• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sugestões para teatro

meerah_vanya

Usuário
É a primeira vez que posto aqui, e realmente veio a calhar ter essa luz de interagir com vocês.
É o seguinte: estudei um aninho de teatro, e gostei muito. Não queria abandonar o grupo, mas ele teve fim e tal... Decidi criar um novo grupo, com adolescentes (na verdade, de 10 a 20 anos) e descobri que é bem difícil estar à frente disso tudo. Tem um garoto me ajudando (ele tem 17 e tbm já fez teatro, com os amigos da escola).

Eu não sei como agradá-los, para poder incentivar... Acontece que eles estão a fim de levar o projeto pra frente, e apesar de se conhecerem têm muita vergonha... Mas às vezes bagunçam d+...

Alguém tem alguma sugestão de exercícios ou dinâmicas para coloca-los dentro da realidade do palco? Pelo amor de Eru!!!!!!!!!!??????????

QUEM NUNCA FEZ TEATRO, POR FAVOR, TBM DÊ SUA SUGESTÃO DO QUE GOSTA DE VER NO PALCO E TAL... THANX!
 
Oi, meerah
Bem eu ñ tenho muita esperiencia com teatro mas eu adoro. no ano passado eu fiz um curso de teatro, e eu estava adorando mas infelismente eu tive q para, então eu ñ vou pader ajuda-la muito, mas eu vou falar o q nos faziamos na aula (talvez pode ter outras coisas diferentes, q possa ajuda-la)

- muitas vezes o professor colocava uma musica e falava: vcs são uma semente de arvore e estão mascendo ( então nós nos encolhiamos no chão e com o ritimo da musica "nasciamos")
- outras ele falava: vcs são filhotes de cachorros q acabaram de nascer, e fulana será a mae de vcs ( então nos ficavamos choramingando e nos arastando a procura de nossa mae, como nós eramos recenascido nós ñ enchergavomos) era comedia nós subiamos uns ensima dos outros e tudo mais, iguais os cachorrinhos ehhehehe
- ou então ele pedia para nós pensarmos em um animal, então todos nós comessavamos a imitar o animal q nós escolhemos, então como muitos animais ñ se intende uns com os outros é começam a briga, nós tinhamos q "brigar" com os nossos rivais (ex: um cachorro e um gato ) ou então acontrario, animais da mesma especie e de sexo oposto ( eles comesam a "namora"). isto é muito fera, parece uma gaguça se vc ver e ñ presta atencão no oq esta acontecendo, mas cada pessoa q esta la interpretando intente o q esta acontecendo.
Bem eu tenho outras coisas, mas depois eu coloco, pq eu tenho q lenbrar isatamente como era. :mrgreen:
 
Ok! Goivita! já é de grande tamanho a sua ajuda!!!

Sem ofender, me diga uma coisa: o seu professor só passava exercícios de animais e plantas pra vocês? Puxa, é bem legal, e eu nunca tinha visto exercícios desse tipo antes!!!
 
Não, ele passava varios outros exercícios, é q eu coloquei estes pq eu gostava mais, era uma comedia, pq parece um bando de loucos heheheheh
Mas como eu desse "depois eu iria coloca outras atividades", eu só tinha q lembrar isatamente como era :D OK (bem eu acho q aqueles exercícios é mas uma dinamica, e ele ñ fazia isto com muita frequencia :) )

-este nós inverdiamos o sexo, (ex: eu sou menina, e tenha q fazer um homem) nós levamos roupas do sexo oposto, e ele dava a historia e nós interpretavamos
- este era engrasado ele começava a historia, ex: fulano é o pai da familia trabalhava em tal, a siclana é a mae ... filho tirol nota baixa ... a entregada dava em cima do tal,... outro era amigo da filha, e assim por diante e tentava coloca todos na historia, mas se sua sala tiver muitos alunos e vc persebe q se colocar todos na mesma historia vai da bagunsa então divida a sala no meio, e inventa uma historia diferente pros dois, e depois junta totos os alunos em uma mesma historia só ( continuando as duas, em uma só), e começa a coloca informações para ele, ele vao fica "doidinhos" e vai comessa a vira uma bagunça, vai colocando informação até ele ñ saberem o q faser então ele vao comessa a inventa coisas, e rir e todo mais, é bem engraçado eles devem gosta, pelo menos nós rimos muito neste dia :lol: , eles iram se descontrair, (q pena q o meu prof só fez isto uma vez, ehheeheh)

PS: todos estes exercicíos ele ñ pasava com frequencia.
PS: ele fasia um tal de alongamento antes de começa as aulas, mas depois eu escrevo
 
Ótimo!!! Esse é muito interessante! Inclusive, vou dar aula amanhã mesmo, e com certeza isso vai fazer parte da atividade!!!

Sobre esses alongamentos, eu passo bastante pros meus alunos. Coloco uma música de fundo, masndo eles deitarem no chão, e começar a se mexer - pelas minhas orientações - é mais um exercício de concentração.

Tbm faço alongamento com exercícios de voz, dicção, projeção, presença de palco e foco público, que acho que são coisas fundamentais!!!!

Mas muito obrigada, se a gente puder cntinuar trocando idéias assim, eu acharia ótimo!!!!
 
Isto! é este tipo de alongamento q eu queria diser hehehhehe, meu prof dava muito tb, sempre antes de começarmos a aula ,isto serve para nos aquecermos, os exercicios de voz é muito importante, pq a voz é muito utilizado.

Q bom q vc gostou das outras atividades,espero q tenha dado serto na sua aula de sabado.

eu tb gostaria muito de troca estas ideias com vc, se vc quiser pode me mandar uma mp ou pode me da o seu e-mail, ou se vc tiver msn. mas se vc quiser continuar trocando ideias aqui tb esta blz :D
 
Muitíssimo obrigada, harmien!!!!

E Goivita, deu tudo certo no sábado, graças a Deus! Mas infelizmente faltou um número considerável de pessoas, pois choveu um pouquinho por aqui. Então eu preferi deixar essas dinâmicas que você me passou para um outro dia, pois acredito que com mais gente, eles vão ficar bem empolgados!!!

Estou tendo idéia para a nossa primeira peça!!! Com certeza terá alguma coisa de bateques e tudo o mais! E descobri atores ótimos também!!! Eles apresentaram monólogos e ficou tudo muito fantástico!!!

Não me incomodo de continuarmos nos falando aqui, nem por MP... Você é quem sabe! Até acho interessante deixarmos rolar mais um pouquinho por aqui, pois de repente algum outro apreciador de teatro possa trocar umas idéias com a gente!!

Valeu! :D
 
Q bom q da dando tudo serto para vcs ai, eu estou feliz por vcs :mrgreen: isto me lenbra como é bom posticipa de grupos como estes heheheh.
infelismente as vesses ñ vai muita gente em epoca q chove.

Eu gostaria de fica sabendo da suas ideias para a sua primeira pessa, isto é muito impolgante :mrgreen:

Eu tb ñ me encomodo de continuar aqui, eu pinsei na mesma coisa q vc, e espero q alguem nesta vasto forum se interece por teatro, igual nós ehheheheh

Mas conte como vc esta se saindo, quais são os exercícios q vc está passando, talvez nós podemos inventa outras atividades (talvez com alguem mais hehehe) :wink:
 
Olha, agora que parei pra dar uma olhada no perfil de vcs. Me impressionei, 15 e 16 anos e já sacam tanto de teatro. Não é a minha área, mas muito legal que já consigam se organizar desse modo, quando imaginei que as vossas idades estivessem bem longe disso, saca? Eu já estive em alguns grupos (não necessariamente de arte) e tenho uma noção de como é foda prosseguir com isso. Parabéns, prossigam.
 
Meu, eu preciso contar as idéias que tive para a peça! :D Eu já tinha comentado alguma coisa sobre batuques, certo??? :)

Eu fi uma peça que se chamou "Abra a kbça" e ela mostrava um pouco sobre o desenvolvimento do ser humano, com um enfoque na fase da adolescência.

E foi lembrando os bons momentos dessa peça, que me surgiu a idéia de.... "melhorá-la" - ou usá-la como alicerce, se vocês preferirem. :roll:

Então eu pensei em dividir a peça em algumas partes:
- Nascimento (eles interpretando criancinhas com uma música de ninar ou coisa parecida)
- Infância (também com alguma música, eles fingem estar brincando e tal)
- Adolescência :
Seria aqui, tbm, a parte mais importante.
Colocarei muitas esquetes, e talvez coreografias
Aqui entra a parte dos batuques, que daqui a pouco eu explico...
- Meu primeiro emprego (pra mostrar a entrada no mundo adulto)
- Velhice (um monólogo bem triste, sobre a espera pela morte... - é trágico, mas é pra tocar no fundo do coração das pessoas...)

| Este é um breve roteiro... Surgirão mais idéias - Com ceteza lerei todos os posts desse tópico sugerido pelo Uglúk!!!

E por fim, sobre os batuques... :mrgreen:

Eles vão fazer sons com o corpo e alguns objetos - acompanhados ou não de música, ainda não me decidi... - organizadamente, fazendo uma coreografia legal, ou pelo menos, seria legal eles mexerem bastante o corpo e serem bastante expressivos com o rosto... Pretendo fazer mais de um ritmo com isso... E um deles, pretendo colocar na fase da adolescência, e fazer sons com objetos que usamos na escola (canetas, cadernos, livros, folhas de papel...)

Se vocês tiverem idéias, por favor, me passem!!! :|

[Desejo reunir muitas crônicas brasileiras que envolvam o tema adolescência e primeiro emprego] :P

Valeu! :wink:
 
Eu adorei suas ideias, principalmente as das fases da vida
A sua pessa vai ser "contada" ( eu esqueci o nome q se da para as pessas dese pipo) ?
Sobre os batuques, eu gostei muito, eu acho q se vc coloca só os batuques sem a musica de fundo ira fica legal pq o proprio son dos botuques é uma musica, e ainda mais vc vai querer da mais enfase para os batuques q a musica, ñ é? então eu acho q ficaria legal só os batuques (mas sei la a ideia é sua, eu so to dando minha opinião)
e consertesa tenque ter coriografia, e espreção nos rostos pq señ vai fica muito "morto"

Bem eu ñ to com muitas ideias agora, mas quando eu tiver pade deicha q eu vou coloca aqui


harmien disse:
Olha, agora que parei pra dar uma olhada no perfil de vcs. Me impressionei, 15 e 16 anos e já sacam tanto de teatro. Não é a minha área, mas muito legal que já consigam se organizar desse modo, quando imaginei que as vossas idades estivessem bem longe disso, saca? Eu já estive em alguns grupos (não necessariamente de arte) e tenho uma noção de como é foda prosseguir com isso. Parabéns, prossigam.


hehehehhe obrigada pelo elogio hehehehe mas vc é tão velho para char q nós de 15 e 16 anos somos novas para ter esta ideias, apesar q vc tenha apenas 17 anos, nós temos uma GRAAANNNNNDE diferença de idade hheheehhe ( só para descontrair)
 
harmien disse:
Olha, agora que parei pra dar uma olhada no perfil de vcs. Me impressionei, 15 e 16 anos e já sacam tanto de teatro. Não é a minha área, mas muito legal que já consigam se organizar desse modo, quando imaginei que as vossas idades estivessem bem longe disso, saca? Eu já estive em alguns grupos (não necessariamente de arte) e tenho uma noção de como é foda prosseguir com isso. Parabéns, prossigam.
hehehehhe obrigada pelo elogio hehehehe mas vc é tão velho para char q nós de 15 e 16 anos somos novas para ter esta ideias, apesar q vc tenha apenas 17 anos, nós temos uma GRAAANNNNNDE diferença de idade hheheehhe ( só para descontrair)[/quote]
Mas a diferença de conhecimento na área é gritante..
 
É muito bem e gratificante ouvir (melhor: ler) esse tipo de coisa... O teatro é algo que envolve muito as pessoas... até mesmo as mais acanhadas. Mas muitas ainda não conhecem essa aventura. E eu, que já a conheço, posso dizer que é muito gostoso estar em cima de um palco, ou tablado que seja, e se tornar outra pessoa, fazendo com que aqueles olhinhos lá embaixo brilhem a cada palavra por você proclamada... É gratificante! Muito obrigada! Depois que você já tem uma certa experiência com o teatro, já fez algumas peças, você começa a pirar totalmente, e a cada ensaio, tenta novas expressões..... a gente cresce muito no teatro! Eu recomendo!!!

Deixem-me contar o que aconteceu no último ensaio...
O pessoal ficou muito empolgado com a proposta da peça, o que me deixou extremamente contente. :D
Abri um espaço para eles apresentarem uns monólogos (lição de casa) e escolhi uns três para encaixar na peça. - Os ajudei, congelando as cenas, entrando no palco, dando sugestões. Eles se espantaram por ser a primeira vez que faço isso, mas gostaram muito por eu poder ajudá-los.
Fizemos uns exercícios com o corpo para presença de palco e coordenação - muitos não a tem, infelizmente...
E depois tentei passar alguma coisa dos batuques para eles poderem ir treinando... Não foi tão bom quanto eu esperava que fosse... Mas com alma podemos chegar lá :wink:
Conversamos um pouco sobre a peça, que ainda não tem nome...
Espero que no próximo ensaio eles levem tudo o que pedi... [brinquedos; músicas de bebê, de criança e de balada techno; material escolar; crônicas brasileiras; idéias de batuques...] - acho que eles não vão lembrar de tudo.. mas tudo tem o seu tempo, e eu vou cobrando, com certeza.

E já estou escolhendo que vai fechar a peça... São os "meus" dois melhores atores. A Michelle - 17 anos; e o Jailson - 13 anos. São duas pessoas ótimas, que sabem muito bem interpretar.

Para o final da peça, acho que faremos um monólogo da música Coisas da Vida.
Sugestões?

Ah! E quem não atua, mas quer dar sua opinião, por favor! Opinem!!!!! (Já perceberam que só estamos nós três postando aqui?) Acho que vou dar um pulo lá no tópico que o Uglúk sugeriu! Nos vemos por lá!
 
Já temos a primeira cena em andamento!!! Será sobre a rebeldia dos adolescentes em relação à questão amorosa...

Dois monólogos das músicas Os barcos e Malandragem (feitos por um menino e uma mnna respectivamente) Eles estão trabalhando os textos e pedi para que completassem as músicas como quisessem... Vamos ver como fica... E então juntarei tudo, para que os dois declamem ao mesmo tempo, na mesma cena...

As coisas estão melhorando! Tive uma conversa bem séria, mas incentivadora com eles!!!

Uma perguntinha: vocês acham que o prof. de teatro deve apresentar as atividades tbm? - Eu não sei se mostro algumas coisas que consigo fazer...

Por um lado acho que não - eles podem achar vários defeitos
E por outro sim - devo mostrar como eles devem fazer...

E aí? O que vcs sugerem?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo