• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Taça Libertadores da América 2006

Tem também os estaduais, mas acho que se espalharem a copa do brasil no ano todo e não só em um semestre já ajuda, não acho que isso é motivo pra colocar o calendário brasileiro igual ao europeu.
 
Pois é, arrumando o calendário dá pra qualquer time jogar Brasileiro + Copa do Brasil + 1 dos continentais. e isso sem acabar com os estaduais.

Tipo, começa o ano com os estaduais, mais curtos ainda do que já estão. No máximo umas 10 datas com fds e meio de semana. Servindo como pré-temporada mesmo.

Aí depois rola o resto do ano, pelo ano todo, Brasileiro (aos fds), torneios continentais (durante o ano todo e simultâneos, sem nenhum time disputar ambos) e a Copa do Brasil (nas datas restantes de meio de semana, já que libertadores e sul-americana ocupariam, no máximo, 14 datas)

a Copa do Brasil como é feita hoje ocuparia umas 12 ou 14 datas. Ou seja, um time disputando tudo que é possível (Brasileirão, Copa do Brasil, libertadores OU Sulamericana e estadual), jogaria no máximo (chegando na final em todos) 76 datas.

Por ano são 104 datas, 2 por semana. Sobrariam 28 = 14 semanas.

Ou seja, com tudo isso teria ainda 3 mesaes de folga... um pra férias, um pra pré-temporada e pros times que quiserem, um pra excursionar pro exterior.

Data tem. É só ajustar os calendários brasileiro e sulamericano.

Lembrando que isso valoriza a Copa do brasil, já que os times da libertadores tb a disputariam. Isso tb aumentaria a varidade de times na sulamericana, já que o campeão brasileiro só disputaria uma competição continental. Se bobear podiam até dar essa vaga extra pro vice da Copa do Brasil...
 
FUSA disse:
E eu lá preciso ver alguma coisa pro título existir (apesar que eu já era vivo em 92 e foi ali que eu vi que era flamenguista)? O fato é que ganhou.
siim, o que importa no fundo é que ganhou, faixa no peito, taça no armário e volta olímpica. eu so quero lembrar que, antes do Flamengo ser campeao, o Inter já tinha sido vice desta taça, e, sim, não ganhou, entao nao conta, mas não estamos saindo das fraldas, precisamos ser eliminados 2 vezes pelo Boca junior em semi-finais pra pegar alguma experiência, o jogador perder o medo..
agora, discurso de sãopaulino é discurso de time vencedor... antes de eles irem pra libertadores, onde estavam em uma seca grande de títulos, eram torcedores normais, humildes. é só ganhar, e o mesmo vale para os torcedores do Inter agora. o momento é esse, durante toda a minha vida fui apedrejado com palavras, sofrendo com nossas derrotas e vitórias deles, pela primeira vez ganhamos um título... então, não dá pra rotular aquele discurso de invencível, ah é deus no céu ceni na terra, esse tipo de coisa, aos bambis.. qualquer um que esteja numa posição de inferioridade durante algum tempo perante seu principal adversário, e no momento que quebra isso, tem que aproveitar o momento, senão a vida não tem graça :).
 
Bom, me parece bastante suspeito vindo do Wright.
Nhá. Perseguição.
Se fosse ainda o Edilson Pereira....



Se não houver adequação ao calendário europeu, nunca vai dar certo. Mas bota na cabeça de um dirigente um campeonato começando em Agosto e terminando em Março. :roll:
Eu não acho que precise. Apesar de achar que o melhor seria um calendário mundial unificado.

E eu ainda não entendo o pq dos europeus usarem esse período exdrúxulo de agosto até março para a temporada.
Qual a vantagem nisso? Para que os jogadores tenham férias no verão? A maioria vai para países tropicais mesmo.
Às vezes até atrapalha alguns campeonatos como o alemão ou russo que precisam ficar parados muito tempo no final do ano devido à neve. Se o calendário fosse como o nosso, dezembro e janeiro estariam todos necessariamente parados mesmo.

Eu sei que escola no hemisfério norte normalmente usa esse calendário. Justamente pra liberar as crianças em férias na época de verão.
Pra futebol eu não entendo a necessidade disso.

Mesmo a FIFA usa o calendário natural em algumas oportunidades. Senão a escolha de melhor jogador do mundo seria sempre em Junho ou Julho.



Qto ao nosso calendário. Não podemos nos esquecer que nos últimos 3 anos o nosso calendário foi atípico mesmo em relação ao que deve vir a ser nos próximos anos.
Em 2003 e 2004 tínhamos 24 times e 46 rodadas. Em 2005 tínhamos 22 times e 42 rodadas. E em 2006 tivemos 1 mês de paralisação por causa da Copa do Mundo.
Só no ano que vem que dará pra se ter uma idéia de como pode ser um calendário onde o Brasileirão terá 20 clubes (38 rodadas) e sem nenhum período anormal de paralisação.



siim, o que importa no fundo é que ganhou, faixa no peito, taça no armário e volta olímpica. eu so quero lembrar que, antes do Flamengo ser campeao, o Inter já tinha sido vice desta taça, e, sim, não ganhou, entao nao conta, mas não estamos saindo das fraldas, precisamos ser eliminados 2 vezes pelo Boca junior em semi-finais pra pegar alguma experiência, o jogador perder o medo..
agora, discurso de sãopaulino é discurso de time vencedor... antes de eles irem pra libertadores, onde estavam em uma seca grande de títulos, eram torcedores normais, humildes. é só ganhar, e o mesmo vale para os torcedores do Inter agora. o momento é esse, durante toda a minha vida fui apedrejado com palavras, sofrendo com nossas derrotas e vitórias deles, pela primeira vez ganhamos um título... então, não dá pra rotular aquele discurso de invencível, ah é deus no céu ceni na terra, esse tipo de coisa, aos bambis.. qualquer um que esteja numa posição de inferioridade durante algum tempo perante seu principal adversário, e no momento que quebra isso, tem que aproveitar o momento, senão a vida não tem graça :).
E onde que eu neguei alguma coisa disso?
Aquela minha frase era exatamente uma brincadeira, oras. Uma provocação.
E eu falava do São Paulo. Apesar que tb dá pra ser direcionada ao Inter. :think: :g:
 
Última edição:
E eu ainda não entendo o pq dos europeus usarem esse período exdrúxulo de agosto até março para a temporada.
Qual a vantagem nisso? Para que os jogadores tenham férias no verão? A maioria vai para países tropicais mesmo.
Às vezes até atrapalha alguns campeonatos como o alemão ou russo que precisam ficar parados muito tempo no final do ano devido à neve. Se o calendário fosse como o nosso, dezembro e janeiro estariam todos necessariamente parados mesmo.

Eu sei que escola no hemisfério norte normalmente usa esse calendário. Justamente pra liberar as crianças em férias na época de verão.
Pra futebol eu não entendo a necessidade disso.

Realmente não tem sentido
Até porque o inverno deles pega forte justamente nos últimos meses do ano e os primeiros do ano seguinte. O mais racional e lógico seria que justamente lá os campeonatos começassem no inicio e terminasse no final do mesmo ano.

Acho muito estranho utilizar o critério temporada 05/06, 06/07, etc.

Talvez tenham adotado isso porque no verão da Europa ao contrário do que é pra nós no Brasil é uma estação muito venerada a tal ponto deles comemorarem o dia do solsticio (dia mais longo do ano), já que passam a maior parte do ano no frio. Em função disso, europeu só quer saber de férias e os clubes ficam praticamente sem atividade. A estação acaba sendo um divisor de águas, como é pra nós no Brasil só que com a vantagem de termos isso coincidindo exatamente na passagem de um ano pra outro.
 
Na verdade, não há jogos quando o Inverno pega pesado mesmo. O Campeonato tem uma parada no meio.
 
Na verdade, não há jogos quando o Inverno pega pesado mesmo. O Campeonato tem uma parada no meio.
Então. É justamente disso que eu to falando.

Cadê a maximização do tempo útil?
Se o calendário fosse como o nosso, não haveria necessidade de paralizar um campeonato na sua metade. Já estaria tudo parado mesmo com o fim da temporada.

Fazer a temporada desse jeito que eles fazem me parece ser completamente sem sentido. Eles mesmos são prejudicados porcausa disso.

Claro que não são todos. Acho que só alguns campeonatos passam por invernos tão rigorosos a ponto de pararem por muito tempo.
Mas como esses países participam da CL, esse campeonato se vê obrigado a ter uma paralização imensa para se ter certeza que será possível realizar todos os jogos.

Nem sequer festivamente vale a pena. Em vez de poder aproveitar 100% o Natal (ou qlq outro feriado religioso que cai nessa época) e o fim do ano, eles ainda precisam ficar focados no campeonato.
Completamente desnecessário.



Talvez o 10º possa vir aqui explicar o pq de usarem esse calendário. Seria questão apenas de tradição?
Tem que ter alguma razão muito forte que eu não estou detectando.
 
Ou seja, tanto se fala em adequar o calendário ao europeu, oh nossa, e é possível aqui um calndário nosso com estadual no início do ano, Copa do Brasil + Brasileiro, Lbertadores + Brasileiro.

Ah, mas não, o europeu é perfeito, com suas temporadas 04/05, 05/06, 69/171. Pelo menos é o que o jornal quer nos fazer pensar. :jornal:

De qualquer maneira, concordo que 20 times em pontos corridos é o mais justo e adequado. Pena que a Série C não pode ser nesses moldes...
 
Claro que não são todos. Acho que só alguns campeonatos passam por invernos tão rigorosos a ponto de pararem por muito tempo.

Alguns países como Noruega e Suécia seguem o calendário sulamericano por causa disso.

De qualquer maneira, concordo que 20 times em pontos corridos é o mais justo e adequado. Pena que a Série C não pode ser nesses moldes...

Por mim a série C seria nos mesmo moldes das séries A e B e seria criado uma série D regionalizada. A maioria dos times do Brasil fica parado durante a maior parte do ano por falta de campeonato. Assim não há clube que consiga crescer sem depender de investimento externo.

Isso poderia ser feito na Copa do Brasil. Colocaria um milhão de times nanicos pra se matarem em chaves regionalizadas e os que sobrarem enfrentam os grandes. Data não seria muito problema já que esses times não disputam Libertadores nem Sulamericana (e em muitos casos nem a série C).
 
Última edição:
O perfeito é ter um calendário único mundial. Ou você gosta que seu time perca jogadores em agosto só pq começam os campeonatos na Europa? E por isso eu sou muito a favor SIM de unificar calendários, e como estamos correndo atrás, adotar o europeu (muita jacuzice trerceiro-mundista pensar o contrário).
 
a Copa do Brasil como é feita hoje ocuparia umas 12 ou 14 datas. Ou seja, um time disputando tudo que é possível (Brasileirão, Copa do Brasil, libertadores OU Sulamericana e estadual), jogaria no máximo (chegando na final em todos) 76 datas.

Tua analise tá perfeita. O problema é que com a redução pra 20 clubes nas séries A e B do brasileiro as federações estaduais querem fazer estaduais maiores.

É uma pena porque se poderia usar essas datas pra uma pré-temporada mais decente e valorizar mais a Copa do Brasil com todos os participantes e todos se preparando decentemente pra disputa-la como deveria ser.
 
Tua analise tá perfeita. O problema é que com a redução pra 20 clubes nas séries A e B do brasileiro as federações estaduais querem fazer estaduais maiores.

É uma pena porque se poderia usar essas datas pra uma pré-temporada mais decente e valorizar mais a Copa do Brasil com todos os participantes e todos se preparando decentemente pra disputa-la como deveria ser.

Criando mais divisões do brasileiro, e torneios regionais classificatórios pra última dessas divisões, manteria os times em atividade e ao mesmo tempo permitiria estaduais menores.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo