Esse é um dos desafios que eles devem ter percebido. Se fosse um projeto de animação seria bem fácil de fazer CGI mas o realismo requerido pede uma abordagem cuidadosa do dragão, diminuindo o peso das expressões faciais para que fique mais próximo da cara de um lagarto de verdade.
Para criar a atmosfera do diálogo entre Bilbo e Smaug fica melhor focar a linguagem corporal e comportamental do Dragão, escolhendo ângulos e posições que comuniquem muito e reforcem uma narrativa épica (quanto mais épico, mais clássicas tendem a ser as poses dos personagens e as locações das câmeras).
A busca pelo visual eternizado e duradouro de um personagem combina com o que Tolkien faz nos livros. Se conseguirem o efeito certo Smaug vai ficar bem imponente sem parecer temporário demais. O ideal seria alcançar o ponto em que daqui a 10 ou 15 anos alguém possa dizer que os efeitos do Dragão envelheceram bem e de forma elegante (dependendo da qualidade pode virar uma "milestone"). É um grande desafio para a produção (talvez um dos maiores do filme) porque seguramente Smaug deve ter sido um dos elementos que ficou com um pano cobrindo no modo "top secret" no armazém com guardas cercando dos lados para guardar o segredo da aparência.