• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tangos e Tragédias

Eu conheço, ainda não fui ver apesar de ja ter visto os 2 em performance solo e é mto bom

uma mistura de teatro com musica, mto rocks
:)
 
Tu viu os dois onde? A peça deles é muito boa, atuam muito bem e as musiquinhas são rox ehheheheh é uma peça que eu não gostaria q acabasse, afinal está já na 18a. temporada :D
 
Espero que ele se recupere logo.
Adoro Tangos & Tragédias e as musiquinhas da Sbornia. :lol:
 
Droga, e eu já fiz minha aposta pro Bolão...

Brinks.
Mas ó, eu ainda quero ver Tangos & Tragédias. :'(
 
eike pouca vergonha

A volta do "Tangos & Tragédias". Só que não
09 de setembro de 2014191

letssssss.jpg

(Crédito: Let’s Duet/ Divulgação)

Eles tocam acordeom e violino, fazem versões com roupagem clássica de sucessos populares e vestem-se como se fossem cidadãos de algum lugar do Leste Europeu – mas não vieram da Sbórnia. Os humoristas Daniel Tauszig e Leonardo Padovani (na foto aí em cima) estão apresentando em São Paulo o musical Let’s Duet – Homenagem a Malitchewsky, espetáculo que lembra demais o antológico Tangos & Tragédias (na foto aí abaixo), criado há 30 anos pela dupla de músicos e atores Hique Gomez e Nico Nicolaiewsky (1957 – 2014).

tangosss.jpg

(Crédito: Raul Krebs/ Divulgação)

Segundo reportagem publicada no jornal O Estado de S. Paulo na última quarta-feira (3), a montagem paulista gira em torno de um fictício maestro morto, cujas cinzas estariam dentro de uma urna no fundo do palco. Em cena, Tauszig e Padovani (usando um penteado igual ao do personagem Kraunus Sang) tocam músicas ligadas à vida do tal Malitchewsky – apresentado às vezes como polonês, outras como alemão ou até russo.

Entre os temas, está uma composição dedicada ao grande amor de Malitchewsky, que se chamava Anne Petit – lembra que uma das paixões do Maestro Pletskaya era a Ana Cristina da canção homônima? Let’s Duet inclui interpretações camerísticas de hits radiofônicos como Eu Só Quero É Ser Feliz e Show das Poderosas – da mesma forma como o T&T incluía adaptações de músicas pop como Roxanne, da banda The Police, e Epitáfio, dos Titãs.

O trabalho de Hique e Nico não é citado em nenhum momento no texto do Estadão ou na página de Let’s Duet no Facebook. O perfil na rede social, porém, inclui postagens de pessoas apontando as semelhanças entre as duas obras – algumas em tom de contrariedade, como esta do músico Carlos Careqa, que organizou recentemente um show em homenagem a Nicolaiewsky:

“Poxa, que pena! Tanta falta de inspiração. Como podem plagiar um espetáculo que ficou 28 anos em cartaz? Sbórnia vive!!! Não pensem que os sbornianos são um povo que não protesta. Protesto veementemente por esta falta de criatividade.”

Procurado pelo blog, o colombiano Gustavo Miranda, diretor de Let’s Duet, manifestou-se:

“Na verdade, foram várias coincidências até agora. Eu conheci Tangos & Tragédias depois de ter montado o espetáculo, justo quando saiu a notícia da morte do Nico. Então, assistimos a alguns vídeos e ficamos muito surpreendidos com o parecido físico (sic) de Leonardo, nosso violinista, com Hique Gomez. Pensamos em mudar o penteado do Léo para evitar as comparações, e vale aclarar que, como outra coincidência, quem desenhou o cabelo dele é uma mulher russa que chegou neste ano no Brasil, e também não conhecia eles. (…) Evidentemente fazer um duo de música e humor não tem como não comparar ou ter referentes. A gente não fala de Tangos & Tragédias como homenagem nem como referência direta porque estaríamos mentindo, mesmo assim nossa produção falou com Hique Gomez, que está sabendo da peça e de fato quer assistir nosso espetáculo. Nossas inspirações e similitudes estão em Les Luthiers, Yvis, Hugo Borges, entre outros outros grupos que já fazem música e humor no mundo. Admiramos muito o trabalho deles e em nenhum momento queremos copiar, ao contrário, é uma honra ser comparados com eles. Embora quem vê o espetáculo, que é uma peça de teatro, imediatamente vê que somos muito diferentes.”

Já Hique Gomez optou pela ironia elegante ao ser consultado pela gente:

“Ainda não vi o espetáculo Let’s Duet, só um pequeno trecho pela internet. Quando vi um dos vídeos pela primeira vez, juro que pensei que era eu! E até agora estou em dúvida!”

Dá uma comparada nas fotos e nos vídeos aí abaixo. O que você acha?

montagem.jpg

fonte
 
e agora em nota de esclarecimento eles assumem a "influência". ué?

“Let's Duet - Homenagem a Malitchewsky” é um espetáculo teatral criado pelos músicos Daniel Tauszig e Leonardo Padovani, pelo ator e diretor Gustavo Miranda e pelo roteirista Adonis Comelato.
Leonardo e Daniel se conheceram há alguns anos e desde então trocam idéias sobre música e humor, uma grande paixão para ambos. Durante esses anos eles compartilharam idéias de números musicais, muitas vezes com situações vividas pelos próprios músicos em suas carreiras profissionais.
No ano passado, com a ajuda de Gustavo e Adonis, transformaram esses "números" em uma peça teatral.
Toda a dramaturgia da peça se dá em torno de uma figura fictícia, o maestro Dobromier Malitchewsky, que foi o grande mestre dos personagens de Lets Duet. Brutalmente assassinado, ele recebe uma estranha homenagem de seus discípulos, que com cumplicidade e rivalidade sonham em serem seus sucessores.
Leonardo canta, toca violino elétrico, acústico e erhu. Daniel Tauszig toca piano, violão, "chineling" (instrumento criado para Let's Duet), acordeon e keytar.
Esse universo foi criado de forma genuína, com um único, puro e verdadeiro intuito: trazer humor e alegria para as pessoas que assistirem o espetáculo.

Infelizmente ocorreram alguns equívocos com os admiradores e fãs do incrível "Tangos & Tragédias". Detalhamos a seguir algumas explicações a respeito dessas comparações:

O espetáculo: Nossos personagens não falam, não conversam com a platéia. Agem como “clowns brancos”. Um narrador oculto conta a tragetória de Malitchewsky. Um terceiro ator, um mordomo, conduz o desenrolar dos quadros. Desse modo, Let’s Duet tem uma proposta muito diferente de Tangos & Tragédias.

Os instrumentos: Leonardo é violinista e Daniel pianista. Esses são seus instrumentos de ofício. Musicalmente, o espetáculo foi criado e gira em torno desses dois instrumentos. Em Lets Duet há um único número com acordeon que gerou essa comparação direta com Tangos & Tragédias. Talvez tenhamos errado em nossa divulgação ao termos escolhido uma foto destacando esse instrumento que ao longo da peça é secundário, enquanto que, no caso de Nico, era o instrumento principal.

Dobromier Malitchevsky: O nome criado para o maestro foi pensado em uma terminação clichê de nomes russos, inerente ao universo da múscia erudita, tal como Tchaikovsky e tantos outros. O prefixo “Mali”, remete a mala, chato e etc., características da personalidade do fictício maestro. Jamais faríamos qualquer referência ao sobrenome Nicolaiewsky, e muito menos brincaríamos com esse fato. Seria um ato desrespeitoso, absurdo e de extremo mau gosto. O espetáculo e o personagem foram criados antes do falecimento de Nico.

Figurino e identidade visual: As roupas foram inspiradas em trajes típicos de músicos eruditos, artifício muito usual nesses casos. Nosso figurino foi desenhado por Elisa Rosin e brinca com a inversão de cores entre os personagens, acentuando a rivalidade e cumplicidade entre eles. Os cabelos foram idealizados pelo diretor Gustavo Miranda e pela artista Svetlana Zvinite para reforçar o caráter louco dos personagens (matam seu mestre e ainda tem coragem de "homenageá-lo") e a figura do “clown branco” (seres exóticos e sem fala). Nosso visual inspira-se muito nas criações de Tim Burton. As figuras similares as de Tangos & Tragédias aconteceram por coincidência, por tratarem de universos parecidos. Jamais “plagiaríamos” o trabalho de Tangos & Tragédias, seria uma atitude muito ingênua, plagiar e imaginar que ninguém perceberia sendo Tangos & Tragédias um espetáculo tão conhecido e com tanto tempo de existência.

Referências: Durante o nosso processo criativo tivemos, além de Tangos & Tragédias, diversas referências: Victor Borge, Chaplin, Igudesman & Joo, Ylvis, Les Luthiers, Lonely Island, Tim Mintchin, Jon Lajoie, Tom Leher, língua de Trapo, Gyca e Turcão, Chico Anísio e diversos outros.

Anne Petit = Ana Cristina: Fizemos uma versão da música da cantora Anitta. Anne Petit é um trocadilho com o nome Anitta

Tudo isso pode ser percebido por quem assiste o espetáculo, e não pelas imagens que foram divulgadas, que distorcem o conteúdo apresentado.

Conversamos, na data de hoje, com Hique Gomez e lhe explicamos todo esse mal entendido. Iremos também procurar a esposa de Nico. Somos admiradores do fenômeno Tangos & Tragédias e não nos referimos especificamente a eles porque as similaridades decorreram de uma carcaterística do processo criativo. Gostaríamos de ter percebido, mas não aconteceu. É humano. Temos orgulho de nosso trabalho e estamos tentando com essa nota esclarecer essa situação.

Envolvidos em nossa criação, erramos em não perceber o quanto ficamos parecidos com eles. Por isso pedimos desculpas a todos os fãs, admiradores e ao Tangos & Tragédias.

Obrigado a Tangos & Tragédias. A Sbornia sempre viverá e Let´s Duet se sente honrado de estar perto deles.

https://www.facebook.com/espetaculoletsduet/posts/820582724640370?fref=nf
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo