• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

“Sweet Child O’Mine”, dos Guns N’Roses, é um plágio?

“Sweet Child O’Mine”, dos Guns N’Roses, é um plágio?


  • Total de votantes
    6

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
guns.jpg

E mais uma vez vamos falar de plágios na música pop. Desta vez foi um leitor do site australiano Max TV quem levantou uma lebre que já estava aí há anos mas ninguém nunca havia percebido: “Sweet Child O'Mine'', lançada em 1987 e talvez a música-símbolo dos Guns N'Roses seria, na verdade, plágio da música “Unpublished Critics'', que a banda Australian Crawl lançou em 1981.

Não é uma mera questão de usar a mesma sequência de acordes, mas a estrutura das duas músicas é exatamente a mesma. Compare, primeiro vamos ouvir o hit cantado por Axl Rose:


Agora a música australiana que foi composta anos antes:


Ainda não há notícias sobre a possibilidade dos autores da música original terem entrado na justiça contra a banda californiana, mas se “Blurred Lines'', do Robin Thicke e do Pharrell, que foi hit por pouco mais de um ano e nem é tão parecida assim quanto “Got to Give it Up'' do Marvin Gaye rendeu sete milhões de dólares à família de Gaye, imagina o quanto o Guns não vai ter que pagar pros semidesconhecidos Australian Crawl…

Para os fãs da banda resta o consolo que ao menos o riff que Slash inventou para o início da música é original. Quer dizer, pelo menos até não aparecer outro bem parecido gravado anteriormente…

Fonte
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Criei até uma enquete em homenagem ao sumido @Morfindel Werwulf Rúnarmo que é fã incondicional do Guns!
 
A da banda australiana tem pelo menos uma "espinha dorsal" parecida sim, mas a do Guns é mais acelerada, com mais pegada, graças ao riff de guitarra do Slash na introdução além daquele momento solo que ele faz mais pro final. É isso que faz a grande diferença.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo