• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Supervalorização do Harry Potter

Olha, eu até concordo em parte do que você disse, mas acho que houve alguns pequenos exageros. Primeiro que você subestimou Harry Potter. Claro que cada um tem uma opinião, mas não concordo que lendo livros como esse a pessoa não vai adiquirir nenhum tipo de desenvolvimento em qualquer sentido. Pelo contrário, conheço muita gente que não gostava de ler mas, depois de ler a série HP, se interessou bastante pela leitrua e correu atrás de outras obras.

Sim, vai ter um desenvolvimento, porém mais limitado.
Sim HP incentiva a leitura, mas geralmente a pessoa acaba procurando um livro de msm nivel. Veja o q o grande marketing em cima de HP causa: vejo mtas pessoas na minha faculdade lendo HP ao inves de ler algo melhor. E não, não é por causa da pessoa, pq algumas são extremamente inteligentes e de um senso critico apuradissimo, porem leem os livros por causa o alvoroço na midia, querem saber o pq de tanto reboliço. E esse livro não vai acrescentar nada pra essas pessoas. Isso me preocupa. Felizmente, a maior parte não volta a ler...

E também não precisa ter todos esses quesitos em uma pessoa que você citou. Sim, os livros de Rowling tão consumindo a vitrine, mas não podemos começar a ter uma discução imaginando que Harry Potter é o rei de todas as livrarias, o ditador, o vilão. Outras obras ainda estão lá, em prateleiras exclusivas; e mesmo que não tenha o espaço merecido, não estarão escondidos a ponto de ficarem inacessíveis.

É claro q HP não é vilão! Não culpo o livro em si, estaria falando isso de qqr obra q não tivesse um conteudo de nivel mais elevado e tivesse tanto destaque.
Eu acho q pra selecionar informação de qualidade vc precisa ter esses quesitos sim. Se não vc acaba indo por opniões de outras pessoas, sem desenvolver a sua propria. Sem cultura, sem senso critico vc não vai saber diferenciar uma informação de qualidade de outra q não tem. Sem conhecimento vc não vai saber o q procurar, e precisa ter vontade de procurar tbm.

E obviamente há aqueles que não estão dispostos a gastar tempo pesquisando, mas a culpa vem da pessoa em si, não de Harry Potter. E quando você falou em senso crítico, me pareceu que a população é um aglomerado de pessoas ignorantes sem informações movidas pela mídia que dão prioridade aos produtos em destaque. Pode até ser verdade, mas isso é uma outra dicussão que não vem ao caso agora, mas certamente os motivos são bem variados, mas aí estaremos falando de assuntos sociais-econômicos.

De novo, não estou culpando HP por nada. Em meu post eu falei de forma mais generica, falando de qqr obra q tenha baixa taxa informacional.
Olha, realmente boa parte da população NÃO tem um senso critico apurado e compra os livros de destaque na midia. Basta dar uma olhada no TOP 10 da veja. 4 posições são ocupadas por HP, é praticamente membro vitalicio da lista.

A questão é q HP é mto superestimado. É vendido como uma grande obra-prima da literatura mundial. O q não é nem de muitissimo longe. Só vende tanto por ser uma obra simples, se não fosse, não venderia, só q ela não é mostrada como simples.
Livros mais complexos não vendem pq a grande parte não entende. Infelizmente a população ainda é ignorante, e lendo certos tipos de livros irão permanecer ignorantes. O q vem mto a calhar com os interesses de quem esta no topo. É mto interessante pra eles manter uma população ignorante
 
Ok, refletindo um bocado, eu até concordo com você quanto ao senso crítico. infelizmente é o que acontece, e também acho que já deixei bem claro que HP é supervalorizado, sim. O que não concordo. Só um pequeno comentário:

Fosco disse:
vejo mtas pessoas na minha faculdade lendo HP ao inves de ler algo melhor. E não, não é por causa da pessoa, pq algumas são extremamente inteligentes e de um senso critico apuradissimo, porem leem os livros por causa o alvoroço na midia, querem saber o pq de tanto reboliço. E esse livro não vai acrescentar nada pra essas pessoas. Isso me preocupa. Felizmente, a maior parte não volta a ler...
Você não acha que, essas mesmas pessoas, sendo inteligentes e providas de cultura, não vão saber separar suas opinião das dos outros? Quer dizer, tendo essa gente um senso crítico apurado, não irão reconhecer o que é uma literatura sem tantas informações como Harry Potter para não se deixarem levar pela mídia ao ponto de ir atrás de livros do mesmo nível?
 
Você não acha que, essas mesmas pessoas, sendo inteligentes e providas de cultura, não vão saber separar suas opinião das dos outros? Quer dizer, tendo essa gente um senso crítico apurado, não irão reconhecer o que é uma literatura sem tantas informações como Harry Potter para não se deixarem levar pela mídia ao ponto de ir atrás de livros do mesmo nível?

Sim, esse tipo de pessoa saberá diferenciar. Mas elas são minoria na sociedade. Porem msm assim elas deixaram de ler outros livros pra ler HP por causa da midia.

Mas uma coisa é fato, ainda bem q é HP! Pq tem coisa mto pior por ai (Paulo Coelho? alguem?). E na situação q estamos HP é mto bom. Olha ao ponto em que chegamos...
É a elitização do conhecimento...
 
Putz, me zuaram aqui...Eu tenho 10 anos e leio SdA.E já li 4 do Harry Potter.(Ãh Grande coisa! xD )
 
Erunamo disse:
Deriel, não seja tão cruel... Você tá pior do que eu reclamando do PJ ter tirado o Bombadill do filme, pô!
Sem dúvida é ruim ver uma coisa ganhar tanto destaque sem merecimento... É igual Caetano Veloso... O cara é ruim? Não, não é, mas revolta vê-lo ser tratado como uma divindade... Se fosse por qualidade da obra, Chico Buarque tinha que ter estátuas erguidas em todas as capitais do país...
Não acho que Harry Potter seja ruim... É apenas uma abordagem diferente sobre um tema de “Fantasia”... Passa longe da profundidade da obra de J.J.R. mas tem os seus méritos.... É um bom livro e merece destaque... Não tanto quanto vem recebendo mas... Sem esquecer que HP é uma leitura leve, que não exige muito comprometimento ou compreensão... O SDA é tenso desde o segundo capítulo! Não é qualquer pessoa que está disposta a encarar uma jornada desesperada de mais de 1000 páginas cheia de referência e aspectos nunca antes vistos!
Mas fazer oq... Pense que poderia ser bem pior...

E tenho dito!


Eu gosto dos que tem fome
E morrem de vontade...
Dos que secam de desejo
Dos que ardem...

O Deus Julgador

concordo com Erunamo, Hp eh bom sim, pois ele tem uma trama criativa, porém exposta de uma maneira mais simples, justamente para que crianças possam ler. E sim, ele eh explorado pela mídia, mas não chega a ser como o Dan Brown que se aproveita da polêmica de seus livros para se promover.
E eh lógico q nenhum desses livros tem como comparar com as obras de Tolkien, pois nenhum é tão intenso e complexo como este.
 
Feiticeira Escarlate disse:
concordo com Erunamo, Hp eh bom sim, pois ele tem uma trama criativa, porém exposta de uma maneira mais simples, justamente para que crianças possam ler. E sim, ele eh explorado pela mídia, mas não chega a ser como o Dan Brown que se aproveita da polêmica de seus livros para se promover.
E eh lógico q nenhum desses livros tem como comparar com as obras de Tolkien, pois nenhum é tão intenso e complexo como este.



onde eu assino???
nunca li HP, mas tenho certeza que naum chega a meio metro de profundidade do sda. A questão é esta: Literatura medieval imaginária foi tolkien quem inventou. Tudo que vier após ele será baseado em seus escritos. Portanto naum tem como comparar.
Mas à medida que o sda foi fazendu sucesso, os peixinhos que nadam na boca do tubarão para pegar o resto de comida começaram a aparecer... Todo escrevendo como explicar sda, mundo mágico do sda, etc. Existem os que ''copiam'' menos discaradamente. Alguém pode dizer por exemplo que hp naum é cópia, mas quer queira quer naum, como eu disse acima, ele teve que se basear no imenso detalhamento que tolkien teceu...
Agora estamos vendo isto com o código davinci. Todo undo querendo explicá-lo. Não estou defendendo o Dan aqui naum... Já li anjos e o código: boas FICÇÕES. Dá pra viajar um pouquinho. Mas daí a imaginar que tudo isto aconteceu... Pode até ter acontecido, mas ele naum pode afirmar isto sem dizer quais fontes ele tem para provar. Se ele chegasse dizendo que entrou na biblioteca do vaticano e encontrou tudo lá era uma coisa...
Mas voltando, e, finalizando o assunto do tópico, nossa sociedade é imediatista... os livros tão fazendu tanto sucesso na mídia por causa dos filmes... Se um dia o hobbit for lançado para o cinema, o livro vai estourar, vai aparecer um monte de peixinhos explicando o Hobbit, desinteressados pela literatura dizendo que é o livro favorito...
Fazer o que né... falta um pouco de personalidade e sobra futilidade e imediatismo em nós...
Vlw.
 
FEscarlate disse:
concordo com Erunamo, Hp eh bom sim,

Será que a opinião de Namus mudou? :think: não acho que a visão além do alcance ajudasse neste quesito. :mrgreen:

Mas é até interessante ressuscitar isto aqui.

pois ele tem uma trama criativa, porém exposta de uma maneira mais simples, justamente para que crianças possam ler. /quote]

Se é criativa, eu tenho minhas dúvidas. É atraente (mistério, aventura, etc) isto eu posso atestar.

Expor de maneira simples também é questionável. As crianças apenas sabem quando você "enrola" e não tá falando muita coisa que preste. É um erro recorrente de muitos escritores infantis: considerar crianças imbecis. Ou pior, imbecilizar elas para que elas não sejam exigentes, pra depois o trabalho ficar fácil (pode oferecer qualquer porcaria de domingo que assistem).

Por que as músicas da Xuxa fizeram tanto sucesso, por exemplo? Sullivan e Massadas são o motivo. Aqueles dois entendem do babado "musica infantil" tanto quanto o Palavra Cantada atualmente. (exemplo Fome Come http://palavra-cantada.letras.terra.com.br/letras/240281/)

sim, ele eh explorado pela mídia, mas não chega a ser como o Dan Brown que se aproveita da polêmica de seus livros para se promover.

A autora declarou que sua ambição é que sua série HP seja lida da 5a. série até o 3o. colegial. Dan Brown quer ser apenas Best Seller, ganhar dinheiro. Agora sob este novo aspecto, o que você considera mais nobre, toma tons mais sombrios.

E eh lógico q nenhum desses livros tem como comparar com as obras de Tolkien, pois nenhum é tão intenso e complexo como este.

A "ambição" de Tolkien era ter uma mitologia para seu país (até nóis tem mitologia, com os Tupãs e Iaras). Antes disso era entreter seus filhos. Ele não tinha ambição de influenciar milhares de jovens em idade escolar.

Decerto, que HPotter aumentou o interesse dos jovens pela leitura, e leitura de "bíblias". Mas como observou Fosco, é terrívelmente perigoso que se tornem leitores do tipo Sabrina e Bianca. Dificilmente eu vejo leitores desses romances descartáveis se interessar por livros mais curtos como "Revolução dos Bichos", ou apenas uma novela mais cínica de Nelson Rodrigues, que tenha mais conteúdo.

E aqui reside o perigo (e deixem de lado os pastores histéricos demonizando HP).

Lembre-se: a autora gostaria muito que sua série fosse utilizada nas escolas, por 7 anos. Pode-se pensar "isso vai dar o gosto da leitura".

Só tem um problema. O livro é simplista (até simplório) ao retratar as pessoas do mundo de Harry.

O mundo é preto e branco. As pessoas idiotas vão ser idiotas o resto da vida. As coisa ruim também. As boas serão boas independente do que aconteça.

O único que tem tons cinza reais é Harry. Ele pode se tornar Luke/Anakyn Skywalker. Entendemos que um personagem por ser protagonista necessariamente é o herói. Mas o personagem Harry tem mais características do mal do que do bem. Ele dobra as regras (por um bom motivo) e é recompensado. Snape é o elemento que lembra-nos disso.

E Harry é a forma que o próprio jovem enxerga o mundo.

Aqui é que as coisas ficam perigosas.

Se fosse UM livro ou no máximo dois ou très, o menino de 11 anos leria, se identificaria com Harry, acharia que o mundo é uma merda e que ele está certo. Ele terá amigos: gente que concorda com ele. Isso até os 14 anos.

O assustador quando penso em uma série de 7 livros, a ser adotado pelo resto do ensino fundamental, e pelos 3 anos do ensino médio, é ver jovens de 17 e 18 anos indo para a faculdade, e continuando a pensar dessa forma maniqueista, bem x mal, idiotas x espertos, eu estou certo x o mundo idiota.

Não há espaço nesses livros para amadurecimento de personagens. Harry irá crescer, enfrentará desafios cada vez mais perigosos, terá de aceitar morte de pessoas queridas. Mas o MUNDO continuará a ser o que é: há os Trouxas/smugglers, e há magia. As pessoas se nascem de um jeito, não há qualquer esperança delas mudaram seu jeito de ser, e você nem espera que elas mudem porque elas são assim mesmo sabe?

Troque Trouxas/Smugglers por negros, japoneses, alemães nazistas.

Entende o perigo de um jovem que cresça imaginando que ELE sempre está certo, e que o mundo deve se adequar a ele?

Se o livro fosse efetivamente a VISÃO de Harry Potter, haveria uma chance deste tipo de idéia não ser reforçada na mente dos leitores.

O problema é que o narrador ONISCIENTE concorda com Harry. Harry narrador, cresceria. A criança vê o mundo de um jeito, e narra de um jeito. Ao crescer, narra de outro jeito. Se fode, se questiona: por que o mundo tá contra mim... o que eu fiz de errado?

Já com o narrador onisciente, temos de aceitar que Harry está certo. Não é uma criança que vê tudo de forma superlativa. Lá está a palavra de um adulto mais "sábio" que diz que realmente Harry tem razão, e que o mundo é injusto, e só ele pode consertar tudo.

Que um alemão independente de odiar o nazismo, será sempre um nazista. Que negro é inferior. Que japonês não devia ter vindo pro Brasil por que não é terra dele (e eu concordaria se fosse um índio, mas se for negro ou branco, vindo forçado ou não, seriam também tão aliens quanto o cara de japa que nasceu aqui)

Como a autora lida com o defeito do seu livro (personagens simplórios)? Ela aumenta o VOLUME de páginas, introduz a morte de personagens queridos.

Mas o cerne "Harry está certo" ela não muda, não pode mudar. Depois de tantos volumes, não dá mais para dizer "errei aí... não sabia que Harry podia virar Anakyn"

E como todos sabem, só porque você coloca morte, sangue, drogas, prostituição, assassinatos, Aqui e Agora continua sendo jornal sensacionalista e não sério. E volume de páginas também não indica qualidade, senão "Revolução dos Bichos" e "Homem Bicentenário" seriam literatura descartável.

Em Star Wars, Lucas podia fazer isso tanto com Anakyn quanto com Luke. Os dois tem potencial mais para o mal do que para o bem. Só que Lucas não é narrador onisciente. Ele não sabe o que se passa na cabeça de Anakyn, Amigdala, Obi-wan, etc.. Os pensamentos de todos não aparecem na película.

No livro já é mais difícil não cair em tentação de "saber" o que cada um é (bom, mal, idiota).

Agora, voltando ao jovem de 18 anos que cresceu com essa série, e com a certeza (justificada por terceiros, digo pela autora de HP) de que ele está certo, que o mundo é uma droga, que quem não entende ele é idiota/trouxa/smuggler. E que fatalmente somente fará amigos que concordem com ele.

Ou seja, é um INTOLERANTE. E essa intolerância é uma ignorância, reforçada por sua "leitura" terá uma enorme falta de vontade em fazer qualquer esforço em compreender o que é diferente dele, de querer ouvir palavras de pessoas que não concordem com alguma coisinha com ele.

Li há pouco um livro sobre um jovem neo-nazista com minha idade. Ele atualmente tem 34 anos e sua vida acabou. Ele não pode trabalhar, namorar, estudar... não pode fazer nada, porque está jurado de morte por seus antigos amigos.

De repente ele percebeu que era idiotice ser neo-nazista e quis pular fora. Ele tornou-se um "traidor", e os amigos que não toleram gente que pense diferente deles, claro tem o jeito meigo deles de lidar com quem está contra eles.

Há vários outros universos perigosos sobre "eu estou certo e todo mundo que discorda de mim é idiota/trouxa/smuggler". Meu irmão comentou que o mundo dos viciados (drogas, alcool) é muito semelhante. Quem está dentro é descolado, quem está fora é trouxa. Não, não falo dos esclarecidos (porque substâncias químicas tem efeitos diferentes em metabolismos/organismos/pessoas diferentes) que tiveram a sorte de manter um consumo moderado e não virar dependente. Mas de quem visivelmente está um trapo, arremendo humano, e ainda assim acha que é mais "cool" que o resto dos "trouxas".

Nesse ponto eu não vejo mais HPotter com olhos mais condescendentes que veria Dan Brown. Brown quer apenas ficar rico, mas sua literatura é descartável e ele sabe que é apenas passageiro esse frisson. Sei perfeitamente que a autora não tem consciência desse tipo de consequência, ela apenas vê o mesmo que todo mundo "pelo menos incuto gosto pela leitura (enquanto fico mais rica)".
 
Olha.. Eu entendo que realmente a mídia influenciou jovens a gostar de HP... E não sei se é lá tão ruim... Conheço muitos no mundo inteiro que afirmam que HP os fez buscar livros... Eu mesma sou uma dessas pessoas... Sempre gostei de ler, mas apensar depois de HP eu acordei e vi quantos outros livros há.

AVISO: Menciono alguns spoilers dos livros 5 e 6...

Antes de prosseguir, devo informar uma coisa, duas na verdade: Harry Potter não tem um narrador ONISCIENTE... As histórias nos são contadas do ponto de vista do Harry... Então sim, o mundo tem uma visão maniqueísta, mas são impressões de um adolescente.
A outra coisa que queria dizer é que aqueles que não são bruxos não são smugglers... são MUGGLES. Então por favor, antes de detonar com a série, pesquise se os termos são corretos...

O Harry teve uma vida infernal. Os pais foram assassinados por um bruxo pelo simples fato de uma mulher ter afirmado que ele (Harry) seria aquele com o poder de o destruir. Com 13 anos descobriu que foi um dos melhores amigos dos pais que os traiu, levando à suas mortes. E também descobriu o seu padrinho, que morreu dois anos depois. Com 16 seu mentor-mor morreu e agora ele se vê sozinho e desamparado. Vai fazer 17 anos e terá que duelar com o maior bruxo das trevas e não tem mais ninguém que represente um elo com esse mundo. Seus amigos são poucos e todas as pessoas que ele adotou como figuras paternas se foram. Ese está sozinho, pois só ele pode enfrentar Voldemort.

Sim, isso é maniqueísmo. Há, no mundo dos bruxos uma luta de bem contra o mal. Mas ela só existe pois aqueles envolvidos escolheram que existisse. Nos últimos 2/3 livros, as escolhas que Harry faz provam que são as nossas escolhas que decidem quem somos. E é isso que a Jo está enfocando, não a mera luta de bem contra mal...

Por falar em Jo... ela quer que as crianças cresçam com o Harry pois, apesar de viver em um mundo mágico, ele ainda se depara com traço inegáveis de humanidade: o governo é corrupto, pessoas morrem, se traem, agem com preconceito....
O Harry não tem nada contra trouxas em geral. Ele odeia os Dursley, pois eles fizeram sua vida um inferno enquanto era criança. Os únicos bruxos que têm preconceitos contra os trouxas são aqueles que fazem parte da elite que se considera superior por ser bruxo. Harry não é um deles. Nem ele nem aqueles por quem torcemos ao ler os livros.

As pessoas no mundo dos bruxos pode até apresentar algum comportamento excluidor, como aqueles que se isolam no mundo das drogas, mas vejam bem, os trouxas/MUGGLES os queimavam por puro preconceito durante a idade média. E vemos que Voldemort é resultado da relação de uma bruxa e um trouxa que não aceitava. A mãe de Snape era uma bruxa e seu marido trouxa a odiava por isso. Odiava também o filho. Os dois maiores inimigos de Harry eram filhos de uma união que buscava uma certa harmonia entre esses dois mundos e as crianças se tornaram simplesmente odiáveis...

Por fim, por mais que haja muita gente que, por qualquer motivo que seja, se vê no direito de atacar a série, eu me recuso a dar ouvidos aos seus argumentos. A maioria (por favor notem que eu escrevi a maioria...) nem leu os livros e os atacam falando que induzem as crianças a cultuar o demonio e praticar bruxarias sem mencioar as outras baboseiras que dizem que os livros causam (violência nas meninas, problema nas colunas....). Sempre haverão aqueles que não concordam com algo na série e a unica coisa que peço é que não me condenem por gostar dela...
Já disse a muitas pessoas e vou dizer aqui: eu não seria nem metade do que sou se não fosse HP.
Sempre haverão criticas mas eu permanecerei uma leitora fiel. Cresci com o Harry, com seus conflitos. Crescemos juntos e eu também sofri com as mortes que cruzaram o seu caminho. Sei como vou me sentir quando cruzarem o meu. Perdi muita da minha inocência lendo HP: antes eu não via o mal que há no mundo... Sempre achei que havia aqueles que não sabiam que estavam fazendo algo que iria prejudicar terceiros, mas não acho mais isso... Aceito que há aqueles que carregam preconceitos contra quem lê livros "infantis" e aceito ser uma das prejudicadas. Mas por favor, leiam antes de julgar...
 
Primula, axo q vc está levando para um lado q axo injusto levar tão a sério.
A guerra existente no mundo do HP eh entre bem X mal, naum entre bruxos e trouxas.
Tah certo, vc diz q naum há mudanças entre bem X mal no hp, mas lembre-se de Snape, ele era o braço direito de Dumbledore e no final do sexto livro o mata. Tá certo q todos esperavam isso, mas tbm ha outro ponto do sexto livro: durante os outros livros vc pode pensar "mas será q quem nasce ruim eh ruim ateh o final?", eu pensei assim, e pensei como vc tbm, mas naum chegando a considerar hp como um perigo, pois há vários outros filmes e livros, e ateh novelas q as pessoas naum mudam. Cheguei a pensar q JK retratava os Comensais da Morte como se naum fossem humanos, como se naum tivessem sentimentos. Mas no sexto livro minha dúvida se sanou, há um capítulo q a mãe de Malfoy está desesperada pois o filho iria ser obrigado a fazer uma missão perigosa a mando do Lord Voldemort, ali vc vê os sentimentos dela, e ela pede ajuda a Snape q a ajuda. Assim, agente percebe q eles naum saum como robozinhos como eram retratados nos outros livros.
Mais a frente, Malfoy se mostra com medo, tanto q era para ele msm matar Dumbledore mas acabou sendo Snape.
E acredito q no próximo livro Malfoy não estará em bons lençóis, pois ele falhou assim como seu pai falhou e deixou seu amo irado.
Possa acontecer uma mudança, fiquei até com pena da Narcisa qndo ela procurou Snape, pois ela se mostrou uma mãe como todas as outras mães.
Depois de ler tais fatos, me indaguei o porquê q os Comensais da Morte seguiriam Lord Voldemort. E cheguei a seguinte conclusão: desde a antiguidade o homem vem inventando seres acima deles q podem controlar tudo e ajudá-los nas horas de aflição, resultado dessa necessidade saum as mitologias gregas, romanas, e etc. Na minha opinião, no livro não há citação alguma sobre uma criação como essa, ou coisa do tipo. Talvez os bruxos bons nem precisassem, mas akeles fracos q naum saum dotados de uma força interior muito forte necessitariam de algo para se apoiarem nas dificuldades de cada dia e Voldemort se aproveitou dessa necessidade. Isso acontece no nosso mundo, seria o caso das pessoas q se apoiam nas drogas e coisas do tipo. Uma vez nesse mundo, eh difícil uma pessoa sair, assim acontece com os Comensais da Morte.
E no caso de os bruxos "desprezarem" os trouxas, não vejo como vc vê, já que uma das personagens principais eh nascida de pais trouxas, e se mostra ser ateh mais poderosa e inteligente q muitos ali, aliás, quem despreza os trouxas saum os comensais da morte, enquanto os outros bruxos lutam para q nd de mal aconteça com os trouxas, como o pai do Ron q eh loko por coisas do mundo dos trouxas.
e passando para outro ponto levantado por vc, Harry Potter eh revoltado e quebra regras assim como os jovens no dia de hj, pra mim, ele eh retratado quase igual ao meu primo de 18 anos. Mas, na nossa vida normal, sempre chega a hora q agente para e cresce, se esquecendo dos sonhos de adolescente rebelde e agente amadurece, assim acontecerá com Potter, e ainda ele mostra grande respeito com as pessoas mais velhas q ele como Dumbledore e McGonagall.
 
Primula disse:
Expor de maneira simples também é questionável. As crianças apenas sabem quando você "enrola" e não tá falando muita coisa que preste. É um erro recorrente de muitos escritores infantis: considerar crianças imbecis. Ou pior, imbecilizar elas para que elas não sejam exigentes, pra depois o trabalho ficar fácil (pode oferecer qualquer porcaria de domingo que assistem).


(...)

E aqui reside o perigo (e deixem de lado os pastores histéricos demonizando HP).

Lembre-se: a autora gostaria muito que sua série fosse utilizada nas escolas, por 7 anos. Pode-se pensar "isso vai dar o gosto da leitura".

Só tem um problema. O livro é simplista (até simplório) ao retratar as pessoas do mundo de Harry.

O mundo é preto e branco. As pessoas idiotas vão ser idiotas o resto da vida. As coisa ruim também. As boas serão boas independente do que aconteça.

O único que tem tons cinza reais é Harry. Ele pode se tornar Luke/Anakyn Skywalker. Entendemos que um personagem por ser protagonista necessariamente é o herói. Mas o personagem Harry tem mais características do mal do que do bem. Ele dobra as regras (por um bom motivo) e é recompensado. Snape é o elemento que lembra-nos disso.

Grifo meu.

Eu só li o primeiro Harry Potter e não li o tópico todo (embora de pra ter uma idéia do que foi falado até agora), mas isso é indiferente para o ponto que está presente no post da Primula e que eu quero ressaltar.

Não pude deixar de lembrar de uma discussão que sempre existiu, mas que ultimamente vem tomando corpo no meio acadêmico. A questão de que o mundo não é simples, embora seja simplificado para facilitar sua compreensão, e de que as coisas não funcionam na base do ou/ou, mas do e/e.

Dando um exemplo fácil (e utilizado nessa questão do HP), as pessoas não são boas ou ruins espertas ou idiotas, mas frequentemente boas e ruins, espertas e idiotas.

E sim, do que eu li, do que vi no filme, Harry Potter é uma história legal e divertida, porém maniqueísta. Penso que seria muito interessante se mostrassem uma outra face do Voldemort, se o explorassem a fundo, do que apenas tocar na superfície do mal extremo, o que dizem por aí que não existe.

Primula disse:
E Harry é a forma que o próprio jovem enxerga o mundo.

Aqui é que as coisas ficam perigosas.

Se fosse UM livro ou no máximo dois ou très, o menino de 11 anos leria, se identificaria com Harry, acharia que o mundo é uma merda e que ele está certo. Ele terá amigos: gente que concorda com ele. Isso até os 14 anos.

O assustador quando penso em uma série de 7 livros, a ser adotado pelo resto do ensino fundamental, e pelos 3 anos do ensino médio, é ver jovens de 17 e 18 anos indo para a faculdade, e continuando a pensar dessa forma maniqueista, bem x mal, idiotas x espertos, eu estou certo x o mundo idiota.

Agora, voltando ao jovem de 18 anos que cresceu com essa série, e com a certeza (justificada por terceiros, digo pela autora de HP) de que ele está certo, que o mundo é uma droga, que quem não entende ele é idiota/trouxa/smuggler. E que fatalmente somente fará amigos que concordem com ele.

Ou seja, é um INTOLERANTE. E essa intolerância é uma ignorância, reforçada por sua "leitura" terá uma enorme falta de vontade em fazer qualquer esforço em compreender o que é diferente dele, de querer ouvir palavras de pessoas que não concordem com alguma coisinha com ele.

Feanari disse:
Por fim, por mais que haja muita gente que, por qualquer motivo que seja, se vê no direito de atacar a série, eu me recuso a dar ouvidos aos seus argumentos.

Obrigado por exemplificar o que a Primula falou.

Grifo meu de novo.

Você "se recusa a dar ouvidos aos seus argumentos", "por qualquer motivo que seja"! Note bem que é isso também é intolerância. E que qualquer motivo inclui muitas coisas, por exemplo uma crítica do estilo da Rowling.

Feanari disse:
A maioria (por favor notem que eu escrevi a maioria...) nem leu os livros e os atacam falando que induzem as crianças a cultuar o demonio e praticar bruxarias sem mencioar as outras baboseiras que dizem que os livros causam (violência nas meninas, problema nas colunas....). Sempre haverão aqueles que não concordam com algo na série e a unica coisa que peço é que não me condenem por gostar dela...

Eu imagino que esses exemplos tenham sido apenas para ilustrar, uma vez que isso não foi falado aqui (ao menos nessa página), nem niguém condenou ninguém.

Primula disse:
Nesse ponto eu não vejo mais HPotter com olhos mais condescendentes que veria Dan Brown. Brown quer apenas ficar rico, mas sua literatura é descartável e ele sabe que é apenas passageiro esse frisson. Sei perfeitamente que a autora não tem consciência desse tipo de consequência, ela apenas vê o mesmo que todo mundo "pelo menos incuto gosto pela leitura (enquanto fico mais rica)".

Especificamente nisso eu acho que ela tem um pouco mais de mérito. Afinal de contas, incutir - mesmo que seja apenas um início - o gostar da leitura é algo merecedor de mérito (atualmente). Os pais dever ter a sacada de (no caso de não ser uma criança que goste de ler etc e tal) pescar a criança com algo como Harry Potter (uma vez que parece ser uma ótima isca) e depois saber administrar e aperfeiçoar esse gosto. Observando que a criança não fique, como no seu exemplo, apenas no Harry Potter e suas simplificações.

lipetavares disse:
A questão é esta: Literatura medieval imaginária foi tolkien quem inventou. Tudo que vier após ele será baseado em seus escritos. Portanto naum tem como comparar.

Defedendo um pouco a Rowling.

Até onde eu sei, Tolkien se utilizou bastante de lendas e mitologia medievais.

E, a inspiração em determinado material pode sim ser melhor, uma evolução de determinados conceitos. Dá pra comparar sim. Ainda que eu não esteja falando aqui especificamente de Harry Potter.
 
Li todos esses citados lá no início do tópico. Eu praticamente engulo os livros, leio compulsivamente.

Creio que essa superexposição (sim, porque creio que esse seja o termo correto) é exagerada, mas não desmerecida. Quem já leu os livros da J.K. sabe como é ser tragado pra dentro do livro e ler, ler, ler sem conseguir parar até chegar ao final.

O mais legal da série é a maneira com que os personagens crescem junto com o leitor. Harry Potter acompanhou minha adolescência e marcou como nenhuma outra série de livros, mesmo o adorado Senhor dos Anéis.

Em relação ao Monteiro Lobato, ele é genial, mas sua linguagem - muitas vezes exageradamente infantil - cansa um pouco. O mesmo se aplica ao C.S. Lewis. Ler Nárnia é maravilhoso, mas é bastante infantil também. E a Históra sem fim..sem palavras. Desde a impressão do livro, todo colorido, às imagens perfeitas e a evolução do personagem. O Bastian lembra um pouco o Frodo, que em sua jornada, acaba sendo dominado por uma força externa. Super legal.

Enfim, é isso aí. Acredito que qualquer leitura é válida, sendo ela superexposta ou não.
 
Acho que om central aqui é a gente perceber que se o livro é tão 'superestimado' é porque tem um público fiel que apoia e necessita desse tipo de leitura. E claro que a mídia interessada em vende-lo vai super expor a obra de Rowling para que ela atinja o maior número de pessoas.
Eu acho que as pessoas que criticam HP sempre os vêem com olhos preconceituosos. JK não tem pretensão de criar um mundo épico com Tolkien criou. Ela apenas conta a historia de um adolescente que passou por muitas coisas ruins e descobre uma saida, uma esperança de resolver isso. Essa problematica adolescente, esse crescimento paulatino entre leitores e o personagem, e a maneira simples como ela juntou numa unica obras elementos que fascinam jovens e adultos, é que faz de HP um livro tão lido e procurado.
Eu sempre vi HP como uma coisa positiva, no quesito de estimular o jovem a leitura. Ah mas ele não está lendo uma literatura de boa qualidade..afirmam os criticos...mas acho que temos que encarar que num mais como o nosso..e numa epoca dessa..com internet, com jovens saindo pra baladas cada vez mais cedo..conseguir prender sua atenção em um livro..é mesmo uma vitoria..
Claro que concordo que eles tem q ler mais coisas, outros escritores..mas pelo menos é um começo..se as escolas entendessem isso..parariam de passar livros complicados para as crianças..e colocariam obra(n obrigatoriamente HP) que as cativassem...
Quanto ao modismo que foi levantado aqui..isso sempre vai existir, pq as pessoas tem necessidade de se prender e dedicar a coisas novas. Ou vcs acham que metade das pessoas daqui conhecia SdA antes dos filmes? A mídia super expoe..e divulga..e claro que influencia..mas essa justamente é a funçaum dela..O modismo de HP chegou com os filmes e livros..assim como SdA..assim com Codigo Da Vinci..e agora o Hosseini...com seu caçador de pipas..e naum vejo como esse tipo de coisa possa mudar..o homem sempre vai criar o novo..e vai se fascinar por ele...

Pra mim o que conta mesmo não é se a obra tem ou naum conteudo..esse conceito varia mto de pessoa pra pessoa...pois eu acho Paulo Coelho lixo literario..mas ele ta na ABL...fazer o q?

Desde que o que eu esteja lendo..me cative..me intrigue e me divirta ou ate mesmo me passe um novo conhecido...tá valendo...
 
Potter é Potter e Tolkien é um universo inteiro. Potter cresceu durante todos os 7 livros ao nível de escrita e conteúdo e Tolkien é assim desde o inicio. São totalmente diferentes.
 
Sou fã da série de livros Harry Potter.
Realmente está havendo uma supervalorização,mas os livros são muito bons!
Só que existem pessoas que consideram a série de J.K Rowling uma série acima de todo e qualquer livro...poxa,Harry Potter virou modinha:osigh:
E olha que a maioria das pessoas só viu o filme...
 
Eu acho que toda essa discussão é uma grande tempestade num copo d'água.

Eu não vejo esse exagerado maniqueísmo que vocês vêem. Há dezenas de personagens que, julgados de forma X, se mostram Y (como Snape, Sirius, Quirrel, Gilderoy), e outros que mudam no decorrer da obra (como Dumbledore, Duda, Percy, Snape) - personagens bons que fazem coisas ruins... Não há a luta completa de Bem X Mal, e uma linha intransponível entre eles. Não é tão preto no branco assim não - em vários momentos é afirmado que, independente do que a pessoa tem dentro de si (ou seja, ela pode ter mal dentro de si), o que importa são suas escolhas, suas ações e etc. Pode ser clichê, mas não maniqueísta. Também não é complexo, obviamente, mas para mim está num ponto ideal para um livro infanto-juvenil.

Sem falar que Tolkien é extremamente maniqueísta e nem por isso sua obra é ruim, afinal a qualidade de sua obra está em outras coisas - não há motivo para o maniqueísmo de Tolkien influenciar nenhum dos leitores, leitores este que ele sabia que teria com a publicação de O Senhor dos Anéis (e que era um número considerável, independente de ter se mostrado muito maior posteriormente).

Mas o MUNDO continuará a ser o que é: há os Trouxas/smugglers, e há magia. As pessoas se nascem de um jeito, não há qualquer esperança delas mudaram seu jeito de ser, e você nem espera que elas mudem porque elas são assim mesmo sabe?

Troque Trouxas/Smugglers por negros, japoneses, alemães nazistas.

Entende o perigo de um jovem que cresça imaginando que ELE sempre está certo, e que o mundo deve se adequar a ele?

Não consigo ver essa imagem de "Harry X mundo ruim que deve ser mudado". Muito pelo contrário: é Harry que luta pela permanência do mundo dele tal qual estava sem Voldemort; sendo que é este que tenta mudá-lo, expurgar os trouxas e bruxos de sangue-ruim.

E eu não entendi onde você quis chegar. Não espera-se que trouxas mudem, assim como não espera-se que negros mudem (virem brancos). O "trouxa" está simulando uma raça dentro da obra. E a mensagem que é passada na obra é que essa raça deve ser respeitada, e não a mensagem "bruxos são cools e trouxas são... trouxas". É citada inclusive o respeito a raças não humanas, como Dooby.
 
Última edição:
Sinceramente, a única coisa que me mantou na leitura de HP até o final foi que já tinha lido 6... Apesar do final ser bom(apesar de Harry não morrer, tirou a graça da série toda xD)

Claro, da lista dos preferidos, HP tá láááá embaixo...
 
Olha, HP não é ruim...Vai evoluindo depois do 5º livro^^
Confesso que foi um dos meus preferidos durante um tempo, mas cansei.
Tipo, o último livro tava bom, mas poxa, esperava muuuiiito mais!!
E como esse post de 2001, devo dizer, HP foi tão superexposto na mídia que nem aguento mais...¬¬
Antes eu me interessava mais.
Mas tem tanto livro bom que fica "escondido"!
NHO
mas fazer o quê?
 
Ja li todos os do Harry Potter e tambem cinco dos sete das cronicas de narnia,. São otimos mas Monteirto Lobato nunca li e tambem ate esse momento nem se quer lembrava dele e de suas obras, mas mesmo assim chego a meio que duvidar que seja melhor doque HP.....cade tem sua opinião.

Mas uma coisa é fato aqui no brasil escritor não tem vez. Paulo Coelho é uma coisa a parte porque ele foi fazer sucesso la fora aiquando viram que ele tava fazendo sucesso o povo daqui do brasil resoveram tambem gostar, o pessoal aqui (não generalizando) so vão pela modinha.

Pego aposto que quando lançar o filme O Hobbit vai enxer de "jovenzinhos descolados" comprando o livro e lendo so para não ser excluido e fazer feio perante os outros e se amostrar.

ISSO È FATO!
 
Os primeiros HP são escritos de uma maneira horrível, depois melhora c/ a Rowling tendo mais experiência.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo