• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tabelas de D&D

Vinícius Harlock

Vinícius "O Bizarro" Macêdo
Eu tenho um vício de tentar decorar as principais tabelas de D&D, não célula por célula, é claro, mas o padrão no qual foram desenvolvidas, por exemplo:

- Para calcular o modificador de uma habilidade basta dividi-la por dois, subtrair cinco e arrendondar (caso precise) para baixo. Assim, por exemplo, se seu personagem tem 16 de força terá +3 de bônus (16/2 - 5 = 3), ou no caso de 23 terá +6 (23/2 - 5 = 6,5)

Mas aí surgiu uma dúvida que eu nunca consegui a resposta: os pontos de XP. Se você olhar na tabela verá:

Nível/xp
1-> 0
2-> 1.000
3-> 3.000
4-> 6.000
5-> 10.000
6-> 15.000

Eu tentei achar a fórmula de várias maneiras, usei PA, PG, divisibilidade, sistemas lineares até descobrir que se tratava de um binômio. A fórmula é: binômio de n sobre 2, onde n equivale ao nível de personagem.

Aí foi que eu achei estranho, porque será que os desenvolvedores do jogo escolheram um binômio de Newton para elaborar a tabela? Será que os binominais de classe 2 possuem alguma propriedade especial que se aplique as necessidades do jogo? Se tiver algum matemático aí ou alguém que entenda melhor a mecânica d20 me explique por favor porque essa dúvida está me matando. Nem ao meu professor eu posso perguntar, ele nunca iria entender!
 
Essas definições são totalmente arbitrárias.

Basicamente, fala que o cara pra subir de nível precisa de X e que depois fala que cada encontro dá em média X/12.

Aliás, toda essa parte de XP da terceira edição era uma merda. Nunca na minha vida eu consegui montar um encontro usando as regras de CR.

Jogando 4e, eu adotei o esquema de 10 encontros = 1 nível. Muito mais simples.
 
Essas definições são totalmente arbitrárias.

Basicamente, fala que o cara pra subir de nível precisa de X e que depois fala que cada encontro dá em média X/12.

Aliás, toda essa parte de XP da terceira edição era uma merda. Nunca na minha vida eu consegui montar um encontro usando as regras de CR.

Jogando 4e, eu adotei o esquema de 10 encontros = 1 nível. Muito mais simples.

Valeu cara, eu só queria saber se não tinha algum segredo por trás de tudo, mas que é esquisito é.
 
Bem, eu nunca tentei achar a fórmula, mas o padrão é facilmente reconhecivel como nível -1 vezes mil, mais o tanto que você tinha antes. Assim, para mudar de nível pela primeira vez é 1000; da segunda vez são mais 2000 (total de 3000); da terceira são mais 3000; e por aí vai.
 
Bem, eu nunca tentei achar a fórmula, mas o padrão é facilmente reconhecivel como nível -1 vezes mil, mais o tanto que você tinha antes. Assim, para mudar de nível pela primeira vez é 1000; da segunda vez são mais 2000 (total de 3000); da terceira são mais 3000; e por aí vai.

Ahá! Tá explicado então!

Falando em mistério, o que significa aqueles "Agradecimentos" nos créditos dos livros de RPG? Nunca consegui entender esses enigmas :think:
 
nossa, muito facil....
primeiro nivel-> precisa de +1000 de xp para passar para nivel 2
segundo nivel-> precisa de +2000 de xp para passar para nivel 3
terceiro nivel-> precisa de +3000 de xp para passar para o nivel 4
assim por diante
 
Eu tenho um vício de tentar decorar as principais tabelas de D&D, não célula por célula, é claro, mas o padrão no qual foram desenvolvidas, por exemplo:

- Para calcular o modificador de uma habilidade basta dividi-la por dois, subtrair cinco e arrendondar (caso precise) para baixo. Assim, por exemplo, se seu personagem tem 16 de força terá +3 de bônus (16/2 - 5 = 3), ou no caso de 23 terá +6 (23/2 - 5 = 6,5)

Eu prefiro tirar 10 e dividir por 2.

ex: (16-10)/2 = 6/2 = 3

(23-10)/2 = 13/2 = 6,5
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo