1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Taça Brasil x Campeonato Brasileiro

Tópico em 'Esportes' iniciado por Fúria da cidade, 6 Dez 2003.

1. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Essa é uma discussão muito antiga e que com as ultimas conquistas do Santos e o Cruzeiro no Campeonato Brasileiro ganharam força já que os dirigentes dos dois clubes irmanados aos outros campeões da Taça Brasil estão intensificando esforços para a oficialização definitiva do primeiro campeonato disputado em nivel nacional.

Eu sou da opinião que estes títulos são importantes e pela época em que foram disputados, tiveram o mesmo valor e importância de um campeonato brasileiro atual, disso não há como negar, porém a polêmica existe porque se fôssemos analisar somente pelo aspecto técnico esse torneio pela forma de disputa em mata-mata é idêntico ao da Copa do Brasil. Então pela lógica a Copa do Brasil é que deveria ser uma continuidade da Taça Brasil e não o Campeonato Brasileiro.

É uma decisão polêmica e se a oficialização vier, certamente abrirá um precedente para que os campeões de outras competições nacionais e não reconhecidas pela CBF como a Taça Roberto Gomes Pedrosa, Copa União, e Copa JH façam o mesmo. Nunca é demais lembrar, por mais que a Rede Globo esperneie: no site oficial da CBF consta que o Flamengo tem somente 4 títulos brasileiros, o Vasco 3 e o Sport Recife é o legítimo campeão brasileiro de 1987.

2. Láthspell

Láthspell Usuário

É complicado...

Pra mim, tanto faz se oficializarem ou não... O povão, o público de arquibancada e da geral, não vai mudar sua opinião... O Flamengo vai continuar penta, o Vasco tetra, e por aí vai... E são estes quem fazem o futebol.

Acho que os clubes brasileiros deviam parar de se preocupar com o passado. Eles têm é que abrir os olhos com o futuro. De que adianta o Fluminense tentar oficializar um título de campeão mundial de mil novecentos e não vem ao caso, se estão, novamente, à beira da segunda divisão?

3. #Ryu

#Ryu Usuário

Se um time eh campeão da conmebol, ele não eh campeão do mercosul, por que eh outro torneio diferente,...

o mesmo vale pra taça brasil, eh outra competição

o que acontece eh que o robertão e taça brasil hoje não tem valor nenhum, quase não eh lembrada

4. Quase não é lembrada o caramba. Muita gente até hoje lembra do pentacampeonato legítimo do Santos e da surra que o mesmo Santos levou do Cruzeiro quando tentava o hexa.

Claro que é importante pensar no futuro, mas jamais — eu disse JAMAIS — deve-se esquecer do passado, pois povo que não se lembra do passado não aprende com seus erros, e portanto não tem uma história digna. O mesmo vale para os times.

A CBF é uma idiota. É ela quem faz as confusões que possibilitam jogadores com situação irregular jogarem e gerarem pendengas jurídicas, é ela que finacia lambanças como o Võo da Muamba, é ela que gera escândalo atrás de escândalo. Tem sido um milagre ela ter agido correto com o Brasileiro ultimamente.

Quanto ao lance de Copa Conmebol e Copa Mercosul, não mistura as coisas, Ryu. Paralela a esses dois torneios sempre existiu a LIbertadores, o que não acontecia nos casos da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, que eram os únicos torneios nacionais de suas épocas. Portanto seus campeões eram legítimos campeões nacionais.

O mesmo vale para a Copa União e a Copa João Havelange, que não foram nem mais nem menos bagunçadas do que os Brasileiros organizados pela CBF, que já fez Brasileiro de 96 times.

Eu sei que não vai acontecer, mas eu iria mais além: como antes de 1959 não haviam campeonatos nacionais e o único torneio inter-estadual que havia era o Rio-São Paulo, eu acho que os campeões do Rio-São Paulo até 1958 deveriam ser reconhecidos como campeões brasileiros (e na época realmente o eram).

5. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

No Brasil a maioria dos principais clubes já passaram ou estão muito próximos de completarem 100 anos e mesmo assim a midia só tende a dar importância ao fato que o primeiro campeão nacional é do ano de 1971, dando aquela falsa impressão que a história do nosso futebol começou a pouco mais de 30 anos.

É verdade também que pela enorme extensão territorial do Brasil prevaleceu durante muito tempo e foram muito importantes as disputas estaduais e regionais em especial no RJ e SP, não fosse por isso, poderíamos ter os principais clubes brasileiros relacionados nas estatísticas com no mínimo 20 títulos nacionais cada como são o River Plate, o Boca Jrs, Peñarol e o Nacional do Uruguai.

6. Paraíba Hi-Tech

Paraíba Hi-Tech Cabra Arretado

Vc tocou num ponto importante, Edu!
    O mídia é q define hj em dia o q é importante ou não historicamente no futebol...
    E a mídia nesse aspecto é extremamente contraditória, pois ao mesmo tempo q eles nem sequer falam nos títulos nacionais do Santos pré-1971, eles valorizam ao extremo os dois títulos mundias do Peixe! Esses dois títulos só foram possíveis pq o Santos se credenciou a disputá-los por causa das campanhas anteriores dentro do Brasil... Eu acho q o passado é sim importante e q a Taça Brasil é equivalente a um Campeonato Brasileiro! O problema é q nós q valorizamos esse torneio somos poucos num universo de torcedores pé-de-rádio q nunca sequer foram a um estádio e só abrem a boca pra falar de futebol se o seu time está bem...

