• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Superstições

Você se acha!
To vendo que até aqui tem pessoas assim...

lol

Lamentavel!

u.u

Vlw cara!
Bjão!

Deixei de acreditar no Dr.Fritz por sua culpa.

kkkkkkkkkkkkkkkkk
 
Superstição por definição:

''Superstição é uma crença irracional sobre a relação causal entre certas ações ou comportamentos e ocorrências posteriores.''

Essa relação de: se eu fizer isso, vai acontecer isso....se eu não fizer tal coisa vai acontecer tal coisa...na maioria das vezes é fruto do pensamento da pessoa, aquilo que ela acredita ou não, e isso é totalmente diferente de pessoa pra pessoa.
^^


:D
 
Post Original de Ianna...na maioria das vezes é fruto do pensamento da pessoa, aquilo que ela acredita ou não, e isso é totalmente diferente de pessoa pra pessoa.

"Na maioria das vezes"? Interessante. Na sua opinião, em qual das vezes minoritárias, não sería fruto do humano pensamento, mas um fato real?
 
8-O Se eles realmente existem(eu acho q existem)pq que eles vem para o nosso mundo ? sera q todo fantasma ou apariçao sao coisas ruins?
 
"Na maioria das vezes"? Interessante. Na sua opinião, em qual das vezes minoritárias, não sería fruto do humano pensamento, mas um fato real?

Não é no caso de ser realidade ou não. Pode ser uma coisa mantida como valores, passados de geração pra geração.
Por exemplo...minha mãe acredita que sinos do vento fazem circular energias pela casa, coisa de feng shui. Nisso eu acredito tbm, mas não foi uma coisa escolhida pela minha mente, inicialmente. Foi me passado como um valor, de forma que eu poderia decidir se queria acreditar ou não.
Neste caso, eu até poderia vê-la como realidade, mas apenas para mim. Se tornou uma realidade por eu acreditar nessa superstição. Mas nem todo mundo acredita nela.... :yep:
Só é real a partir do ponto em que se acredita.
 
Tópico velho e cheio de excluídos, banidos e brigas, mas, vão lá, melhor que criar um novo.

Sábado agora meu imrão vai me levar em uma benzedeira. A mulher tem 105 anos e diz-se que é porreta. Quando ele me contou dela, vibrei até, porque já queria me benzer há um tempo e benzedeiras são seres muito escassos no universo.

Só que, aí chega a pegadinha do malandro, eu não acredito nessas coisas. Ou pelo menos não de verdade, mas eu vou lá e benzo!

E tem uma porrada de coisa que eu não acredito, mas acho que rola.

E aí?
 
E aí que perderás teu tempo e teu dinheiro.

Mas aí que tá. Ela não cobra. É uma senhora, repito, de 105 anos, de uma cidadezinha do interior de Minas próximo à Ipatinga, de um tipo que eu vi muito na minha infância, mas que foram morrendo.

Ela é bem pobrezinha e não aceita dinheiro. Ela não cobra nada, mas a galera geralmente dá roupa e comida, porque ela é bem pobre mesmo.

Ela só pega o terço, reza com força e bate um raminho de arruda em você. Não prevÊ o futuro, não faz nada. Só tem fé.
 
É o uso supersticioso da fé, resultado de um certo sincretismo entre tradições pagãs mágicas e religiosidade popular católica. Comum isso em países ibéricos.
 
É o uso supersticioso da fé, resultado de um certo sincretismo entre tradições pagãs mágicas e religiosidade popular católica. Comum isso em países ibéricos.

Tô sabendo, Caio. Mas c acredita no capeta e tem a audácia de me falar que a senhorinha é perda de tempo? :lol:

E aqui, c acredita zero nisso? C não acredita que a fé pode curar? Ou que uma pessoa pode, sei lá, "canalizar o espírito santo" e trazer alívio pra outra?
 
Tô sabendo, Caio. Mas c acredita no capeta e tem a audácia de me falar que a senhorinha é perda de tempo? :lol:

E aqui, c acredita zero nisso? C não acredita que a fé pode curar? Ou que uma pessoa pode, sei lá, "canalizar o espírito santo" e trazer alívio pra outra?

Sim, vi várias benzedeiras invocarem o nome de Cristo. E ele disse que quem tivesse fé... Caio vai ter que se penitenciar por duvidar do poder da manifestação divina.

modo pilheiro off :rofl:
 
Bem, sobre isso, o Catecismo da Igreja é mais claro do que eu:

III. «Não terás outros deuses perante Mim»

2110. O primeiro mandamento proíbe honrar outros deuses, além do único Senhor que Se revelou ao seu povo: e proíbe a superstição e a irreligião. A superstição representa, de certo modo, um excesso perverso de religião; a irreligião é um vício oposto por defeito à virtude da religião.

A SUPERSTIÇÃO

2111. A superstição é um desvio do sentimento religioso e das práticas que ele impõe. Também pode afectar o culto que prestamos ao verdadeiro Deus: por exemplo, quando atribuímos uma importância de algum modo mágica a certas práticas, aliás legítimas ou necessárias. Atribuir só à materialidade das orações ou aos sinais sacramentais a respectiva eficácia, independentemente das disposições interiores que exigem, é cair na superstição (39).

http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p3s2cap1_2083-2195_po.html
 
Ir numa benzedeira, ainda mais dessas das antigas que se propõe a ajudar com sua fé em troca da nada, não vejo nada de mal nisso.

O problema é que hoje em dia tem muito charlatanismo. Tirando algumas exceções, quase tudo se faz por dinheiro. Solidariedade e caridade como antigamente não existe mais.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo