• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Supervalorização do Harry Potter

Não. Porque não é assim que funciona.

A tiragem dos livros do Harry Potter é absurda, enquanto a de outros é praticamente inexistente. Em suma, investe-se mais em Harry Potter pq vende mais.
 
Mas acho que ess einvestimento em busca d emais lucro não é o problema.

Não vejo anda erraod em temros tiragens recordes de um livro como HP... ele tem lucros recorde tb... Nada mais natural comercialmente..

o que questiono é a supervalorização da qualidade, que ocorre pelo excesso de exposição na mídia em detrimento de outras obras...

Existem tanto a supervalorização comercial como a da obra.. a comercial é normal e não tem nada de errado.. a do conteúdo e qualidade da obra é que é totaslmente discutivel...
 
Eu acho que uma é consequência da outra.

A valorização comercial acaba fazendo com q HP engula o espaço de outras obras melhores.
 
Engolir o espaço nas prateleira s e nas venda snão acho grave.. sinais do capitalismo.. se vc fosse da editora faria o mesmo.. ia querer o lucro..

o fato de HP dar mais lucro e ter mais espaço nas lojas é uma coisa... acho que a supervalorização dada À obra no aspecto não-comercial é independente disso...
 
.°Ämändä Tïnúvïël°. disse:
Vale lembrar que HP é uma série destinada inicialmente a um público infantil. Claro que hoje ela agrada tanto marmanjos como baixinhos, e eu conheço mta gente adulta que lê Harry Potter.

Hmmm... não sei se é para um público infantil... houve uma declaração da autora a respeito de querer fazer um livro para cada série do ensino básico inglês...

Ou seja, se um menino começa a ler a obra aos 9 anos, o último livro ele leria um pouco antes de entrar na faculdade.

Eu já lí todos os HP, e confesso que acho muita leitura muito prazeroza e fácil de engolir. Talvez por isso faça tanto sucesso. O que eu conheço de gente que gosta de HP mas não leu as obras de Tolkien porque parou no meio, alegando preguiça, não é brincadeira.

O que é também perigoso... Bianca, Sabrina, fotonovela de banca de jornal tam'bem é simples, fácil de engolir, e por que não prazerosa? (liberação de certas catarses femininas)

O fato é que ser gostoso de ler não implica em ser bom... principalmente se induz o leitor a ler apenas aquele tipo de literatura.

Ou seja, juntando um linguajar fácil de compreender, uma história rápida e sem um pingo de complexidade, personagens que viram modelo para a maioria dos leitores

Aí que está... Sitio do Pica-pau amarelo é para público infantil, com uma linguagem fácil (para a época) de entender, mas nem por isso os modelos são simples, e nem a estória peca pela falta de complexidade.

O problema como disse é que a intenção é de fazer um livro para cada série do ensino inglês. O que é um pusta desafio, já que um menino de 9 anos vai vomitar se pensar que lia algo tão simplório (Harry é bom, tio e primo são chatos e maus) ao chegar aos 17 anos...

Mas o pior é se a autora está fazendo isto de propósito. Fazer com que um adolescente de 17 só goste de ler coisas no estilo HPotter (que leu aos 9 anos).

Que é o que normalmente as novelinhas e romancezinhos fazem. Elas não investem em coisas complicadas, porque se o leitor começar a pensar muito pára de comprar e vai comprar algo mais complicado, como Senhor dos Anéis, A revolução dos Bichos, Discworld...

e uma mega explosão da mídia em cima dos assuntos relacionados com a obra; vc terá um sucesso de vendas, que é Harry Potter. Sucesso passageiro, diga-se.

Espero que seja realmente passageiro... não que não seja divertido ler HPotter, mas se houver a "conspiração" que mencionei, então ninguém vai querer ler coisas mais complicadas no futuro.
 
Isso sobre induzir o leitor a não apreciar obras mais complexa é totalmente verdade.

Mas só porque acontece com a maioria, não significa que vá acontecer com todos. Eu por exemplo, já lí os quatro, vou sim, ler o quinto, e nem por isso deixo de adorar obras como Senhor dos Anéis e Revolução dos Bichos, que são maravilhosos. Pra não falar em obras brasileiras como Iracema, Lucíola, Capitães da Areia...

E se HP virou modinha, que seja.. Concordo com mta coisa que vc disse acima. Mas sinceramente, não há mto o que fazer. Deus sabe o quanto eu já falei pros amigos potter-maniacos que eu tenho: "Gente, vcs têm que ler Senhor dos Anéis..". E a maioria deles concordou, e começou a ler, mas parou no primeiro capítulo, alegando desde tédio até falta de compreensão das palavras. Eles viram o filme, mas pararam por aí.

Meu ponto então, é de que não é todo mundo que tem o "interesse" "capacidade" ( não achei palavra nenhuma pra descrever.. ) pra ler SdA. Capacidade e interesse entre áspas, porque, poxa vida, não tem nada de tão difícil e incompreensível assim nas obras de Tolkien, e elas são de tudo, menos entediante.

Portanto, deixe-os ler HP.. garanto que em pouco tempo, ninguém nem vai lembrar mais direito do fenômeno que é HP, mas SdA vai ficar pra sempre na história das obras literárias..
 
A pior coisa que se pode fazer com uma criança é obrigar ela a ler, sei que posso ser crucificada pelo que vou dizer, mas HP tem essa qualidade fazer uma criança gostar de ler, pq ela se identifica com o que lê, se diverte, imagina aquele mundo, não é um livro expecional, em termos qualitativos, acho que a autora até não é muito boa em passar sentimentos nos seus personagens, tem uma divulgação enorme,dá lucro,não é todas as famílias que conseguem criar em seus filhos o hábito da leitura, hj eu luto pra ver se minha prima de 14 consegue pegar um livro sequer, isso eu tento desde que ela tinha uns 9 anos, em vez de ficar só no Pc e na TV, coisa que minha mãe me incentivou desde que aprendi a ler comprando obras que eu pudesse gostar de acordo com a minha idade, como Monteiro Lobato, A Ilha do Tesouro, História Sem Fim,A Coleção Vaga Lume e muitos outros, depois que eu já tinha o hábito formado eu mesma fui a caça da literatura que me agradasse e que me enriquecesse.
Eu li HP, é simples dá pra passar o tempo, mas depois da leitura, fica a sensação de falta algo e a história não se mantém muito na sua imaginação, não sei se ocorre o mesmo fenômeno com vcs, e quanto ao marketing é gigantesco, gostaria muito que outras obras dos clássicos ao livros mais complexos da literatura atual tivesssem o mesmo destaque como disse o V, porém é obvio que se vai optar pelo mais vendido, manter livrarias num país que poucos consomen livros deve ser angustiante,até pq livro tem um preço exorbitante,isso tb contribui pra afastar muita gente, livro não é artigo essencial, em termos das prioridades saúde,alimentação,vestuário e moradia,o que sobra depois de grana disso vc pode gastar com a arte-música,cinema,literatura,etc o alimento do espírito,o que ocorre no mundo literário hj é a sobrevivência, vender é essencial até para poderem se manter. Isso não é errado.
 
Deza disse:
HP tem essa qualidade fazer uma criança gostar de ler
Sim. Mas o problema é quando a pessoa vai e começa a gostar de ler mas a leitura não evolui ficando apenas em livros de linguagem e histórias simples. Não aprende a ler outras coisas ficando apenas com os livros que estão sendo valorizados pela mídia e que se assemelham HP.
 
pessoalmente acho HP um afronte a literatura...
e apesar dos comentários, Harry Potter apenas influencia a criança a comprar mais livros... de Harry Potter! Como conto de fadas que é, atrai bastante as crianças, mas não introduz nada de novo, apenas repete clichês famosos com uma história do tipo q vc já sabe o final quando começa a ler...
 
Harry Potter apenas influencia a criança a comprar mais livros... de Harry Potter

Só existem 4 livros que ja foram lançados até agora, as crianças não compram dois exemplares de cada. Harry Potter vende bastante pq cada vez mais adquire novos adeptos a saga.

mas não introduz nada de novo, apenas repete clichês famosos com uma história do tipo q vc já sabe o final quando começa a ler...

Se vc ja sabe oq vai acontecer nos próximos livros então conte pra nós!!
 
Concordo muito com o que o Deriel disse no primeiro post. E recomendo a todos que gostam de HP lerem '' As crônicas de Narnia'' porque é bem bacana. A edição nova da Martins Fontes é linda, papel ótimo e ilustrações belíssimas. Li apenas o primeiro dos sete livros mas achei muito bom. Dá até para contar a história para a criançada que não sabe ler, pois é bem simples e inteligente.
 
Gothmog disse:
Se vc ja sabe oq vai acontecer nos próximos livros então conte pra nós!!

Harry Potter vai derrotar Voldemort de uma vez por todas.

E eu não precisei ler nenhum livro pra saber disso. :aham:
 
V disse:
Gothmog disse:
Se vc ja sabe oq vai acontecer nos próximos livros então conte pra nós!!

Harry Potter vai derrotar Voldemort de uma vez por todas.

E eu não precisei ler nenhum livro pra saber disso. :aham:
nãnã
isso é só no 7º livro....

faltam o 5º e o 6º ainda.....
é desses q eu tb keria saber.....
 
V disse:
Gothmog disse:
Se vc ja sabe oq vai acontecer nos próximos livros então conte pra nós!!

Harry Potter vai derrotar Voldemort de uma vez por todas.

E eu não precisei ler nenhum livro pra saber disso. :aham:

Isso não é um argumento..... :? .....mesmo no comesso de SdA eu já sabia q de um jeito ou de outro o anel seria destruido...........mas isso não torna SdA uma leitura ruim..........pelo contrario........é uma ótima leitura........... :wink:
 
V disse:
Gothmog disse:
Se vc ja sabe oq vai acontecer nos próximos livros então conte pra nós!!

Harry Potter vai derrotar Voldemort de uma vez por todas.

E eu não precisei ler nenhum livro pra saber disso. :aham:
Só falta você dizer que Harry também descobre que Voldemort é seu pai... :eek:

Nhó, Harry Potter não é um trelelê de clichês, não. A Rowling é vaca mas é inteligente, sabe o que faz. É um série de livros excelente, mas também concordo que é supervalorizada. Mas vivemos no capitalismo... se tá rendendo muito, é óbvio que a distribuidora vai fazer mais marketing.

O interessante é ir na livraria e não dar prioridade aos livros que tão na frente da vitrine, pilhas e pilhas uma do lado da outra. Legal é ir lá no cantinho e descobrir a maravilha das outras histórias... pode não ter muita divulgação, e talvez HP tenha um pouco de culpa por "comer" o marketing desses outros livros, mas não custa nada correr atrás, né.
 
O q eu entendi q o V quis dizer, não é o q o Harry vai fazer no proximo livro, mas no fim da historia, e realmente, não precisa nem ler o livro pra saber disso.

Harry Potter não é um trelelê de clichês

Olha, eu só dei uma passada de olho em alguns dos livros e assisti os filmes, mas HP, pelo pouco q vi, é cheio de cliches sim.

mas não custa nada correr atrás, né.

Talvez pra alguem q realmente tenha interesse, e um minimo de conhecimento sobre outras obras e senso critico, não custe nada, mas para aqueles q compram os livros famosos, q estão na vitrine (justamente a maior parte dos cosumidores de HP), custa sim.

Custa um minimo de cultura, a qual elas não vão adquirir lendo esse tipo de livro com baixa taxa informacional, custa um minimo desenvolvimento de senso critico, o q não ocorre pq sempre se le livros do msm nivel, custa um minimo de informação sobre obras com alta taxa informacional, q não são, pelo menos frequentemente, veiculadas pelos MCM, custa um tempo de pesquisa, o qual esse tipo de pessoa não está disposto a gastar, e continua por uma longa lista.

Porém, é interessante q a população desenvolva um senso critico apurado? é interessante q a população tenha acesso a uma cultura "elitizada"? Não. Por isso o simples é distribuido.
 
Fosco Cachopardo disse:
O q eu entendi q o V quis dizer, não é o q o Harry vai fazer no proximo livro, mas no fim da historia, e realmente, não precisa nem ler o livro pra saber disso.
tipo assim.....
num livro ou filme de ficção, é quase certo vc saber o final.....
é quase sempre o bem vencendo o mau.....
o q importa é o q acontece no meio.....


se for levar em consideração esse keisto d ser previsivel.....SdA entra no mesmo nivel d HP.....
 
Fosco disse:
Talvez pra alguem q realmente tenha interesse, e um minimo de conhecimento sobre outras obras e senso critico, não custe nada, mas para aqueles q compram os livros famosos, q estão na vitrine (justamente a maior parte dos cosumidores de HP), custa sim.

Custa um minimo de cultura, a qual elas não vão adquirir lendo esse tipo de livro com baixa taxa informacional, custa um minimo desenvolvimento de senso critico, o q não ocorre pq sempre se le livros do msm nivel, custa um minimo de informação sobre obras com alta taxa informacional, q não são, pelo menos frequentemente, veiculadas pelos MCM, custa um tempo de pesquisa, o qual esse tipo de pessoa não está disposto a gastar, e continua por uma longa lista.

Porém, é interessante q a população desenvolva um senso critico apurado? é interessante q a população tenha acesso a uma cultura "elitizada"? Não. Por isso o simples é distribuido.
Olha, eu até concordo em parte do que você disse, mas acho que houve alguns pequenos exageros. Primeiro que você subestimou Harry Potter. Claro que cada um tem uma opinião, mas não concordo que lendo livros como esse a pessoa não vai adiquirir nenhum tipo de desenvolvimento em qualquer sentido. Pelo contrário, conheço muita gente que não gostava de ler mas, depois de ler a série HP, se interessou bastante pela leitrua e correu atrás de outras obras.

E também não precisa ter todos esses quesitos em uma pessoa que você citou. Sim, os livros de Rowling tão consumindo a vitrine, mas não podemos começar a ter uma discução imaginando que Harry Potter é o rei de todas as livrarias, o ditador, o vilão. Outras obras ainda estão lá, em prateleiras exclusivas; e mesmo que não tenha o espaço merecido, não estarão escondidos a ponto de ficarem inacessíveis.

E obviamente há aqueles que não estão dispostos a gastar tempo pesquisando, mas a culpa vem da pessoa em si, não de Harry Potter. E quando você falou em senso crítico, me pareceu que a população é um aglomerado de pessoas ignorantes sem informações movidas pela mídia que dão prioridade aos produtos em destaque. Pode até ser verdade, mas isso é uma outra dicussão que não vem ao caso agora, mas certamente os motivos são bem variados, mas aí estaremos falando de assuntos sociais-econômicos. :roll:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo