• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Suprimindo Eru Ilúvatar?

Não, de fato vale a pena (e eu li Calim).
Apenas, tentei suprimir a questão da alegoria nas obras. Mas mesmo Tolkien sendo tão categórico, em análise, diria que estão presentes algumas sim. A criacionista e a escatológica são exemplos.

Abraços.
 
Nhaaa... tem horas que eu prefiro respirar fundo, olhar para os lados, fazer bem essa cara (:obiggraz: ) e dizer um simples "simple is beautiful!"
preciso de tradução quanto ao termo escatologia! alguem saberia me explicar?
 
Escatologia
s. f. 1. Ciência ou teoria do destino ou propósito últimos da humanidade e do mundo. 2. <Teol.> Doutrina do destino último do homem (morte e ressurreição e juízo final) e do mundo (estado futuro). 3. Tratado de escatologia.

Creio que seja essa, a outra não faria o menor sentido...
 
Não sei quem aqui já leu a bíblia toda. Eu li. E não sou adepto de religião alguma. Mas, mesmo que isso não agrade a alguns, tenho que concordar que essa passagem tem muito de inflluência bíblica sim. Não só isso, mas a parte da criação, música, queda de Melkor (muitíssimo semelhante com a queda de Lucifer, que também era músico)...etc. Claro que a "escatologia" não se faz presente somente no cristianismo, mas, na minha opinião, a bíblia influenciou Tolkien.
 
Algumas partes da obra de Tolkien foram inspiradas na Bíblia, mas inconscientemente, ele era católico, querendo ou não passaria para as obras. O interessante é que, para os ateus, a quantidade de cristianismo presente não ofende.

Assim como algumas partes de O Hobbit são inspiradas em Beowulf*, Edda e outros. Mas não é algo consciente, Tolkien não trabalhava com alegorias, embora estejam presentes nas mentes dos leitores.
 
Tolkien estava imbuído de um determinado contexto, possuía um determinado arcabouço cultural, e consequentemente isso se reflete em suas obras.
Cabe a nós não sermos ingênuos ao tratar essas questões, saber identificar as influências, sejam elas conscientes, ou não. Elas estão presentes.
Não se separada a ação humana do tempo, de seu contexto.

Abraços, e muito bem colocado amigo Istimo. =]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo