1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Tamanho das Silmarils

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Ludvig_The_Wanderer, 8 Mai 2013.

  1. Seguinte tava lendo O Silmarillion ontem e passei pela parte que fala que Fëanor usa as silmarils na testa... imagino eu que como um "colar de testa" (acho q vc's conseguem imaginar ao que eu me refiro). E Melkor forjou a Coroa de Ferro onde engastou as jóias de Fëanor. Então eu me perguntei, qual o tamanho das Silmarils? Melkor é "gigante", uma vez que ele é um Ainur e Fëanor, um elfo, é relativamente pequeno comparado a ele, ou não ?

     
    Última edição: 8 Mai 2013
    • Ótimo Ótimo x 2
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Então, infelizmente (ou felizmente pelo bem da imaginação) as medidas exatas não foram deixadas. Mas é possível ter uma estimativa a partir do fato de que a mão de Beren podia se fechar sobre ela.

    Quando Tolkien escreveu sobre homens entendemos que Beren por ser um homem guerreiro adulto podia ter os seus 80-90Kg e uns bons 180-190 cm de altura com uma mão proporcional a essa altura.

    Entretanto cabe considerar que as jóias mágicas podiam não obedecer a lógica das jóias comuns igual ocorria com o UM anel que as vezes parecia ser maior e as vezes parecia ser menor. Especula-se que jóias que concentrem o poder sub-criativo do autor (elfos, Maiar ou Valar) encerrem em si parte da vida nelas e possuam características vivas o que não seria de se admirar se uma Silmaril crescesse ou diminuísse dependendo da situação.

    Se for pelo relato de Beren no Silma penso que em condições normais (não sabemos de todas as propriedades das Silmarils) elas não devessem passar de 10cm de diâmetro.
     
    Última edição: 8 Mai 2013
    • Gostei! Gostei! x 5
    • Ótimo Ótimo x 1
  3. hmmm.... vlw Akira, havia me esquecido que Beren segura uma Silmaril na mão.
    E essa "teoria"das jóias magicas é bem interessante de se considerar.
    Eu sempre imaginei as Silmarils como a Arkem Stone mostrada no filme O Hobbit.

    Obrigado pelo esclarecimento. X)
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  4. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Seja bem vindo Ludvig.

    Essa é uma jóia famosa também. Se eu fosse produzir um fan art da pedra Arken eu deixaria a imaginação correr livre e pensaria em algo de superior beleza com um núcleo interior fosforescente quem sabe um pouco morna ao toque, imitando um coração de pedra. E se fosse liberdade criativa total a luz da pedra poderia pulsar ou ter lampejos interiores à maneira de um órgão vivo.

     
    Última edição: 8 Mai 2013
    • Gostei! Gostei! x 2
  5. Muito obrigado ^^

    Carai o_O
    até imaginei como seria a partir da sua descrição... muito loka XD
     
  6. Lindoriel

    Lindoriel Saurita Catita

    Eu não imagino os Valar gigantescos... um pouco maiores q os Edain e Eldar, mas não "enormes". Rs.

    Senão, realmente, como q as Silmarilli iam caber numa "coroa gigante"?

    Então, imagino eles num tamanho "mais ou menos", entre normal e gigante, assim como os Maiar. Bastante altos, mas não muito.
     
  7. Glonduil

    Glonduil Quase uma forja de anão

    Penso como o Neoghoster e em partes como a Lindoriel. Na minha opinião, as silmarills (assim com o um anel) mudavam de tamanho. Penso também que os Valar eram seres altos, mas não gigantescos, algo entre 1,95 e 2,00 m
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  8. Lindoriel

    Lindoriel Saurita Catita

    Já eu imagino um pouco mais alto (Aldebaran feelings rçrçrçrçrç) mas não chegando a ter 3 ou 4 metros. oO

    Rs.

    De resto, o Anel cabia em dedos de hobbit, de humanos, de Maia (o Sauron né), de etc... então ele com quase toda a certeza mudava de tamanho de acordo com seu usuário. Vide Isildur que foi pego justamente pq o Anel escapou de seu dedo.
     
  9. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Os dunedain tinham em média mais de 2 m, então talvez os Valar fossem mais altos que isso.
     
    • Gostei! Gostei! x 4
  10. Tar-Mairon

    Tar-Mairon DARK LORD AND LOVING DAD

    .

    Elendil tinha 2,41m, e a altura média dos númenoreanos era 2,13m (altura do Aragorn, diga-se de passagem).

    .
     
    Última edição: 8 Mai 2013
    • Gostei! Gostei! x 4
  11. Ragnaros.

    Ragnaros. Usuário

    Sobre o tamanho de Melkor, houve discussões nestes tópicos:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    -
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    - Ilmarinen pontificou alguns elementos que (aparentemente) diferenciavam a altura de Melkor:

    Ademais:

     
    • Ótimo Ótimo x 1
  12. Ragnaros.... muito obrigado, acho q esclareceu bem as nossas duvidas, quanto ao tamanho de Morgoth, e dos Ainur, e dos Elfos.

    E a teoria das "jóias magicas" é realmente de se considerar, pq para fazer um "colar de testa" e uma coroa com elas, elas devem mudar de tamanho.

    Eu sempre imaginei os Valar gigantescos, estilo o "Macacão do DBZ". XD
     
  13. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Para quem curte gemas, o Silma tem passagens enigmáticas, uma delas é essa:

    O que se desejou dizer quando foi incluída a palavra "lares" é matéria de reflexão. Uma vez que no Shaping diz apenas que elas tiveram os 3 destinos sem citar a passagem sobre lares ou a casa delas.

    Quando se lê no livro ficamos hipnotizados pelo impacto da história e com a impressão de que as jóias eram exatamente simétricas e totalmente iguais umas as outras, em tamanho, cor, intensidade de luz, etc... Mas quando encontramos a parte em que Melkor apenas escolhe oferecer uma delas para mentir para os elfos já fica claro que cada uma tinha seu próprio destino, e talvez características individuais que lembram os 3 anéis élficos (um vermelho, um azul e um branco). Daí quando encontramos um trecho como esse abaixo vemos que o pensamento de Tolkien imaginava as jóias trocando informações entre si:

    A ligação entre uma pedra e outra parece ter desaparecido no futuro, ainda que aparentemente os fundamentos sejam os mesmos. Em todo caso, uma pedra sagrada parece ter mais chance de fugir de Melkor na mão de Beren do que uma gema comum e talvez elas seguissem o padrão que conhecemos no mundo das gemas, de que o artífice muitas vezes procura preservar a forma baseado naquilo que a jóia bruta lhe diz, podendo duas jóias irmãs ter "personalidades" ou orientações diferentes como o destino delas parece ter revelado. It's food for thought...

    Quer dizer, estamos falando da forma bruta original das Simarils que deu origem ao material lapidado (um pouco menor). Do ponto de vista dos Valar, quanto mais estável um material (eterno) mais ele prevalece sobre as outras coisas. Ou seja, para preservar a estabilidade, Feanor viu em cada Silmaril bruta a pré-silhueta da futura escultura (que é o modo como os artistas costumam fazer).

    Essa pré visualização é mencionada bem por cima quando os Valar comentam que Feanor tinha sido previdente ao preservar a luz das árvores. Afinal, ele usara o dom premonitório da raça élfica para enxergar aquilo que a jóia "desejava" ser. O casamento da pré-silhueta do escultor junto da visão espiritual élfica
     
    Última edição: 10 Mai 2013
    • Gostei! Gostei! x 3
  14. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Uma passagem que dá indícios das dimensões das pedras ocorre durante a confecção do Nauglamir.

    Originalmente o Nauglamir fora feito para ser usado como jóia simples e decorativa por sua beleza ao redor do corpo.

    Nós sabemos que Fëanor tinha jóias de decoração e jóias de trabalho (iguais as jóias usadas para visão de grande distância semelhante ao que se menciona no trecho dos Palantiri).

    Entretanto, Thingol decide unir a maravilhas dos elfos com a maravilha dos anões:

    O que dá conta de que ela era vestida graciosamente por uma mulher e não poderia ser pesada demais, nem desajeitada e que fosse confortável e agradável para quem usasse (mesmo consumindo a vida da pessoa no processo aquele que fosse puro de coração tinha o próprio brilho aumentado e não diminuído).

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Da época em que eu estava pensando em como seria o esboço do cetro de Manwë, podemos usar a mesma abordagem para o assunto. Por exemplo, que Thingol precisou unir duas jóias em uma e que os anões tiveram que pensar na forma final do objeto.

    Do território ocupado por Noldor e anões deriva uma geografia misturada, em que existe o choque da integração contra a desintegração, luzes e sombras, pedras e seres vivos.

    Para Thingol conseguir o feito havia duas opções:

    1-Cortar o Nauglamir em um lado e encaixar a garra de metal simbolizando o comando do destino férreo da Silmaril sobre o mundo, ou então...

    2-Usar a abordagem integradora e fixar uma jóia na outra por meio de abraços, semelhante a um ramo de gavinha, uma planta que abraça uma pedra ou um riacho que contorna um pedral.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    De modo que é possível imaginar Lúthien usando delicadamente uma jóia que simbolizava o abraço de dois destinos. Tal era a poesia que havia na confecção e design de um tesouro mágico.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  15. cara... essa ultima parte foi linda heuheuehueheu
     
    • Gostei! Gostei! x 1

Compartilhar