• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Suicídio é a segunda maior causa de morte entre jovens no mundo

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Uma série de estudos publicada no periódico "Lancet" chama a atenção para um assunto tabu: o suicídio.

Segundo um dos artigos, essa é a primeira causa de morte entre meninas de 15 a 19 anos. Entre os homens, o suicídio ocupa o terceiro lugar, depois de acidentes de trânsito e da violência.

No Brasil, o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens, ficando atrás de acidentes e homicídios.

"As taxas sempre foram maiores na terceira idade. Hoje a gente observa que, entre os jovens, elas sobem assustadoramente",
afirma Alexandrina Meleiro, psiquiatra do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP.

Entre os jovens, a taxa multiplicou-se por dez de 1980 a 2000: de 0,4 para 4 a cada 100 mil pessoas.

Segundo o estudo, os adolescentes evitam procurar ajuda por temerem o estigma e que rumores sobre seus pensamentos suicidas se espalhem pela escola.

Há outra mudança no perfil dos que cometem suicídio. O risco, que sempre foi maior entre homens, tem aumentado entre as meninas.

Segundo Meleiro, isso se deve a gestações precoces e não desejadas, prostituição e abuso de drogas.

SILÊNCIO

O problema, porém, é negligenciado, como mostram dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). A entidade afirma que os casos de suicídio aumentaram 60% nos últimos 45 anos e que 1 milhão de pessoas no mundo morrem dessa forma por ano.

No Brasil, estima-se que ocorram 24 suicídios por dia. O número de tentativas é até 20 vezes maior que o de mortes.

"O suicídio é uma epidemia silenciosa. E o preconceito em torno das doenças mentais faz com que as pessoas não procurem ajuda",
diz Meleiro. Cerca de 90% dos suicídios estão ligados a transtornos mentais.

121731023.jpeg

Segundo a OMS, pouco tem sido feito em termos de prevenção. Os pesquisadores, da Universidade de Oxford e da Universidade Stirling, na Escócia, dizem que mais pesquisas são necessárias para compreender os fatores de risco e melhorar a prevenção.

Uma estratégia é limitar o acesso a meios que facilitem o suicídio, como armas.

Meleiro diz ainda que as pessoas costumam dar sinais antes de uma tentativa.
"Acredita-se que perguntar se a pessoa tem pensamentos suicidas vai estimulá-la, mas isso pode levá-la a procurar ajuda."

A psiquiatra da infância e da adolescência Jackeline Giusti, do Hospital das Clínicas da USP, afirma que é importante prestar atenção a sinais de automutilação nos adolescentes, porque a prática aumenta o risco de suicídio.

"Professores, clínicos e pediatras têm que ficar atentos a essa possibilidade e investigar. É um sinal de que algo não está legal e merece cuidados. Em geral os adolecescentes que se mutilam são deprimidos, têm ansiedade e têm uma dificuldade enorme pra dizer o que estão sentindo ou para pedir ajuda."

Fonte
 
Tem chances inclusive de passar das 20 vezes (24).

Na época da faculdade eu cheguei a participar daquele jogo da verdade com alguns colegas da minha sala e descobri que contando apenas os alunos que estavam participando da brincadeira o número total daqueles que haviam confessado já somaria 10% da classe que havia tentado se matar. Eram marcas que até então eu ainda não havia notado ou não tinha perguntado naquelas pessoas mas depois que contavam seus relatos as peças se encaixavam nas feridas deixadas (cicatrizes) no corpo físico e emocional.

Costuma ser mantido pela sociedade aqui no Brasil como algo discreto e as pesquisas não conseguem sondar direito. As vezes a dona de casa que cumprimentamos todo dia na esquina, ou aquele amigo que você encontra na área foi encontrado em volta de uma poça de sangue e teve a sorte de ser socorrido cedo ou de ter errado no método de se matar. Pra complicar tem as tentativas indiretas, lentas ou inconscientes como foi o caso do namorado viciado em drogas de uma colega minha da época do estágio que ficou com o rapaz até o fim dos dias no hospital quando ele sofreu a última overdose e não se recuperou. Se for contar essas tentivas lentas de envenenamento a conta sobe um bocado.

Agora via de regra a maioria que tentava não queria fazer realmente aquilo e faziam por causa da dor. Quando perguntados se fariam aquilo outra vez eles diziam que tinham muito medo de morrer.
 
Última edição:
Neoghoster Akira disse:
Agora via de regra a maioria que tentava não queria fazer realmente aquilo e faziam por causa da dor. Quando perguntados se fariam aquilo outra vez eles diziam que tinham muito medo de morrer.

O mais assustador é que se não me engano de 8 tentativas de suicídio apenas 1 leva a morte. O que faz do número de suicidas ser aproximadamente o número de mortes vezes 8. E dos 7 que tentaram a maioria fica com alguma lesão para o resto da vida.
 
A pessoa tentar se matar e não conseguir é ser muito inútil, mas enfim.

Suicídio é fruto da falta de conteúdo na vida, IMO. Neguinho não faz merda nenhuma da vida, ou faz apenas coisas que detesta, e acha que se matando vai resolver. Cambada de covarde com medo de viver. Os que procuram ajuda merecem os parabéns por encararem o problema, o resto só podemos enterrar, literalmente.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo