• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

TAG - Experiências Literárias

vendo pelo Facebook eles tiveram bastante adesões, inclusive tiveram problemas com atrasos e falta de estoque em janeiro/16.
Parece que tá dando certo a priori.
 
Acabei de ler o livro e o material extra hoje. Amanhã viajo, assim que voltar posto as fotos do kit e minha impressão sobre o material.
 
O brinde foi aquele revolverzinho de papelão. Muito fuleiro. haha
Tem um marcador também, mas não saiu na foto.

A revista fala um pouco sobre o curador do mês (que nesse caso foi o Luís Fernando Veríssimo) e algumas informações sobre o autor, assim como sobre outros autores que seguem a mesma linha do autor do mês, sugestões caso você tenha gostado do estilo do livro. É bacana, mas nada de mais.

Minha conclusão foi: não acredito que compense para ninguém aqui na Valinor. As maiores vantagens são a possiblidade de conversar com o pessoal sobre o livro lido e a questão de ler coisas diferentes, confiar na 'sugestão' dos curadores. Aqui a gente tem um monte de gente para recomendar livros em qualquer área que for e tem um fórum inteiro para discutir qualquer livro que você tenha lido. Além disso, tem a questão do preço. Com essa grana e com o tópico dos livros baratos aqui, dá para comprar um monte de livros diferentes com a grana (a revistinha não justifica a diferença de preço).

Eu acho que a assinatura é válida para quem lê pouco, tipo 5,6 livros/ano e quer ler mais. Principalmente para quem tem dificuldade em encontrar pessoas para conversar sobre literatura. Ou aquela pessoa que lê basicamente best-sellers, quer variar e não sabe muito para onde atirar. Enfim, dá para notar que definitivamente o público alvo dos caras é muito diferente do usuário médio da Valinor - principalmente da galera que acessa o literatura.

TL,DR: compensa não, véi.
 
Tava parando pra perceber... Isso parece que virou moda, não? O Skoob lançou uma caixa:

https://www.skoob.com.br/clube?utm_...eting&utm_term=Clube+Skoob+-+Agosto+-+Parte+2

E esse cara aqui lista 5 outros clubes:

https://blog.vindi.com.br/5-clubes-de-assinatura-de-livros-que-voce-precisa-conhecer/

A impressão que eu tenho é de que a TAG parece que toma a dianteira, haja vista que, ao que me consta, eles têm lançado uma edição exclusiva das obras. De todo modo, curioso ver esse tipo de venda. É uma mostra de que o mercado está sabendo lidar com demandas do público leitor, que pelo visto tem curtido a ideia. Não sei precisar quando foi exatamente que nós passamos da apreciação de um livro bem impresso a todo esse conceito de "experiência literária", mas de todo modo demonstra uma maneira de investimento que nãos seria possível se tivéssemos um público leitor pelo menos disposto a responder a estímulos do mercado. Sei lá. Interpreto como um bom sinal.
 
Não sei precisar quando foi exatamente que nós passamos da apreciação de um livro bem impresso a todo esse conceito de "experiência literária",
atualmente leio praticamente só no Kindle, mas sinto uma falta imensa de um livro bem impresso.. todo bonitinho, bem maleável, tipo da Cosac.
 
Isso é verdade mesmo... Aquela edição da Ubu para os Sertões. Depois que eu vi aquilo na livraria eu só faltei capotar. Lindo demais. Mas acho que a experiência de leitura que a TAG proporciona vai além. Você sente prazer manuseando a edição da Ubu, coisa que pra quem gosta de livro é de encher os olhos. Contudo, a edição crítica que eles publicaram não me parece ter tanta diferença com a edição crítica que a a Ática publicou no final da década passada... E a diferença de preço é muito alta, ainda mais se eu for comprar num sebo.

O ponto é: com essa tal experiência literária a coisa vai além. Eles querem que você mergulhe de cabeça na experiência de ler o livro. Tava vendo alguns vídeos de unboxing e notei que ATÉ a caixa que eles usam pra enviar o livro é personalizada. É uma coisa doida. Todo mundo aqui tá careca de saber que quando a gente lê um livro a gente pula de cabeça. Mas isso é algo que vai além. E é como eu disse: sem um público leitor disposto a fazer esse tipo de mergulho e imersão, não sei se rolava fazer esse tipo de investimento.
 
Isso tá tipo aquela circulo do livro, só que mais chic, né?
Pq antes eles só pegavam livros antigos mas importantes ou livros ja publicados e mandavam pros inscritos. Agora parece que fazem acordo com as editoras pra lançar algum livro delas em roupagem especial... mas a unica mesmo que curti foi a do Zorba, O Grego, a unica que achei mais bonita que aquela ediçado da Grua... esse O leopardo ou Limonov gostei mais das capas da cia e da alfaguara, respectivamente. (A da cia do livro do Lampedusa tbm é em capa dura).
 
A impressão que tenho é que a TAG e esses outros clubes proporcionaram a diversas pessoas o que a Valinor ou o Meia-Palavra nos proporcionou: um espaço para debater com outros leitores as obras lidas. E a "curadoria" é interessante por permitir que todos estejam na mesma página. Comigo já aconteceu de ler algum livro que eu achei fantástico e que estava louco para discutir os pormenores, mas não encontrei ninguém que houvesse lido. Hoje mesmo, um amigo veio comentar sobre a TAG num grupo de whatsapp afirmando que a principal vantagem que ele vê no clube é a possibilidade de discutir as obras com gente do Brasil inteiro.
 
A impressão que tenho é que a TAG e esses outros clubes proporcionaram a diversas pessoas o que a Valinor ou o Meia-Palavra nos proporcionou: um espaço para debater com outros leitores as obras lidas. E a "curadoria" é interessante por permitir que todos estejam na mesma página. Comigo já aconteceu de ler algum livro que eu achei fantástico e que estava louco para discutir os pormenores, mas não encontrei ninguém que houvesse lido. Hoje mesmo, um amigo veio comentar sobre a TAG num grupo de whatsapp afirmando que a principal vantagem que ele vê no clube é a possibilidade de discutir as obras com gente do Brasil inteiro.
Mas esse espaço existe? Digo: um fórum secreto para assinantes? Ou é no sentido de que como todos receberam o livro, daí todos estão meio que por tabela falando dele?
 
Mas esse espaço existe? Digo: um fórum secreto para assinantes? Ou é no sentido de que como todos receberam o livro, daí todos estão meio que por tabela falando dele?

Eu assinei um mês em 2016 (acho que janeiro), e sei que existe um grupo secreto no facebook. No grupo do facebook, tinha visto inclusive a galera se juntando presencialmente para discutir as obras.

Além disso, parece que mais recentemente criaram um app para discussão. Eu ainda recebo emails com as novidades, vira e mexe eles melhoram em alguma coisa, como por exemplo o lance das edições que agora é trabalho deles (isso foi surpreendente inclusive, pois eles já tinham mandado um email há mais tempo dizendo que fazer edições próprias era a vontade inicial deles, no entanto isso não seria economicamente viável por um bom tempo ainda).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo