• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Syriana - A Indústria do Petróleo (Syriana, 2005)

Paulo

Cabeça de Teia
poster.jpg


Ué, não abriram esse tópico ainda?!

Acabei de ver o filme e gostei muito. A estrutura da narrativa lembra muito Traffic: Histórias paralelas, personagens que se encontram vez ou outra durante o filme e tramas que a princípio não tem nenhum ponto de conexão. Como o subtítulo em português deixa bem claro, a convergência se dá na relação que todos os personagens tem com a indústria petrolífera.

Toda a história é uma crítica bem feroz, tanto ao governo americano quanto aos governos árabes. O primeiro por explorar e o segundo por se deixar explorar. Entretanto, felizmente, o filme não cai na armadilha de mostrar os árabes como idiotas. Há um motivo para essa exploração ser cômoda.

O filme tem um ritmo bem cadenciado, mostra desde o começo o que pretende ser. Mas ainda que exija atenção para ir montando a trama, vale muito a pena.

Outra coisa que me agradou muito é o fato do filme ser bastante duro. Não quer e não tenta passar mensagens de esperança, ensinar o caminho para dias melhores etc, apenas mostra como as coisas são.
 
Última edição:
Tisf disse:
Nome do Clooney em primeiro no cartaz! Ele é principal ou coadjuvante?

Complicado.

É como em Traffic, quem é o principal?

Ele tem bastante tempo na tela e o personagem dele é bastante desenvolvido, mas acho que não tem ninguém que seja o principal.
 
Última edição:
esse filme é simplesmente maravilhoso.
o fim da história foi perfeito.

não existe personagem principal, mas existe 2 enfoques.
terrorismo e petroleo.
alias, diga-se de passagem, a criação do terrorista que demonstram no filme é magnifico.
 
Eu vi ontem e o Paulo já falou praticamente tudo. Apesar do ritmo dele ser rápido, e você ter que dar uma atenção melhor pra entender a trama toda, eu achei o filme bem pertinente. Não me lembro de ter visto outro filme que ilustre tão bem essa questão sobre o petróleo. Os atores estão normais e sinceramente, o Clooney só foi indicado porque engordou 13 quilos, não vai ganhar pelo Boa Noite e Boa Sorte e deve ter muitos amigos :lol:

Piadas à parte, o filme tem momentos bastante reflexivos não só sobre o poder americano de influência mas como a relação de subdesenvolvimento é alicerçada sobre uma riqueza tão frágil.
 
Tisf disse:
Piadas à parte, o filme tem momentos bastante reflexivos não só sobre o poder americano de influência mas como a relação de subdesenvolvimento é alicerçada sobre uma riqueza tão frágil.
eu particurlamente preferi a parte que mostra a formação do terrorista...
da demissão em massa, do xenofobismo, da formação da idéia "xiita" de que apenas a jihad é o caminho da purificação, e principalmente do video de adeus dos terroristas.
 
Tisf disse:
Os atores estão normais e sinceramente, o Clooney só foi indicado porque engordou 13 quilos, não vai ganhar pelo Boa Noite e Boa Sorte e deve ter muitos amigos :lol:

Piadas à parte, o filme tem momentos bastante reflexivos não só sobre o poder americano de influência mas como a relação de subdesenvolvimento é alicerçada sobre uma riqueza tão frágil.


Até suas piadas são iguais ao Oscar :-|
 
Folco disse:
Não, foi a melhor atuação da carreira dele.

Pra mim, ele não fez nada além do normal, tem uma linha imaginária que existe de atuação, quando passa-se ela, você pensa: óóó. Mas ele se sitou no mínimo uns 4 passos atrás dela. E não, melhor atuação dele ainda é no filme dos Coen.
 
Pra mim, ele não fez nada além do normal, tem uma linha imaginária que existe de atuação, quando passa-se ela, você pensa: óóó. Mas ele se sitou no mínimo uns 4 passos atrás dela.

Não, do que você tá falando aí é atuar exageradamente. Você não precisa chorar ou fazer discursos épicos ou interpretar um retardado pra fazer uma atuação excelente. Quanto mais sútil melhor, aliás. A linguagem corporal do Clooney tava tão perfeita que eu mal conseguia reconhecer ele.
 
Folco disse:
Não, do que você tá falando aí é atuar exageradamente.
Não, em nenhum momento eu disse isso.

Folco disse:
Você não precisa chorar ou fazer discursos épicos ou interpretar um retardado pra fazer uma atuação excelente. Quanto mais sútil melhor
Correctomundo!

Folco disse:
A linguagem corporal do Clooney tava tão perfeita que eu mal conseguia reconhecer ele.
Sim, os 13 quilos :rofl:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo