• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Tanka]

Ótimos versos!
(continua assim)



Mas a tanca não é monóstrofa?
 
Interessante... Pesquisei no Geir Campos e ele não diz nada a respeito das estrofes: inclusive dá a entender que é monostrófico, quando indica sua disposição métrica (5-7-5-7-7). Agora outras fontes, como esta, esta ou esta e esta, dizem que é um poema em duas estrofes...

Como o primeiro não precisou de vírgulas, vou deixá-lo monostrófico. O segundo vamos deixar com duas estrofes.
 
Oh bem. Terei de pesquisar agora para tirar a dúvida.

Mas me agrada mais aos olhos que seja uma só estrofe. :D
 
Fazendo uma busca rápida em inglês, acabei me deparando com uns trecos chamados "haibun" e "tanka prose".
Parecem ideias interessantes de desenvolver, se tiver interesse. :D

Mas é interessante perceber como todos os exemplos que eu encontrei de "tanka prose" escrevem as tancas com uma só estrofe:

http://www.themetpress.com/modernhaibunandtankaprose/masthead.html
(uma revista de um pessoal maluco que leva isso muito a sério)
 
Tanka
Com duas estrofes assim é mais usual ( nas fontes que consultei). Já li de um único verso com os versos dispostos na vertical (Leminski). Prefiro esse modo mais “usual” com as duas estrofes de três e dois versos (dístico) Tanka na horizontal na estrutura dos versos, totalizando 31 sílabas.
Essa fonte aqui :http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/2744702 explica melhor.
 
Pá, vcs são muito cult. Eu nem sabia que essa tanka existia e vcs já tão discutindo monostrofes e Leminskis... =P
 
Dando uma revivida no tópico, consegui três resultados em minhas pesquisas:

1) o tanka parece ser, ao menos pela tradição, disposto de forma monostrófica, com um avanço de parágrafo entre a chamada "estrofe de cima" e a "estrofe de baixo" (as explicações são bem literais). Mais ou menos como os sonetos italianos de antigamente, onde ele era todo monostróficos e os tercetos tinham esse avanço (ou como o soneto inglês ainda hoje).
2) os tanka primordiais eram poemas com o esquema métrico 5-7-5-7-7, visto que a tradição poética japonesa praticamente desconhecia outros metros. No entanto, a disposição estrófica poderia ser tanto 5-7/5-7-7 como, o que mais se consagrou, 5-7-5/7-7, visto que, desta última, nasceu o haikai.
3) ao que me consta, meus tankas são o que se pode chamar, ao menos tradicionalmente, de tankas de segunda ordem, pois eles não apresentam uma justaposição, uma comparação brusca entre duas imagens, de modo a que a ordem lógica entre a estrofe de cima e a estrofe de baixo seja rompida (e isso é fundamental na tradição japonesa, pois é o que possibilitou posteriormente o renga).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo