1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Syriana - A Indústria do Petróleo (Syriana, 2005)

Tópico em 'Cinema' iniciado por Paulo, 14 Fev 2006.

1. Paulo

Paulo Cabeça de Teia

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Ué, não abriram esse tópico ainda?!

Acabei de ver o filme e gostei muito. A estrutura da narrativa lembra muito Traffic: Histórias paralelas, personagens que se encontram vez ou outra durante o filme e tramas que a princípio não tem nenhum ponto de conexão. Como o subtítulo em português deixa bem claro, a convergência se dá na relação que todos os personagens tem com a indústria petrolífera.

Toda a história é uma crítica bem feroz, tanto ao governo americano quanto aos governos árabes. O primeiro por explorar e o segundo por se deixar explorar. Entretanto, felizmente, o filme não cai na armadilha de mostrar os árabes como idiotas. Há um motivo para essa exploração ser cômoda.

O filme tem um ritmo bem cadenciado, mostra desde o começo o que pretende ser. Mas ainda que exija atenção para ir montando a trama, vale muito a pena.

Outra coisa que me agradou muito é o fato do filme ser bastante duro. Não quer e não tenta passar mensagens de esperança, ensinar o caminho para dias melhores etc, apenas mostra como as coisas são.

Última edição: 14 Fev 2006
  2. Tisf

Tisf Delivery Boy

Nome do Clooney em primeiro no cartaz! Ele é principal ou coadjuvante?

3. Paulo

Paulo Cabeça de Teia

Complicado.

É como em Traffic, quem é o principal?

Ele tem bastante tempo na tela e o personagem dele é bastante desenvolvido, mas acho que não tem ninguém que seja o principal.

Última edição: 14 Fev 2006
  4. Omykron

Omykron far above

esse filme é simplesmente maravilhoso.
    o fim da história foi perfeito.

não existe personagem principal, mas existe 2 enfoques.
    terrorismo e petroleo.
    alias, diga-se de passagem, a criação do terrorista que demonstram no filme é magnifico.

5. Sister Jack

Sister Jack Usuário

6. pkerbel

pkerbel B-A-N-A-N-A-S

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Mais conciso, impossível.

7. Tisf

Tisf Delivery Boy

Eu vi ontem e o Paulo já falou praticamente tudo. Apesar do ritmo dele ser rápido, e você ter que dar uma atenção melhor pra entender a trama toda, eu achei o filme bem pertinente. Não me lembro de ter visto outro filme que ilustre tão bem essa questão sobre o petróleo. Os atores estão normais e sinceramente, o Clooney só foi indicado porque engordou 13 quilos, não vai ganhar pelo Boa Noite e Boa Sorte e deve ter muitos amigos :lol:

Piadas à parte, o filme tem momentos bastante reflexivos não só sobre o poder americano de influência mas como a relação de subdesenvolvimento é alicerçada sobre uma riqueza tão frágil.

8. Omykron

Omykron far above

eu particurlamente preferi a parte que mostra a formação do terrorista...
    da demissão em massa, do xenofobismo, da formação da idéia "xiita" de que apenas a jihad é o caminho da purificação, e principalmente do video de adeus dos terroristas.

9. Sister Jack

Sister Jack Usuário

Não, foi a melhor atuação da carreira dele.

10. Pips

Pips Old School.

Até suas piadas são iguais ao Oscar :-|

11. Tisf

Tisf Delivery Boy

Pra mim, ele não fez nada além do normal, tem uma linha imaginária que existe de atuação, quando passa-se ela, você pensa: óóó. Mas ele se sitou no mínimo uns 4 passos atrás dela. E não, melhor atuação dele ainda é no filme dos Coen.

12. Sister Jack

Sister Jack Usuário

Não, do que você tá falando aí é atuar exageradamente. Você não precisa chorar ou fazer discursos épicos ou interpretar um retardado pra fazer uma atuação excelente. Quanto mais sútil melhor, aliás. A linguagem corporal do Clooney tava tão perfeita que eu mal conseguia reconhecer ele.

13. Tisf

Tisf Delivery Boy

Não, em nenhum momento eu disse isso.

Correctomundo!

Sim, os 13 quilos :rofl:

14. Sister Jack

Sister Jack Usuário

Hmmm, não. Ele podia ter feito o filme magrinho que a linguagem ainda estaria perfeita. Especialmente as sombrancelhas dele.

15. Tisf

Tisf Delivery Boy

16. Sister Jack

Sister Jack Usuário

Você se esforçou nessa, hein?

17. Tisf

Tisf Delivery Boy

Hmmm, na verdade não, assim como o Clooney no Syriana :lol:

18. Hobbit Bonzinho

Hobbit Bonzinho Usuário

Clooney é foda. EU colocaria essa como a segunda melhor atuação dele, só perdendo pra Solaris.

Compartilhar