7. [F*U*S*A*|KåMµ§]

[F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

concordo com vc até aki.....
    Por mais q fosse importante e talz.....se naum é nacional, naum é nacional e ponto.....
    Senão abre pras peladas do inicio do futebol no Brasil como títulos brasileiros tb.....

8. Dimitri

Dimitri om pah, om pah, pah

É complicado mas acho que não deveria ser considerado porque não era tão "organizado" como agora, e a CBF não quer reconhecer e pronto.

Senão fica como o Vasco (acho) que diz que foi campeão sul-americano em 19-e-tanto, entre outras bizarrices.

A propósito, o Flamengo não é penta!!!!!

9. Beregond

Beregond Usuário

"Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa."
    Essa frase nunca me pareceu tão estúpida. Ambos reuniram os times brasileiros e seus campeões são campeões brasileiros. ponto final. Pra mim, nunca se devia ter mudado, por exemplo, o vasco vai deixar de ser considerado CAMPEÃO BRASILEIRO DE 2000 só porque era a João Havelange? É a mesma coisa

Por favor, não faça outro post desses, não quero comentar e ganhar amarelinho do merry :wink:

10. #Ryu

#Ryu Usuário

Por que voce reclame quando alguem fala uma verdade sobre o seu time?
    quer dizer que ele não está beirando a segunda divisão?

quer dizer que essa goleada que tomou do cruzeiro, o cruzeiro roubou, pq o flu eh o melhor time do mundo?

ora não me faça rir

eu espero que seu time seja rebaixado pra vc aprender baixar a bola um pouco

os torneios taça brasil e robertão podem ser considerados nacionais..

mais como são torneios diferentes, pra mim o santos eh penta da taça brasil e campeão brasileiro de 2002

11. Beregond

Beregond Usuário

Ryu, acalme-se. :osigh: Eu num disse nada disso. O Fluminense tem sim um time péssimo, medíocre. Só não gostei que ele falou diretamente e erroneamente a favor de Flamengo e Vasco. É simples. E esse tópico não era pra discutir o mundial, então a frase dele sobre o fluminense foi totalmente dispensável.
    Certo? :wink:

12. [F*U*S*A*|KåMµ§]

e desde qdo é organizado?
    Se fosse naum haveria essas duvidas.....
    e a CBF naum tem q kerer nada.....Por mais q seja a instituição oficial, naum vejo moral nela pra opinar ou declarar nada por enqto.....

ah....é sim senhor......

13. Dimitri

Por isso coloquei entre aspas. É uma organização diferente. Não era tão justa a escolha de times que entravam no campeonato, entre outras.
    Ah não é não...

14. [F*U*S*A*|KåMµ§]

ahhh.....
    mas aí entaum teria q desconsiderar todos os campeonatos com virada d mesa.....

15. Não era tão justa???

Então você não acha justo que os campeões estaduais participassem do campeonato?

Me poupe, vai.

16. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Se todos fossem discutir somente pelo critério organização não iria sobrar nenhum time pra ser considerado campeão, já que todo ano o regulamento muda, ou melhor, apenas 1 que é o atual time do Cruzeiro.

Então, bem ou mal todos no passado todos assinaram os vários regulamentos que houveram, então quem foi campeão teve sim os seus méritos.

17. Dimitri

Não. Se um time fosse campeão uma ano, ou vice, e não fosse campeão ano seguinte ele não iria participar do campeonato. Você acha isso justo????

18. Beregond

Beregond Usuário

Metendo o bedelho:
    Sim, eu acho, sabe por que, se ele não foi campeão no ano seguinte, é porque houve outro time melhor que ele, que mereceu mais participar.. :wink:

19. Isso não é verdade. Os campeões da Taça Brasil tinham o direito assegurado de participar da Taça Brasil seguinte. Se fosse como você disse, o Santos nunca seria pentacampeão, já que o Palmeiras parou mais de uma vez o time de Pelé e cia. bela.

20. ?

? Banned

tambem nao exagera
    lembre-se que o campeao da primeira taça brasil foi o bahia

é equivalente, mas nao é igual
    pra mim nao se deve confundir as coisas
    do mesmo modo que todo mundo sabe que o santos é bi mundial, deveria haver uma maior "divulgaçao" da midia sobre esses campeonatos
    afinal, o povo tem o direito de saber como o santos chegou nessas finais, ja que por sorteio nao foi :lol:
    aposto que se o flamengo tivesse ganho alguma taça brasil todo mundo saberia :lol:
    na minha opniao, o santos ganhou 1 brasileiro e 5 taças brasil seguidas
    santistas, podem gritar isso na rua a vontade
    mas nao digam que o santos é hexa campeao brasileiro pq isso nao é verdade
    deve-se valorizar o passado, nao confundi-lo com o presente......

Compartilhar