• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

SwordMage

Sei lá, do que eu li sobre o FR, sou muito mais o implied setting :think:

Aliás, sempre curti mais os implied settings do D&D, tanto que na 3E eu mestrava em Greyhwak :g:
 
O meu primeiro personagem (quando eu for jogar - parece que vou acabar como mestre do grupo) vai ser um Eladrin com certeza, provavelmente um Warlock de Fey Pact.

Eu nunca gostei de jogar em cenários prontos. O implied setting é bom porque dá margem para você criar seu próprio cenário dentro dele, mas eu ainda assim preferi criar meu próprio cenário. Cenários para mim são interessantes como leitura e como fontes de idéias. Embora eu não jogue em FR, sempre gostei muito de ler a história e a geografia do mundo. E, mesmo entre esses, existem cenários melhores e piores; Ravenloft e Planescape são excelentes, Forgotten Realms, Warcraft e Ptolus são legais, Eberron não faz muito meu estilo mas é muito bom, Dragonlance e Ghostwalk são medíocres. Mas o novo FR parece beeem mais fraco.



(Retirado dos previews da wizards) o FRPG (Forgotten Realms Player's Guide) vai ter
Races: Information on playing races from the 4th Edition Player’s Handbook in the Realms . . . plus new races added to the list.
Classes: An entirely new class and new multiclass-only class (available to characters who have a spellscar, a mark that is the corroded echo of spellfire twisted by the disaster that was the Spellplague), as well as new paragon paths and an epic destiny.
Backgrounds: Regional benefits for characters.
Feats: New class and multiclass feats, plus Channel Divinity and racial feats.
Rituals: New rituals between levels 1-30.
Almanac: Quite a bit of setting information, on everything from lore, currency, cosmology, to information on the Spellplague

Uma classe só para multiclasse? Não seria mais fácil simples talentos?
 
Meu primeiro personagem seria um warlock dragonborn.

Mas como vou narrar, vou ter que criar um NPC warlock dragonborn.
 
Queria que meu primeiro personagem fosse um kobold feiticeiro, ou um elfo selvagem bárbaro, mas pelo visto terei de me contentar com um eladrin warlock com o fey pact.
 
Acho que com a "pobreza" do sistema multi-classe parece que haverão mais classes que misturam conceitos para poder suprir algumas coisas existentes na 3ªedição...


Se tem um Swormage, será que teremos um "Arcane Trickster" como classe básica?

:P
 
Acho que não, pelo menos tão cedo. Talvez um paragon path para rogue. Mas a situação nem é tão crítica assim, para essa build. Pegando um meio-elfo (poder at-will de outra classe como poder por encontro) e um talento multi-classe, você já ganha dois poderes por encontro de mago (bem, na verdade para o mago eram ambos at-will). E ainda tem os power swap feats... Não é nada bom, mas já dá para sentir um gostinho (o que não dá com um cavaleiro arcano, por exemplo).
 
Se você você pensar que você só tem no máximo 4 poderes diários e 4 poderes por encontro, ter um poder de outra classe é 25% do seu personagem. Não chega a ser meio a meio, mas acho que o mais comum era mesmo focar mais em uma e só pegar uns poucos níveis em outra.

E tem outra: com o feat de multiclasse, você pode pegar paragon path da outra classe. Tem um jogador no meu grupo que é um fighter com o feat de multiclasse de clérigo. No futuro ele vai pegar o paragon path do Warpriest.
 
Menos com mago, que tem o dobro de poderes diários (por falar nisso, será que um mago prepara proezas marciais pegas com um talento multiclasse? :P ).
O problema da multiclasse não é que você tem poucos poderes, é que não dá para ter muita flexibilidade.Por exemplo, alguém que pegue o talento multiclasse de ranger ganha a Hunter's Quarry. Mas e se ele quiser outra class feature, como a opção de arma (usar uma arma de uma mão na mão inábil sem problemas)? E se o ladino pegar multiclasse para warlock e quiser Shadow Walk (habilidade do warlock que ele anda 3 e ganha camuflagem automaticamente)? Ele teria que esperar até o nível 11 para deixar de pegar um Paragon Path e ganhar isso... Além do mais, com multiclasse para ladino você ganha ataque furtivo (habilidade mais importante do ladino) por encontro. E não tem como usar mais vezes, acho que nem com power swap feat (e mesmo que pudesse teria de gastar mais um talento).
 
Certamente dá menos liberdade que antes... Mas essa liberdade do 3,5 era ilusória.

Pegar um nível de cada classe parece interessante, mas quando você vai ver, se especializar vale muito mais a pena.
 
Depende. Um colega meu me contou que uma vez fez o combo mais absurdo do qual já ouvi falar: pegou um nível de guerreiro, um de bárbaro, um de monge, um de paladino, e um de outra classe (não lembro qual) para conseguir 10 de fortitude no nível 5. Aí no 6 ele pegou uma CdP e ficou pegando só o talento Fortitude do Dragão, que precisava de fortitude 11 e dava mais pvs. Ele acabou quase indestrutível...

Mas, mesmo jogando sério, a versatilidade da 3.5 muitas vezes ajudava. Por exemplo, se você quisesse fazer um guerreiro arcano, dava para pegar 3 níveis de mago, 3 de guerreiro, e classes de prestígio com BBA full e que ganha níveis de conjurador (por exemplo, Cavaleiro Arcano e o Abjurant Champion - que ainda ganha muita coisa). Você acaba com 17 níveis de mago (o bastante para usar magias de nível 9) e 18 de BBA, além de provavelmente sabendo usar alguma armadura. Ou então mago e druida, com Arcane Hierophant e Teurgista Místico, conjurando magias de nível 9 das duas classes, com forma animal no máximo e um companheiro animal familiar. E isso só para conjuradores, um guerreiro não perdia nada fazendo multiclasse. Agora é muito mais limitado o que você pode ter da outra classe.
 
Depende. Um colega meu me contou que uma vez fez o combo mais absurdo do qual já ouvi falar: pegou um nível de guerreiro, um de bárbaro, um de monge, um de paladino, e um de outra classe (não lembro qual) para conseguir 10 de fortitude no nível 5. Aí no 6 ele pegou uma CdP e ficou pegando só o talento Fortitude do Dragão, que precisava de fortitude 11 e dava mais pvs. Ele acabou quase indestrutível...

Só que esse combo é trapaceiro. Pra ser bárbaro não pode ser lawful, para ser monge e paladino TEM que ser lawful e paladino tem restrições no multiclass. Combo com trapaça não pode, né? :wink:
 
Não tenho certeza se foram essas as classes, porque naquela época ainda não tinha paladino da liberdade (arcana unearthed). Mas, se não me engano, ele só estava atrás da fortitude, então não teria importância mudar de alinhamento e perder os poderes de nível 1 de paladino dele (o smite). Agora, que esse combo não pode ser feito sob nenhuma hipótese, com certeza nenhum mestre permitiria isso. Como você explica que seu personagem pegou seis classes? E, para piorar, nem é um combo roubado de verdade!
 
A questão é que você tem +10 de fortitude, mas tem +0 de will, isso lá nos níveis altos. E ofensivamente vai pro saco.

Os outros exemplos que você deu (Mysthic Theurge etc) foram soluções inventadas depois pra tentar fazer valer a pena algo que não valia antes. E vou te falar que Mysthic Theurge não é tão forte quanto as pessoas pensam. Na prática você fica capaz da lançar um monte de magias de círculo baixo mas perde o acesso às magias de círculo mais alto. Basicamente, você lança um monte de scorching rays, mas não lança desintagrate. E você passa a ter que subir tanto a inteligência quanto a sabedoria pra lançar bem as magias. No final, o combo mais forte de todos era ser mago full começando com inteligência 18 usando só as magias do PHB.
 
Teoricamente ele pode ter feito sim. Ele pode ter começado com bárbaro ou guerreiro e depois mudado para paladino e depois monge. Ele era um selvagem que "encontrou a luz". Assim, ele perde a fúria por ter ficado leal, mas continua com os bônus de fortitude.

Pra mim é um pesonagem mto tosco isso sim, pq ele tem apenas fortitude alta. Mas nada que preste. Isso não ganha combate. Se esse personagem tiver enfrentando um Ogro Bárbaro seu "maravilhoso" bônus de +10 em fortitude não vai lhe ser vir de bosta nenhuma.




Tudo bem eles quererem acabar com misturebas sem sentido, mas poxa, eles poderiam ter botado um sistema multi-classe melhorzinho né? Acho que até o estranho AD&D tinha um sistema mais interessante de multi-classe.

Embora você pega pegar algumas habilidades de outra classe nesse sistema, não é a mesma coisa, nem conceitualmente. Pelo visto, teremos é que ter mais classes básicas para ocupar o lugar de pelo menos algumas combinações "clássicas".
 
Puxa, eu achei uma das melhores coisas da 4E a divisão das classes e o multiclassing.. cada um na sua, podendo "flertar de leve" com outras áreas, mas sem nunca se desviar do seu propósito inicial.
 
Ele pode ter coisas interessantes, mas tipo, usando só o básico não consigo imaginar antigos guerreiro/clérigo, mago/ladino, mago/guerreiro. Por enquanto, conceitos como o do Arcane Trickster não são tão viaveis. Acho que pra mago-guerreiro tem um paragon path pra guerreiro de espada, mas não vi direito como funfa.


Como disse, creio que antigos conceitos de combinações de classes ou vão virar classes básicas como o Swordmage ou algum Paragon Path. Alguns são fácil de colocar como Paragon Path, outros nem tanto. Não creio ser um trabalho difícil fazer essa tradução desses conceitos para a nova edição.
 
Ele pode ter coisas interessantes, mas tipo, usando só o básico não consigo imaginar antigos guerreiro/clérigo, mago/ladino, mago/guerreiro.

Dá, ué. É só pensar em qual classe tu quer que seja o foco do personagem e qual classe tu quer que seja o complemento dos poderes básicos dele.
Por enquanto, conceitos como o do Arcane Trickster não são tão viaveis.

Por enquanto realmente não, mas com o PHBII trazendo o bardo, já dá.

Acho que pra mago-guerreiro tem um paragon path pra guerreiro de espada, mas não vi direito como funfa.

Não tem não. :think:
 
Ixi, acho que confundi com o Wizard of the Spiral Tower (ele usa uma longsword como arcane implement)... pode num ser lá um mago um lâmina arcana, mas já é um começo.


Não lembro se é o Bladesinger ou é outro, mas tinha CdP intressantes que vc batia usando tudo que tinha como guerreiro e ainda embutia uma magia no ataque. Essa cominação de duas habilidades de classes é que ainda não tem. Mas creio que mais Paragon Paths dá pra resolver, embora obviamente não ficará lá a mesma coisa. Não crei que dê pra fazer da mesma maneira um antigo mago-ladino, que dava furtivo com magia e talz...

Acho que se conseguir alcançar com satisfação mesmo antigos conceitos de multi-classe e de Classes de Prestígio, só mesmo com classes novas e paragon paths novos, nada muito dificil.


Ah, como quero ver os suplementos da nova edição...

>_<~
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo