• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

tatiana feltrin,o professor "ameaçado",respeito,influência e fanatismo

Copiado do Facebook:
1) O problema de traduzir "jest" por "graça": eu concordo que há uma ambiguidade em português desnecessária. Contudo, não trocaria por "piada" justamente por já haver "joke" no livro. A decisão, apesar de nossa resenhista ultra-inteligente achar que não, foi pensada, mas a referência era William Shakespeare - nossa comentarista podia ter dado umas googladas, não? Mas desde o início eu pensei que "zoeira" seria melhor.
2) "Year of Glad": Glad é uma marca, mas o uso no texto, como alguns comentam, remete à ironia. Logo, é uma saída viável até. A alternativa seria inserir uma Nota de Tradutor, mas pra ficção dificilmente isso é uma opção.
3) Alguém me manda essa piada do "knock knock"?
4) A confusão entre "Dove bar" e "Dove soap bar" rendeu briga até em inglês. Mas decidiu-se que era o sabonete mesmo: http://webcache.googleusercontent.c.../2009/07/14/infinite_summer/&hl=pt-BR&strip=1
5) "Himself" por "si próprio" não é nada problemático. Ambas as expressões carregam uma espécie de redundância. A solução foi boa, sim.
6) "Axhandle" virou "Ai-Que-Foda", Tatiana, por causa do sobrenome da personagem, "Axford".
(Bom, há alguns pontos pertinentes, mas o ponto 4 me pareceu o mais problemático até o momento.)
 
Por mim tinha que ser era "zorra total". Pq o tal do Infinite Jest é um filme, né? Um filme que faz todas as pessoas rirem até serem infelizmente felizes. Então. Nós temos um correlato nacional perfeito disso. Só que é um programa televisivo. Detalhe mínimo.
 
E sobre a opção portuguesa de título, penso eu que não seria nada adequada para o Brasil, por uma simples razão: lá em Portugal "piada" tem um sentido extra que cá não se aplica. Eles dizem que algo "tem piada", quando diríamos que "tem graça" ou que "é engraçado". Ou seja, a piada não é só o dito jocoso em si mas pode ser também a propriedade daquilo que é engraçado: o jest inglês, por oposição a joke.

Só sei que, para alguém que vai dar pitaco em tradução sugerir manter o título original é um tiro no pé. O suprassumo do amadorismo. Serião.
 
Correção: no artigo que citei, transcrevi erroneamente que se tratava do sabonete. Na verdade é do sorvete - o que torna a escolha do Galindo acertada por apologética. Contudo, acrescento que essa discussão continua até hoje nos fóruns sobre o livro. (Devo ter me contaminado com isso ao transcrever.) Valeu pelo toque, @Calib
 
desculpe caso esse post esteja no lugar errado (se estiver pode mover se quiser)
Como se pode ver no tópico Blogs literários (http://www.valinor.com.br/forum/topico/blogs-literarios.127597/) eu mencionei gostar dos videos da dita cuja.

Em seu penúltimo vídeo ela ao final menciona uma matéria do jornal folha de SP que fala sobre os "booktubers",o jornal cometeu alguns erros na matéria,o maior de todos foi chamar um professor que não conhecia os videos dos tais "booktubers".imaginando que se tratavam de aulas virtuais o professor Nelson Dutra elogiou o ato de trazer mais almas ao mundo da leitura,porém,com um adendo: "as provas têm exigências muito específicas que precisam ser estudadas com afinco.A análise aprofundada e crítica das obras se torna fundamental para entender as características de cada autor brasileiro e,claro,passar no vestibular"e no final da matéria é dito "apesar de não substituírem a leitura,o professor Dutra vê valor nos vídeos.'melhor canal de literatura do que canal de besteira,não é?'"

Tatiana feltrin ao final de seu vídeo de conclusões do mês comenta sobre a matéria fez alguns comentários sobre o professor.Uma pessoa normal interpretaria os comentários do professor como elogios (ao menos assim eu interpretei),tatiana feltrin diz "eu acho,que... de alguma forma... esse professor se sentiu ameaçado" e fala mais sobre ele " e no final gente,ele fez um comentário que eu achei de muito mau gosto" e lê "apesar de não substituírem a leitura,o professor Dutra vê valor nos vídeos.'melhor canal de literatura do que canal de besteira,não é?'".E ela continua contando uma história sobre um problema com um crítico.

O chocante,e o motivo d'eu trazer o vídeo para cá não foi a atitude dela para com um professor que apenas a elogiou,o chocante são os comentários do vídeo,descarregando uma quantidade imensa de antipatia para com o professor.
Exemmplos:"O que eu posso fazer se a Tati se comunica muito melhor comigo e me desperta mais vontade de ler, coisa que a minha professora que é paga pra isso não consegue."

"'Os vídeos porém não substituem a leitura completa dos livros'. No shit, Sherlock! Reeeaaally?! É um "jênio". A verdade é que ainda existe, por parte de algumas pessoas, a crença anacrônica e estúpida de que o único conhecimento válido é o formal, o acadêmico, o proveniente de carteirada. Apenas argumentos, premissas e conclusões devem ser considerados para se deslindar uma questão. Título não é garantia de razão ou verdade. E não é pelo simples fato de que vc pode possuir o título e, ainda assim, estar totalmente errado. Acontece todos os dias..." (o marido da dita cuja)

"Fiquei chocado com essa explicação da Tati no final pela audácia desse professor. Eu nunca entrei no canal da Tati buscando informação detalhada, ou estudo de obra de determinado livro, meu gosto por leituras é bem similar ao dela e eu gosto de saber qual é a opinião de terceiros referente ao livro que eu li ou estou lendo, ou na maioria das vezes eu venho até aqui pra achar alguma inspiração de qual vai ser o próximo livro que eu vou comprar ou procurar na biblioteca. É óbvio, basta assistir aos vídeos, a Tati faz uma breve explicação do conteúdo e por fim nós da à opinião dela se o livro valeu a pena ou não. A atitude dela deveria ser homenageada pelo professor, nem que ela atinja uma pessoa a se interessar por um dos clássicos, está fazendo mais do que ele quanto a divulgação. +tatianagfeltrin Ignora esse tipo de coisa, não vale a pena se estressar por esse tipo de coisa, continue fazendo o que faz eu gosto bastante, fico esperando a semana toda pelos vídeos, não só os seus, como os da +Mell Ferraz Literature se, da +Gisele Eberspächer e da +Vevsvaladares. Acho muito honrado o que vocês fazem e os dois lados se beneficiam disso! Vou aproveitar pra deixar meu Obrigado a todas vocês!"

Até mesmo professores participaram:
"Oi, Tati, estava procurando o lattes do prof. citado pela folha, queria saber quem é ele na fila do pão, mas não achei... Enfim, acho que ainda há uma dificuldade das pessoas na academia de entenderem as diferenças das coisas. Sou profa. de linguística e outro dia estava dando aula sobre coesão e coerência quando comentei algo que você disse sobre o livro da Clarice Lispector e vi que alguns alunos acompanham seu canal. Eu mesma tenho acompanhado seus vídeos já há algum tempo e acho interessante, pois é um bate papo descontraído e despretensioso que pode mesmo despertar mais interesse nos jovens que não têm hábito de ler. É como um bate papo entre amigos... Também não sou profa. de literatura, mas não posso comentar um livro que li e gostei? Um conto que achei interessante? Sem que precise ficar analisando aspectos literários profundos, claro... Onde está o espaço da leitura por prazer? Algo pra se pensar né (ainda mais que eu tiro muito exemplo para minhas aulas dos textos que leio). bj"

Eu pessoalmente cheguei a algumas conclusões:

A maioria das pessoas desses canais literários apenas procuram uma espécie de "inclusão",querem se sentir "especiais",e o mais triste,não gostam de ler de verdade.Leem para entrar no "grupo" e mesmo que inconscientemente "gostam" e continuam a ler e assistir.Eu acredito que não gostem da leitura em si,gostam de interagir socialmente usando a leitura como ferramenta(por isso "best sellers" da vida vendem MUITO mais quando ganham a alcunha de "best sellers").

As pessoas seguem de forma cega não apenas as idéias e os conselhos de alguém que respeita,mas também os sentimentos,os preconceitos,as opiniões,TUDO.basicamente,seria como um zumbi que tenta simular um cérebro de outra pessoa para não ser vazio.

A tatiana feltrin falou mau do professor,e seus zumbis seguidores passaram a ver ele como uma espécie de inimigo,sequer pensaram,apenas atacaram.

O que mais me entristece é que o professor Dutra é o melhor professor de português que já tive na vida.De forma alguma um professor iria querer que o conhecimento da leitura não fosse espalhado,pelo contrário,ele diz sempre em suas aulas que o mais importante é ler o livro.

Depois de todo o alvoroço com os professores pedindo,acima de tudo,respeito uma atitude dessas é vergonhosa .Tatiana Feltrin chegou ao ápice da vaidade e do narcisismo e parece ver "haters" e criticas em toda a parte (isso vem desde o vídeo sobre Ulisses).

Eu agora chego a me envergonhar de ter participado de um grupo com esse tipo de gente
vocês poderiam me dizer se esse texto (os fragmentos que eu escrevi) foram bem escritos,estou estudando para o vestibular e treinar é sempre bom:D

video,pule para os 14 min do vídeo (
)

matéria da folha de sp (http://www1.folha.uol.com.br/educac...ros-do-vestibular-em-videos-na-internet.shtml)

professor:http://globotv.globo.com/globocom/g1/v/professores-comentam-a-prova-de-redacao-do-enem-2012/2224613/

Boa Noite Matheus!

Então estava na internet, buscado sobre outra Tatiane, quando me deparei , co seu texto sobre à Tatiane Feltrin, li todo, e até os comentários de resposta. Sou assinante do canal dela, e não sou um desses zumbis que você mencionou, lembro que na época que ela fez este vídeo achei que ela parecia bem ofendida com este artigo, não saberia disse se só por causa dele ou também por outros motivos relacionados ao tema, como você mencionou acima os ditos "zumbis" nem ao menos leram o artigo e já desceram o barraco no Professor. Devo dizer então que devo ter sido um dos poucos inscritos dela que tive a oportunidade de ler o artigo da folha de S. Paulo, não sei se foi a intenção do seu professor de falar daquela maneira, só que no contexto do artigo soou como menosprezo sim, pois quando usamos o termo melhor isso, do que aquilo, soar arrogante da parte da pessoa, é como se ela dissesse que entre uma coisa ruim e outra, o menos pior é valido. Pode não tem sido a intenção dele, mas como disse antes, ficou parecendo isso. Agora quanto a Tatiane, eu entendo sim o motivo dela ter si ofendido, pois o texto todo soar com degradante, fazendo parece que só por que uma pessoa não é formada em letras, não pode expressa a opinião dela sobre um livro, ou mesmo influência os mais jovens, na leitura. Sei que para alguns professores é sim motivo de despeito o fato de jovens e adultos levarem a opinião de uma pessoa não formada na areá mais a serio que de um profissional. Entretanto quando se trata de leitura, diploma em nada vai fazer os outros gostarem de ler. Eu mesma em minha época de ensino médio odiava ler por obrigação, gosto de ler por prazer. Você falou sobres os grupos, que parece que querem mais aparecer, do que realmente gostam de ler. Creio novamente que isso não seja verdade, gosto de leitura, pura e genuinamente, e se não houvessem canais literários que pudesse busca referencias e ver opiniões diversificadas sobre determinado livro, eu continuaria gostando, aliás amando ler. Mas os canais literários servem com troca de experiências e informações. Você não pode e nem deve tomar uma única opinião com sagrada e verdadeira, é sempre bom vemos vários pontos de vista, para criamos o nosso próprio. A Tatiane criou a opinião dela baseada no que ela leu e viveu, você pode discordar, é seu direito, mais assim como você citou os fãs "zumbis " dela você apenas está se deixando leva pelo simples fato de conhecer o professor em questão, colocando ele em um pedestal e menosprezado ela apenas por ela o ter criticado. Na minha humilde opinião, niguém no mundo vale que eu entre em uma briga e ponha a mão no fogo. excerto talvez, minha família. Só para constar sei que não é a mesma coisa, mas ela também é professora.
 
Boa Noite Matheus!

Então estava na internet, buscado sobre outra Tatiane, quando me deparei , co seu texto sobre à Tatiane Feltrin, li todo, e até os comentários de resposta. Sou assinante do canal dela, e não sou um desses zumbis que você mencionou, lembro que na época que ela fez este vídeo achei que ela parecia bem ofendida com este artigo, não saberia disse se só por causa dele ou também por outros motivos relacionados ao tema, como você mencionou acima os ditos "zumbis" nem ao menos leram o artigo e já desceram o barraco no Professor. Devo dizer então que devo ter sido um dos poucos inscritos dela que tive a oportunidade de ler o artigo da folha de S. Paulo, não sei se foi a intenção do seu professor de falar daquela maneira, só que no contexto do artigo soou como menosprezo sim, pois quando usamos o termo melhor isso, do que aquilo, soar arrogante da parte da pessoa, é como se ela dissesse que entre uma coisa ruim e outra, o menos pior é valido. Pode não tem sido a intenção dele, mas como disse antes, ficou parecendo isso. Agora quanto a Tatiane, eu entendo sim o motivo dela ter si ofendido, pois o texto todo soar com degradante, fazendo parece que só por que uma pessoa não é formada em letras, não pode expressa a opinião dela sobre um livro, ou mesmo influência os mais jovens, na leitura. Sei que para alguns professores é sim motivo de despeito o fato de jovens e adultos levarem a opinião de uma pessoa não formada na areá mais a serio que de um profissional. Entretanto quando se trata de leitura, diploma em nada vai fazer os outros gostarem de ler. Eu mesma em minha época de ensino médio odiava ler por obrigação, gosto de ler por prazer. Você falou sobres os grupos, que parece que querem mais aparecer, do que realmente gostam de ler. Creio novamente que isso não seja verdade, gosto de leitura, pura e genuinamente, e se não houvessem canais literários que pudesse busca referencias e ver opiniões diversificadas sobre determinado livro, eu continuaria gostando, aliás amando ler. Mas os canais literários servem com troca de experiências e informações. Você não pode e nem deve tomar uma única opinião com sagrada e verdadeira, é sempre bom vemos vários pontos de vista, para criamos o nosso próprio. A Tatiane criou a opinião dela baseada no que ela leu e viveu, você pode discordar, é seu direito, mais assim como você citou os fãs "zumbis " dela você apenas está se deixando leva pelo simples fato de conhecer o professor em questão, colocando ele em um pedestal e menosprezado ela apenas por ela o ter criticado. Na minha humilde opinião, niguém no mundo vale que eu entre em uma briga e ponha a mão no fogo. excerto talvez, minha família. Só para constar sei que não é a mesma coisa, mas ela também é professora.

olha moça,eu ia escrever um texto enorme explicando o porque d'eu achar que a tatiana exagerou e viu caroço onde não havia angu,não vou mais.
indo ver,só por curiosidade,os comentários do vídeo.me deparei com um novo da tatiana:"Caso você tenha chegado a esse vídeo por conta de determinada postagem SUPER ofensiva em determinado forum, crente de que vai encontrar mais alguém para odiar nesse mundo, levado a pensar assim porque um hater simplesmente tirou um discurso de contexto, interpretou da forma que lhe convém, e tentou levá-lo a odiar, de graça, alguém que você não conhece (nem ele): dê cá um abraço. Viva sua vida se preocupando com o que realmente merece sua preocupação."
primeiro fiquei triste por ela ter achado "SUPER ofensivo" não tentei ofende-la,queria apenas expor a minha opinião de forma critica,sem ferir os sentimentos ou honra de ninguém.depois ela me chama de hater... não a odeio (que motivo insano para odiar alguém) jamais queria que ela pensasse isso (não escrevi com esse propósito).nem tentei convencer ninguém a odiá-la... queria criticar as pessoas (zumbis,como chamei) que,sem pensar,odiaram de graça...
tudo isso cresceu e tomou uma forma monstruosa,quando eu queria que tivesse apenas o tamanho de um grão de areia.
o que mais me entristeceu foi que a tatiana levou para o lado pessoal a critica que fiz a ela por levar coisas pequenas (e as vezes que nem tem haver com ela) para o lado pessoal.
por fim, ela diz que tirei o discurso de contexto e interpretei da forma que me convém... de novo, expus minha opinião,interpretei da forma que vi,não tirei o discurso do contexto (tanto que,por isso,linkei o vídeo dela e o artigo da folha),queria que cada um tirasse suas próprias conclusões...
hoje estou exausto (por motivos x e y que nada tem com a tatiana) e pessoalmente cansado do assunto...
não odeio a tatiana,continuo assistindo os vídeos dela,continuo achando que a maior parte de quem comenta neles são gente louca,continuo tendo uma opinião diferente da sua fernanda e da tatiana sobre o caso,enfim,no final nada dessa discussão importa mesmo...
 
Ok, eu entendo isso. Talvez você não tenha visto por mal, mas ao ler o seu texto, dá para vê o motivo de ela te tido essa impressão. Concordo com você, esse tipo de coisa não pode nem deve levar para o lado pessoal, ou mesmo criar ódio gratuito, infelizmente é muito fácil gerar ódio gratuito, é só vê, os outros comentários aqui em cima, de ofensa a ela (Tatiana), ninguém é perfeito ou agrada a todo mundo, entretanto creio que as pessoas aqui não são tão diferente dos que criticaram o seu professor. Desejo tudo de bom, para você e ele. Pois ele parece ser um cara bacana, já que tem um admirador. É muito difícil criar esse tipo de respeito entre alunos. A Tatiana tem videos que eu gosto e outros que eu não concordo com a opinião dela, e mesmo assim eu respeito, afinal qualquer pessoal que expõe sua opinião em público merece o respeito, só pela coragem. :)
 
bem estranho, o tópico mortão desde maio e aí aparece esse comentário novo lá, e agora usuária aparentemente se cadastrando só para defendê-la (nada contra, fernanda, é sempre bom ouvir opiniões diferentes). andou acontecendo algo na área de comentários dos videos lá? preguizzz de procurar, mas enfim, fiquei curiosa sobre o que possa ter chamado a atenção para esse tópico.
 
Não, nada! que eu saiba. Nem ando entrado muito no canal da Tatiana, só que ontem, como mencionei para o Matheus, procurado no Google, sobre outra Tatiana. Tatiana Leite, e como joguei booktuber, acabei caindo em vários site com noticias do meio literário, entre os quais este. Meu intuito, não é defender ninguém, pois como disse para o Matheus não coloco minha mão no fogo por ninguém. Apenas fazer uma observação sobre diferentes pontos de vista. O meu é oposta a dele. E como falei antes, creio que dependendo do ponto de vista, o que o professor dele disse no jornal, acabou soando ofensivo, mesmo que esta não seja a intenção dele. Aliás acredito fielmente que a culpa foi da jornalista, que fez a matéria. E como estava buscando informações sobre à Tatiana Leite que também é booktuber acabei lendo vários artigos de vários site, inclusive o artigo em questão, e este texto desse fórum, que acabou chamando minha atenção. Como li os dois em seguida, achei por bem que não haveria problemas em comentar. Nem me liguei da data, ou que já fazia tanto tempo. E como você disse Ana também tenho preguiça de ler os comentários novos, então não voltei lá agora para ler se tinha algo novo, só lembro que li alguns na época, e é só por isso que também concordo com o Matheus muita gente sem motivos simplesmente leva tudo pro pessoal e sair ofendendo os outros. Só que isso aqui é um fórum, de discussão onde todos podem participar, não nego que só fiz o cadastro só por causa do texto dele, quis participar da discussão e apresentar meu ponto de vista, e para isso é necessário fazer cadastro, fazer o que né! :| não vejo problemas quanto a isso.
** Posts duplicados combinados **
Vixe. Já pensou se as dracconetes descobrem o fórum? :think:
Desculpe a ignorância, mas o que seria dracconetes !? :think:
 
Só que isso aqui é um fórum, de discussão onde todos podem participar, não nego que só fiz o cadastro só por causa do texto dele, quis participar da discussão e apresentar meu ponto de vista, e para isso é necessário fazer cadastro, fazer o que né! :| não vejo problemas quanto a isso.

é como eu disse: nada contra, é bom ouvir opiniões diferentes. até porque, como você disse, é um fórum de discussões. =] fiquei só com dúvida sobre algo acontecendo porque o comentário dela é meio recente, achei que alguém foi lá xingar a menina em nome da valinor ou algo do tipo.

enfim, espero que independente de qualquer má impressão que possa ter ficado, você continue por aqui. a área de literatura daqui é bem bacana

Desculpe a ignorância, mas o que seria dracconetes !? :think:

digamos que se os usuários podem ser acusados por alguém de serem haters, é pelo raphael draccon. :dente:
 
Blz, com certeza! quando o assunto é livros eu sempre gosto de participar! Entendi. Imaginei que fosse, não acompanho brigas bestas, por nenhum tema. fãs que idolatram famosos, seja de filmes, autores, ou qualquer outra coisa. Para mim, são só crianças, e não perco o tempo xingado ou mesmo menosprezado os outros por algo ou alguém que nem sabe de minha existência. Até por que ninguém é santo ou perfeito.
 
Como esse daqui acabou virando o tópico-oficial-das-fofocas-sobre-youtubers, vou postar um vídeo que o Gabriel (cara, é impossível te marcar nos posts) compartilhou ontem: a resenha da Jout Jout sobre Esopo:


Resenhas de livros não são o escopo da Jout Jout, mas eu achei esse vídeo dela muito, mas muito bom. Tudo que eu espero de um vídeo desses tem aí, mas em especial aquela coisa meio sincera de que a pessoa realmente se divertiu com o livro. A coisa mais tosca é quando o youtubers parece que não consegue nem veicular uma opinião genuína a respeito do livro, e fica com base nas formas de emoção padronizadas, com aquelas caras de surpresa entediantes quando fazem um book haul. (Vejo isso muito, mas muito MESMO, nos vídeos da Feltrin, em especial quando ela vai agradecer os livros que recebeu.)
 
Como esse daqui acabou virando o tópico-oficial-das-fofocas-sobre-youtubers
O tópico das fofocas não era este daí, não? :think:
http://www.valinor.com.br/forum/topico/livros-e-glamour-estariamos-exagerando.152414/

Resenhas de livros não são o escopo da Jout Jout, mas eu achei esse vídeo dela muito, mas muito bom. Tudo que eu espero de um vídeo desses tem aí, mas em especial aquela coisa meio sincera de que a pessoa realmente se divertiu com o livro. A coisa mais tosca é quando o youtubers parece que não consegue nem veicular uma opinião genuína a respeito do livro, e fica com base nas formas de emoção padronizadas, com aquelas caras de surpresa entediantes quando fazem um book haul. (Vejo isso muito, mas muito MESMO, nos vídeos da Feltrin, em especial quando ela vai agradecer os livros que recebeu.)
Poxa, Mavericco, depois de assistir ao vídeo tenho que discordar completamente. Isso não é uma resenha do livro ou uma opinião. Ela só está lendo trechos aleatórios e fazendo piadas com eles... O título do vídeo até me enganou e não sei nem se dá para dizer que ela gostou do livro.

Mas ter uma opinião seria mesmo o mínimo. O problema como a Anica discutia no outro tópico que linkei ali é quando a opinião é negativa. Já viram alguma resenha falando dos defeitos de algum livro? (A pergunta é sincera porque eu não vejo muito esses booktubers). E como não daria para expressar sua opinião negativa sem desagradar os "patrocinadores", os vídeos não acabariam necessariamente se pasteurizando também? (mas agora compreendo também como o Mavericco disse no outro tópico que os vídeos dos booktubers teriam a função de socializar também, não exatamente de fazer uma crítica mais detalhada.)

Enfim: por que vocês (e a internet) ainda assistem a essa Feltrin? Que masoquismo é esse, meu Deus?
 
O tópico das fofocas não era este daí, não? :think:
http://www.valinor.com.br/forum/topico/livros-e-glamour-estariamos-exagerando.152414/


Poxa, Mavericco, depois de assistir ao vídeo tenho que discordar completamente. Isso não é uma resenha do livro ou uma opinião. Ela só está lendo trechos aleatórios e fazendo piadas com eles... O título do vídeo até me enganou e não sei nem se dá para dizer que ela gostou do livro.

Mas ter uma opinião seria mesmo o mínimo. O problema como a Anica discutia no outro tópico que linkei ali é quando a opinião é negativa. Já viram alguma resenha falando dos defeitos de algum livro? (A pergunta é sincera porque eu não vejo muito esses booktubers). E como não daria para expressar sua opinião negativa sem desagradar os "patrocinadores", os vídeos não acabariam necessariamente se pasteurizando também? (mas agora compreendo também como o Mavericco disse no outro tópico que os vídeos dos booktubers teriam a função de socializar também, não exatamente de fazer uma crítica mais detalhada.)

Enfim: por que vocês (e a internet) ainda assistem a essa Feltrin? Que masoquismo é esse, meu Deus?

Essa parte de não ter críticas negativas nem sempre é para não agradar os "patrocinadores", eu mesmo, faço críticas no meu blog e até agora não fiz nenhuma negativa e posso explicar claramente o porque, não sei os outros, mas no meu caso é porque eu sempre escolho livros que a chance de eu gostar é grande. Tenho parcerias com editoras e eles dão liberdade para expressar a opinião, mesmo que seja negativa desde que não seja ofensiva, mas geralmente eu que escolho os livros que eles me mandam, logo a chance de eu escolher algo que eu não goste é pequena. O único livro que eu não gostei, tentei ler mesmo sabendo que a crítica seria negativa, mas não consegui ler de jeito nenhum, porque achei muito ruim, foi o Dragões de Éter do Draccon.
 
O tópico das fofocas não era este daí, não? :think:
http://www.valinor.com.br/forum/topico/livros-e-glamour-estariamos-exagerando.152414/


Poxa, Mavericco, depois de assistir ao vídeo tenho que discordar completamente. Isso não é uma resenha do livro ou uma opinião. Ela só está lendo trechos aleatórios e fazendo piadas com eles... O título do vídeo até me enganou e não sei nem se dá para dizer que ela gostou do livro.

Mas ter uma opinião seria mesmo o mínimo. O problema como a Anica discutia no outro tópico que linkei ali é quando a opinião é negativa. Já viram alguma resenha falando dos defeitos de algum livro? (A pergunta é sincera porque eu não vejo muito esses booktubers). E como não daria para expressar sua opinião negativa sem desagradar os "patrocinadores", os vídeos não acabariam necessariamente se pasteurizando também? (mas agora compreendo também como o Mavericco disse no outro tópico que os vídeos dos booktubers teriam a função de socializar também, não exatamente de fazer uma crítica mais detalhada.)

Enfim: por que vocês (e a internet) ainda assistem a essa Feltrin? Que masoquismo é esse, meu Deus?

O seu parêntesis já me responde, Jorge! Não vejo nos vídeos dos booktubers o dever de fazer uma resenha bem detalhada e tudo mais. Acho que o que está em jogo é passar uma experiência de leitura (e, como você disse, até uma socialização) que pode ou não passar pela resenha. Nesse sentido o vídeo da Jout Jout ficou legal: ela mostrou que se divertiu lendo o livro, e conseguiu passar isso pro leitor.
 
Eu resumiria os comentários com os quais concordo em poucos pontos.
1 - A "youtubeira de livros" faz isso para ter o Ego massageado.
2 - A repórter foi tendenciosa.
3 - O professor não pode ser responsabilizado pelos comentários, que não foram postos dentro do contexto no qual ele proferiu.
4 - Assim como há ressentimento dos críticos em relação aos "booktubers", há ressentimento destes para com os críticos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo