• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tchekhov e seus contos ~

waternyxe

Usuário
Alguém aqui gosta de Tchekhov? Atualmente é meu escritor russo favorito. Ele só escreveu contos, mas são todos excepcionais!
Ele consegue tocar muito o leitor sem escrever demais e com os detalhes necessários. Digam também outros autores seus favoritos da literatura russa.
 
Ainda não li nada do Tchekov, mas todos falam muito bem. Acho que vou colocar alguma coisa dele na minha lista de próximas leituras.
 
Ainda não li nada do Tchekov, mas todos falam muito bem. Acho que vou colocar alguma coisa dele na minha lista de próximas leituras.
Oh, leia sim! Vale muito a pena ;) são contos que mostram algo simples, mas muito reflexivas. Alguns são até engraçados. Recomendo um livro chamado "A dama do cachorrinho e outros contos" tem uma versão em conta da LPM Pocket traduzido direto do russo. Um dos meus contos favoritos dele se chama A noiva que é o último desta coletânea :). Fala sobre uma moça que próximo do casamento decidi que estudar seria melhor.
 
Tem um ou outro livro do Tchekhov na biblioteca da minha cidade. Acho que vou dar uma olhada na próxima vez que eu for!
 
Adoro Tchékhov que, ao contrário dos outros grandes autores da Era de Ouro da literatura russa, parece não ter ambições literárias messiânicas. Seus contos e novelas primam pela delicada, elaborada e minuciosa construção narrativa partindo dos temas mais banais e simples e de onde não se espera nada Tchékhov nos revela a beleza, que é sempre um tanto quanto pungente e melancólica. Os seus contos me lembram muito as miniaturas pianísticas de Satie.

Ele também escreveu belas novelas. Não faz muito tempo li uma lindíssima, A Estepe, que tem algumas passagens belíssimas, como esta:


"Nas tardes e noites de julho, as codornas e os sisões já não piam, os rouxinóis já não cantam nas ravinas cobertas de florestas, as flores não exalam perfume, mas toda a estepe continua linda e cheia de vida. Mal o sol vai embora, a neblina envolve a terra e a tristeza do dia é esquecida, tudo é perdoado e a estepe suspira de leve, com seu peito largo. Como se no escuro o capim não visse o próprio envelhecimento, dele se levanta um chiado jovial e alegre, como não ocorre durante o dia; estalos, assovios, rangidos, os baixos, os tenores e os sopranos da estepe — tudo se mistura num rumor monótono e ininterrupto, sob o qual é agradável entregar-se às lembranças e à melancolia."*


*
Tradução de Rubens Figueiredo
 
Tchekhov realmente é um dos mais importantes dramaturgos e contistas de todos os tempos. Ele tem a rara capacidade de ver e transmitir a beleza quase imperceptível do cotidiano, além de mostrar a força e a profundidade da alma humana e, sobretudo, dos sentimentos e das relações pessoais.

41jACjjfIrL._SX339_BO1,204,203,200_.jpg

Para mim o livro acima é dos melhores livros de contos de Tchekhov. Com tradução e seleção de Tatiana Belinky, essa coletânea traz os principais contos de Tchekhov, como “A senhora com o cachorrinho”, “A morte do funcionário” e “O bilhete de loteria”.
 
Eu recomendo também o singelo e comovente micro-conto Angústia que está na coletânea da 34, A Dama do Cachorrinho e Outras Histórias.
** Posts duplicados combinados **
Ah, e além do já citado Tchékhov, eu gosto muito dos seguintes autores russos: Púchkin, Tolstói, Dostoiévski, Nabokov, Anna Akhmátova e Turguêniev.
 
A editora portuguesa "Relógio D'Água" lançou a coleção em vários volumes com os contos completos de Tchekhov. Alguém sabe informar onde é possível adquirir tais livros aqui no Brasil?
 
A Livraria Cultura costumava ter alguns livros importados de Portugal, e acho que já vi na loja física pelo menos um ou dois volumes disso aí. Talvez no site dela tenha, mas, ainda que tenha, deve ser caro pra burro com a desvalorização do real...
 
A Livraria Cultura costumava ter alguns livros importados de Portugal, e acho que já vi na loja física pelo menos um ou dois volumes disso aí. Talvez no site dela tenha, mas, ainda que tenha, deve ser caro pra burro com a desvalorização do real...
Dei uma olhada no "site" da Livraria Cultura; todos os livros aparecem indisponíveis. Alguns livros eu achei na Martins Fontes, mas o valor é realmente caro, de 188 reais por 122.
 
A obra do escritor é um fenómeno único na literatura russa, pois apresenta uma combinação de bom e triste humor, notas trágicas e lirismo suave, bem como uma forma especial de revelar os problemas eternos da vida humana.
É por isso que recomendo esta curta mas cautelosa história para leitura. Permanecem para sempre na memória. Se é um aspirante a escritor, então exemplos de texto em prosa podem ajudá-lo muito com a sua escrita.
 
Última edição:
Eu amo a Literatura Russa, que é forte candidata a ser considerada a maior de todos os tempos, difícil de acreditar numa Rússia que na época era miserável e semi-feudal quando o resto quase todo da Europa já era capitalista. Muitos concordariam que os dois maiores escritores de todos os tempos foram russos: Tolstoi e Dostoiévski.

Sobre Tchekhov, seu humor tem um charme irresistível! A edição de contos que eu peguei é fininha, da L&PM, mas o primeiro conto, traduzido como "Um negócio fracassado", já me conquistou, ri muito. O que eu mais gostei de um livro foi um de investigação que esqueci o título. Mas tenho muita vontade de ler seus contos completos.
 
Sobre Tchekhov, seu humor tem um charme irresistível! A edição de contos que eu peguei é fininha, da L&PM, mas o primeiro conto, traduzido como "Um negócio fracassado", já me conquistou, ri muito. O que eu mais gostei de um livro foi um de investigação que esqueci o título. Mas tenho muita vontade de ler seus contos completos.
Infelizmente, aqui no Brasil, não temos uma edição completa de todos os seus contos. Espero que alguma editora resolva acabar com essa lacuna.
 
Pensando bem, isso dá um pouco mais de mil reais. Por dez livros. Já paguei mais caro por livros em inglês trazidos da Amazon. Já paguei mais caro por volume nos livros do Ian Doescher sobre Star Wars. Se eu fosse louco por Tchekhov, pagava.
 
Nossa, não imaginava que ele tinha publicado tantos contos assim! Mas acho que vale a pena o investimento (se você for ler mesmo, é claro, pois numa pesquisa antiga vi que apenas 10% dos livros comprados são lidos até o final)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo