• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Supervalorização do Harry Potter

HP foi meu primeiro contato com livros de fantasia, portanto tenho carinho especial pela série. A Obra de Tolkien é bem melhor e maior, mas não vejo motivo para criticar Harry Potter.
 
Há supervalorização de muitas obras sempre que lançam filmes delas...

Dizer que Harry Potter eh supervalorizado com argumentos que o menosprezem tanto eh tão mal quanto supervalorizá-lo... :disgusti:
 
Há supervalorização de muitas obras sempre que lançam filmes delas...

Dizer que Harry Potter eh supervalorizado com argumentos que o menosprezem tanto eh tão mal quanto supervalorizá-lo... :disgusti:

Se os argumentos são coerentes, não vejo por qual motivo seria "mal", tanto para defender Harry Potter quanto para criticar a sua supervalorização.
 
Concordo...realmente a mídia taxou a série Harry Potter como uma SUPERsérie. Eu gosto, tenho até todos os livros, mas perdi a empolgação de antes, principalmente depois de ler O Silmarillion (primeiro livro de Tolkien que li)..e de fato me decepcionei com o final...foi muito "e form felizes para sempre".
 
..e de fato me decepcionei com o final...foi muito "e form felizes para sempre".

não concordo com o "viveram feliz para sempre", Pam, porque, convenhamos, o Harry se ferrou a série inteira, sofreu inúmeras perdas, e não acho que o final foi assim, tão feliz. (imagina como não difícil, naquele espaço de tempo entre o cap. final e o epílogo, superar as marcas da guerra?), além de que, a princípio, era uma história infantil, então não seria legal colocar o Harry sendo esquartejado pelo expresso de Hogwarts no final da série...rs

enfim.

já deu pra notar que eu sou bem fã. já discuti com muita gente (inclusive com professores meus) que falava que HP é pobre, é isso, é aquilo. Claro, querer comparar com a complexidade do universo de Tolkien é bobagem.
A gente sabe que tem as suas diferenças, e tudo o mais. Mas eu defendo HP no seguinte: eu vejo muita criança/adolescente se interessando por literatura a partir de seus livros. E vejo o QUANTO tem gente que começa a escrever a partir das fanfics (que em HP são bem populares). sei lá, não acho que seja um mal, então não me importo tanto com a supervalorização.

e respondendo o primeiro post, eu só não li Monteiro Lobato por pura falta de tempo, mas li As Crônicas de Nárnia (que, aliás, não consigo engolir de jeito nenhum) e A História Sem FIm (livro que me apaixonou na primeira página).
 
"Claro, querer comparar com a complexidade do universo de Tolkien é bobagem.
A gente sabe que tem as suas diferenças, e tudo o mais. Mas eu defendo HP no seguinte: eu vejo muita criança/adolescente se interessando por literatura a partir de seus livros. E vejo o QUANTO tem gente que começa a escrever a partir das fanfics (que em HP são bem populares)."

Concordo com você, Morgana. Eu também gosto de Harry Potter, tenho toda a série, no meu caso, foi decepção particular mesmo, sei bem o quanto o bruxinho sofreu, mas eu esperava, sei lá, algo melhor, mais elaborado, acho....meu irmão, de 12 anos, também se decepcionou...mas ele é um dos casos aos quais você se refere: nãolia quase nada, até eu emprestar meus livros...rsrsrs...ele devorou o último volume e acho que já está prepaado para Tolkien.
 
Ah gente, tudo bem q Harry Potter tem alguns defeitos para alguns, eu mesma sou uma q critica muito, o final ainda mais.

Só q Harry Potter serviu de exemplo para muitos e muitos começarem a ler com essa obra, alguns só leram Tolkien depois de ler HP.
E q a história ( apesar das minhas críticas) é um máximo, muito bem bolada!!

Eu tbm era muito iludida com HP, perdeu a graça, pois a gente cresceu e tudo, mas quando éramos menores era tudo de bom, era mágico, a gente sonhava com isso, tudo era magia!!

Então devemos supervalorizar HP sim!!!!

:eek:
 
Então devemos supervalorizar HP sim!!!!

:eek:

Não, não devemos. Devemos VALORIZAR e só. O que basicamente seria reconhecer os leitores que foram criados por causa da coleção e a diversão proporcionada pela leitura da obra. SUPERvalorizar, não - até porque isso significaria dar mais valor do que o merecido.
 
Cinceramente,lí os 3 primeiros livros de Rowling,e não gostei,não suporto Rowling e comparações com Tolkien,pois se algum dos meus amigos OUSA comparar já perde em uma disputa de melhores arguementações,pra mim HP é importante pq tirou as crianças do video games e pc.

Última discussão:

A-"HP é mt melhor que OSda"

Thorin-Jamais difa algo assim,1º vc nunca leus os livros,e 2º eu líos 3 primeiros livros e odiei,e é dificil eu odiar algum livro,na verdade esse é o único.

A-Tá o que OSDA tem de bom então?!

T-Muitas coisas,simplismente pq somente o universo criado por Tolkien é mt mais complexo que aquele maternal do HP(milhares de risos)

T-Tolkien criou um mundo fantástico,história épicas,singelas,cõmicas,diabólicoas e etc,tão complexa que eu levaria o dia todo pra explicar,com detalhes que Rowling nem pensava em dar atenção!Os nomes dos lugares,as línguas,os nomes dos personegens!!!Tolkein se preucupou até com a fauna e flora e tb não ficou numa escolinha chata!Nâo!Hà hsts da 1ª era,2ª e 3ª todas mt detalhadas!

T-Hp é pura moda!OSDA é clássico!Pq achas que ganhou o prêmio de melhor livro de ficção fantástica do século XX?!!!

AS discussão parou e eu vencí
 
Última edição:
Sinceramente, qual é o motivo de comparar essas duas obras, e ficar degrinindo uma?
Existem gostos e gostos.
Senhor dos Anéis é um épico, esta no mercado há anos, foi feito para um publico mais adulto, uma linguagem mais complexa, o contexto é totalmente diferente.
Harry Potter ajudou milhares de crianças a cultivarem o habito da leitura, é relativamente novo, uma escrita fácil, empolgante, para um publico mais infantil.
Um livro ser bom, não exclui o fato do outro ser bom.
Qualquer fanatismo exagerado é ruim, tanto para os cegos em HP como para os cegos em SdA.

Thorin, nós vivemos em um mundo capitalista, TUDO é moda. Até Senhor dos Anéis teve sua época de moda, porque se não, não teria virado um filme hollywoodiano, onde vários atores aparecem mais no filme do que o livro, só por serem atores "da moda".

E se você ta menosprezando livros feitos para crianças, você nunca teve infância? Só porque HP é mais infantil, só isso já exclui o fato dele ser bom?
O Pequeno Principe é um dos maiores classicos da literatura mundial, e a escrita dele é simples, fácil, com poucos personagens. E é um classico.

A grande chatisse nisso tudo, é que os filmes do Sr. dos Aneis saiu quando tava explodindo Harry Potter.
Aposto que se tivesse uns 5/6 anos de diferença, e não houvesse essa competição mercadológica, a maior parte dessa discussão nem aconteceria.

Bjus
 
Eita, falou e disse!!
Apoiado!!!:joy:
Ana Lovejoy obrigada por corrigir meu erro, e por ter exposto meus pensamentos muito melhor do que eu!!!!:abraco:
 
Acho que essa supervalorização é por causa dos filmes!!!

E, exatamente por causa dessa supervalorização e superexposição, muitas pessoas tem um pouco de preconceito c/ HP!!!

Se bem que, como já foi dito, tem o lado bom... mais pessoas (crianças, principlamente) estão começando a ler mais!!!! E isso é o que importa...

:joy:
 
Harry Potter é ruim? Não. Está supervalorizado pela exposição na mída? Está.

Pra provar isso, me digam vocês, quantos leram Harry Potter mas também já leram Monteiro Lobato, que é de qualidade bem superior, mas é nacional? Quantos leram Crônicas de Narnia, uma série de excelente livros infanto-juvenis de fantasia, da década de 50? Quanto leram História sem Fim, do Michael Ende?

Garanto que uma fração ínfima! É isso que a superxposição do marketing faz: faz algo bom parecer excelente e único no mundo, como se não existisse nada do mesmo estilo ou melhor.

De todos citados a cima, ainda não li Historia sem Fim, concordo que a sim uma supervalorização em cima do HP.
Mas nem poir isso o livro deixa de ser bom.
O marketing, e a midia fazem exatamente essa supervalorização, mas cabe a nos bons leitores monstrarmos a realidade.

E essa supervalorização logo, logo acaba, junto com a moda.
 
Não, não acho que a supervalorização seja por causa dos filmes.

O livro é pop sim. Mas é inegável que ele tem uma capacidade incrível de deixar seus leitores absortos, e quem leu sabe que não é exagero.

Acho que, de toda forma, a supervalorização se deve ao fato de Harry Potter ser portado como o livro de Deus, capaz de abrir os olhos das crianças para o mundo da leitura. E aí o livro ganha o apoio dos pais, que recomenda, por vezes até lê os livros, passa a idéia adiante, o livro é emprestado...

Penso que a porta de entrada para a leitura poderia ser qualquer literatura qualidade, e não apenas HP, só por ser "moda".
 
Li todos os livros da série HP, li Crônicas de Nárnia, aprendi a gostar de livros com Monteiro Lobato.
Acho que o grande mérito de HP reside no fato do protagonista crescer junto com seu público alvo. É bom ver crianças com um livro na mão e se interessando por ele, sem serem obrigados à isto.
Nárnia, na época do lançamento do filme teve seus livros esgotados na minha cidade, com direito à fila de espera...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo