• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Supervalorização do Harry Potter

Não?

Vai numa livraria e vê quantos livros de HP vc vai achar. Não! Quantas pilhas de livros de HP vc vai achar.

Não, melhor! Observe o fato de que, só aqui no Literatura, existem uns 5 tópicos sobre Harry Potter.

5!!!
 
por isso que eu decidi ressuscitar esse aqui... a febre não está mais tão forte, mas ainda existe a tal da febre.

pessoalmente não tenho nada contra Harry Potter, mas acho vergonhoso marmanjo achar que já leu de tudo só pq leu Harry Potter (tenho uma amiga que pensa assim. Ok, amiga não. Conhecida).
 
Sim, sim!

Quem acha que porque leu Tolkien já leu tudo não fica muito atrás. É um ignorante também.
 
V disse:
Ou Marion Zimmer Bradley. :aham:

Isso não foi uma indireta, foi? Hehehehehehe...

Bom, lendo Tolkien, Rowling, Zimmer, Mallory, Eça, Machado, Stoker, ou qualquer outro livro clássico ou famoso (ou não) não nos faz ter lido tudo, achar que leu de tudo sempre é um erro, sempre haverão novos livros e livros antigos para ler.
 
Hehehehhehehehehe, ainda bem, meu umbigo é estranho... Todo mundo que vê ele começa a rir, ainda não sei porque!
Bom, mas voltando ao assunto, de tanto que a gente discutiu sobre o Brumas de Avalon eu fiquei paranóico sim...heheheheheeh
 
A questão não é só livros antigos.. é literatura em geral.. seja contemporânea, moderna ou antiga...
 
claro q está supervalorizado pela midia.....
mas tb naum podi falar q 100% da razão d o livro vender é a midia....

e tb naum pode desrespeitar kem só leu livros "mais fracos" e axa HP o melhó....
opinião dele....pode naum ter mta credibilidade nem autoridade.....mas naum pode ser desrespeitada....
 
[F*U*S*A*|KåMµ§ disse:
]opinião dele....pode naum ter mta credibilidade nem autoridade.....mas naum pode ser desrespeitada....

não estaria sendo desrespeitada, e sim criticada... comovocê deve ter lido nos posts acima, é meio que senso comum que um livro, por melhor que seja, não representa que você já leu o suficiente. nunca é o suficiente :wink:
 
Eu li os livros do Harry Potter com a maior calma, sem ter pressa de ser o primeiro a chegar no fim para ficar contando vantagem. É um livro comum, como qualquer outro. Como O Senhor dos Anéis. Que, convenhamos, não é tão pouco citado pela mídia não... :roll:

Essa supervalorização existe. Na verdade eu chamaria de superexposição.
A mídia impõe: Harry Potter é o máximo. As pessoas aceitam.
Se você chega e diz: Eu li Pippi, seu amigo vai responder: "Po, legal..." (sem nem saber o que é); agora se eu chegar: Eu li todos os livroz do Harry Potter seu amigo vai responder: "cara, que máximo! Eu tb tenho que ler o mais rápido possível!"

Harry Potter é bom. Só não é a melhor coisa do mundo. Assim como vocês disseram... Tolkien também não é... Pode estar entre as melhores coisas do mundo, mas a melhor é meio exagero falar... Pois é preciso ter lido muitos livros pra saber isso.
 
Eu só acho que se Harry Potter não fosse um livro tão bom, ele não estaria sendo tão valorizado como está agora. Os livros são o suficiente bons para serem aclamados pela mídia.
 
Eu só acho que se Harry Potter não fosse um livro tão bom, ele não estaria sendo tão valorizado como está agora. Os livros são o suficiente bons para serem aclamados pela mídia.

Isso é mto relativo. Nem sempre o sucesso está ligado a qualidade do produto. Harry Potter tem uma qualidade mto inferior à ele atribuida pela midia.

Segundo o pensamento da Escola de Frankfurt, tudo q é produzido pela cultura de massa, e divulgado nos MCM são lixos. Particularmente eu não concordo, estou apenas querendo mostar q não é por estar na midia q é bom, nem q algo vai estar na midia por ser bom, vide Kelly Key(sei lá se é isso) e similares. A questão é q um livro como HP é facilmente digerivel pela massa, o q o torna uma excelente fonte de renda caso tratada de forma correta. E isso os marketeiros envolvidos fizeram mto bem. HP só tem nota 10 em um quesito, divulgação.
 
Nem sempre o sucesso está ligado a qualidade do produto

É a qualidade do produto que está ligada ao sucesso, veja bem, literatura não é ramo de arte igual ao da musica, na musica qualquer m*erda que toca vira modinha, mas isso vira uma coisa popular. Ja no caso de Harry Potter, isso não é uma modinha passageira, vc pode ler um livro como por exemplo SdA, do começo do século 20, SdA é aclamado pela critica, e veja bem, o livro é de 1940. É a mesma coisa com Harry Potter, a saga dele é um sucesso, como foi o Hobbit quando foi lançado. Tenho certeza q Harry Potter não é uma modinha passageira, pois daqui 50 anos, ainda vão estar lendo esse livro.

Agora vc comparar o sucesso de Harry Potter com a de Kelly Key, eu duvido que daqui 50 anos vão estar ouvindo isso. Espero que vc tenha entendido Lucas.
Harry Potter sempre vai ser um livro que todo mundo vai querer ler, mesmo daqui 50 anos, acho que isso prova a diferença entre ser aclamado pela critica por ser um exelente livro, e uma modinha passageira q as pessoas vão ouvir por um mes e vai se apresentar uma ou duas vezes no Faustão.
 
Luthron Úmeöhtar disse:
Nem sempre o sucesso está ligado a qualidade do produto

É a qualidade do produto que está ligada ao sucesso, veja bem, literatura não é ramo de arte igual ao da musica, na musica qualquer m*erda que toca vira modinha, mas isso vira uma coisa popular. Ja no caso de Harry Potter, isso não é uma modinha passageira, vc pode ler um livro como por exemplo SdA, do começo do século 20, SdA é aclamado pela critica, e veja bem, o livro é de 1940. É a mesma coisa com Harry Potter, a saga dele é um sucesso, como foi o Hobbit quando foi lançado. Tenho certeza q Harry Potter não é uma modinha passageira, pois daqui 50 anos, ainda vão estar lendo esse livro.

Agora vc comparar o sucesso de Harry Potter com a de Kelly Key, eu duvido que daqui 50 anos vão estar ouvindo isso. Espero que vc tenha entendido Lucas.
Harry Potter sempre vai ser um livro que todo mundo vai querer ler, mesmo daqui 50 anos, acho que isso prova a diferença entre ser aclamado pela critica por ser um exelente livro, e uma modinha passageira q as pessoas vão ouvir por um mes e vai se apresentar uma ou duas vezes no Faustão.

Não, a qualidade nem sempre esta ligada ao sucesso, isso é incontestavel. Não comparei HP com Kelly Key(seria mta ofensa pra ela :lol:), apenas a usei de exemplo para demonstrar como ter qualidade e estar em evidencia na midia não estão diretamente ligados.


Harry Potter no momento é modinha sim. Só faz sucesso pq está na moda, qdo surgir algo para substituir, HP vai ser deixado de lado, como funciona com tudo. Pode ser q leiam HP daqui a 50 anos, mas isso só vai acontecer devido a massificação do livro, o trabalho de marketing intenso feito em cima da obra hj. Se não fosse supervalorizado hj, não seria lembrado amanha. E será lembrado, em sua maior parte, por causa da imagem q a midia passa do livro, não por causa de algum merito proprio do livro. Pois é a representação q os MCM fazem do livro (as qualidades atribuidas indevidamente à obra) q irá perdurar. Se um adolescente ler o livro daqui as 50 anos vai ser pq ficou sabendo do sucesso de vendas q o livro fez a 50 anos atras, oq não está relacionado à qualidade do livro. Caso HP não fosse rentavel satisfatoriamente, não fosse comercial como é, não haveria tanto estardalhaço da midia em torno.
Algumas obras permanecem por sua qualidade, Shakespeare, SDA, por ex., outras vão durar por causa do senso comum criado pela midia em torno delas, HP por ex.

SDA por exemplo só voltou a tona agora com o lançamento dos filmes, por causa da propaganda. Antes eram alguns poucos q tinham conhecimento da obra, e não era pq ouviram falar de alguma aclamação da midia em 1954, mas pq alguem recomendou, pq ficou sabendo da qualidade da obra. Daqui 50 anos SDA vai ser lembrado por causa da propaganda feita hj, neste caso, sucesso e qualidade estão ligados.

Espero ter sido claro :wink:
 
Vale lembrar que HP é uma série destinada inicialmente a um público infantil. Claro que hoje ela agrada tanto marmanjos como baixinhos, e eu conheço mta gente adulta que lê Harry Potter. Mas ninguém aki já viu um menininho de 9 anos lendo Senhor dos Anéis, até porque o dito-cujo não entenderia coisa nenhuma.

Eu já lí todos os HP, e confesso que acho muita leitura muito prazeroza e fácil de engolir. Talvez por isso faça tanto sucesso. O que eu conheço de gente que gosta de HP mas não leu as obras de Tolkien porque parou no meio, alegando preguiça, não é brincadeira.

Ou seja, juntando um linguajar fácil de compreender, uma história rápida e sem um pingo de complexidade, personagens que viram modelo para a maioria dos leitores e uma mega explosão da mídia em cima dos assuntos relacionados com a obra; vc terá um sucesso de vendas, que é Harry Potter. Sucesso passageiro, diga-se.
 
Luthron Úmeöhtar disse:
Agora vc comparar o sucesso de Harry Potter com a de Kelly Key, eu duvido que daqui 50 anos vão estar ouvindo isso.

Eu espero q não estejam ouvindo Kelly Key nem daqui a 2 semanas(se bem q não é dificil disso acontecer) :lol: :lol: :lol: :lol:

Bem...mas pra não ficar fora do assunto......eu concordo com vc Luthron Úmeöhtar....nós não podemos comparar qualquer musiquinha com HP....afinal é uma bela obra.......destinada a crianças....por isso a facil de compreender........nem comparar SdA com HP......afinal SdA é de uma complexidade imensa(as veses até eu fico confuso lendo)......imagina uma criança(:o?:)........
Mas o fato é q ela está sendo bastante exposta pela midia.......mas ai vem uma idéia de senso comum de fazer tudo q a midia manda.......
Eu li HP porque fui aconselhado por um amigo q disse q era muito bom....... :wink: ......e eu concordo....eu gostei de ler HP......e lerei o proximo.... :D
 
eu adoro HP, acho q não é poque ele ñ é o único bom em sua categoria q deve ser desvalorizado......q tal, ao invés de diminuir propagandas do harry, aumentar as propagandas dos outros??? ñ é mais justo?? :disgusti:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo