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D&D 3.5 Summoner 3.5

Tópico em 'D&D e d20' iniciado por Khronnos, 29 Jul 2015.

  1. Khronnos

    Khronnos Usuário

    [Edit 1]

    Ajuda com Mago Invocador

    Um colega meu decidiu narrar uma aventura de D&D 3.5 - ainda estamos estudando o 5th para poder aproveitar melhor o sistema (que achei muito interessante por sinal) - e decidi jogar com algo que não estou acostumado: um Mago Invocador...

    ...Bom, cheguei a duas conclusões, com base em tutoriais que andei lendo na Internet (site da Wizards, que infelizmente vai acabar este mês, e outros sites:

    1- Druidas e Clérigos são melhores invocadores que Magos (isso no 3.5ed, porque no 5th a história é outra...), isso é um fato, pouco pode-se fazer a respeito disto; e

    2- Magos Invocadores são mais versáteis, e por consequência mais legais de se jogar, em uma escala de força, Magos Maus são melhores Invocadores que Magos Bons - mas no meu caso, quero fazer um Mago Bom (e ficar invocando Criaturas Más altera seu alinhamento aos poucos).

    Com base nestas conclusões, procurei algumas Classes de Prestígio (a grande maravilha, ou a grande "dor de cabeça" da 3.x ed... ...depende de como/quem usa), e encontrei:

    Master Specialist [CM] - Eu sei, não é um summoner, mas se vc for um especialista em conjuração, serve como uma luva...
    Wild Soul [CM] - muito boa a classe, vc perde um nível de Conjurador, mas melhora um pouco a sua lista de criaturas para invocar (Summon Monster IV~VIII) e ganha algumas habilidades legais (mas deve-se evitar abdicar de Encantamento/Ilusão com esta classe, pois algumas habilidades são para estas escolas)
    Malconvoker [CS] - Uma frase que define esta classe é: "os fins justificam os meios" - um especialista em invocar criaturas dos planos inferiores que não é mau e não sofre com alteração de alinhamento por chamar criaturas más para lutar por ele - mas não estou muito interessado em convocar criaturas más, na verdade queria usar mais Celestiais e/ou Elementais – e, aqui entre nós, Feiticeiro é muito melhor para esta classe (salvo combos roubados)....
    Thaumaturgist [DMG] - Eu sei, esta classe é para Clérigos, mas tem dois truques para entrar nela, um é pegando o Talento Arcane Disciple [CD], o que eu particularmente não gosto – pois exige que se tenha pelo menos SAB: 14 (+2) e exige que meu alinhamento seja igual/um passo da divindade – e o outro caminho é usando o Wyrm Wizard [DM], classe que perde 3 níveis de conjurador, mas ganha habilidades bem úteis (gosto desta classe, permite combinações quase infinitas, mas perder 3 níveis de conjurador é um preço salgado pelo poder...
    Alienist [CA] – Fora de cogitação, não é uma classe ruim, longe disso, mas fica totalmente fora do contexto que quero usar – o cara vira um alienígena...
    Arquimago [DMG] – “Eí, o que ele está fazendo aqui?”. Sim ele não é um Summoner, mas serve para fechar os níveis de qualquer Mago, afinal invocar criaturas não pode ser a única coisa que você sabe fazer...
    Paragnostic Apostle [CC] – Assim como outras classes que eu citei, não é necessáriamente um Invocador... ...mas as habilidades Call of Worlds e Mind over Matter são muito úteis para invocadores, mas não gostei da classe – uma parte é porque é uma classe de 5 níveis e outra é que a classe tem habilidades que não chamaram muito minha atenção, além do fato que não gosto de ficar “preso” à ordens, cultos, assembleias e etc...

    Levando em conta que além das Classes de Prestígio existem os níveis de substituição e as habilidades de classe alternativas (citadas no UA e PHII), fiz as seguintes builds

    1- Começando com Mago (Conjurador), usando a opção Focused Specialist [CM] (que faz com que eu tenha que abdicar de três escolas ao invés de duas como especialista), Rapid Summoning [UA] e Enhanced Summoning [UA]:

    Mago (Focused Conjurer) 3/ Master Specialist X [Escolhendo como Escolas Proibidas: Encantamento, Necromancia e Evocação] = Posso não ser o melhor summoner do mundo, mas tenho outros “truques” na manga, além de poder – no 10º nível de Master Specialist – Invocar Criaturas como uma ação rápida (no máximo 3/dia)! - Sim isso graças ao Rapid Summoning + Major School Exoterica... ...com o passar dos níveis a build fica assim: Mago (Focused Conjurer) 4/Master Specialist 10/Arquimago 4, para depois fechar como Mago (Focused Conjurer) 6/Master Specialist 10/Arquimago 4... ...ou Mago (Focused Conjurer) 4/Master Specialist 10/Mage of the Arcane Order X [CA] (essa build eu fica na dúvida, pois também dá para fazer: Mago (Focused Conjurer) 3/Master Specialist 10/ Mage of the Arcane Order X, no nível 20 terá acesso à magias de 7º, 8º e 9º níveis via spellpool - mas aí perde 1 no BAB e nos testes de Vontade...);

    2- Começando com Mago (Conjurador), usando a opção Focused Specialist [CM] (que faz com que eu tenha que abdicar de três escolas ao invés de duas como especialista) e Rapid Summoning [UA] (continuo podendo escrever pergaminhos...)

    Mago (Focused Conjurer) 6/ Wyrm Wizard 2/Thaumaturgist X – Sim, agora posso usar Planar Ally e mais tarde ter meu próprio Planar Cohort.... ...os problemas desta build são (além de demorar mais para ter habilidades legais): você perde de cara um nível de conjurador (e isso é muito ruim, não pelo nível de conjurador – você pode recuperá-lo facilmente com Praticed Spellcasting [CA/CD], mas sim pela progressão de magia) e se quiser usar totalmente as habilidades de Thaumaturgist vai ter que “fechar” Wyrm Wizard – para pegar as outras Planar Ally – e isso torna maior o problema do nível de conjurador (uma vez que maximizar Wyrm Wizard significa perder três níveis de conjurador). Esta build pode fechar assim: Mago (Focused Conjurer) 6/ Wyrm Wizard 9/Thaumaturgist 5 – perde 1 no BAB e no save de Vontade, mas garante o Planar Cohort, Mago (Focused Conjurer) 6/ Wyrm Wizard 10/Thaumaturgist 4 – não acho interessante, pois você perde o Planar Cohort (mas ganha 1 no BAB e no save de Vontade – além de ganhar as habilidades de 10º nível de Wyrm Wizard) e Mago (Focused Conjurer) 6/ Wyrm Wizard 2/Thaumaturgist 4/Malconvoker 8 – para mim este build já se encaixa no tipo “salada de frutas”, pois você pega CdP apenas para cumprir pré requisito de outra – esta build tem o menor problema com o caster level (você “salva” 1 nível, perdendo “apenas” 2), e potencializa bastante a invocação (por causa do Malconvoker), mas não estou querendo fazer este tipo de caster...

    3- Começando com Mago (Ilusionista), até o nível 3, fazendo Mago 3/Master Specialist 2/ Wild Soul X, e fechando a build com Mago 4/Master Specialist 6/Wild Soul 10, tenho um bom DC para ilusões (Greater Spell Focus +2 e a habilidade do Wild Soul que dá +1, somado ao ModInt e outros bônus) e ainda consigo invocar criaturas úteis (com uma escolha de talentos certos, posso ter uma boa "força de trabalho").

    …E finalmente chegamos à minhas indagações: alguém aqui conhece alguma(s) CdP, Talento, Habildade de Classe Alternativa, que sirva para melhorar um invocador mago, preferencialmente seguindo o caminho: Mago (Focused Conjurer) 3/ Master Specialist X? E algué mde vocês acha o caminho Mago (Focused Conjurer) 6/ Wyrm Wizard 2/Thaumaturgist X mais forte? Alguma outra sugestão para um Invocador Arcano (não necessariamente Mago, mas com alinhamento bom)?

    Legenda das referências:
    [DMG] – Livro do Mestre (Dungeon Master Guide)
    [CA] – Complete Arcane
    [CD] – Complete Divine
    [CC] – Complete Champion
    [PHII] – Player's Handbook II
    [CS] – Complete Scoundrel
    [UA] – Unearthed Arcana
    [CM] – Complete Mage
    [DM] – Dragon Magic


    p.s.: desculpem pelo texto longo...
     
    Última edição: 13 Out 2015
  2. Khronnos

    Khronnos Usuário

    Alguns talentos que acho que podem vir a ser úteis para estes Builds:

    - Sudden Maximize (serve para potencializar o poder das magias do Tipo Summon Monster/Natures Ally quando usadas para invocar criaturas do nível anterior - Ex.: Summon Monster VI usada para invocar 1d3 Criaturas de Summon Monster V);
    -Imbue Summoning (+1): Imbuir suas criaturas invocadas com uma Magia de até 3rd nível (Haste, Invisible são algumas das opções)
    -Extend Spell (+1): sem comentários.
    -Metamagic Spell Focus (Conjuration): permite (3/dia) invocar criaturas com Imbue (ou Extend), sem ajustar o nível da magia.

    Alguém tem mais opções de Talentos/Magias?
     

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