• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Supervalorização do Harry Potter

Deriel

Administrador
Harry Potter é ruim? Não. Está supervalorizado pela exposição na mída? Está.

Pra provar isso, me digam vocês, quantos leram Harry Potter mas também já leram Monteiro Lobato, que é de qualidade bem superior, mas é nacional? Quantos leram Crônicas de Narnia, uma série de excelente livros infanto-juvenis de fantasia, da década de 50? Quanto leram História sem Fim, do Michael Ende?

Garanto que uma fração ínfima! É isso que a superxposição do marketing faz: faz algo bom parecer excelente e único no mundo, como se não existisse nada do mesmo estilo ou melhor.
 
Concordo com vc, Deriel.
Tenho vontade de ler HP mas, to sem tempo.
Essa super-esxposicão faz ateh coisas ruins fazerm sucesso, tipo funk carioca, E o tchan, e mais infinidade de porcarias.
Claro q HP tem q estourar eh cativante, bem escrito e jah caiu no gosto da galera.
Com esse otimo trabalho de marketing(ja viram a capa da epoca? o mundo se acabando em guerra, os caras roubandoos tubos no Brasil e os caras poem a capa de um filme q vai estrear?! Naum gostaria nem se fosse de SdA! Ridículo!) o livro fara ainda mais sucesso.
Resta saber se vai ficar na historia como SdA em q lemos ateh ficarmos velhos ou se vai ficar pra tras como muitos outros e vemos por ai. Alguem tem noticias do Paulo Coelho?

*******************
By Bastian Hawkins

Tenho em mim uma vontade
Que anseia amar-te, a resistir-me.
Pra revelar minha verdade.
Ou consurmir-me
 
Deriel, não seja tão cruel... Você tá pior do que eu reclamando do PJ ter tirado o Bombadill do filme, pô!
Sem dúvida é ruim ver uma coisa ganhar tanto destaque sem merecimento... É igual Caetano Veloso... O cara é ruim? Não, não é, mas revolta vê-lo ser tratado como uma divindade... Se fosse por qualidade da obra, Chico Buarque tinha que ter estátuas erguidas em todas as capitais do país...
Não acho que Harry Potter seja ruim... É apenas uma abordagem diferente sobre um tema de “Fantasia”... Passa longe da profundidade da obra de J.J.R. mas tem os seus méritos.... É um bom livro e merece destaque... Não tanto quanto vem recebendo mas... Sem esquecer que HP é uma leitura leve, que não exige muito comprometimento ou compreensão... O SDA é tenso desde o segundo capítulo! Não é qualquer pessoa que está disposta a encarar uma jornada desesperada de mais de 1000 páginas cheia de referência e aspectos nunca antes vistos!
Mas fazer oq... Pense que poderia ser bem pior...

E tenho dito!


Eu gosto dos que tem fome
E morrem de vontade...
Dos que secam de desejo
Dos que ardem...

O Deus Julgador
 
Pois é..confesso q gosto do HP mas já estou pegando nojop da cara dele por causa da superexposição dele na mídia....mas não adianta...é marketing selvagem em cima de um livro essencialmente pop...

p.s. eu li todos os 15 volumes do sítio do pica-pau amarelo!

e gostei!!

E caetanto é dez!

The words of a banished king
"I swear revenge"
Filled with anger aflamed our hearts
Full of hate full of pride
We screamed for revenge
 
Concordo com o q Deriel falou! HP pode ser até bom e bem escrito,mas tá demais!Não aguento mais ver todo mundo falando daquele bruxo!Tá parecendo mais uma daquelas "ondas" q as crianças inventam volta e meia e depois nem querem mais saber(pokémon),e a mídia esquece!...será q é isso?
Bem, se for ,então ñ merece tanto destaque mesmo!

E odeio Caetano!

"Mate um homem e vc é um assassino,mate milhares e vc é um conquistador,mate todos e vc é um DEUS!"
 
Ahhh... sem comparação com SdA com certeza, mais eu gosto sim!

Concordo com a parte da midia... e isso aconteceu mais ainda com Artemis Fowl (é esse que vc tá falando, Valanice? Foi bastante comparado com Harry Potter pelo menos... e do msm jeito que SdA é comparado e naum tem nada a ver, esse tb naum...
É chato! Mtoooo idiota (tem fadas com tecnologia e umas viagens do tipo! hehe) mais da pra curtir até...

Li e adoro Monteiro Lobato sim! História sem Fim é um dos meus livros preferidos... Cronicas de Narnia? Do CS Lewis? Se for essa eu conheço...

"Sempre perdoe seus inimigos - nada os deixa mais irritados"- Oscar Wilde
 
Eu tinha escrito um post enorme com as minhas opinioes mas ai deu erro 500 e eu perdi tudo...naum vou escrever tudo de novo naum...que raiva!!!!!!

"Viva todos os dias da sua vida como se fosse o ultimo, um dia vc acerta."
 
De fato tenho todos os livros infantis do lobato e ja li suas milhares (sem exagero) de paginas quando eu tinha uns 10 ou 11 anos...De fato, Lobato foi um genio, nao só pelos livros mas tb pela sua ativa participaçao em questoes politicas e culturais do Brasil. E o história sem fim e bom sim, mas acho que Harry Potter é melhor...sei lá, numlembro direito, ja tem um tempo que eu li...

"Há tantas coisas na vida mais importantes que o dinheiro! Mas como custam caro!"
Groucho Marx
 
Nao acho Harry Potter uma coisa muito CRIATIVA. Ele tem uma simplificacao de muitas mitologias...

Aventureiro por casualidade,
Maluco por natureza
 
quote:
Nao acho Harry Potter uma coisa muito CRIATIVA. Ele tem uma simplificacao de muitas mitologias...

Aventureiro por casualidade,
Maluco por natureza

E a historia naum se desenvolve em um doh dentido ela vai e volta e muda de assunto...

§.<.
 
Em vez de ler HP estou mais interessado em Machado de Assis q sem duvida foi um dos melhores do Brasil

<===€=
Fly High Touch The Sky
 
Ler machado de assis requer muito tempo por causa de seu vocabulário avançado... mas os textos saum muito interessantes e bem bolados...

§.<.
 
Lendo esse topico eu relfeti sobre uma coisa!
Essa supervalorizão do Harry Potter pode até encher o saco, mas pelo q falam se trata de uma boa leitra!
Agora vcs já pararam pra pensar se essa midia toda começa a virar moda na literatura? Depois q as pessaos pegarem o gosto pela leitura fica muito facil a midia empurrar qq porcaria! Assim como houve uma banalização a musica de boa qualidade isso não pode acontecer com a literatura?

"Nós temos todo o tempo do mundo, mas o mundo não tem o tempo todo pra nós"
 
Ah, Digo, eu não sei...

Acho que em se tratando de literatura, por pior que seja, ainda é melhor do que não ler nada.
Não é como a música, que hoje muitas vezes é melhor ficar em silêncio
Tudo bem que a leitura é um fator formador de opinião, mas o que vai diferir nisso uma pessoa que lê um texto ruim e uma que assiste Jornal Nacional todo dia e se acha bem informada?

Quanto ao que o Deriel escreveu, eu concordo em prosa e verso com o primeiro parágrafo.

*Galadriel leu Monteiro Lobeto*

Não vejo graça em Caetano.
Chorinho é muito melhor.

Aliás, acabei de ir a uma apresentação de um grupo de chorinho. Que maravilha!

:: Lady of Lothlórien ::
 
quote:
Harry Potter é ruim? Não. Está supervalorizado pela exposição na mída? Está.

Pra provar isso, me digam vocês, quantos leram Harry Potter mas também já leram Monteiro Lobato, que é de qualidade bem superior, mas é nacional? Quantos leram Crônicas de Narnia, uma série de excelente livros infanto-juvenis de fantasia, da década de 50? Quanto leram História sem Fim, do Michael Ende?

Garanto que uma fração ínfima! É isso que a superxposição do marketing faz: faz algo bom parecer excelente e único no mundo, como se não existisse nada do mesmo estilo ou melhor.





Concordo com vc Deriel, O harry Potter tem suas Qualidades, mas as duas obras na minha opinião são superiores.

Eu particularmente achei o Harry Potter muito parecido com "Livros de Magia" (se alguem já leu pode opinar tb)

Mas nem tudo é de todo mal, eu li e gostei, estou disposto a ver o filme tb. E podemos até ficar felizes com essa super valorização do Harry Potter pq isso no mínimo vai servir de estímulo a leitura e milhares de novos futuros adolescentes que um dia acabaram encontrando Tolkien pelo caminho :)

"Vamos pra Valinor"
 
... eu naum sei se jah comentaram aki, mas eu li em um jornal q o filme jah eh RECORDE de bilheteria SEM TER SIDO LANÇADO... bom.... imaginem qndo for.... e realmente, existe sim uma supervalorizaçaum...


"... we are the nobodies
we wanna be somebodies
when we re dead
they ll know just who we are...."
M.M.
 
quote:
Ah, Digo, eu não sei...

Acho que em se tratando de literatura, por pior que seja, ainda é melhor do que não ler nada.
Não é como a música, que hoje muitas vezes é melhor ficar em silêncio
Tudo bem que a leitura é um fator formador de opinião, mas o que vai diferir nisso uma pessoa que lê um texto ruim e uma que assiste Jornal Nacional todo dia e se acha bem informada?

Quanto ao que o Deriel escreveu, eu concordo em prosa e verso com o primeiro parágrafo.

*Galadriel leu Monteiro Lobeto*

Não vejo graça em Caetano.
Chorinho é muito melhor.

Aliás, acabei de ir a uma apresentação de um grupo de chorinho. Que maravilha!

:: Lady of Lothlórien ::


Concordo plenamente, Altiva Dama...
Mesmo pq não é qualquer cantor de pagode semi-analfabeto (ou coisas ainda piores como funk) que tem capacidade de escrever um livro... E mesmo que tivesse, isso não seria garantia de que seria publicado, pois a “indútria literária” é um pouco mais criteriosa... E por pior que seja um livro, ainda existe ao menos a preocupação gramatical... E convenhamos: Melhor ler Paulo Coelho e Sidney Sheldon (arrr... dá até calafrios...) do que ler revista Veja, ouvir pagode (e outras aberrações) e assistir JN...
Eu particularmente prefiro meu Tolkieinzinho e Chico Buarque...

E tenho dito!



Eu gosto dos que tem fome
E morrem de vontade...
Dos que secam de desejo
Dos que ardem...

O Deus Julgador
 
æ Erunámo...o que vc tem contra ler revista Veja???eu leio e acho que eh uma boa fonte de informaçoes e alem do mais eh a revista mais vendida do Brasil creio eu, e tambem naum eh soh pq uma coisa que vende muito como o HP significa que eh de baixa qualidade...se HP esta bem divulgado e vendenu muito, sao meritos da Warner e da Editora Rocco que fazem o papel deles que eh divulgar o produto que eles vendem e se a Martins Fontes naum divulga o SdA como deveria eles eh que sao culpados.

"Viva todos os dias da sua vida como se fosse o ultimo, um dia vc acerta."
 
quote:
æ Erunámo...o que vc tem contra ler revista Veja???eu leio e acho que eh uma boa fonte de informaçoes e alem do mais eh a revista mais vendida do Brasil creio eu, e tambem naum eh soh pq uma coisa que vende muito como o HP significa que eh de baixa qualidade...se HP esta bem divulgado e vendenu muito, sao meritos da Warner e da Editora Rocco que fazem o papel deles que eh divulgar o produto que eles vendem e se a Martins Fontes naum divulga o SdA como deveria eles eh que sao culpados.

"Viva todos os dias da sua vida como se fosse o ultimo, um dia vc acerta."


Desculpe, eu não quis ofender não...
É que eu acho a Veja muito sensacionalista e manipuladora... Bem ao estilo Jornal Nacional...
E com isso eu não quero dizer que quem assiste JN e lê Veja são manipulados... Só estou dizendo que pessoas menos esclarecidas estão mais suscetíveis a cair nas garras delas... Oq não significa que todos que assistem ou lêem são menos esclarecidos...

Todos os gatos tem bigodes...
Mas nem tudo que tem bigode é gato...

Ou numa versão mais infame...

Toda p*** é mulher...
Mas nem toda mulher é p***...

Não confundam as coisas, hein?!

Conhaque de alcatrão é uma coisa... Catraca de canhão é outra!

E tenho dito!

Eu gosto dos que tem fome
E morrem de vontade...
Dos que secam de desejo
Dos que ardem...

O Deus Julgador
 
Não confundam bife de caçarolinha com rifle de caçar rolinha!
hehehe!

Voltando ao assunto!
O q eu quis dizer com aquela msgs é q em um futuro distante isso tb poderia acontecer com a leitura! Antigamente a musica tb era uma coisa mais seleta, não era qq um q fazia musica! Todos os geneos tinham boa qualidade mas como ficou uma coisa de mais acesso para o publico acabou dando no q deu!
Eu acho q a literatura poderia sofrer o mesmo processo! Hoje em dia quem le tem um nivel intelectual mais seleto e tal, mas ses ja viram q os livros q mais crescem em vendas são os livros de auto-ajuda? Vcs já leram algum? Tens uns estremamente apelativos e manipuladores!

Não acho q HP é um livro populista e sem nenhuma qualidade, mas ele esta mostrando q uma campanha de marketin gande pode fazer uma grande diferença! E HP pode esta abrindo caminho para um monte de porcarias no futuro!
Quem garante e não possam existir livros infantis de duplo sentido com historias horriveis?

Essa é só um suposição, ninguem precisa concordar comigo!

"Nós temos todo o tempo do mundo, mas o mundo não tem o tempo todo pra nós"

Edited by - digo_s on 11 November 2001 16:29:33
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo