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Tabelas de D&D

Tópico em 'D&D e d20' iniciado por Vinícius Harlock, 24 Out 2008.

  1. Vinícius Harlock

    Vinícius Harlock Vinícius "O Bizarro" Macêdo

    Eu tenho um vício de tentar decorar as principais tabelas de D&D, não célula por célula, é claro, mas o padrão no qual foram desenvolvidas, por exemplo:

    - Para calcular o modificador de uma habilidade basta dividi-la por dois, subtrair cinco e arrendondar (caso precise) para baixo. Assim, por exemplo, se seu personagem tem 16 de força terá +3 de bônus (16/2 - 5 = 3), ou no caso de 23 terá +6 (23/2 - 5 = 6,5)

    Mas aí surgiu uma dúvida que eu nunca consegui a resposta: os pontos de XP. Se você olhar na tabela verá:

    Nível/xp
    1-> 0
    2-> 1.000
    3-> 3.000
    4-> 6.000
    5-> 10.000
    6-> 15.000

    Eu tentei achar a fórmula de várias maneiras, usei PA, PG, divisibilidade, sistemas lineares até descobrir que se tratava de um binômio. A fórmula é: binômio de n sobre 2, onde n equivale ao nível de personagem.

    Aí foi que eu achei estranho, porque será que os desenvolvedores do jogo escolheram um binômio de Newton para elaborar a tabela? Será que os binominais de classe 2 possuem alguma propriedade especial que se aplique as necessidades do jogo? Se tiver algum matemático aí ou alguém que entenda melhor a mecânica d20 me explique por favor porque essa dúvida está me matando. Nem ao meu professor eu posso perguntar, ele nunca iria entender!
     
  2. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Porque o Newton era foda, oras.
     
  3. Vinícius Harlock

    Vinícius Harlock Vinícius "O Bizarro" Macêdo

    :lol: O Pascal também. Mas afinal de contas, quem pode responder essa bagaça?
     
  4. Barlach

    Barlach Verde. E arqueiro

    Essas definições são totalmente arbitrárias.

    Basicamente, fala que o cara pra subir de nível precisa de X e que depois fala que cada encontro dá em média X/12.

    Aliás, toda essa parte de XP da terceira edição era uma merda. Nunca na minha vida eu consegui montar um encontro usando as regras de CR.

    Jogando 4e, eu adotei o esquema de 10 encontros = 1 nível. Muito mais simples.
     
  5. Vinícius Harlock

    Vinícius Harlock Vinícius "O Bizarro" Macêdo

    Valeu cara, eu só queria saber se não tinha algum segredo por trás de tudo, mas que é esquisito é.
     
  6. Elda King

    Elda King Senhor do passado e do futuro

    Bem, eu nunca tentei achar a fórmula, mas o padrão é facilmente reconhecivel como nível -1 vezes mil, mais o tanto que você tinha antes. Assim, para mudar de nível pela primeira vez é 1000; da segunda vez são mais 2000 (total de 3000); da terceira são mais 3000; e por aí vai.
     
  7. Vinícius Harlock

    Vinícius Harlock Vinícius "O Bizarro" Macêdo

    Ahá! Tá explicado então!

    Falando em mistério, o que significa aqueles "Agradecimentos" nos créditos dos livros de RPG? Nunca consegui entender esses enigmas :think:
     
  8. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Ué, são pessoas pra quem os autores agradecem :think:
     
  9. Bifur

    Bifur Usuário

    nossa, muito facil....
    primeiro nivel-> precisa de +1000 de xp para passar para nivel 2
    segundo nivel-> precisa de +2000 de xp para passar para nivel 3
    terceiro nivel-> precisa de +3000 de xp para passar para o nivel 4
    assim por diante
     
  10. Elwë_Singollo

    Elwë_Singollo O de sonoridade ímpar!

    Eu prefiro tirar 10 e dividir por 2.

    ex: (16-10)/2 = 6/2 = 3

    (23-10)/2 = 13/2 = 6,5
     

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