• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Super Liga da Europa

Dia movimentadíssimo no futebol europeu.

Amanhã tem reunião da UEFA sobre a nova Champions (a partir de 2024). Devem aproveitar para falar também dessa Superliga.

A coisa está mais séria do que a maioria das pessoas pensa. Já possuem até site oficial.

 
Eu não sei se eu gosto tanto do formato do torneio apresentado. Isto iria ficar muito parecido com a NBA, em que os times não são rebaixados independentemente de seus resultados. Tem o fato dos times convidados. Não ficou claro ainda qual seria este critério, tirando o fato de serem somente europeus, claro. Dois grupos com 10 times e se classificam os 4 melhores depois de jogos de ida e volta? Novamente entra uma questão a se debater.

De certo o torneio iria sim atrair muitos investidores. Já imagino a Globo sendo uma das primeiras a querer comprar os direitos depois da perda de transmissão da Champions League. Quem não iria querer patrocinar um torneio com os melhores da Europa? Real Madrid, Barcelona, Manchester City e os demais são sempre garantia de uma boa audiência quando se enfrentam. Agora a não participação de alguns times importantes como o PSG e o Bayern entram em questão. O PSG dificilmente irá aceitar, já que o dono do clube possui direitos da Champions League e ele não vai querer perder dinheiro com isto. Do Bayern não vi ainda uma explicação para a recusa.

Eu acho que seria uma nova "ordem" dos torneios europeus e deveria ser melhor pensada antes de se aplicar. O racha com as Federações está cada vez mais claro. Não é de hoje este assunto. As mesmas já estão buscando várias formas de punir os clubes e até mesmo os jogadores, como retirar suas convocações para as suas respectivas Seleções. Isto ainda vai ter muito debate, até porque 3 dos 4 finalistas da Champions League deste ano estão dentro deste "clube dos 12".

Já no Brasil, bem, de certo vão esperar ver o que acontece na Europa para decidirem algo. De certo tem vários times aqui que não sentiriam nenhuma falta da CBF no comando dos torneios. Na verdade alguns até se sentiriam aliviados.
 
Olhem que papelão que a UEFA está fazendo.



PSG campeão? Real, City e Chelsea podem ser expulsos da Champions League


 
Esse torneio só será bom pra times como o Milan que há muito tempo não disputa uma CL pelo baixo desempenho no campeonato Italiano, mas como ele tem muita história e títulos internacionais poderia se beneficiar e voltar a estar numa vitrine de destaque.
 
Imprensa europeia recebeu mal a ideia da Superliga - Reprodução


Na Inglaterra, o "Daily Mail", um dos principais tablóides do Reino Unido, tratou o surgimento da Superliga como uma espécie de guerra no futebol. A adesão de Arsenal, Chelsea, Liverpool , Manchester City, Manchester United e Tottenham foi tratada como uma vergonha e com o pedido que as equipes recuem. No site da publicação, os proprietários das equipes foram chamados de "sexteto sem vergonha".

Na Itália, o diário "La Gazzetta dello Sport", afirma ser contra a criação da Superliga ao dizer "não" para o campeonato de forma destacada em sua capa. Juventus , Milan e Inter de Milão estão entre os fundadores do torneio e diz que o projeto é como uma tempestade no mundo do futebol.

O "L'Équipe", da França, também destaca que há uma guerra no futebol, como a imprensa inglesa. A capa coloca dirigentes do Real Madrid e Juventus de um lado, enquanto do Paris Saint-Germain e Bayern de Munique do outro. Os clubes alemães e franceses, em um primeiro momento, se mantém fiéis à Uefa.

Na Espanha, apesar de Barcelona, Real e Atlético de Madrid estarem envolvidas na criação da Superliga, o tema não recebeu grande destaque em nenhuma capa, já que o título do Barça na Copa do Rei, bem como os resultados da rodada do campeonato nacional acabaram sendo as manchetes.





Repercussão nos principais jornais europeus.
 
Esse torneio só será bom pra times como o Milan que há muito tempo não disputa uma CL pelo baixo desempenho no campeonato Italiano, mas como ele tem muita história e títulos internacionais poderia se beneficiar e voltar a estar numa vitrine de destaque.
Para o Milan e os demais 12 clubes seriam uma maravilha, já que eles estariam sempre no "maior" torneio europeu, mesmo não fazendo por merecer. O problema seriam os times menores, que teriam mais problemas ainda para sonhar em disputar um torneio destes, ainda mais que seria apenas em forma de convite.
 
No nosso continente a Copa Mercosul foi o torneio que tentou ser algo próximo disso, mas acabou não indo muito adiante pela falência da ISL e da Traffic que eram os principais patrocinadores.
 
Tudo acontecendo como se esperava.

Curioso quando a FIFA propôs o tal Supermundial que era uma elitização absurda dos europeus quase ninguém reclamou.
 

Criadores da Superliga avisam que já entraram com ações para impedir proibição de lançamento​


Os criadores da Superliga farão jogo duro para garantir a disputa do novo torneio nos próximos anos. Após repercussão negativa por parte de grandes ligas, Uefa e Fifa (esta última, inclusive, ameaçando punir severamente os clubes "rebeldes"), os 12 times envolvidos enviaram uma carta nesta segunda-feira aos presidentes da Fifa e da Uefa avisando que medidas legais já estão em andamento para garantir o lançamento da Superliga. As informações são do repórter Rob Harris, da Associated Press.

O comunicado foi enviado diretamente a Gianni Infantino e Aleksander Ceferin, mandatários da Fifa e da Uefa, respectivamente, e demonstra a preocupação dos 12 clubes com punições a times e jogadores que participem da Superliga, além de avisar que a justiça já foi acionada para garantir a realização do lançamento. O financiamento para promover a Superliga já foi aplicado no valor de 4 bilhões de euros por uma instituição financeira, o que dá dimensão do prejuízo de um possível cancelamento. Segundo o jornalista Simon Evans, da agência Reuters, o financiador é o banco privado norte-americano JP Morgan.

Confira trechos da carta abaixo:

"Estamos preocupados que a FIFA e a UEFA possam responder a esta carta-convite buscando tomar medidas punitivas para excluir qualquer clube ou jogador participante de suas respectivas competições. Sua declaração formal, no entanto, nos obriga a tomar medidas de proteção para nos proteger contra tal reação adversa, o que não só colocaria em risco o compromisso de financiamento sob a doação, mas, significativamente, seria ilegal. Por este motivo, a SLCo (Super League Company) entrou com uma moção perante os tribunais competentes, a fim de garantir o estabelecimento e a operação perfeita da competição de acordo com as leis aplicáveis.

É nosso dever, como conselheiros da SLCo, garantir que todas as ações razoáveis disponíveis para proteger os interesses da competição e de nossos stakeholders sejam devidamente tomadas, dados os danos irreparáveis que seriam sofridos se, por qualquer motivo, fôssemos privados da oportunidade de formar prontamente a competição e distribuir os rendimentos da Concessão".


A ideia da Superliga, de acordo com a carta, é de "não substituir a Liga dos Campeões ou a Liga Europa, mas competir e coexistir com esses torneios". No entanto, os clubes participantes da Superliga deixariam de participar de ambas as competições para valorizar a nova disputa.

Os clubes fundadores da nova liga também deixaram a Associação Europeia de Clubes (ECA). Inter de Milão, Milan e Juventus confirmaram a saída nesta segunda-feira, assim como Manchester United e Chelsea.

Os 12 clubes fundadores da Superliga Europeia — Foto: Infoesporte






4 bilhões de Euros!

Eis a resposta para quem acha que é fogo de palha apenas o anúncio.
 

Pep Guardiola se sente “desconfortável” com Superliga europeia e questiona critérios​


Assim como Jürgen Klopp, Pep Guardiola se mostrou contrário à criação da Superliga europeia. O treinador do Manchester City, um dos clubes fundadores da competição que visa substituir a Liga dos Campeões, deixou claro em entrevista coletiva nesta terça-feira seu desconforto com a situação.

O treinador espanhol fez um malabarismo para não criticar diretamente os dirigentes do City, mas pediu um posicionamento melhor deles.

- A declaração (do anúncio da criação da Superliga) está lá, mas ninguém dá mais detalhes claramente. Eu adoraria que o presidente (da Superliga) explicasse como tomou essa decisão. Eu apoio meu clube. Amo fazer parte deste clube. Mas também tenho minha opinião. E como eu disse, não tenho todas as informações. Mas se você me perguntar por que essas equipes foram selecionadas para jogar esta competição hipotética no futuro... Um esporte não é esporte quando a relação entre esforço e recompensa não existe – afirmou Guardiola, que continuou:

- Não é um esporte se o sucesso está garantido ou se não importa quando você perde. Já disse muitas vezes que quero uma Premier League de sucesso, não apenas uma equipe no topo. Eles (criadores da Superliga) precisam esclarecer porque essas equipes estão e outras não, como é o caso do Ajax, que tem quatro títulos da Liga dos Campeões – salientou o treinador.

Segundo Guardiola, sua equipe está focada na disputa do Campeonato Inglês e também nas semifinais da Liga dos Campeões – enfrenta o PSG na semana que vem pela ida das semifinais.

- Vamos jogar a Chamopions na próxima semana e tentar chegar à final. Estamos na Europa porque merecemos – frisou o treinador.





Eu meio que entendo o desconforto dos técnicos em relação a isto tudo. Parece que todos os técnicos e jogadores foram pegos de surpresa nesta história. Como o Guardiola vai falar mal ou até mesmo o Klopp sendo que ambos estão defendendo clubes que estão aliados a esta ideia? Como eles mesmo disseram, o resultado em campo ali não será o mais importante ($$$).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo