• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Syfy/Amazon] The Expanse (1ª ~ 5ª temporadas)

dermeister

Ent cara-de-pau
the-expanse.jpg



Essa merece um tópico aqui. A premissa básica é que no século XXIII a humanidade se espalhou para ocupar a Lua, Marte e o cinturão de asteroides e, passadas algumas gerações, passou a se distanciar e desenvolver culturas próprias (com exceção da Lua, que continua politicamente próxima da Terra). Os Belters (do Cinturão de Asteroides) acabam pagando o pato com distância e acesso limitado a recursos.


A série começou em 2015 na Syfy com uma influência muito boa da Battlestar Galactica reimaginada (ou não... eu tenho essa mania de comparar tudo quanto é sci-fi boa feita nesse século com BSG :think: ), foi cancelada e ressuscitada pela Amazon Prime; saíram cinco temporadas até agora e a próxima será a última.

Comentando por cima e só com base no que eu já assisti porque estou me mantendo propositalmente longe dos detalhes (cinco anos da primeira temporada, a chance de esbarrar em spoilers violentos é alta): É uma mistura de trama detetivesca, política, terrorismo, uma sociedade no limite de uma guerra, e os efeitos da interdependência econômica entre Terra, Marte e Cinturão. A história se passa no séc. XXIII mas não tem nada da pós-escassez e da tecnologia legal de Star Trek. Pelo contrário, a ambientação é extremamente realista para o mundo do sci-fi e o que vemos é basicamente a evolução natural e pé no chão das tecnologias que temos hoje... as manobras das naves estão sujeitas à mecânica mesmo (com todo o problema da inércia), a gravidade é um problema¹, a comunicação fica sujeita à relatividade, a dificuldade de movimentar materiais não só está lá como é parte fundamental da história, até os celulares continuam tendo problemas com telas trincadas! Os efeitos não deixam por menos, em algum ponto dos quatro primeiros episódios já temos explosões no espaço se comportando exatamente como esperado e um evento envolvendo a interação entre sangue, vazamento de ar e gravidade que me fez procurar um meio-termo entre :clap: e :puke:




_______

[1] Nessa coisa da diferença de gravidade entre planetas, eu brincava sobre como as Colônias de Kobol de Battlestar Galactica lidaram com isso assim que pessoas que cresceram em planetas diferentes se viram obrigadas a compartilhar a gravidade artificial da mesma nave. Meu cenário era uma briguinha boba não muito diferente da gente discutindo a temperatura ideal do ar-condicionado, mas The Expanse apresenta esse problema logo no primeiro episódio e de uma forma nada inocente.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo