, é que essa tática do Carroussel já era usada por um time brasileiro... mas era um time de pouca expressão(talvez o Juventus de SP) e obviamente nunca foi dado crédito a isso.

O Mogi-Mirim era chamado de Carrossel Caipira, mas isso foi na época do Rivaldo

De qualquer forma é uma pena. Desde aquela época que ninguem tenta revolucionar o futebol, taticamente falando.
 
Queria saber algum time ou seleção que tenha conquistado um título importante armado taticamente nesse estilo Carrossel.

Eu era recém-nascido em 74, mas na Eurocopa de 88 a Holanda jogou basicamente o 3-5-2 clássico sem nenhuma ousadia por parte do Michels. Ganhou o título com Van Basten e Gullit no auge da melhor forma fisica e técnica, mas pouco tempo depois na Copa de 90 acabou sendo uma grande decepção.

Um grande técnico, mas não acho o maior como afirma a FIFA.
 
confesso q nunca vi um jogo dele no comando, e q quando ganhou a eruocopa de 88 eu era pequeno de mais pra acompanhar futebol... mas reconheço o valor dele pro futebol, mas tb naum acho q seja o maior de todos...
A "Laranja Mecânica" era sensacional, uma pena não ter ganho uma Copa...
mais um time fantastico q naum ganhou, como o brasil de 82 e a hungria de 54...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo