• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Copa 2014 Tabela da Copa do Mundo está pronta

fingol, os horários:

Partida de abertura do Mundial em São Paulo: 17h (horário de Brasília)
Partidas da fase de grupos: 13h – 16h – 19h – 22h
Oitavas de final e Quartas de final: 13h e 17h
Semifinais: 17h
Disputa de 3º lugar: 17h
Final: 16h
 
Nossa, acertei bonito ein.

Mas 22h vai ser que jogos? Primeira vez q vejo uma copa com 4 horários (normalmente são 3 jogos em 3 horários nas duas 1as rodadas e 4 jogos em 2 horários - 2 jogos simultaneos - na 3a rodada. Depois são 2 horários por dia).

Já vi aqui na planilha, 1 dia(14 de junho) vão ter 4 jogos. Bizzaro. Aposto que vão mudar a tabela pra colocarem um time da Asia jogando as 22 na época.

Isso de 8as e 4as as 13hs e 17hs é total horário bom pra Europa pois o mais adequado pro brasil seria 16hs e 19hs
 
Fim de regionalização da Copa gera choque térmico e mais de 2 voltas ao mundo em viagens

Quando o Brasil foi anunciado como sede da Copa do Mundo de 2014, prometeu-se que a grande extensão do país não seria um problema e que a disputa seria regionalizada. Assim como outros assuntos ligados ao Mundial, porém, o tempo passa e percebe-se que nem tudo o que foi prometido vai acontecer.

A ideia era que, por exemplo, uma seleção jogasse toda a primeira fase no Nordeste ou somente no Sul do país, onde as temperaturas são mais baixas nos meses de junho e julho. Só que a tal ideia foi por água abaixo.


Definidas as datas e locais das partidas da Copa, já é possível observar que muitas seleções vão sofrer com grandes deslocamentos de distância e com radicais mudanças de tempatura ao longo da primeira fase.

É o caso do adversário do Brasil na estreia do Mundial, dia 12 de junho de 2014, no futuro estádio do Corinthians - fora o time-sede, todos os outros estão indefinidos. Depois de jogar com a seleção, em São Paulo, esta equipe terá que ir a Manaus e a Recife nas demais rodadas da fase de grupos, totalizando um total de 5522 km viajados. Só uma seleção vai passar mais tempo no avião, o quarto representante do grupo G - serão 5598 km.

No total de todos os times, serão percorridos 90735 km em solo brasileiro durante as competições, o equivalente a mais de duas voltas ao mundo. Isso se forem realizados voos diretos, sendo que a maioria deles não existem hoje em dia. Talvez grandes seleções consigam fretar voos, mas para o torcedor, atualmente, ir de Manaus a Recife, por exemplo, exige fazer até quatro escalas.

Mas alguns cabeças de chave de chave de grupo, necessariamente equipes de tradição em Mundiais, acabaram se beneficiando. Só três seleções vão se manter em uma mesma região do país durante a primeira fase, duas delas cabeças de chave – H1, no Sudeste e G1, no Nordeste. Outros dois cabeças vão mudar de regiões, mas sempre atuando entre cidades próximas: C1 e F1 jogam em Belo Horizonte, Brasília e Cuiába e Rio, BH e Porto Alegre, respectivamente.

O D1, por outro lado, vai sentir na pele a complexidade do Brasil. Além de ser a quarta seleção que mais viajará durante o Mundial, pode enfrentar uma diferença térmica de até 18°C ao estrear em Fortaleza, ir a São Paulo e voltar a Natal. O representante E4, que começa a Copa em Porto Alegre e Curitiba, capitais mais frias do país, encerra a fase de grupos em Manaus, onde pode enfrentar até 35°C. Já a seleção D4 estreia na quente Cuiába antes de jogar em Porto Alegre e Curitiba.

Veja quanto percorrerá cada seleção:

Grupo A (oitavas em Belo Horizonte ou Fortaleza)
A1/Brasil - São Paulo, Fortaleza e Brasília (4055 km de deslocamento; classificando-se como líder, a seleção brasileira pode percorrer 8771 km até a final)
A2 - São Paulo, Manaus e Recife (5522 km de deslocamento)
A3 - Natal, Fortaleza e Recife (1064 km de deslocamento)
A4 - Natal, Manaus e Brasília (4697 km de deslocamento)

Grupo B
B1 – Salvador, Rio de Janeiro e Curitiba (1884 km de deslocamento)
B2 – Salvador, Porto Alegre e São Paulo (3155 km de deslocamento)
B3 – Cuiába, Rio de Janeiro e São Paulo (1932 km de deslocamento)
B4 – Cuiába, Porto Alegre e Curitiba (2225 km de deslocamento)

Grupo C
C1 – Belo Horizonte, Brasília e Cuiába (1497 km de deslocamento)
C2 – Belo Horizonte, Natal e Fortaeza (2266 km de deslocamento)
C3 – Recife, Brasília e Fortaleza (3344 km de deslocamento)
C4 – Recife, Natal e Cuaiaba (2777 km de deslocamento)

Grupo D
D1 – Fortaleza, São Paulo e Natal (4688 km de deslocamento)
D2 – Fortaleza, Recife e Belo Horizonte (2268 km de deslocamento)
D3 – Manaus, São Paulo e Belo Horizonte (3178 km de deslocamento)
D4 – Manaus, Recife e Natal (3086 km de deslocamento)

Grupo E
E1 – Brasília, Salvador e Manaus (3665 km de deslocamento)
E2 – Brasília, Curitiba e Rio de Janeiro (1756k m de deslocamento)
E3 – Porto Alegre, Salvador e Rio de Janeiro (3512 km de deslocamento)
E4 – Porto Alegre, Curitiba e Manaus (3289 km de deslocamento)

Grupo F
F1 – Rio de Janeiro, Belo Horizonte e PortoAlegre (1680 km de deslocamento)
F2 – Rio de Janeiro, Cuiába e Salvador (3490 km de deslocamento)
F3 – Curitiba, Belo Horizonte e Salvador (1784 km de deslocamento)
F4 – Curitiba , Cuiába e Porto Alegre** (2981 km de deslocamento)

Grupo G
G1 – Salvador, Fortaleza e Recife (1657 km de deslocamento)
G2- Salvador, Manaus e Brasília (4537 km de deslocamento)
G3 – Natal, Fortaleza e Brasília (2122 km de deslocamento)
G4 – Natal, Manaus e Recife (5598 km de deslocamento)

Grupo H
H1 – Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo (696 km de deslocamento)
H2 – Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba (1877 km de deslocamento)
H3 – Cuiába, Rio de Janeiro e Curitiba (2250 km de deslocamento)
H4 – Cuiába, Porto Alegre e São Paulo (2193 km de deslocamento)


Fonte
 
no final das contas falaram tanto tanto tanto do tal do calendário e a cada notícia que aparece é para chamar a atenção para alguma coisa que não foi pensada (ou pelo menos bem pensada) sobre o calendário. mas vá lá, a merda toda acaba sempre voltando para o mesmo ponto, de ter muita cidade sede. se fosse menos, dava para seguir essa promessa de regionalizar os grupos evitando esse monte de kms rodados por time. a única coisa que pode ser bom disso tudo é se as favoritas cairem nesses grupos azarados hehehe
 
O que vai pegar é esse jogo de abertura as 17 hs.

O trânsito de Sampa já é super travado nessa faixa de horário e o Metrô da Zona Leste depois das 15hs já nem dá conta num dia normal de semana.

Quero só ver o milagre que a CET vai fazer pra tentar conseguir organizar o trânsito na cidade nesse dia.
 
Joy, no final dava pra dar uma regionalizada pelo menos e tratar uma ou outra excessão. A vantagem é q como estamos falando de D1, E1, F1, não dá pra acusar ainda de ter beneficiado ninguém.

Mas a impressão que fica é que nem tentaram regionalizar.


******************

Furia, é dia de jogo do Brasil, nego já libera geral do trabalho 1 da tarde se o jogo fosse na Alemanha visto pela TV. Sendo em SP, aposto que vai ser feriado, ou no máximo, com exagero, meio horário.
 
O jogo do Brasil só mesmo liberando meio periodo no minimo, mas entre qualquer outras seleções neste horário os gringos vão sofrer legal.
 
Todo dia de jogo do Brasil em Copa do Mundo é praticamente feriado desde 1950. :lol:
Eu tive que trabalhar na última Copa. Só parei no horário do jogo e depois voltei normal.

Provável que façamos meio horário, apesar que vai variar muito de empresa para empresa.

E acredito que todos estavam cientes do deslocamento. Não tem como evitar se não regionalizar os grupos.
 
Pra mim qualquer grupo que tiver jogo da 1a fase no Rio se cair o Uruguai estará ótimo.

Assim eles já vão novamente se aclimatando pro palco aonde vão conquistar o tri mundial.
 
não tava rolando um negócio aí de por lei realmente ser feriado em dia de jogo do brasil na copa de 2014? eu lembro de ter visto uma notícia falando algo assim.

edit: ainda sobre a tabela, algumas notícias:

Horário das 22h terá um jogo na Copa e recebe críticas de dirigente do COL

O calendário da Fifa para a Copa do Mundo de 2014 apresenta uma peculiaridade. No dia 14 de junho, está agendado um jogo às 22h, polêmico horário em que a TV Globo costuma transmitir suas partidas às quarta-feiras.

A justificativa dos organizadores é que neste dia (um sábado) serão disputadas quatro partidas, para compensar a data da abertura, quando apenas o Brasil entrará em campo, em São Paulo.

“É um horário ruim para todo mundo, para a cidade, para voltar. Se o time quiser jogar e voltar para o seu centro de treinamento depois, fica complicado, teria que encontrar um voo à noite, chegaria cansado”, observou o diretor executivo operacional e de competições do COL (Comitê Organizador Local), Ricardo Trade, para explicar por que apenas um jogo iniciará às 22h.

Caso uma seleção europeia ou africana caia com esse horário no sorteio da Copa, os torcedores terão que acompanhar a partida de madrugada em seus países. Para os asiáticos, será benéfico, pois no Oriente já será de manhã.

Durante a fase de grupos do Mundial no Brasil (entre os dias 13 e 26 de junho), os confrontos ocorrem às 13h, 16h e 19h. A exceção é justamente o dia 14, quando haverá um jogo a mais.

A abertura está prevista para as 17h do dia 12, única data da primeira fase com partida única, da seleção brasileira.

Nas Copas anteriores, o dia de abertura contava com dois jogos, por isso não houve a necessidade de promover quatro partidas com horários diferentes numa mesma data.

Em 2010, os vereadores de São Paulo Agnaldo Timóteo e Antônio Goulart apresentaram uma proposta que impunha um limite no término das partidas de futebol até as 23h15. O prefeito Gilberto Kassab vetou o projeto.

Custo dos estádios em sedes que abrigarão só quatro jogos chega a R$ 125 milhões por partida

Os estádios que estão sendo erguidos em Manaus (AM), Cuiabá (MT) e Natal (RN), todos custeados integralmente com dinheiro público, receberão apenas quatro jogos da Copa cada, a um custo, por jogo, de R$ 125 milhões, R$ 115,75 milhões e R$ 100 milhões, respectivamente.

As três arenas têm em comum o fato de estarem em Estados que não têm tradição no futebol. Nenhum deles possui um time na série A do Campeonato Brasileiro. Já na série B, apenas o Rio Grande do Norte tem um representante: o ABC de Natal.

Assim, as arenas que estão sendo construídas nessas três capitais, a um custo que vai de R$ 400 milhões e R$ 500 milhões cada (veja tabela abaixo), servirão quase que unicamente para a Copa, tornando todo o investimento empreendido unicamente justificável por seu uso em quatro partidas de futebol.

Não se trata de simples projeção para o futuro. Os números em relação a público e renda nos campeonatos estaduais do Amazonas, de Mato Grosso e do Rio Grande do Norte falam por si. O Campeonato Amazonense deste ano, por exemplo, teve 80 jogos. O público de todas as partidas somadas chegou a parcos 38 mil pagantes, segundo a Federação Amazonense de Futebol.

Ou seja, o público de todo o campeonato Amazonense de 2011 seria insuficiente para encher a Arena da Amazônia, que tem capacidade para 42 mil pessoas. A média de público do torneio foi de menos de 450 testemunhas por jogo.

Em Mato Grosso, a situação não é muito melhor. Os principais times do Estado disputam a quarta divisão do futebol nacional (série D). A exceção é o Luvurdense, do município de Lucas do Rio Verde, que foi alçado à série C do Campeonato Brasileiro graças a um imbróglio no tapetão que tirou o Rio Branco (AC) da competição.

Em partida válida pela série D, no último dia 2, o Cuiabá enfrentou e venceu o Sampaio Corrêa (MA) por 3 a 0 no estádio Dutrinha, na capital matogrossense. O resultado classificou o time cuiabano para as quartas de final da série D, para a alegria dos 637 pagantes, que proporcionaram uma renda de R$ 3.185.

Já no Rio Grande do Norte, a expressão dos clubes locais e a dimensão do Estádio das Dunas não são tão antagônicas. Isso não significa, entretanto, que o estádio do Machadão, com capacidade para 42 mil pessoas e que será demolido para a construção da nova arena, não desse conta dos eventos futebolísticos locais. O investimento do Estado do Rio Grande do Norte, de R$ 400 milhões para erguer o novo estádio, dificilmente terá retorno ou se tornará economicamente viável após as quatro partidas do Mundial de futebol.

O ABC-RN, tiome melhor colocado do Estado atualmente, disputa a série B e costumar atrair menos de 10 mil pessoas por jogo. No dia 1º de outubro, em partida contra o Sport de Recife em Natal, o público pagante foi de 8630 pessoas, para uma renda de R$ 143.845. Já no último dia 18, o "Mais Querido", como é conhecido o ABC em Natal, recebeu o Boa Esporte/MG e venceu por 2 a 0. Público: 4.391 torcedores. Renda: R$ 36.212,50.
 
Última edição:
Já prevejo criação das linhas de metrô exclusivas e uma listra amarela no céu indicando a faixa exclusiva de percurso dos aviões ligados a copa.
Como tivemos no Pan.


Mas realmente é muito pancada esse calendário.
Tanto falam que o pior problema do Brasil hoje em dia pra copa são os aeroportos e os caras fazem um calendario pra maximizar o uso dos aeroportos em escalas que nem sequer existem hoje em dia.

E é óbvio que teria o tradicional horariozinho "depois da novela". :-P
 
mas parece que será um jogo só, né? menos mal, eu achei que seriam vários jogos às 22h. e um ponto que vc tocou é importante: todo mundo sabe que nosso calo são os aeroportos, e mesmo assim eles fazem um calendário que exigirá um monte deles. agora pensando na segunda reportagem, se manaus, cuiabá e natal (sem time para aproveitar os estádios depois) não tivessem entrado, davam aí 12 jogos que poderiam ser distribuídos entre sedes que ficaram com menos mas tem time para jogar depois que acabar a copa, como no rio grande do sul com o inter e aqui em curitiba com a arena. e não gastava um absurdo só por 4 jogos.

se bem que sobre curitiba li um comentário hoje no twitter que tem a ver, hehe. "Meio estádio, meia Copa." curitiba não está pronta para um evento desse porte. é uma cidade bonitinha, mas dull - um turista não tem nada para fazer aqui. além disso, nosso aeroporto nem tem voo internacional (para ir para a argentina que é aqui do lado precisamos fazer escala em são paulo, wtf?) e é minúsculo (até nossa rodoferroviária é maior). o tal do metrô que fariam por causa da copa não ficará pronto até lá. temos poucos hotéis, poucos táxis. enfim, pensando racionalmente e não como uma ufanista idiota, curitiba tem mais é que ficar feliz com os quatro jogos.
 
Ouvi dizer que o menor preço do pior jogo não vai estar a menos de R$ 400,00, então tô nem aí. 1 jogo ou 1000 em Salvador, para mim tanto faz, não pago isso nem pra ver Brasil x Holanda.
 
6 - Não vi a divulgação dos horários dos jogos, mas conhecendo a FIFA será algo como 13:00, 16:00 e 19:00. Em geral o 3o jogo seria as 20/21hs mas pelo fuso para a europa de aproximadamente 4 horas eu acredito no jogo as 19:00. Jogo as 13:00 vai ser uma novidade no Brasil. É inverno, o que ajuda, mas em Manaus e Fortaleza meio que não faz muita diferença. Vai ser um calor do cão! Nos EUA times quase morreram jogando no verão de julho, as vezes ao meio dia, no Texas.

O jogo das 13:00 é exclusivo do sul, pelo que eu li. E no inverno, aqui no sul, 13:00 será o horário mais agradável do dia.
 
O jogo das 13:00 é exclusivo do sul, pelo que eu li. E no inverno, aqui no sul, 13:00 será o horário mais agradável do dia.

Mas no dia 14 (o dos 4 jogos) as partidas vão ser em BH, Manaus, Fortaleza e Recife. Ou seja, não vai ser no Sul.
 
Pois é, isso de 13 horas ser só no sul não tem como pois só há 2 estádios no sul e não há jogos neles todos os dias, enquanto há jogos todos os dias nesse horário.

Sobre os ingressos, a FIFA não revelou ainda mas vou dizer como foi na Africa

Para estrangeiros

1a fase - 80-120-160 dólares variando em atrás do gol-na diagonal-no meio do campo.

Detalhe é q não fazia diferença a altura pro campo. Ou seja, vc compra pra meiuca mas não sabe se vai ser cadeira ou arquibancada. Espero q no Brasil vc tenha a opção de escolher.

8as em diante, o preço subia em média 50% por etapa.

Para Locais

Ingressos a 20 dolares, não escolhia localização, podia ser qq uma.

*************

Agora, na África tem um porém. O povo que gosta de futebol, são os negros q não tem grana, nem mesmo pra pagar 20 dólares nos ingressos, por isso sobrou aos montes e a FIFA usou essa tática de ser mais barato pros locais. O povo rico de lá gosta é de rugby.

Já aqui no Brasil, o mercado da bola é muito maior e prevejo ingressos se esgotando. Mas é possível q criem ingressos mais baratos e liberem tipo, 5% em jogo do Brasil e 50% em Coreia x Irã em Manaus, pq senão ninguém vai ver essa porra.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo